Euromilhoes

sexta-feira, outubro 26, 2007

O Poder da Vontade

Deus e o diabo são o ideal do bem e do mal absolutos. Mas o homem nunca concebe o mal absoluto senão como uma falsa idéia do bem. Só o bem pode ser absoluto, e o mal é relativo unicamente a nossas ignorâncias e a nossos erros. Todo homem para ser deus faz-se primeiro diabo; mas, como a lei da solidariedade é universal, a hierarquia existe no inferno como no céu. Um ser malévolo sempre encontrará um pior do que ele para fazer-lhe mal; e quando o mal atinge seu ápice é preciso que cesse, pois só poderia continuar pelo aniquilamento do ser, o que é impossível. Então os homens-diabo, esgotados seu recursos, recaem no domínio dos homens-Deus e são salvos por aqueles que inicialmente pareciam ser suas vítimas; mas o homem que se esmera em viver fazendo o mal presta homenagem ao bem por toda a inteligência e energia que desenvolve em si próprio. É por isso que o grande iniciador dizia em sua linguagem figurada: Sede frios ou quentes, porque se sois mornos fazeis-me vomitar.

O grande mestre, numa de suas parábolas, condena unicamente o preguiçoso que enterrou seu depósito por medo de perdê-lo nas operações arriscadas desse banco que se chama vida. Nada pensar, nada amar, nada querer, nada fazer, eis o verdadeiro pecado. A natureza reconhece e recompensa apenas os trabalhadores.

A vontade humana desenvolve-se e aumenta pela atividade. Para querer realmente, é preciso agir. A ação domina e sempre arrasta a inércia. Tal é o segredo da influência dos pretensos celerados sobre as pessoas supostamente honestas. Quantos poltrões e covardes crêem-se virtuosos porque têm medo! Quantas mulheres honradas olham com inveja para as prostitutas! Não faz ainda muito tempo os galerianos estavam na moda. Por quê? Pensais que a opinião pública nunca possa render homenagem ao vício? Não, mas ela faz justiça à atividade e à audácia, e está na ordem que os covardes infames estimem os bandidos audaciosos.

A audácia unida à inteligência é a mãe de todos os sucessos neste mundo. Para empreender, é preciso saber; para realizar, é preciso querer; para querer verdadeiramente, é preciso ousar; e, para recolher em paz os frutos da própria audácia, é preciso calar-se.

SABER, OUSAR, QUERER, CALAR-SE são, como dissemos antes, os quatro verbos cabalísticos que correspondem às quatro letras do tetragrama e às quatro formas hieroglíficas da Esfinge. Saber é a cabeça humana; ousar são as garras do leão; querer são as ilhargas laboriosas do touro; calar-se são as asas místicas da águia. Apenas mantém-se acima dos outros homens quem não prostitui os segredos de sua inteligência aos comentários e ao escárnio daqueles.

Todos os homens verdadeiramente fortes são magnetizadores e o agente universal obedece à sua vontade. É assim que eles operam maravilhas. Fazem-se acreditar, fazem-se seguir e quando dizem: Isto é assim, a natureza de certa forma muda aos olhos do vulgo e torna-se o que o grande homem quis.


Texto extraído do livro A Chave dos Grandes Mistérios de Eliphas Levi

Efemerides: 26 de Outubro na História do Mundo

1841 - Nasce José Fontana, fundador do movimento socialista português.

1850 - Outo-proclamação de Hung-Siu-Tsuen como imperador, após a rebelião de Taiping, na China.

- Anulação do protectorado italiano da Etiópia através do tratado de Adis Abeba

1860 - Termina a luta de Garibaldi pela conquista da Sicília.

1863 - Realiza-se a reunião da união da The Football Association que tratará, dentre os tantos assuntos, da universalização das regras do futebol.

1869 - Nasce Washington Luiz, presidente do Brasil.

1886 - Inauguração da Estátua da Liberdade (Nos EUA).

1905 - Reconhecimento da independência da Noruega pela Suécia.

1911 - Proclamação da república chinesa.

1916 - Nasce François Mitterrand, presidente francês.

1917 - Brasil declara estado de guerra com a Alemanha, na I guerra mundial.

1928 - O convento de Varatojo reinicia a actividade, após o seu encerramento na sequência da implantação da república.

1947 - Nasce Hillary Clinton, ex-primeira dama e política dos Estados Unidos.

1955 - Proclamação da república do Vietname do Sul, sob a presidência de Dinh Diem.

1956 - Tropas do Pacto de Varsóvia invadem a Hungria.

1958 - Pan Am começa a operar com Boeings 707 no trajecto Nova Iorque-París.

1962 - O primeiro-ministro soviético, Nikita Krutschev, propõe a retirada dos mísseis de Cuba se os Estados Unidos retirarem da Turquia (a proposta foi recusada).

1975 - O presidente egípcio, Anwar Sadat, torna-se no primeiro dirigente do seu país a visitar os EUA para pedir ajuda económica e militar.

1976 - Decreta-se a prisão preventiva de Estela Peron, mulher do ex-presidente argentina.

- A assembleia-geral da ONU manifesta-se contra o "Apartheid", com 134 votos a favor e zero contra, apelando a todos os governos membros para que proíbam quaisquer contactos com o Transkei - primeiro território sul-africano "independente".

1981 - Uma comissão mista de parlamentares portugueses e da CEE inicia, em Lisboa, um encontro de três dias, destinado a análise do processo de adesão de Portugal à Comunidade.

1982 - O príncipe cambodjano, Norodom Sihanouk, afirma na ONU que o seu governo de coligação está disposto a assinar a paz com o Vietname, caso os vietnamitas retirem do seu território.

1983 - Forças dos EUA e de outros países das Caraíbas prosseguem os combates em Granada, no segundo dia da invasão, tendo falecido dois norte-mericanos e feridos outros 22. Nas lutas morreram, ainda, 12 cubanos.

1984 - Morre, em Greenwich (Connecticut, EUA), o aviador português José Cabral aos 87 anos de idade, que ajudou a transportar os refugiados dos Marrocos para Portugal, no decurso da II Guerra Mundial.

- Três búlgaros e quatro turcos são incriminados, em Roma, por cumplicidade no atentado contra o Papa João Paulo II, em 13 de Maio de 1981, na praça de S.Pedro.

1986 - Cinco trabalhadores de uma mina de ouro na África do Sul morrem, em consequência da queda de um elevador sobre uma plataforma onde se encontravam 32 mineiros.

- O francês Alain Prost, da Mclaren, ganha, em Adelaide, o grande prémio da Austrália em formula-1 e renova o titulo mundial de pilotos.

1987 - Jane Kirkpatrick, ex-embaixadora dos EUA na ONU, decide não se apresentar como candidata do partido republicano às presidenciais norte-americanas.

1988 - Morre Eric Larson aos 83 anos de idade, "cartoonista" de Walt Disney, criador de clássicos como "Pinóquio" e "branca de neve e os sete anões".

1989 - A comissão administrativa da conferência-geral da UNESCO aprova a Utilização progressiva da língua portuguesa nas actividades desta organização das Nação Unidas.

1990 - Marion Barry, presidente da câmara de Washington, e condenado a seis meses de prisão por consumo de droga.

1991 - Cancela-se a deslocação da delegação parlamentar portuguesa à Timor, em virtude dos obstáculos levantados pela Indonésia com a presença de um grupo de três jornalistas, cujo nome as autoridades de Jacarta, inicialmente, vetaram.

1992 - O rei Hussein da Jordânia e o primeiro-ministro israelita, Yitzhak Rabin, assinam, sob os auspícios do presidente dos EUA, Bill Clinton, um acordo de paz que põe fim a 46 anos de conflitos.

1994 - Doze organizações não-governamentais apresentam, em Lisboa, a declaração dos direitos das pessoas com HIV e SIDA.

1994 - Acordo de paz entre Israel e a Jordânia é assinado.

1998 - Equador conclui acordo de paz com o Peru em torno da questão das fronteira dos dois países.

1995 - Um ex-guarda-costas de um general indonésio revela que soldados da Indonésia mataram cinco jornalistas Ocidentais, em 1975, em Timor-Leste.

2004- Conclui-se a venda da empresa AT&T Wireless à Cingular, criando a maior operadora de telefone celular dos Estados Unidos

- Assinala-se a segunda passagem da sonda Cassini por Titã.

============================

Este é o tricentésimo dia do ano. Faltam 66 dias para acabar 2007.

Pensamento do dia: "Uma ideia que não apresente perigos não merece ter o nome de ideia" - Óscar Wilde (1854-1900) - escritor britânico de origem irlandesa.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?