Euromilhoes

quarta-feira, junho 06, 2007

Franquelim Lobo absolvido depois de condenado a 25 anos de prisão

O colectivo de juízes que dirigiu a repetição do julgamento de Franquelim Lobo, que tinha sido condenado a 25 anos de cadeia, decidiu hoje absolvê-lo, alegando que "não ficou provada a sua responsabilização criminal".

Franquelim Lobo era acusado de um crime de associação criminosa para tráfico de estupefacientes e outro em co-autoria de tráfico de estupefacientes e encontrava-se detido em prisão preventiva há cerca de três anos no Estabelecimento Prisional de Monsanto.

O presidente do colectivo de juízes do Tribunal da Boa-hora considerou que "se passou do 80 para o 8", quando determinou a absolvição do arguido, depois de este, no primeiro julgamento, ter sido condenado à pena máxima.

Entre vários argumentos para a absolvição, o juiz Nuno Coelho considerou haver "alguma fragilidade dos meios de prova em fase de investigação", nomeadamente no que se refere à associação criminosa.

Também a prova testemunhal não foi considerada consistente, dado que alguns dos arguidos do primeiro processo "contradisseram-se" quando prestaram declarações no âmbito do segundo julgamento, o que, segundo o juiz, "se reflectiu no veredicto final".

Faltou também provar o nexo entre Franquelim Lobo e Vitor Carragal (alegadamente cúmplice).

Estes e outros argumentos "abalaram os meios de prova, estes foram colocados em crise, embora existissem indícios", referiu o juiz, acrescentando que "na dúvida absolve-se o réu".

Nas alegações finais, que ocorreram a 08 de Maio, o Ministério Público limitou-se a pedir que fosse feita justiça, mas agora tem 15 dias para interpor recurso da decisão do colectivo.

Porém, a decisão dos juízes extingue as medidas de coacção, o que significa que em caso de recurso do MP o arguido aguardará o desenrolar do processo em liberdade.

O advogado de defesa, Vítor Carreto Ribeiro, congratulou-se com a sentença, afirmando que "não havia hipótese de ser outra a decisão dada a fragilidade da prova" apresentada contra o seu cliente.

Franquelim Lobo saiu do tribunal para a cadeia de Monsanto, onde foi buscar os seus pertences, ficando em liberdade.

Entretanto, o arguido interpos uma acção indemnizatória contra o Estado português, alegando "informações policiais falsas, deturpadas e pela violenta campanha de imprensa" contra si.

Detido em Espanha em Abril de 2004, Franquelim Lobo regressou a Portugal e foi ouvido pelo Tribunal de Sesimbra, que em Outubro o libertou devido a um "habeas corpus" aceite pelo Supremo Tribunal de Justiça.

Posteriormente fugiu para o Brasil, tendo lá permanecido até Março de 2005, quando foi detido pela Polícia Federal.

Em Abril de 2006, o Supremo Tribunal do Brasil concordou com o pedido de extradição de Franquelim Lobo para Portugal, iniciando-se de seguida os procedimentos para a marcação de novo julgamento, que começou a 27 de Março deste ano na Boa-Hora.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2007-06-04 18:15:01

Isto é que é justiça?
de culpado a heróí é um passo!
Estamos nesmo perdidos!!!
Qualquer dia quem vai preso são as pessoas que foram violadas da Casa Pia!!!
Que mais nos irá acontecer...
ISTO É DE LOUCOS !!!

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?