Euromilhoes

segunda-feira, março 19, 2007

Massagem cardíaca sem boca-a-boca é mais aconselhável



Numa paragem cardíaca fora de uma estrutura médica, a massagem cardíaca externa, sem respiração boca-a-boca associada, pode ser a melhor técnica a empregar, segundo um estudo publicado hoje na revista médica britânica The Lancet.
Após terem analisado as taxas de sobrevivência de mais de quatro mil adultos vítimas de paragem cardíaca em presença de testemunhas sem formação médica na região de Kanto, no Japão, os investigadores consideram ser «preferível» apenas ser feita a massagem cardíaca externa (ou compressão toráxica).
Os resultados do estudo «SOS-Kanto», não mostraram «qualquer benefício ligado ao acrescento da ventilação por boca-a-boca» em caso de paragens cardíacas fora de um quadro hospitalar, concluem Ken Nagao, do Hospital Universitário de Nihon, no Japão, e os seus colegas.
No entanto, é preciso ter atenção num aspecto: estes resultados não dizem respeito a paragens respiratórias após afogamento ou após ter havido um consumo abusivo de uma droga ou de um medicamento, avisa um especialista.
Os investigadores japoneses partiram da constatação que a prática do boca-a-boca pode suscitar hesitações nas testemunhas, por medo de transmissão de uma infecção.
O estudo reportou sobre 4.068 pacientes que tiveram uma paragem cardíaca em presença de testemunhas sem formação médica ou paramédica, e em 72% dos casos não houve uma reanimação efectuada pelas testemunhas.
Dos 1.151 pacientes que beneficiaram de uma tentativa de reanimação, 439 apenas receberam uma massagem cardíaca e 712 receberam uma massagem acompanhada de respiração boca-a-boca, prática até agora aconselhada.
A massagem cardíaca por si só deu melhores resultados no plano da recuperação neurológica (duas vezes mais de sobrevivência com uma boa recuperação) do que a práticas até agora recomendada, revelam os investigadores.
«Este resultado deve conduzir a uma mudança das directivas», sublinha Gordon Ewy, da Universidade do Arizona, num comentário publicado na The Lancet, revelando que o «boca-a-boca» pode salvar alguém que esteja em paragem respiratória.
No que respeita a paragem cardíaca, «sabemos agora que a respiração artificial pode não só ser inútil como pode também ser prejudicial», refere o médico em comunicado.
Quando uma só pessoa alterna boca-a-boca e massagem cardíaca, como era aconselhado até hoje, existem «longas «interrupções» na massagem cardíaca externa. É de notar que a taxa de sobrevivência é mais elevada quando «o sangue tem um fraco teor de oxigénio mas continua a circular no corpo graças às compressões torácicas contínuas, do que quando o sangue tem um teor elevado de oxigénio mas não circula bem devido às interrupções das compressões torácicas», afirma o médico.
Diário Digital / Lusa
**********************************************

Aprenda a fazer massagem cardíaca



Bianca Piragibe

1) Coloque a vitima deitada de costas sobre uma superfície dura.

2) Sem interromper a respiração boca-a-boca, comece a massagem.

3) Para determinar o local em que a massagem deve ser feita, encontre, no meio do tórax, o osso esterno. Ele começa acima do estômago. Sua mão deve ser posicionada na metade inferior (isto é, entre a metade e a base) do osso.

4) Abra suas mãos e coloque uma sobre a outra. Você vai usar só a palma, mantendo os dedos esticados para cima. Em crianças pequenas, ao contrário, use os dedos, apenas. Meça a força de acordo com o tamanho da vítima.

5) Aperte o tórax da vítima, pressionando seu coração, e solte em seguida. Mantenha o ritmo de uma compressão por segundo.

6) Para ajudar a colocar pressão na massagem, deixe seu braços esticados.

7) A cada parada para fazer a respiração boca-a-boca, verifique se o pulso voltou. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicador e médio na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traqueia.

Dr. Marcelo Calil Burihan

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?