Euromilhoes
sábado, outubro 25, 2008
MEMORIZAÇÃO
Não é errado afirmar-se que memória e inteligência são essencialmente a mesma coisa. E eu explico por quê: a função intelectual só é possível a partir das informações que temos registradas na memória. Ninguém consegue pensar sobre o que não sabe, no entanto, consegue pensar muito bem se tiver "armazenadas" boas informações a respeito do assunto. Deu pra entender?
Importante: raciocinar nada mais é do que "comparar informações que temos na memória". Assim sendo, pode-se afirmar com segurança que todo raciocínio é uma comparação, seja ela entre dados isolados, conceitos, procedimentos etc.
Todos nós sabemos, entretanto, que é tão fundamental "aprender" quanto "lembrar" daquilo que se aprendeu, não é mesmo? Sem "lembrar" das coisas que estudamos, toda esta aprendizagem perde o seu valor prático e não nos serve para nada. Para facilitar essa "lembrança", todavia, existem diversas técnicas agrupadas numa ciência bastante interessante chamada Mnemotécnica (ou Menmônica) que já era praticada pelos antigos gregos, pelos fenícios, árabes etc. O que a ciência moderna fez foi, simplesmente, recuperar e adaptar tais técnicas para a nossa realidade cultural.
Só a título de curiosidade, vale lembrar que antes da invenção do primeiro alfabeto linear (por volta de 1.700 a.C., pelos fenícios) todo o processo de transferência da informação era basicamente oral e, para tanto, esses povos precisaram desenvolver técnicas eficazes de memorização de forma a assegurar a sua unidade política, social e religiosa.
O princípio das técnicas mnemônicas consiste basicamente em estabelecer associações criativas entre as informações a serem memorizadas. Assim, quanto mais associações são criadas, mais fácil será a lembrança da informação aprendida. Veja: quando aprendemos o que é uma laranja, registramos na memória diversos outros detalhes como: que a laranja tem formato arredondado, que é rica em vitamina C, que serve para fazer sucos etc. Assim, quando queremos lembrar de frutas que servem para fazer suco, lembramos também da laranja. Quando queremos lembrar de frutas que tenham formato arredondado, outra vez lembramos da laranja. Deu para entender? Quanto mais associações, melhor! A nossa memória tem uma dificuldade muito grande para registrar dados isolados, que não estejam associados a outras informações.
Ocorre, entretanto, que você pode associar as informações a serem memorizadas de diversas formas, como por exemplo, pelas cores, pelas emoções e até pela música. A música, a rima e o ritmo permitem associações fantásticas. Repare como as pessoas têm sérias dificuldades para decorar um texto de apenas três linhas e, no entanto, conseguem memorizar dezenas de músicas e conseguem se lembrar delas, muitas vezes, a partir de apenas uma nota. Você já percebeu isso?
E você sabe por que as pessoas conseguem memorizar mais facilmente uma música do que uma poesia? É simples: é porque a música não faz "cobranças intelectuais"; ela penetra diretamente no subconsciente, exatamente porque a pessoa está "descompromissada" com a razão enquanto ouve. Além do mais, as músicas têm ritmo e muitas delas são rimadas. Isso estabelece uma associação bastante fácil de ser recuperada na memória.
Outro detalhe importante é a relação que há entre a memória e o sistema límbico (ou nosso segundo cérebro). Esse sistema límbico é que controla nossa sexualidade e grande parte das nossas emoções. Você já reparou que nos lembramos com muita facilidade daqueles fatos que tiveram grande representação emocional na nossa vida e esquecemos também com facilidade daqueles que nada representaram para a gente? Portanto, ponha sempre emoção em tudo aquilo que você quiser lembrar. É uma dica. E que realmente funciona.
Importante: a nossa memória registra muito bem todos os fatos carregados de emoção e não registra os fatos desinteressantes, banais, corriqueiros.
Uma outra dica interessante é a seguinte: para memorizar melhor, seja lá o que for, envolva todos os seus sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão) na aprendizagem. Nós aprendemos mais e retemos melhor na memória, quanto mais sentidos envolvemos neste processo. Lembre-se que as cores, a música, o gestual, os odores, também são informações fundamentais para a aprendizagem. Portanto, saia da mesmice das anotações lineares e do estudo "silencioso". Agite! Envolva-se! Invente! Experimente! Quanto mais "prazer" você produzir, melhores serão os resultados!
Um outro ponto importante e que deve ser ressaltado, está expresso no seguinte princípio: "a repetição é a mãe da aprendizagem". Dados ou fatos que sejam emocionalmente inexpressivos, que não permitam boas associações ou que não venham "embalados" pela música, podem ser memorizados pelo método da repetição. Lembra como você aprendeu tabuada? Pois é assim mesmo. Quanto mais você repete uma informação (que tanto pode ser uma informação científica como um conceito moral) mais ele penetra no subconsciente. É justamente por isso que os métodos de auto-hipnose recomendam "formulações" insistentes e sistemáticas sobre alguma coisa que você quer que seja verdade.
Repare que você amarra o cadarço do sapato, naturalmente, "sem pensar" como deve fazê-lo, não é verdade? Pois bem, isto só é possível porque você "repetiu" o ato de "amarrar o cadarço" diversas vezes, até que esta informação se assentou de tal forma no seu subconsciente que sua recuperação na memória passou a ser automática.
E você pode usar este mesmo princípio para "registrar" na memória conceitos bem mais complexos, sabia disso? Um exemplo: você costuma ficar nervoso nos dias de prova. Porém só fica nervoso porque "registrou" uma associação entre prova e medo/nervosismo/insegurança etc. Se você, no entanto, "memorizar pela repetição" uma associação mais ou menos assim: prova/tranqüilidade - sempre que a palavra "prova" acionar sua memória, seu subconsciente responderá "tranqülidade" e você ficará naturalmente calmo. É incrível, mas é verdade. E, para você não pensar que isto tudo é história da carochinha, é bom ficar sabendo que alguns dos homens mais inteligentes que pisaram em nosso planeta utilizaram e atestaram a eficácia desta lição. Dentre eles podemos citar Pitágoras, René Descartes, Jung, Poincaré e o próprio Albert Einstein.
Lembre-se de que dissemos, anteriormente, que as "emoções" também são informações. Da mesma forma como as pessoas "tremem" diante da idéia de prova, podem "ficar calmas" diante da mesma idéia. Tudo é uma simples questão de treinamento.
No capítulo sobre Hipnose e Auto-hipnose você poderá obter mais detalhes sobre como proceder para "gravar" conceitos assim no seu subconsciente.
DIFICULDADES PARA MEMORIZAR?
Uma das afirmações mais freqüentes que ouço dos estudantes é a seguinte: "—Tenho sérias dificuldades para memorizar... acho que não tenho uma boa memória."
Vou aqui então repetir o que respondo para eles, fundamentado nas mais recentes descobertas no campo da neurologia: desde que não haja uma história de doença grave (e isto é sempre diagnosticado antes mesmo de a memória fraquejar) nada justifica as dificuldades de memorização a não ser uma destas três causas:
1) Estresse - provocado principalmente pelo medo, pela ansiedade ou pelo excesso de cobrança;
2) Desinteresse pelo assunto em questão (que pode também ser provocado pelo antagonismo ou aversão ao professor, chefe ou líder);
3) Auto-estima baixa (que pode ter sido provocada pelo excesso de críticas ao seu desempenho escolar ou profissional).
O mais comum, entretanto, é encontrarmos estes três fatores associados entre si. A pessoa com a auto-estima em baixa estressa com facilidade e se torna ansioso, medroso ou, em alguns casos, até mesmo agressivo. Problema de memória, no entanto, e le não tem nenhum. O que ele precisa é tão-somente ter sua auto-estima levantada. Isto aumentará seu poder de concentração, estimulará a sua capacidade de "sonhar" e sua criatividade, fortalecerá sua confiança e os problemas de memória desaparecerão naturalmente.
Muita gente também pensa que "concentrar-se no estudo" é despejar toda a sua ansiedade e toda a sua vontade no ato de aprender. Só que este é um erro fatal. A concentração ótima para a aprendizagem não é aquela em que a pessoa estimula o seu "estado de alerta" que faz aumentar os batimentos cardíacos, a tensão muscular, o ritmo respiratório. A concentração ótima é a concentração passiva, quando a pessoa não está "preocupada em aprender", mas sim "divertir-se com o estudo", ou, numa linguagem bem jovem, "curtir o estudo". Repare que quando assistimos um filme sobre História, aprendemos muito mais sobre o fato do que quando nos debruçamos sobre um livro, ansiosos, e tentamos decorar tudo.
"Aprender" é da natureza humana e memorizar é um ato intelectual tão natural que somos capazes de memorizar mesmo sem querer memorizar. O nosso cérebro foi criado para aprender. E não somos nós que vamos interferir neste destino; nós somos capazes de aprender tudo o que nos interessa aprender e sem fazer grande esforço para isso. Aliás, fazer esforço para aprender é um contra-senso. Ninguém tem que se esforçar para aprender. Basta ficar na sua (atento, mas relaxado) e deixar o cérebro aprender sozinho. E ele é capaz de fazer isto magistralmente por nós.
MAPAS MENTAIS
Por volta de 1970, o psicólogo inglês Tony Buzan desenvolveu uma técnica de memorização bastante eficaz conhecida por Mapeamento Mental.
Segundo Buzan, não faz sentido estudar alguma coisa e não conseguir lembrar-se dela depois. E essa "falha" normalmente acontece porque as pessoas são habituadas a fazer anotações lineares, organizadas, item por item. Porém não é assim que o cérebro funciona.
Buzan propôs aos seus alunos que "desenhassem" as informações em forma de árvores, com muitos galhos e, de preferência, bem coloridas. Esses galhos deveriam cruzar-se com outros galhos, estabelecendo assim uma espécie de "rede de comunicação" com todas as informações associadas entre si. O resultado foi o melhor possível.
A técnica dos Mapas Mentais é, hoje em dia, um dos melhores e mais eficazes recursos didáticos, principalmente no estudo de matérias discursivas. Seria uma boa pra você inteirar-se sobre esta técnica que pode melhorar bastante a sua capacidade de memorização.
Enquanto isso, aprenda que aquelas "anotações bonitinhas", lineares e organizadas que você faz no seu caderno não funcionam! Você precisa fazer anotações "expressivas" coloridas, ligadas entre si por setas e curvas, de preferência com muitos desenhos. É disso que a memória gosta!
Lembre-se: a memória tem uma predileção especial por informações extravagantes, absurdas, divertidas, grandiosas, coloridas e emocionantes. As informações lineares, banais, inexpressivas, bem comportadas e em preto-e-branco, são descartadas pela memória na primeira esquina. É assim que a banda toca.
MEMORIZAÇÃO
Dicas para acelerar a aprendizagem
De forma bem simples, podemos dizer que "aprender é memorizar (sejam dados ou procedimentos) de tal forma que essas informações sejam facilmente lembradas quando precisarmos delas".
Por isso mesmo, a maneira de aprender é decisiva. Se você tenta memorizar amontoando informações, desordenadamente, terá dificuldades de lembrar. No entanto, se você "associa" as informações, terá mais facilidade para recuperá-las na memória.
Um exemplo: se você tem dúvida se sargento se escreve com G ou com J, pode memorizar simplesmente associando "SARGENTO" com "GARCIA" (aquele conhecido personagem dos filmes do Zorro). Veja como você poderia fazer o desenho dessa informação:
Feito isso, basta colar este "desenho" na mesa onde você estuda ou trabalha, e deixar lá por alguns dias. Você nunca mais esquecerá.
Você vai gastar pouco tempo para fazer esse desenho, bem menos do que gastaria se usasse os métodos convencionais de memorização.
Há também outros aspectos importantes que devem ser considerados. Por exemplo:
As pessoas costumam ler livros didáticos ou apostilas de forma desordenada, muitas vezes até alucinadamente, afinal elas "precisam aprender" e acham que lendo depressa reterão mais informações. No entanto, isso é um erro grave. Em vez de agir assim, faça desta forma:
1 - Só comece a estudar quando estiver relaxado. Não adianta estudar estando ansioso. Tome um refresco de maracujá ou um chazinho suave de erva-cidreira. Só então pegue no livro;
2 - Divida o tempo que você vai gastar na leitura, em blocos de no máximo 6 minutos. Enquanto lê, vá circulando as informações importantes e ligando-as por setas coloridas. Como se estivesse "brincando de estudar";
3 - A cada 6 minutos, pare uns 2 minutos. Levante-se, ande um pouco, converse com alguém. Só depois continue a leitura;
4 - Não se preocupe em memorizar nada. Isso só fará aumentar sua tensão. Simplesmente vá lendo e circulando as informações importantes.
5 - A cada meia-hora, pare por uns cinco minutos. Dê uma relaxada.
6 - Recomece voltando ao início, passando os olhos pelas informações assinaladas e vá fazendo (numa folha de papel branco) um mapa mental, tal como mostramos na ilustração a seguir. Faça o mais colorido e expressivo que puder. A qualidade do seu desenho vale pouco; o que vai valer é o ato de "desenhar as informações". Isso facilitará muito o trabalho da memória.
7 - Cole esse mapa na sua mesa ou na parede. Deixe-o lá por alguns dias e dê uma passadinha de olhos nele sempre que puder, porém, bem naturalmente.
8 - Se pretende continuar lendo por mais de meia-hora, divida o tempo em blocos assim como descrito acima.
9 - Não ultrapasse duas horas contínuas de leitura. Lembre-se que nosso cérebro esgota com facilidade quando submetido muito tempo a uma mesma operação. Se, contudo, for muito necessário, a cada duas horas dê uma paradinha de 15 minutos; ouça música, tome um suco, divirta-se um pouquinho.
10 - Lembre-se de que "correr para aprender" não é "acelerar a aprendizagem".
Nota importante: O "Jogo da Memória" - que todo mundo conhece - é um exercício e tanto para melhorar a concentração, desenvolver a percepção e descontrair a mente. Jogue sempre que estiver preocupado.
Sexto turista espacial já chegou à Estação Espacial internacional
A nave espacial russa Soiuz, com um turista norte-americano Richard
Garriot a bordo, acoplou hoje com a Estação Espacial Internacional,
ISS, anunciaram os serviços de imprensa do centro russo de controlo
dos voos espaciais. A chegada ocorreu quando eram 9h26 de Lisboa.
A tripulação, constituída pelo cosmonauta Iuri Lontchakov e pelo
astronauta americano Michael Fincke, para al´me de Richard Garriot,
filho do antigo astronauta Owen Garriot, que passou dois meses, em
1973, a bordo do Skylab, encontrou-se já com Serguei Volkov, o
cosmonauta que estava encarregue da manutenção da ISS. Também
este cosmonauta é filho de um antigo cosmonauta russo, Alexandre
Volkov.
Garriot, que fez fortuna a produzir jogos para computador, gastou 30
milhões de dólares para conseguir fazer o mesmo que o seu pai um dia
conseguiu, realizando um sonho de criança. Richard vai permanecer
duas semanas no espaço.
Richard Garriot é o sexto turista a viajar para o espaço, depois do
norte-americano Dennis Tito, em 2001
do sul-africano Mark Shuttleworth, em 2002, de Greg Olsen(EUA), em 2005, de Anousheh
Ansari(1ª Mulher americana pais iranianos) em 2006 e de Charles
Simonyi(EUA), em 2007.
O turista espacial Richard Garriott voou com o astronauta
americano Mike Fincke e o cosmonauta russo Yuri
Lonchakov.
Garriott, que pagou cerca de 20 milhões por uma
"temporada" de dez dias na estação espacial, segue os
passos do pai, um astronauta da Nasa na década de 1970.
Assista à reportagem
A Soyuz se acoplou à EEI sobre o território do
Cazaquistão, um pouco antes do esperado, às 5h26
(horário de Brasília).
Veteranos
O programador de jogos de computador Richard Garriott,
de 47 anos, é membro do conselho e investidor na
companhia Space Adventures, empresa que negociou vôos
anteriores de turistas milionários ao espaço.
Seu pai, Owen Garriott, passou 60 dias na estação Skylab
em 1973.
Coincidentemente, Garriott chega à estação quando ela
está sob o comando do filho de outro viajante espacial
famoso.
O pai de Sergei Volkov, Alexander, fez vôos de longa
duração para as estações espaciais russas Salyut 7 e Mir.
Fincke e Lonchakov são veteranos da EEI. O americano
passa sua segunda temporada na estação espacial e o
russo, sua terceira.
Missão
A tripulação da Expedição 18 vai supervisionar a entrada
em funcionamento de um novo equipamento de suporte
vital na EEI. Ele deve permitir que seis pessoas possam
ocupar a estação em horário integral a partir de maio -
atualmente, a capacidade é de três pessoas.
Garriott vai passar parte do seu tempo tirando fotos para
registrar como a superfície da Terra mudou nos últimos 35
anos, desde a viagem de seu pai.
Turismo espacial pode estar com os dias contados
O turismo espacial como é feito até agora, com o
pagamento de cerca de 20 milhões em troca de um
lugar em uma das naves Soyuz russas com destino à
Estação Espacial Internacional (ISS), pode estar com
os dias contados.
"O turismo espacial é uma atividade obrigada. Sinto
muito, mas temos que construir a Estação Espacial
Internacional não para os turistas, mas para atender às
necessidades dos habitantes da Terra", disse o
presidente da corporação espacial Energia, Vitali
Lopota.
O diretor da agência espacial russa Roscosmos,
Anatoli Perminov, já definiu o ano de 2010 como
prazo para acabar com as passagens à plataforma
orbital.
"Acho que a partir de 2010 deveremos interromper o
turismo espacial como é praticado atualmente", disse.
Perminov disse que, "segundo os acordos
internacionais, quando são lançados os módulos
científicos japoneses e europeus, a tripulação (da ISS)
deverá ser de seis pessoas. Nesse caso, não haverá
lugar para turistas espaciais", acrescentou.
Mas resslatou que "todas as pessoas com as quais já
assinamos um contrato voarão à estação", segundo a
agência "Interfax".
O chefe da Energia, consórcio responsável pela
construção dos foguetes Soyuz, disse que, se o
programa espacial russo receber o financiamento
necessário, não teria mais que recorrer ao turismo
como fonte de receita, segundo a agência oficial "Itar-
Tass".
Caso contrário, acrescentou, em um futuro, "teríamos
que continuar reservando espaço nas Soyuz para os
turistas".
No entanto, nem tudo está perdido para os
multimilionários que querem gastar parte da fortuna
para realizar o sonho de ir ao espaço, já que a
Roscosmos oferece outra alternativa: a compra de uma
das naves.
"Se um multimilionário russo ou estrangeiro continuar
com o desejo de voar ao espaço e ficar durante uma
semana na ISS, pode adquirir uma Soyuz", disse o
subdiretor da Roscosmos, Vitali Davidov.
Davidov reconheceu que uma Soyuz custaria "muito
dinheiro", por isso, além dos turistas, companhias e
Governos também poderiam adquirir as naves com o
objetivo de desenvolver seus respectivos programas
espaciais.
A Rússia recorreu ao turismo espacial no início desta
década devido à grave crise de financiamento que
atingiu seu programa especial após a queda da União
Soviética, a primeira potência a enviar um homem ao
espaço exterior, em 1961.
A princípio, a decisão russa de enviar turistas ao
espaço foi muito mal recebida pela agência espacial
americana Nasa, que considerava que a presença de
"novatos" na plataforma distrairia os astronautas que
ficam na ISS.
Desde 2000, cinco turistas viajaram à ISS a bordo de
uma Soyuz acompanhados de outros dois astronautas
profissionais.
O primeiro de todos foi o americano Dennis Tito,
empresário do setor financeiro e ex-cientista da Nasa,
que viajou à plataforma em maio de 2001, e confessou
que não era preciso ser um "super-homem" para voar
ao espaço.
Seu exemplo foi seguido em 2002 pelo sul-africano
Marc Shuttleworth, que realizou alguns testes
científicos relacionados à aids a bordo da ISS.
Em seguida, foi a vez do milionário americano
Gregory Olsen, um cientista de 60 anos, ir ao espaço,
em outubro de 2005. No entanto, ele sempre rejeitou o
apelativo de "turista espacial".
A primeira mulher a colocar os pés na ISS como
turista foi Anousheh Ansari, uma empresária da área
das telecomunicações americana de origem iraniana,
que ficou na plataforma orbital durante nove dias, um
novo recorde.
O último turista a ter esse privilégio foi, em 2007, o
milionário americano de origem húngara Charles
Simonyi, de 58 anos e um dos fundadores da
Microsoft, criador dos softwares Word e Excel.
O sexto turista espacial será o também americano
Richard Garriott, de 46 anos, criador de jogos para
computador e filho do ex-astronauta americano Owen
Garriott.
Garriott filho teve que desembolsar US$ 30 milhões
para realizar a empreitada de ir ao espaço.
Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo,
também sonharia em viajar à ISS, mas não é certo que
consiga realizar seu desejo, já que a passagens para a
aventura parecer ter se esgotado.
O multimilionário russo Roman Abramovich também
se disse disposto a pagar 300 milhões para ir à Lua,
mas esse projeto não deve tornar-se realidade tão
cedo.
Segundo uma pesquisa, 29% dos russos gostariam de
ir ao espaço como turista, mas reconhecem que não
têm dinheiro para pagar a passagem.
Fonte: Yahoo!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
MADEIRA a Pérola do Atlântico
MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.
RELÓGIO e CALENDARIO
HORAS NO MUNDO
Praias Brancas e Águas transparentes
Arquivo do blogue
- ► 2007 (551)
- ▼ 2008 (281)
PAULOFARIA & C.ª®
Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL
BADEN-POWELL
PAULO FARIA
PAZ E TRANQUILIDADE
PAULO FARIA BLOG
COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES
Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!
Acerca de mim
- PAULO FARIA
- Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.
PAULO FARIA BLOG
sitios
- http://pt.uefa.com/index.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
- http://pt.wiktionary.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
- http://www.abola.pt/
- http://www.ciberia.aieou.pt
- http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=26
- http://www.cozinhajaponesa.com.br/
- http://www.futebol365.pt/directo/default.asp
- http://www.google.pt/
- http://www.portalfutebol.pt/
- http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
- http://www.youtube.com/
- www.acp-eucourier
- www.camarabrasileira.com/projetosaber
- www.digitaldrops.com.br/drops/
- www.hypescience.com/
- www.kuantokusta.pt/
- www.lastfm.pt/listen/artist/similarartists
- www.orbita.starmedia.com/~pruss/inicio.html
- www.rivalcir.com.br/
- www.translate.google.com/translate_t