
Em Genebra, a Lamborghini apresenta a sua última novidade. De seu nome Murciélago LP640, o novo superdesportivo com 640 cv, leva 3,4 segundos para atingir os 100 km/h e atinge velocidades na ordem dos 340 km/h.
A Lamborghini vai apresentar a evolução do Lamborghini Murciélago, no 76º Salão Automóvel Internacional de Genebra.
A nova versão deste bem sucedido superdesportivo, apresenta inovações consideráveis em termos de design da carroçaria e mecânica. Além disso, ostenta um novo nome: Murciélago LP640, que remete para a posição do motor – “longitudinale posteriore” - e para a sua potência: 640 cv. Os designers e os engenheiros apostaram, não só, em melhorar o motor, suspensão, caixa de velocidades, sistema de exaustão, travões e electrónica, mas também em surpreender ao nível do design interior e exterior. As inovações que tornam o Murciélago LP640 no superdesportivo mais rápido e arrojado da sua classe, distinguem-no dos demais.
Os primeiros veículos vão estar disponíveis na Primavera de 2006. Desde o lançamento da versão original do Murciélago, no Salão Automóvel de Frankfurt, em 2001, saíram cerca de 2000 carros da fábrica de Sant’Agata Bolognese.

Design Perfeito
Na sua reinterpretação do Murciélago, os designers do “Lamborghini Centro Style” mantiveram-se fiéis aos princípios tradicionais da Lamborghini (pureza, carácter desportivo e funcionalidade). O Murciélago LP640 mostra-se, agora, ainda mais agressivo, com a nova dianteira e pára-choques traseiro a assumirem um papel preponderante. O terminal do sistema de exaustão foi incorporado no pára-choques traseiro. Outra das inovações diz respeito às luzes traseiras, que vêm invocar a ousadia dos traços do Murciélago LP640, tornando-o reconhecível, mesmo à noite. O design das áreas laterais é outro dos factores a merecer destaque: enquanto que, do lado direito, a área atrás das entradas de ar está praticamente fechada, do lado esquerdo ele revela uma vasta abertura para arrefecer o radiador. A dianteira e a traseira, aerodinamicamente esculpidas, reforçam o facto da forma do Lamborghini ser ditada pela função.
Para os que querem ver o coração do seu Murciélago LP640, existe, em opção, um capot em vidro transparente. Os espelhos retrovisores e as escovas do pára-brisas foram modificados para melhorar a aerodinâmica; além disso, o novo Murciélago vem equipado com jantes “Hermera”. No cockpit, a imagem dos indicadores - no painel de instrumentos - foi renovada. Os estofos assumem uma nova imagem, graças ao padrão com relevo em forma de losango.
Motor mais potente
O motor do novo Murciélago LP640, foi submetido a modificações espectaculares e arrojadas, que permitiram aumentar a cilindrada do motor em V de 60º de 6,2 litros para 6,5 litros (6,496 cm3). Como resultado, a já extraordinária potência que detinha, 580 cv, foi melhorada para uns impressionantes 640 cv às 8.000 rpm. O motor de 12 cilindros alcança um binário máximo de 660 Nm às 6.000 rpm.
No que respeita à emissão de fumos, o Lamborghini Murciélago LP640 está conforme todas as normas governamentais europeias e norte-americanas.
O aumento da potência vai, naturalmente, reflectir-se num aumento de performance. Com um comportamento excepcional, o Murciélago LP640 consegue chegar aos 100 km/h em 3,4 segundos (0,4 segundos mais rápido que o seu antecessor), chegando a velocidade máxima a ultrapassar uns impressionantes 340 km/h.
Caixa de velocidades e transmissão: potência e eficiência melhoradas
Mais potência e binário requerem uma performance superior da caixa. Para ir de encontro a estas exigências, uma das novidades apresentadas pelo novo Murciélago LP640 é a caixa de 6 velocidades modificada. Além disso, a caixa de velocidades automática pode ser equipada, em opção, com o novo modo “Thrust” (programa de aceleração).
Tal como o seu antecessor, o Murciélago LP640 tem tracção permanente às quatro rodas, baseada no fiável sistema Lamborghini VT (Viscous Traction) que não recorre a quaisquer controlos electrónicos.
Carroçaria e chassis
A carroçaria do Murciélago LP640, com as suas características portas em tesoura, foi criada a partir de aço e fibra de carbono em forma de colmeia.
A condução, manobra e estabilidade a grandes velocidades, são melhoradas pela nova suspensão e estabilizadores, bem como pelos redesenhados amortecedores controlados electronicamente.
As novas jantes de alumínio “Hermera”, medem 8 ½” x 18 (frente) e 13” x 18” (atrás). O veículo pode ser equipado com pneus Pirelli P Zero “Rosso” de várias dimensões. À frente, o Murciélago LP640 traz pneus 245/35 ZR 18 e, atrás, 335/30 ZR 18. Para uma performance ainda mais desportiva, especialmente em circuito de corrida, a Lamborghini disponibiliza pneus Pirelli P Zero “Corsa”. Os pneus de inverno Pirelli P “Sottozaro” estão, actualmente, em desenvolvimento.
Travões e segurança
Um superdesportivo como o Lamborghini Murciélago LP640, assegura elevados padrões de segurança.
O sistema de travagem com duplo circuito hidráulico, equipado com um booster de travagem a vácuo, proporciona valores de desaceleração consideráveis Os discos de travagem com auto ventilação medem, à frente, 380mm x 34mm e, atrás, 355mm x 32mm. O circuito de controlo do ABS de quatro canais e com controlo de travagem electrónico (DRP) e controlo de tracção (TCS), apresentam uma nova curva característica. O sistema consiste numa unidade de controlo electro-hidráulica e quatro sensores de velocidade.
Estão disponíveis, em opção, travões de carbono e cerâmica de 380mm x 36, que oferecem performances elevadas na travagem. Além disso, é necessária uma menor pressão no pedal e a distância de travagem é reduzida.
Interior: ainda mais exclusivo
No cockpit, foram os bancos que sofreram maiores alterações: mais espaçosos e equipados com novos encostos de cabeça, os bancos asseguram, agora, um conforto sem precedentesl. Os estofos em pele denunciam um padrão com relevo em forma de losango, chamado “Q-citura”. Este padrão estende-se aos painéis das portas, ao painel entre os assentos e o compartimento do motor, e ao painel do tejadilho.
Um novo painel de instrumentos foi desenvolvido: além das novas linhas, a chamada de atenção vai para o novo auto-rádio Kenwood com ecrã de 6,5” e leitor de DVD, MP3 e WMA. O sistema de navegação está disponível como opcional.
Tal como os seus antecessores, o novo Murciélago LP640 pode ser personalizado graças aos equipamentos especiais e pacotes de estofos.

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