Euromilhoes

sábado, fevereiro 10, 2007

Cientista dinamarquesa «elimina» e «ressuscita» luz


Uma equipa de físicos liderada pela dinamarquesa Lene Hau, da Universidade Harvard, anunciou hoje ter conseguido fazer desaparecer um feixe de luz e fazê-lo reaparecer noutro local no espaço, uma experiência efectuada com os princípios da física quântica com o auxílio dos chamados condensados de Bose-Einstein, ou BEC (na sigla em inglês).
Aqueles objectos são aglomerados de matéria arrefecidos a temperaturas tão baixas que se comportam como um novo e singular estado da matéria. Todos os seus átomos agem coordenadamente, como se fossem um único «super-átomo».

Hau já tinha conseguido, há dois anos, fazer um raio de laser desacelerar e parar dentro de um condensado de Bose-Einstein de sódio. Agora anunciou que pode «ressuscitar» a mesma luz que tinha aniquilado - um feixe com as mesmas características daquele que tinha sido congelado - num outro bloco de condensado.

«Fizemos isso criando uma ´cópia` do raio de luz feita de matéria, que pôde então viajar no espaço livre entre os dois condensados», disse Hau à Folha de S.Paulo. «Quando ela entra no segundo condensado, podemos reavivar o raio de luz», afirmou.

Num estudo na revista Nature, Hau descreve como um átomo contendo a informação luminosa viajou entre os dois condensados por 16 centésimos de milímetro, o que constitui uma longa distância do ponto de vista da física quântica.

A maior contribuição do «truque» de Hau para a ciência é ajudar os físicos a compreenderem melhor a natureza quântica.

A investigadora adiantou que o seu trabalho é financiado pela Força Aérea dos EUA, pela Nasa e pela Fundação Nacional de Ciência, devido ao potencial de aplicação que tem a longo prazo.

No horizonte do laboratório de Hau estão a criptografia (criação de informação para transmissão em códigos secretos) e a computação quântica, o «Santo Graal» da informática, adianta o jornal.

Por enquanto, os computadores quânticos existem apenas em teoria, mas se os cientistas forem capazes de fabricá-los serão máquinas com o poder de processamento maior que o de qualquer super-computador actual.

Tua presença apacifica-me a alma


Quero aproveitar esse espaço para agradecer ao meu grandioso Deus por tudo o que Ele tem feito na minha vida, por tudo que passei ,foi tão difícil a caminhada que por uns momentos achei que não fosse resistir.

No inicio do eu estava sem fazer absolutamente nada, mas foi por minha própria decisão, até que tive um momento sobrenatural com Deus e Ele restituiu meus dons, mas estudando e trabalhando não tinha tempo para satisfazer a obra do Senhor e o cansaço bateu. Meu corpo físico não estava aguentando tambem por falta "tempo" até que comecei a rezar e Deus olhou e viu que a situação não podia continuar dessa forma. Ele olhou para mim e sabia que eu precisava de ter passado por tudo aquilo para poder esta ali naquele momento...Deus o médico dos médicos me fez ver a realidade do que eu estava passando. Eu precisava era de adorá-lo com todas as minhas forças,em seguida aquele estado menos bom, consegui andar no barco com Jesus na frente e Deus muito me abençoou, e Deus a cada dia que passa tem feito maravilhas na minha vida...Sou muito agradecido a Ele...

OBRIGADO SENHOR....

Quando estou só e o chôro parece querer chegar um sentimento de temor, como será, o amanhã que eu não vejo e quer me assustar?Oh meu Deus ajuda-me a confiar. Quando os sonhos se frustram ou parecem não se realizar,quando as forças se acabam,tudo o que eu sei é te adorar. Quando as feridas do meu coração não querem sarar e me atrapalham a visão tuas promessas são tão grandes e as lutas querem me esmagar, oh meu Deus ajuda-me a avançar

Tua presença apacifica-me a alma e me faz ninar como um bebê que não precisa se preocupar com a sua vida escondido em tuas mãos. Oh meu Deus em ti eu posso descansar. A esperança renasce e a certeza de que tua paz me invade, pois tudo o que eu sei é te amar.
Christiane dos Santos

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?