Euromilhoes

domingo, setembro 09, 2007

'A ALMA E A SUA EXISTÊNCIA':

A busca da verdade passa pela questão da existência da alma. A resposta a esta questão colocou em campos opostos filósofos do quilate de Hume, Hamilton, Stuart Mill, Taine, que admitiam que a alma se reduzisse a um grupo de sensações, de ideias, de emoções, etc. Como dizia Broussais, “o homem racional não pode admitir a existência de uma coisa que não seja percebida por algum dos sentidos”. Dizia ainda Broussais que o cérebro é a causa e o princípio do pensamento e, por conseguinte, o espírito é uma hipótese inútil.

Mas, sendo o cérebro composto de células, que se renovam a todo o instante como, aliás, em todo o corpo, se no homem existem apenas fenómenos sucessivos, sem um laço que ligue o passado ao presente, como então se explicam o hábito, a associação de ideias e a memória?

Deste modo, é forçoso admitir que existe em nós uma realidade que independente do cérebro, que é a sede das nossas mudanças psicológicas, e que é também a causa dos actos que praticamos. A esta realidade, chamamos de alma. Se existe a alma, qual será a sua natureza? Será espírito, ou será matéria? O espiritualismo defende a distinção da alma do corpo; o materialismo, só admite a existência do corpo e da matéria. No homem, ocorrem fenómenos quantitativos, como a digestão, a circulação, etc. e fenómenos qualitativos, só percebidos pela consciência, como a alegria, o pensamento, ou o remorso.

Assim sendo, existe no homem uma substância extensa, divisível e palpável, que é o corpo, e uma outra substância simples, perceptível somente pela consciência, a alma.

A alma é una, e o homem, por ter só uma alma, comprova a sua unicidade. Ela não é única só numericamente, mas é una também por ser simples e indivisível. Enquanto que todas as células do corpo se renovam em um curto período de tempo, isto é, o corpo muda em substância, a alma permanece sempre idêntica a si mesma, não havendo mudanças no nosso Eu ao longo do tempo, que permanece o mesmo, tanto no passado quanto no presente. É esta imutabilidade da alma que confere a identidade ao homem.

A ESPIRITUALIDADE DA ALMA
O ser espiritual é aquele que existe independente da matéria e das suas condições de ser e de operar.

É fato que a alma está unida ao corpo, e que exige o concurso dos órgãos do mesmo, para realizar as suas operações sensitivas. Apesar disso, também é fato que a alma é independente do corpo nas suas funções intelectuais. Deste modo, a alma pensa e quer sem o auxílio destes órgãos. Podemos assim concluir que a alma não está completamente imersa no corpo, que é independente dele sob diversos aspectos, e que, por conseguinte, é um ser espiritual.

Dizia Aristóteles que um ser se conhece por suas operações. Ora, a nossa alma forma ideias, e a ideia é imaterial. Em consequência, a inteligência, a faculdade do pensamento, também é imaterial. Deste modo, a alma, que opera pela inteligência, é imaterial pela mesma razão. Enquanto a matéria é indiferente à inércia ou ao movimento, isto é, ao determinismo, a alma, ao contrário, é livre para operar ou não, para resistir ou ceder aos impulsos da sensibilidade, isto é, a alma goza do livre arbítrio.

Conclui-se assim que a alma é simples, é idêntica a si mesmo, e é espiritual, necessariamente distinta do corpo, que é composto, mutável e material.

A ALMA, O FÍSICO E A MORAL
A simplicidade e a espiritualidade que caracterizam os fenómenos da inteligência impedem que afirmemos que o cérebro – substância material e em constante mutação - seja a verdadeira causa do pensamento. Por outro lado, a inteligência necessita para se expressar, para o seu funcionamento normal, de um cérebro saudável.

Deste modo, o cérebro nada mais é do que o instrumento material de que se vale o espírito, imaterial, para expressar os seus pensamentos. Aristóteles notou que pensamos sem órgãos, que o entendimento não está ligado a nenhum órgão corporal, e que pode trabalhar e existir separado do corpo.

Ocorre que, em nosso estado actual, nunca pensamos sem imagens, e a imaginação depende directamente do sistema nervoso. Daí que o pensamento e a inteligência dependem indirectamente do corpo, e em particular do cérebro. Assim se explica a desordem na inteligência proveniente de uma lesão cerebral; não porque o entendimento tivesse sido atingido, mas porque essa lesão determina uma perturbação na imaginação, e as imagens extravagantes chamam ideias discordantes e incoerentes.

Se um louco pudesse ter transplantado o cérebro lesado por um outro que fosse são, com certeza pensaria de modo correcto. Isto porque a desordem e a deterioração dos órgãos não lesam a inteligência em si mesma, mas somente a privam das condições e meios requeridos para o seu funcionamento normal. Pode-se dizer que o cérebro é a interface entre o espírito e o mundo material.

A UNIÃO DA ALMA E DO CORPO
Aristóteles, S. Tomás e a maior parte dos espiritualistas não admitem no homem dois princípios de vida. Afirmam que além da sua actividade consciente e psicológica, a alma inteligente possui também a faculdade de presidir às funções fisiológicas. Desta maneira, a alma seria o único princípio de toda a actividade vital do homem, da sua vida vegetativa e sensitiva, e também de sua vida propriamente espiritual.

Já vimos que a correlação íntima que existe entre as diversas operações da alma pensante (sensibilidade, inteligência e vontade), prova a unidade substancial do princípio de onde elas se originam. Esta mesma correlação se verifica entre as operações psicológicas e as funções orgânicas.

Uma comoção violenta da alma faz parar a circulação do sangue, o medo paralisa, e a confiança sustenta as forças físicas; o trabalho intelectual intenso retarda a digestão, etc.; poder-se-ia citar numerosos fatos que provam a influência do físico no moral, e reciprocamente. Demonstrada a união da alma e do corpo, como se faz esta união? O corpo não existe antes da sua união com a alma. Da alma, o corpo recebe a sua unidade, a organização, a vida e actividades próprias, numa palavra, tudo o que faz dele o ser humano.

Assim, o corpo apenas se separa da alma pela morte, quando perde todos estes caracteres, todas as suas determinações específicas, dissolvendo-se nos elementos químicos de que foi formado. Quanto à alma, sem dúvida que existirá separadamente do corpo, vivendo a sua vida espiritual, mas, sem o corpo, não mais poderá exercer as faculdades que exigem o concurso dos órgãos corporais, como a sensibilidade, a percepção externa e a imaginação.

Deste modo se conclui, com Aristóteles, que o corpo é a matéria, e a alma é a forma, e que a união do corpo com a matéria forma um todo verdadeiro e substancial. É esta união no ser que faz da alma e do corpo um só princípio de acção, que faz com que não haja acção humana na qual o corpo não faça a sua parte, nem tão humilde e material que não repercuta na alma. É este o princípio que coloca em cheque o racionalismo de Descartes, expresso na frase: Penso, Logo, Existo.

A IMORTALIDADE DA ALMA
Com a morte, o corpo se dissolve. Acontecerá o mesmo com a alma e morreremos inteiramente? O que é a imortalidade?

A imortalidade consiste na sobrevivência substancial e pessoal do eu, na identidade permanente da alma, que conserva as suas faculdades de conhecer e amar, sem as quais não há felicidade humana. Após a morte, a alma mantém a consciência da sua identidade, com as lembranças e responsabilidades do seu passado, sem as quais não poderia haver nem recompensa nem castigo – em uma palavra – não existiria o princípio da justiça divina. A metafísica demonstra que a alma é imortal por sua natureza incorruptível. A razão para a sua sobrevivência após a morte do corpo é demonstrada pelo argumento moral. Que esta sobrevivência é indefinida e ilimitada, prova-o o argumento psicológico.

O corpo se desagrega e se dissolve logo que se separa do seu princípio de unidade, da sua forma substancial que é a alma. Pelo contrário a alma, sendo como é, metafisicamente simples e espiritual, não pode decompor-se nem se desagregar. Não morre, pois, com o corpo. Este é o argumento metafísico da imortalidade da alma.

Se há Deus e lei moral, a justiça exige absolutamente que o crime seja punido e a virtude seja recompensada. Neste mundo, nem a natureza, nem a sociedade, nem a própria consciência dispõem de sanções suficientes para recompensar plenamente a virtude ou punir adequadamente o vício; é necessário, portanto, que haja outra vida onde a justiça seja plenamente satisfeita, e a ordem seja restabelecida. Este é o argumento moral, que demonstra a sobrevivência da alma, mas não prova que esta existência seja ilimitada na sua duração.

O argumento psicológico, que prova a perseverança indefinida da existência da alma humana depois da morte, assenta sobre o princípio de que Deus não pode, sem se contradizer a si próprio, dar um fim a um ser, sem lhe dar os meios de o atingir. Tudo na natureza do homem prova que ele é criado para atingir a felicidade perfeita; mas é evidente que não a pode alcançar neste mundo, e que deve haver uma outra vida onde a possa obter. E como por outra parte não existe felicidade completa sem duração ilimitada, segue-se que essa vida futura não pode e não deve ter limites.

O ser humano aspira a um objecto infinito, a uma verdade, beleza e bondade absolutas, cuja posse nos deve fazer felizes. Nossas faculdades superiores possuem capacidade ilimitada, que não se pode satisfazer completamente fora deste bem infinito, que não é outro senão o próprio Deus.

Fizestes-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração está inquieto até que descanse em Vós (Santo Agostinho)

Mas, o que encontramos neste mundo que apague esta sede de felicidade do homem, que preencha o vazio deste coração criado para o infinito? A natureza é tão limitada e o mundo tão pequeno; esta vida é tão curta e a realidade tão imperfeita! Queremos amar, queremos viver o mais possível, e por toda a parte só encontramos obscuridade, decepção, sofrimento e morte. Assim, é evidente a total desproporção entre os nossos meios e as nossas necessidades.

Logo, se há um Deus sábio e justo, esta contradição não pode ser definitiva; deve haver outra vida onde se restabeleça o equilíbrio entre o que desejamos e o que podemos, uma vida em que sejamos perfeitamente felizes. A duração ilimitada da imortalidade é evidente que constitui o elemento essencial da felicidade completa; não se pode gozar plenamente um bem quando receamos perdê-lo. A incerteza dói tanto mais quanto maior é o bem possuído. Como diria Marco Túlio Cícero:
Si amitti vita beata potest, beata esse non potest
(Se se pode perder a vida feliz, já não se pode ser feliz)
Logo, a vida futura da alma, a imortalidade, não tem fim, é infinita e ilimitada, e a sua tendência natural é a prática da virtude, em conformidade com os desígnios do seu criador, Deus.


Bibliografia
Aristóteles
J.J.Rousseau
S. Tomás de Aquino
Espinosa
Jonh Stuart Mill
S. Agostinho
Bergson


ANTÓNIO ROCHA FADISTA

FELICIDADE

SONHOS


Muitos animais simbolizam sorte e sucesso nos sonhos.
Sonhos com abelhas significa que lucros animadores estão para chegar. Já a cabra, quando aparece durante os sonhos, sinaliza bons lucros com chegada de herança.

Se sonhar com vaca e ela for branca, isso indica riqueza e mostra que um período melhor está para chegar em sua vida. O cão traz mensagens importantes: se vir um cachorro manso e brincalhão, significa que dias de alegria e surpresas agradáveis estão para chegar.

O bezerro é, na certa, um óptimo palpite. Este sonho pede que se arrisque mais na sorte, pois a fase é das melhores para investir e também para pensar um pouco mais no futuro. Além disso, o bezerro indica que abundância, felicidade, alegrias, momentos de lazer agradáveis vão chegar mais rápido do que se imagina.

Os peixes indicam que a pessoa pode receber herança ou dinheiro inesperado. Se sonhar com ratos, e estiver matando-os, é melhor não ter medo e muito menos nojo: quanto mais ratos matar enquanto dorme, mais sorte terá na vida. Uma nova paixão e a felicidade amorosa estão a caminho se a pessoa sonhar com um touro. Isso significa também, sorte com apostas e estabilidade financeira para quem sonha.;

A natureza é um elemento muito presente e traz mensagens especiais. Se aparecer um jardim ou uma bela paisagem quer dizer que a pessoa está muito confiante no que o futuro reserva e não tem medo de encarar novos desafios. Ventos fortes significam mudanças repentinas, mas superpositivas.

Rios e lagos podem ter significados especiais: se eles estiverem limpos e transparentes, sucesso à vista, principalmente nos negócios e em tudo que envolva dinheiro e ganhos. Sonhar com um fogo intenso, quer dizer que uma nova e promissora paixão vai começar.
Se durante os sonhos aparecer um acampamento, e a pessoa que sonha estiver nele, óptimo, pois ela terá sorte no lar e também bons resultados com negócios de todo tipo. Uma lembrança muito comum que se tem durante os sonhos é a de se estar andando. Andar traz progresso e sucesso de um modo geral. Tudo estará em alto-astral o mais rápido possível para quem sonha com uma casa.

Se estiver vendo uma cabana, a pessoa desfrutará de momentos de muita paz interior e tranquilidade. Construir uma, representa vida nova ou mesmo mudança de residência. Se a pessoa estiver morando numa cabana, pode esperar dias de muita felicidade para breve. Já o sonho com campo sempre traz sorte nos jogos, principalmente se ele estiver verdejante. A pessoa deve apostar e aproveitar os bons fluidos que esse sonho dá por três dias.

VIOLÊNCIA

Ao contrário do que se pensa, os sonhos violentos contêm boas mensagens. Sonhar com tiros é sinal de que oportunidades grandiosas vão aparecer na vida de quem sonhos. Se a pessoa que sonha estiver cometendo um ato violento, óptimos dias virão. Castigar alguém também traz boas notícias, pois é sinal de vida próspera e feliz. Sonhar com um assassinato quer dizer vitória sobre inimigos que tentavam fazer o mal.

Ser um(a) assaltante indica riqueza e abundância para concretizar todos os sonhos e desejos de quem sonha. A morte, que é tão temida durante toda a vida, não deve causar pânico à noite, durante o sono. Se a própria pessoa que estiver dormindo sonhar que está morta, isso quer dizer riqueza. Se vir uma outra pessoa morta, indica muita saúde para quem sonha.

TALISMÃS

Os talismãs têm, em geral, boas mensagens para quem sonha. Sonhar que se está usando um é indicação de óptimas vibrações, pois essa pessoa terá ajuda e protecção de forças espirituais bastante poderosas. Significa também que um segredo bem guardado ou um mistério será revelado e que isso trará mudanças positivas aos projectos de quem sonha. No mundo dos sonhos, os talismãs são também mensageiros de óptimas notícias.

A pirâmide traz êxito para um futuro próximo, abundância e prosperidade. Sonhar com pedras preciosas significa que terá óptimos rendimentos em transacções ou aplicações. Estrelas indicam grande sorte. Um crucifixo significa encontros comerciais importantes e sorte nos jogos.

Se o sonho for com moeda, e ela for dourada, contará com acréscimo de bens. Os dados aparecem em sonhos que geralmente estão relacionados à sorte. Por isso, se a pessoa que sonha estiver jogando-os, significa que a maré de azar vai acabar. Se ela jogar e ganhar, pode esperar notícias de herança. Se uma terceira pessoa estiver roubando no jogo de dados, é sinal de que não faltarão recursos financeiros para colocar projectos novos em prática.

O sucesso em novos negócios poderá ser alcançado rapidamente se o sonho for com várias jóias. Comprá-las é sinal de que haverá um novo relacionamento amoroso na vida de quem sonha. Por falar nisso, sonhar com pérolas é sempre sinal de bons fluidos. Se aparecer um colar de pérolas, pode-se esperar alegrias e surpresas boas. Dá-las para alguém é indicação de êxito em jogos e sorteios. Perdê-las pode significar que a melhoria no setor financeiro está próxima.

Pessoas brindando com taças anuncia que grandes desejos pessoais em relação ao amor serão realizados.

OBJETOS, COMIDA E ETC.

Se no sonho aparecem espigas de milho bem bonitas e viçosas significa muita fartura, riqueza e abundância de alimentos. Aliás, sonhar com alimentos de um modo geral, quer dizer felicidade em muitos sectores da vida, ainda mais se esses alimentos forem de boa qualidade. Oferecer alimentos a outras pessoas indica o recebimento de algumas recompensas. Comer carne é sinal de muita energia e disposição para enfrentar todo tipo de problema e desafios do dia-a-dia. O pão representa vida longa. As maçãs indicam óptimos rendimentos no sector financeiro e ganhos de um modo geral, além de muita felicidade com a pessoa amada.

Sonhar com uma flecha indica que a pessoa terá sucesso no amor e também em novas empreitadas. Estar atirando uma lança em alguém e acertar, haverá casamento ou noivado próximo. Quem sonhar que está trabalhando num computador, terá sucesso rápido na carreira profissional. Sonhar com escritório indica que receberá promoção no local em que trabalha.;

A sorte no jogo está garantida se a pessoa sonhar que é um empregado de mesa. Se no sonho a pessoa for vítima de intrigas, significa que terá vitória sobre os inimigos. O vinho tem um óptimo significado: saúde e vida longa para quem o bebe. Sonhar que está entrando numa igreja, quer dizer que a realização de óptimos negócios está a caminho. Ver uma padaria também é sinal de muita riqueza para breve.

Funchal


ERVAS MEDICINAIS

Todas as indicações são preventivas e agem como terapia de ajuda, sempre em casos de doenças graves tem que as ter o acompanhamento médico, mas na hora de dor de barriga é bom sabermos quais as nossas alternativas.
A Mãe Natureza proporciona ao homem uma infinidade de plantas com valores medicinais. A flora brasileira constitui uma fonte inesgotável de saúde e nossos ancestrais sempre souberam se aproveitar desta riqueza, pois o uso das plantas medicinais existe desde o início dos tempos. No princípio existia apenas o conhecimento empírico. Hoje, porém, muitas pesquisas científicas comprovam as propriedades medicinais de várias plantas, comprovando (ou não) o uso popular destas plantas. É importante ressaltar que, ao contrário do que muitos imaginam, algumas plantas fazem mal à saúde e por isso não devemos fazer uso indiscriminado desta terapia. Sempre que possível, procure orientação de profissionais da área e não tome qualquer tipo de chá encontrado no mato, pois algumas espécies são muito parecidas e você pode usar uma espécie perigosa por engano.
Preparação:
Os chás podem ser preparados por infusão ou cocção:- Infusão: Consiste em se despejar água fervente sobre a planta e depois abafar por uns 15 minutos. Este processo é utilizado para flores, folhas e também para ervas aromáticas, pois se as fervermos as essências poderão volatilizar (perder-se pela ação do calor), causando a perda de sabor e poder medicinal do chá.- Cocção: Consiste em se cozinhar a planta. Este processo deve ser restrito a raízes, cascas e sementes e a fervura pode variar de 3 a 15 minutos. Dosagem: A quantidade normalmente indicada é de 20 gramas de erva por litro de água ou uma colher de chá por xícara, mas esta dosagem pode variar dependendo da planta.Posologia: Pode-se tomar várias xícaras do chá por dia, de preferência longe das refeições, a não ser que o uso do chá seja exactamente para estimular funções digestivas.Adoçantes:Os chás geralmente não precisam ser adoçados. Em alguns casos, porém, pode-se usar o mel quando se quiser aproveitar suas propriedades medicinais (gripes, tosses, etc), mas só devemos adoçar depois de coado, quando o chá já estiver morno, nunca antes, pois o calor destrói o poder medicinal do mel. Prazo de validade: Nunca use um chá mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentação (mesmo mantido em geladeira). Prepare a quantidade suficiente para um dia apenas. Tempo de uso: Recomenda-se não usar o mesmo chá por tempo prolongado, pois o nosso organismo responde cada vez menos ao tratamento. Use por um período de 30 dias e troque por outro tipo de chá, retomando o seu uso após algum tempo. Utensílios: Evite usar utensílios de metal para fazer os chás. Embora não o notemos, eles podem causar alterações no efeito e sabor do chá. O ideal é usar recipientes de vidro, barro, louça ou esmalte.
Outros usos:Os chás, além de tomados, podem ser usados na forma de compressas, banhos, gargarejos, inalações e lavagens.- Compressas: Compressas de chá quente aliviam dores inflamatórias e facilitam a resolução destas inflamações. Neste caso usam-se chás com propriedades antiinflamatórias.- Banhos: São os banhos de imersão. A água deve estar morna e o banho deve durar uns 20 minutos. O banho pode ser repetido três vezes por semana durante um mês. Após este período mudar a erva utilizada.- Gargarejos: São recomendados para atuar na cavidade bucal e na garganta. Pode-se colocar sal de cozinha depois de coado, pois este é antiinflamatório e anti-séptico.- Inalações: Específico para as vias respiratórias. Ferver o chá e colocar um funil de papelão invertido sobre o recipiente, inalando o vapor.- Lavagens: Normalmente intestinais e vaginais (corrimento).
Aí vão algumas delas:
DOENÇAS/ERVAS
Artrite
Caatinga de Mulata, Malva, Sabugueiro.
Arroto
Poejo
Anemia
Artemísia, Cavalinha, banhos de Manjerona e Alecrim, Cerefólio, Manjericão, Dente de Alho.
Arteriosclerose
Cavalinha
Asma
Cerefólio, Hortelã, Funcho.
Baço
Salsa, Dente de Leão.
Bexiga
Artemísia, Beldroega, Cavalinha, Cerefólio, Malva, Mil Ramas.
Boca (mau hálito)
Hortelã, Erva Cidreira, Manjericão, Tanchagem.
Bronquite
Beldroega, Cavalinha, Sabugueiro, Bardana.
Cabeça (dores de)
Alfazema, Boldo, Camomila, Confrei, Hortelã, Losna.
Cabelo
Alecrim, Alfazema, Babosa, Camomila, Manjericão, Sálvia, Bardana.
Cálculos
Salsa, Bardana, Dente de Leão.
Calmante
Alecrim, ALfazema, Camomila, Manjericão, Funcho.
Cancro
Confrei (leucemia), salsa.
Cansaço
Mil em Rama.
Catarro
Mil em Rama.
Caxumba
Erva Cidreira.
Cistite
Cavalinha.
Coceira (urticária)
Babosa.
Cólica Hepática
Erva Cidreira, Hortelã.
Cólica Menstrual
Artemísia, Losna.
Cólica de Ventre
Cavalinha, Hortelã, Losna, Manjerona, Funcho.
Colite
Malva.
Convulsão
Artemísia
Contusão
Bálsamo
Coração
Alecrim, Confrei, Sálvia, Bardana.
Cortes
Cavalinha, Confrei.
Coqueluche
Alecrim, ALfazema.
Dentes
Hortelã, Caatinga de Mulata, Erva Cidreira, Malva, Sálvia, Funcho
Depressão
Alecrim.
Depurativo do Sangue
Cavalinha, Cerefólio, Confrei, Tanchagem,Bardana, Dente de Leão.
Diabetes
Mil em Rama, Salsa, Tanchagem, Poejo, Funcho.
Digestão difícil
Alecrim, ALfazema, Boldo.
Doenças Venéreas
Mil em Rama, Salsa, Tanchagem.
Dores em Geral
Camomila, Confrei, Sálvia.
Eczema
Babosa.
Enxaqueca
ALfazema, Erva Cidreira, Salsa.
Epilepsia
Artemísia.
Estômago
Boldo, Camomila, Cerefólio, Erva Cidreira, Manjericão, Mil em Rama, Poejo, Tanchagem.
Feridas
Alecrim, Arruda, Belgroega, Mil em Rama, Tanchagem, Bardana.
Fígado
Boldo, Beldroega, Mil Rama, Salsa, Dente de Leão.
Fraqueza
Alfazema, Boldo, Losna, Manjericão, Mil em Rama, Dente de Leão.
Frieira
Saião, Babosa.
Furúnculo
Babosa, Malva, Sabugueiro, Tanchagem, Bardana.
Garganta (amigdalite)
Alfazema, Cavalinha, Manjericão, Malva, Sálvia, Tanchagem.
Gases
ALfazema, Boldo, Manjerona, Poejo, Funcho.
Gastrite
Confrei, Bardana.
Gota
Alfazema, Mil em Rama, Sabugueiro, Bardana, Dente de Leão.
Gripe
Camomila, Cebolinha, Erva Cidreira, Manjerona.
Hemorragias
Cavalinha, Confrei, Mil em Rama, Tanchagem.
Hemorródias
Mil em Rama, Bardana.
Hepatite
Boldo, Confrei.
Histeria
Alecrim, Erva Cidreira, Manjerona.
Icterícia
Artemísia, Erva Cidreira, Salsa.
Impotência
Tanchagem.
Insetos (picadas de)
Cebolinha, Salsa, Sálvia.
Insônia
Boldo, Hortelã, Mil em Rama, Poejo.
Intestinos
Erva Cidreira, Malva.
Intoxicação
Nirá.
Lactação
Beldroega, Cerefólio, Hortelã, Salsa (secar o leite), Dente de Leão.
Náusea
Caatinga de Mulata, Hortelã, Losna, Poejo, Funcho.
Obesidade
Losna, Sabugueiro, Malva, Salsa.
Olhos
Alecrim, Caatinga de Mulata, Arruda, Beldroega, Cavalinha, Sabugueiro, Camomila, Cerefólio, Erva Cidreira, Salsa.
Ossos Quebrados
Confrei.
Ouvidos
Caatinga de Mulata, Arruda, Funcho.
Ovários
Tanchagem.
Pâncreas
Dente de Leão.
Pele (acne, manchas, espinhas, cravos)
Confrei, Cerefólio, Malva, Sabugueiro, Bardana.
Pesadelos
Erva Cidreira
Piolho
Cânfora, Salsa.
Pressão Alta
Salsa.
Prisão de Ventre
Baldroega, Malva,Sabugueiro, Bardana.
Pulmão(problemas respiratórios)
Poejo, Sálvia, Tanchagem.
Queimadura
Babosa, Beldroega, Confrei, Bardana.
Resfriado
Manjerona, Sálvia, Poejo, Sabugueiro.
Reumatismo
Alfazema, Artemísia, Boldo, Cerefólio, Erva Cidreira, Manjerona, Mil em Rama, Bardana, Dente de Leão.
Rins
Beldroega, Artemísia, Cavalinha, Manjericao.
Sarna
Alecrim, Arruda.
Seios
Cerefólio, Salsa.
Tonturas
Alfazema.
Torcicolo
Manjerona.
Tosse
Alfazema, Erva Cidreira, Hortelã, Manjericao, Malva, Poejo, Sálvia, Funcho.
Tuberculose
Cavalinha, Confrei.
Úlcera
Bálsamo, Cavalinha, Confrei.
Urina
ALfazema, Beldroega, Cavalinha, Cerefólio, Confrei (sangue na urina), Manjericao, Salsa, Bardana, Funcho.
Útero
Tanchagem.
Vermes
Arruda, Artemísia, Caatinga de Mulata, Camomila, Hortelã.

REFLEXÃO

TÉCNICA ORIENTAL DE AUTO-MASSAGEM DO-IN



Hoje o DO-IN é não só auto-massagem como também diagnose e rápida cura do corpo praticada por aqueles que desejam operar grandes transformações dentro de si e lutam para se manter em harmonia com a natureza.
A prática do DO-IN é indispensável a todos que desejam aprimorar suas funções orgânicas, e em especial aos que dispendem muito talento ou energia em suas atividades.

A Digitopressura Do-In é uma técnica de massagem de origem chinesa que visa a preservação ou recuperação da saúde, através da pressão exercida com os dedos sobre os pontos de acupuntura.

Simplicidade: os únicos equipamentos necessários são as agulhas (no caso da acupuntura), os cones de artemísia (no caso da moxa) ou os dedos no caso do Do-In.
 Facilidade: as técnicas e as teorias são extremamente fáceis, tanto para se aprender quanto para se aplicar.
 Eficácia: na maioria das afecções o efeito é instantâneo e duradouro.
 Ausência de efeitos colaterais.
 Economia: dispensa o uso de medicamentos e diminui a duração da convalescença.
 Versatilidade: devido à ausência de equipamentos sofisticados pode ser utilizada em quaisquer circunstâncias ambientais.
 Gráficos dos pontos e meridianos para tratamento da cefaléia.
 Veja abaixo alguns exemplos de pontos para dores na fronte e nuca. Os pontos marcados com vermelho servem para dor na fronte, azul na nuca, verde occipital e amarelo temporal.



Faça você mesmo sua massagem nas plantas e dedos dos pés, pois é importantíssima, dada a quantidade e variedade de pontos aí encontrados.


A prática do DO-IN pode ser complementada por métodos paralelos de alimentação natural, Geoterapia, Fitoterapia,renovação constante de energia física e meditação bem orientada.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?