Euromilhoes

sábado, fevereiro 17, 2007

Qual é o seu maior medo?


Nos últimos dois meses perguntamos aos internautas do que eles têm medo. e medo de que? Esta era a pergunta a ser respondida e foi visualizada 291.964 vezes. Ao todo, 5.879 usuários deram sua opinião sobre o que mais temiam. Contrair uma doença grave é disparado a maior fonte de medo, com 40% dos votos. Outra questão que perturba os internautas é o bolso, 24% disseram que sua maior fobia é contrair dívidas. Falar em público é o terceiro item de maior repulsa. Afirmaram ter medo de falar diante de uma plateia 1.235 pessoas. O medo é um sentimento natural e necessário. O problema é quando ele começa a causar sofrimento e a prejudicar sua vida e sua carreira.

A fisiologia do medo*

Toda e qualquer emoção tem uma representação no cérebro, que é mediada por neurotransmissores, entre eles a noradrenalina, a serotonina e a dopamina. A fisiologia do medo se inicia nas amígdalas (estruturas que nada têm a ver com as da garganta), que têm o formato de uma noz e ficam próximas à região das têmporas. Elas identificam uma situação ou objecto do qual se deve tomar cuidado e enviam ao hipotálamo o sinal para a produção dos neurotransmissores. A partir daí, começam as reacções no organismo que nos deixam em estado de alerta para agir, enfrentando ou fugindo da situação.

A maior parte dos medos relacionados ao dia-a-dia no trabalho faz parte de um dos grupos mais comuns de fobias, chamadas de sociais. Nada mais são do que o medo de outras pessoas. O fóbico social tem dificuldade de se relacionar, não consegue olhar nos olhos do seu interlocutor, conversar naturalmente com seus superiores, falar em público, apresentar ideias ou sugestões em reuniões de trabalho, compartilhar tarefas. "A característica mais marcante desse tipo de fobia é o medo que a pessoa tem do julgamento dos outros", afirma o médico Tito Paes de Barros Neto, autor do livro Sem Medo de Ter Medo (Editora Casa do Psicólogo). "O fóbico social geralmente é muito perfeccionista. Como é impossível agradar a 100% das pessoas, ele prefere se omitir". Dessa forma, não se expõe em reuniões, não faz apresentações em público, não contesta a ideia dos outros. Isso vai prejudicando o desempenho no trabalho e pode comprometer seriamente sua carreira.

De onde vêm as fobias*

É comum as pessoas acreditarem que os traumas têm grande influência no desenvolvimento de fobias, mas isso não costuma ser verdade. "Somente em 20% dos casos é possível encontrar algum trauma que justifique o surgimento da fobia", diz Barros Neto. "Mas há quem defenda a tese de que esse trauma já é a primeira manifestação fóbica da pessoa". A predisposição genética, por sua vez, é um factor importante, embora não seja assim tão relevante no caso das fobias sociais. Nas fobias específicas, como medo de sangue, agulhas ou animais, há identificação de histórico familiar em cerca de 70% dos casos. Já nas sociais, são poucos os casos de traumas anteriores.

Os factores que estão mais directamente associados ao desenvolvimento desse tipo de fobia são basicamente três: ambientais (como doenças na infância ou isolamento da criança), educacionais (pais que educam os filhos com excessiva preocupação sobre o que os outros vão pensar do comportamento deles) e modelação (quando os pais têm algum tipo de fobia social e a criança aprende a se comportar de maneira igual). Outra possibilidade são as lesões nas amígdalas provocadas por traumatismos cranianos, acidentes vasculares cerebrais e tumores.

Os prejuízos do medo não se limitam apenas ao profissional. As empresas também perdem muito. O fóbico social geralmente cuida exaustivamente de cada detalhe de seu trabalho. Revisa tudo várias vezes e sempre pesa os prós e os contras. Com tanto esmero, as oportunidades de que tudo saia exactamente como ele planejou são grandes. A possibilidade de erro é mínima. Só que quem sofre desse tipo de fobia não tem coragem de dar o chamado pontapé inicial. E aí, ideias que poderiam ser a tão esperada solução para a organização ficam eternamente guardadas na gaveta. "É comum esse profissional esperar que os outros venham até ele para descobri-lo, mas nem sempre isso acontece", diz a psicóloga Neuza Corassa.

A melhor forma de superar o medo é enfrentá-lo, por pior que isso possa parecer. O tratamento de fobias geralmente é baseado na exposição da pessoa a situações ou objectivos que ela teme. É claro que isso não é feito de maneira brusca. Os especialistas geralmente vão dosando essa aproximação. Se a pessoa tem medo de falar em público, por exemplo, o psicólogo pode começar fazendo o paciente imaginar que está falando com um grupo de amigos ou mesmo fazendo uma apresentação em público. Aos poucos, ele pode orientá-lo a falar realmente com esses amigos, fazer apresentações para a família e enfrentar reuniões com poucos participantes. O passo seguinte será falar para grupos maiores, até chegar o momento de encarar um auditório lotado.

Saiba como vencer o medo*

Bastam alguns cuidados para não deixar o medo e a ansiedade prejudicarem seu desempenho numa reunião ou apresentação no trabalho.

• Prepare-se com antecedência: vá para o evento com o máximo de informações possíveis

• Cheque todos os dados quantas vezes achar necessário

• Faça um roteiro e procure segui-lo

• Se não se sentir seguro, simule uma apresentação para sua família ou fale diante do espelho observando seus gestos e entonação de voz

• Use e abuse de material e equipamentos de apoio para ajudá-lo a não perder o foco, como telões, gráficos, tabelas, projectores etc.

• Se possível, faça o reconhecimento do local um ou dois dias antes

• Tenha consciência de que é impossível agradar a todos que irão ouvi-lo

• Antes de entrar em cena, procure relaxar. Você pode ouvir música, fazer exercícios respiratórios, rezar, meditar. Isso vai reduzir a ansiedade.

• E acima de tudo: enfrente o medo

EU ACREDITO QUE EU POSSO VOAR

I Believe I Can Fly(R. Kelly)
Eu costumava pensar que eu não conseguiria ir para frente ...
E que a vida não era nada mais um toque de uma terrível canção.
Mas agora eu sei o significado do verdadeiro amor,
Eu estou abrindo meus braços...
E se eu puder ver , então eu posso fazer também
E se eu acreditar ... não há nada que me impeça!
Eu acredito que eu posso voar
Eu acredito que eu posso tocar o céu ...
Eu penso nisso cada noite e dia
Abro minhas asas e voo bem longe
Eu me vejo saindo através daquela porta ,
Vejo que eu estava a ponto de deixar tudo ir e cair...
Ás vezes o silêncio parece gritar tão alto!!
Existem milagres na vida, eu sei...
Mas antes eu devo saber que isso vem de dentro de mim.
E se eu puder ver então eu posso ser...
E se eu acreditar não há nada que me impeça.
Eu acredito que eu posso voar
Eu acredito que eu posso tocar o céu
Eu penso nisso cada noite e dia
Abro minhas asas e voo bem longe
Eu acredito que eu posso voar..
Eu acredito que eu posso voar...
Eu acredito que eu posso voar..
PORQUE EU ACREDITO EM TI!!

John Denver - Annie's Song ( Love Story in harvard )


Annie's Song
>> John Denver

You fill up my senses
Like a night in the forest
Like the mountains in springtime
Like a walk in the rain
Like a storm in the desert
Like a sleepy blue ocean
You fill up my senses
Come fill me again
Come let me love you
Let me give my life to you
Let me drown in your laughter
Let me die in your arms
Let me lay down beside you
Let me always be with you
Come let me love you
Come love me again
Let me give my life to you
Come let me love you
Come love me again
You fill up my senses
Like a night in the forest
Like the mountains in springtime
Like a walk in the rain
Like a storm in the desert
Like a sleepy blue ocean
You fill up my senses
Come fill me again

O que vale um AMIGO!


O que é um verdadeiro amigo:

Disse um soldado ao seu comandante:
-"O meu amigo não voltou do campo de batalha. Meu comandante, solicito autorização para ir buscá-lo."
Respondeu o oficial:
-"Autorização negada!" "Não quero que arrisques a vida por um homem que, provavelmente, está morto!"

O soldado ignorando a proibição saiu e uma hora mais tarde voltou mortalmente ferido, transportando o cadáver do seu amigo.
O oficial estava furioso:
-"Eu não te disse que ele estava morto?!"
-"Diga - me, valia a pena ir até lá para trazer um cadáver?"

E o soldado, moribundo, respondeu:
-"Claro que sim, meu comandante!
Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e disse-me:
- Tinha a certeza que virias!"

"Um amigo é aquele que chega quando todos já se foram."

Autor: desconhecido

Vencer o medo de falar em público através do treino

Um jornal realizou um inquérito junto de 3000 norte- -americanos para saber qual era o seu maior medo. Numa época em que os atentados terroristas, a criminalidade ou os desastres naturais ocupam um largo espaço nos media, esperava-se uma resposta concentrada neste tipo de preocupações. Mas não. O maior medo declarado pelos inquiridos foi, com 41% das respostas, o de falar em público.

Não há dados que permitam concluir que esta fobia pelo discurso perante uma grande ou pequena audiência se regista também em Portugal, mas o que é certo é que para cada vez mais pessoas, em todas as profissões, falar em público tornou-se uma tarefa indispensável para a evolução na carreira, da qual não se pode fugir e na qual, de preferência, convém ter um bom desempenho. Apresentações de projectos às chefias, discursos de motivação aos subordinados, participação em conferências do sector ou venda de um bem ou serviço a potenciais clientes são algumas das situações em que saber falar em público pode ser uma vantagem importante.

Mas, como vencer o medo de falar em público? E, se tal for conseguido, como tornar a apresentação útil e interessante para a audiência? Questionados os especialistas na matéria, duas palavras surgem sempre nas primeiras recomendações: preparação e treino. Se isto for feito, dizem, alguns dos receios mais usuais podem ser controlados. "Um dos medos mais frequentes é o medo de errar e de ser considerado pouco conhecedor pela plateia. É importante que o orador tenha noção que não pode saber tudo, mas ao mesmo tempo ajuda estar convencido que com a preparação e o estudo que fez, não é provável que haja pessoas mais conhecedoras sobre a matéria na plateia", afirma Wolfgang Lind, professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e formador nesta área. O treino é também essencial, não só para ganhar confiança, mas também para corrigir erros. "Ajuda muito treinar, seja à frente de um amigo ou de uma câmara. ver a própria apresentação é uma das coisas que mais ajuda a corrigir erros", explica Maria João Carreira, uma das responsáveis da Falatório, uma empresa de formação especializada nesta área.

Captar a plateia logo de início

Mas estar tranquilo não basta. Um orador sem medo, mas que deixa metade da plateia a dormir, não retira qualquer vantagem para a sua carreira. Um dos conselhos principais passa por tentar tornar a apresentação apelativa desde o primeiro momento. "Uma plateia é um grupo de pessoas pronta a aborrecer-se e os primeiros três minutos são decisivos. Se forem bem ultrapassados, garantir o sucesso da apresentação torna-se logo muito mais fácil", afirma Maria João Carreira, que garante haver "muitos truques para conseguir isto".

Entre outras coisas, aconselha-se a utilização de alguns exemplos concretos, a apresentação de estatísticas e o recurso ao humor, sem exageros. "Uma piada, desde que seja adequada, ajuda a chamar a atenção do pública e coloca o próprio apresentador mais à vontade. Para quem tem medo de parecer ridículo - o que é muito frequente em Portugal - fazer uma piada pode servir como vacina", conclui Wolfgang Lind.

Sérgio Aníbal

MÁXIMAS

Sorri mesmo que seja um sorriso triste pois mais triste que um sorriso triste é a tristeza de não saber sorrir."

"Se se sente só é porque construiu muros em vez de pontes"

"Nunca ore suplicando cargas mais leves, e sim ombros mais fortes
Philips Brooks

"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos."
Provérbio chinês

Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Dave Weinbaum

"quer ser feliz por um instante?
Vingue-se!
quer ser feliz para sempre? Perdoe!"
Tertuliano


"Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta."
Carl Young

"Ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio."

"Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera.”
Che Guevara

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar."
William Shakespeare

"É muito fácil ser pedra, o difícil é ser vidraça".
Provérbio Chinês

"Olha para os que te amam e não para os que te desprezam."

"Se aguentarmos sem perder a esperança, que seja quase impossível aguentar e ter esperança, podemos ter uma vida cheia de felicidade"

Amigos são aqueles estranhos seres que nos perguntam como estamos e esperam ouvir a resposta.

"Aquele que sabe e sabe que sabe
é sábio - segue-o
Aquele que sabe e não sabe que sabe
está a dormir - acorda-o
Aquele que não sabe e não sabe que não sabe
é um idiota - enxota-o
Aquele que não sabe e sabe que não sabe
é simples - ensina-o"
- Provérbio Árabe

"Há magia nos amigos que se fazem notar...
e que na simplicidade dum gesto tornam-se como que no nosso respirar...
no nosso viver...
no nosso ser!...."
- Céu

"Quando uma árvore tomba faz um enorme ruído, mas quando uma floresta nasce, ninguém dá por isso."

" Liberta-te....
e corre em demanda da felicidade.
Deixa-te encantar pelo mar,
as aves e as flores...
e vê como todos se vestiram de festa
por causa de ti."
- Emmanuel Geibel

"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está passando inutilmente."
- Érico Veríssimo.

"Ainda está por provar que a inteligência é importante para a sobrevivência"
- Arthur C. Clarke
O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos.
- Eleanor Roosevelt.

Só não existe o que não pode ser imaginado.
- Murilo Mendes.

O tempo amadurece todas as coisas. Nenhum homem nasce sábio.
- Cervantes.

A cooperação entre os homens e o respeito à vida farão deste, o melhor dos mundos.
- Jorns.

"Quando precisa tomar uma decisão e não a toma, está tomando a decisão de nada fazer."
- William James.

"Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer pouco."
- Edmund Burke.

"Viver, é a arte de sorrir cada vez que o mundo diz não."
- Guilherme Arantes.


"Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar a beleza de ser um eterno aprendiz."
- Gonzaguinha.

"Dificuldades reais podem ser resolvidas; apenas as imaginárias são insuperáveis."
- Theododre N. Vail.

"Os dois elementos mais comuns no universo são o hidrogénio e a estupidez."
- Harlan Ellison

"Há homens que lutam um dia - e são bons.
Há outros que lutam um ano - e são melhores.
Há aqueles que lutam muitos anos - e são muito bons.
Porém existem aqueles que lutam toda uma vida - estes são os imprescindíveis."
- Bertold Brecht

"A verdade de outra pessoa
não está no que ela te revela,
mas naquilo que não pode revelar-te.
Portanto, se quiseres compreendê-la,
não escutes o que ela diz,
mas antes, o que não diz."
-Khalil Gibran

"Se olhares o céu e ele te lembrar os amigos, é porque estão, não estando..."
- Céu

"Quando encontrares uma pedra no teu caminho não a chutes, faz dela 1 degrau e sobe na vida!"

"Vive de forma a que a tua presença não seja notada mas que a tua falta seja sentida."

"Os melhores perfumes vêm de frascos pequeninos. As grandes amizades provam-se nos pequenos gestos"
- R. Schneider

"Os verdadeiros AMIGOS são como as estrelas. Nem sempre os vês, mas eles estão sempre lá..."

"A estupidez é infinitamente mais fascinante do que a inteligência.
A inteligência tem limites, a estupidez não..."

"O meu chefe e eu nunca temos conflitos. Ele segue o seu caminho e eu sigo o dele."

"Não há dever que mais menosprezemos do que o dever de ser feliz."
-- Robert Louis Stevenson, (1850-1894), escritor escocês, ensaísta e poeta.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?