Euromilhoes

domingo, outubro 21, 2007

Ciclo da Lua

A Lição dos Gravetos (Primeiro Ciclo da Lua)
Sempre apreciei os romances do Nickolas Sparks, tanto pela maneira bela como este escritor escreve, como pela maneira com que consegue tocar bem fundo no meu coração. Foi com alegria, tristeza e lágrimas dos olhos que li "O Diário da Nossa Paixão", "Um Momento Inesquecível" e "as Palavras que Nunca te Direi", que das obras dele que já li, me conseguiram tocar mais.
No entanto, recentemente li um livro dele que nada tem a ver com histórias de amor, mas sim coma felicidade. "Uma Viagem Espiritual" escrita por Billy Mills e Nickolas Sparks conta a história de um jovem índio que perdeu a sua irmã e que, embora entre em depressão, quer voltar a ser feliz e para isso, pede ajuda ao pai. Este dá-lhe um pergaminho com desenhos, cujos significados o ajudarão a ser feliz. O jovem índio conseque descobri-los e com eles, a felicidade.
Gostei bastante do livro, dado que não fazia ideia de que a felicidade era algo tão fácil de conseguir, uma vez que é algo que nós achamos ser impossível de alcançar.
Ao longo dos meus próximos artigos, irei partilhar o significado do quinto desenho, que é "A Lição dos Gravetos".

* * *

Convence-te de que és o ser mais especial jamais criado
O primeiro graveto para atear a fogueira de felicidade

Muito antes de o Sol surgir no céu e até mesmo antes de Wakantanka ter criado o seio da Mão Terra no qual vivemos, nunca existiu ninguém exactamente igual a mim. Ninguém, no passado, teve exactamente as mesmas características que eu, a minha personalidade ou as minhas aptidões. Nunca ninguém cresceu ao mesmo ritmo, aprendeu as mesmas coisas ou reflectiu sobre a vida do mesmo modo que eu. Nem existe nenhuma hipótese de que alguém venha a ter uma preocupação igual à minha porque não pode haver uma reprodução de mim no futuro. O meu lugar na história está assegurado porque ninguém será como eu.
Sou o ser mais especial jamais criado,
Porque razão sou eu tão especial? Porque possuo características que ninguém mais terá. Sou único neste mundo, e nenhum guerreiro ou chefe ou qualquer homem comum poderá alguma vez reclamar aquilo que sou. Apenas eu tenho os meus pensamentos e esperanças. Apenas eu possuo o meu ritmo cardíaco, a minha energia e o meu amor à vida. Poderá alguém reclamar os meus sonhos? Poderá alguém amar como eu amo? Haverá alguém que me veja exactamente a mesma cor que eu vejo quando olho para uma flor em botão? Já alguém antes de mim ouviu o uivo do coiote exactamente com a mesma tonalidade? Alguém será capaz de repetir os meus feitos e acções? Não, sei que estas coisas me pertencem, a mim, exclusivamente. Como posso eu não estar feliz com estes pensamentos no meu coração e na minha alma?
Sou o ser mais especial jamais criado,
E porque sou o ser especial jamais criado, sou valioso. Como um diamante, sou raro e belo. Valho mais que tudo no mundo. De que vale o dinheiro comparado comigo? Dinheiro nenhum poderia alguma vez comprar os meus sentimentos. De que vale a fama comparada comigo? Nenhuma espécie de fama me pode tornar mais especial. De que vale qualquer bem material? Nenhum deles pode ser trocado por mim. A minha felicidade está assegurada pela consciência destas verdades.
Sou o ser mais especial jamais criado.
Sei que não devo desperdiçar a minha vida. E estou aqui com um objectivo. Estou aqui para crescer em sabedoria. Estou aqui para amar todas as coisas. Estou aqui em honra de Wakantanka. Como vou eu realizar estes projectos? Posso começar por ser feliz. Posso ser feliz se tiver consciência de que sou o ser especial jamais criado. Se sou assim tão especial, posso, seguramente, sorrir com orgulho pela pessoa que sou. Posso ser feliz, serei feliz...sou feliz.
Sou feliz porque sou o ser mais especial jamais criado.

Wantakanta - Deus. O Pai do Céu. O Criador do mundo.
A Lição dos Gravetos (Segundo Ciclo da Lua)
Dá apreço ao que a vida te concedeu
O segundo graveto para atear a fogueira da felicidade

Serei feliz porque dou apreço ao que a vida me concedeu.
Quando me sento e penso na beleza da vida, acabo por perceber que estou encantado pelo que a vida me ofereceu. Embora não tenha obtido tudo quanto desejo, não sinto tristeza porque isso me faz gostar muito das coisas que possuo. Se eu estivesse de perfeita saúde, será que conseguiria apreciar uma caminhada perigosa? Se fosse espantosamente belo, seria capaz de admirar alguém que me julgasse atraente? Se possuísse uma fortuna imensa, seria capaz de dar apreço a um presente oferecido por um amigo? Não, sei que seria impossível. Porque conheço e aceito esta verdade, consigo entender por que motivo não recebi tudo quanto desejo. Eu sou o filho especial de Wakantanka. Wakantanka sabe que sou suficientemente forte para não pensar no que não possuo, mas antes para dar apreço ao que tenho de facto. Obrigado, Wakantanka, por teres uma tal confiança em mim.
Darei apreço ao que a vida me concedeu.
Em vez de ficar obcecado com o que não tenho, hoje voltar-me-ei para a minha mente e tudo o que ela me proporciona. É o poder da minha mente que me distingue dos animais e de todos os outros seres do mundo. Com ela posso pensar na beleza e no amor. Posso pensar na paz e na realização pessoal. Que mais posso fazer com a minha mente? Tudo quanto quiser. Posso voar como a águia ou correr como o lobo. Nos meu sonhos, nunca tenho fome nem me sinto cansado. Não há fronteiras para o meu mundo nem limites para o que posso realizar. Como gosto deste aspecto da minha vida!
Darei apreço ao que a vida me concedeu.
Sei que está na minha natureza quere mais do que alguma vez conquistarei. Isso faz parte da minha alma e distancia-me das outras criaturas. Trata-se de uma força que posso utilizar para melhorar a minha vida. Sei que nada há de mal com os meus desejos, os meus sonhos, as minhas ambições ou as minhas necessidades porque estes ateiam a fogueira que existe em mim. Contudo, bem lá no fundo, percebo que nenhuma das coisas que quero na vida me pode fazer feliz. Antes pelo contrário, para ser feliz, devo pensar nas coisas magníficas que possuo neste omento, no tempo presente. Tenho de pensar que a própria vida é tão incrivelmente especial que não devo desperdiçar um único momento presente. Devo aceitar que posso ser feliz mesmo que nenhum dos meus sonhos se torne realidade porque toda a felicidade pressupõe admiração pela vida.
Darei apreço ao que a vida me concedeu.
Sei que a felicidade é, simultaneamente, o princípio e o fim da minha viagem na vida. Sei que tenho de ser feliz para que possa alcançar os meus objectivos, pois os pensamentos negativos inibir-me-iam muito antes de os atingir. No entanto, por que razão tenho metas que desejo alcançar? Para que possa ser feliz! A felicidade é um viagem circular, uma viagem em que o meu fim é o meu começo. Mas o que quer isto dizer? Quer dizer que me possos entir bem comigo mesmo, independentemente de atingir ou não as minhas metas. Quer dizer que não preciso de um motivo para ser feliz. Quer dizer que posso ser sempre feliz. Estes pensamentos simples são o sufuciente para me fazerem dar apreço, agora, à minha vida.
Darei apreço ao que a vida me concedeu.
Possuo tantas coisas maravilhosas. O que é que eu possuo? Possuo a vida. Possuo uma grande capacidade para amar. Sou capaz de reflectir. Sou capaz de sonhar. Sou capaz de ter esperança. Sou capaz de rezar. Sou capaz de sentir. Sou capaz de respirar. Sou capaz de cheirar. Sou capaz de ver. Sou capaz de andar. Sou capaz de falar. Sou capaz de ajudar. Sou capaz de ser feliz. Apenas eu sou capaz de fazer isto tudo voluntariamente. E se houver coisas que eu não consiga fazer ou obter, isso não importa porque possuo o bem mais precioso de todos. Tenho-me a mim mesmo, e isso nunca nnguém mo poderá tirar.
Darei apreço ao que a vida me concedeu.
Adaptar-me-ei à vida de acordo com as circuntâncias. A vida ofereceu-me tanto que não necessito de mais nada. Sei que posso ser feliz só por causa deste facto. Adaptar-me-ei de forma positiva às coisas más que me aconteceram e serei feliz por essa razão. Não esperarei que todos os meus objetivos ou sonhos se tornem realidade, mas serei feliz! Os outros podem ser mais bonitos, mas serei feliz! E porque razão serei eu feliz? Porque conheço e admiro ao que a vida me proporcionou. Sou feliz porque quero ser feliz. A vida compensou-me com a capacidade de ser feliz e, para me respeitar a mim mesmo, serei feliz. Como um cículo. O fim e o início. A felicidade
Obridado, vida, por tudo o que me concedeste.


A Lição dos Gravetos (Terceiro Ciclo da Lua)
Encara a tua vida com optimismo e esperança no futuro
O terceiro graveto necessário para atear a fogueira da felicidade

Sou feliz porque encaro a minha vida com optimismo e esperança no futuro.
A pouco e pouco, tudo se encaixa. Uma única gota de água da chuva parece não fazer grande diferença no mundo. Contudo, à medida que escorre pela montanha, junta-se a outras gotas e, rapidamente, se forma um fio de água. Este fio de água torna-se num regato, o regato transforma-se num rio e, em breve, aquela pequena gota faz parte de algo tão poderoso que não se pode travar. Conduzirei a minha vida da mesma forma o optimismo é a gota da chuva, a convicção de que alguma coisa boa acontecerá hoje. À primeira vista, o optimismo parece não ter grande valor. Até me posso esquecer dele, todavia sei que estará comigo. A segui, serei optimista em relação a uma segunda coisa e a uma terceira. Tal como as gotas que se formam num fio de água, o meu optimismo tornar-se-á mais forte. Depressa fluirá na minha vida e não será reprimido. Por que procederei assim? Por que quero ser optimista? Porque o optimismo é algo que me faz feliz. E eu quero ser feliz.
Encararei a minha vida com optimismo e esperança no futuro.
Tenho esperança na vida porque sei que o futuro não tem limites para mim. Uma vez que o passado é passado, apenas eu posso decidir o que o futuro me trará. Devo pensar que o meu futuro é negro e sinistro? Devo duvidar que algo de bom alguma vez me acontecerá? Devo viver no receio constante do amanha?
Não, porque se eu olhar para o meu futuro com estes pensamentos, então terei assinado o veredicto do meu destino. Nunca chegarei a ser nada porque acreditei que nada era.
Encararei a minha vida com optimismo e esperança no futuro.
Tal como a luz e as trevas, o bem e o mal, existem outras alternativas. Se olhar o meu futuro com a chama acesa e com esperança, se considerar que nada e mal alguma vez me acontecerá e se for em frente pensando no amanhã com entusiasmo, então também terei assinado a sentença do meu destino. Sou feliz porque sou optimista. Tenho esperança num amanhã melhor. Não estou preocupado com os fracassos de hoje porque sei que as coisas serão melhores amanhã.
Também olharei a minha vida como uma aventura. O que me acontecer a seguir poderá estar para além do meu controlo, no entanto, o entusiasmo vale o risco. Olharei a minha vida da mesma maneira que uma criança vê o mundo: com inocência e paz no coração. Saberei que em cada dia algo novo e excitante me acontecerá. Em cada dia esperarei que algo de bom me aconteça. Não receio o amanhã porque será melhor que o dia de hoje.
Encararei a minha vida com optimismo e esperança no futuro.
Quando olho o futuro com optimismo, sei que me acontecerão coisas preciosas. A vida, para mim, só poderá melhorar e isso faz-me sentir um grande entusiasmo por tudo quanto faço. Não receio que o futuro não se torne realidade porque o optimismo é uma estrela que me guia durante a noite. Sempre que navegar em águas agitadas, olharei simplesmente para a estrela e saberei que chegarei a bom porto se mantiver o meu rumo. Enquanto usar a estrela do optimismo para ser feliz, alcançarei sempre os meus objectivos. Como já sei, a felicidade é o princípio e o fim de qualquer meta na minha vida. O optimismo far-me-á feliz.
Encararei a minha vida com optimismo e esperança no futuro.
Se as coisas estiverem a correr mal, hão-de melhorar, apreciá-las-ei ainda mais. Há sempre lugar para o optimismo na minha vida. Em relação ao que é que serei optimista? Em relação a tudo. Serei optimista em relação a mim e terei enormes expectativas para o meu futuro. Acreditarei que me acontecerão coisas boas. Serei optimista em relação às outras pessoas. Acreditarei que têm pensamentos são e que agem com justeza porque isto me faz sentir melhor em relação a elas. Serei optimista em relação à minha família e acreditarei nela. A minha confiança na minha família ajudá-la-á a ultrapassar todas as desavenças. Serei optimista em relação aos meus inimigos porque acredito que isso fará do mundo um lugar melhor. Serei optimista nas palavras que pronunciar porque compreendo o poder das palavras para influenciar os outros. Serei optimista na forma de encarar a minha vida porque as palavras e acções passam de pessoa para pessoa. O optimismo transformar-se-á num modo de vida para mim e, por consequência, serei feliz.
Obrigado, Wakantanka, por me mostrares esta verdade.


A Lição dos Gravetos (Quarto Ciclo da Lua)
Estabelece objectivos novos e com interesse
O quarto graveto necessário para atear a fogueira da felicidade

Estabelecerei objectivos novos e interessantes porque sei que me farão feliz.
À medida que o Sol se vai pondo ao fim do dia, apercebo-me que mais um dia acabou. O dia de ontem ensinou-me algumas lições, permitiu-me experiências e deixou a minha vida para sempre. Não há nada que eu possa fazer para recuperar o dia de ontem.
O amanhã comporta grandes promessas para mim. O meu futuro está nas minhas próprias mãos, e há tanto a fazer para o transformar no tipo de dia que espero. É o início de uma nova viagem, uma viagem que vai influenciar a minha vida para sempre. As coisas mudarão amanhã. Agirei, falarei e pensarei de forma diferente. Como hei-de saber como proceder? Como hei-de saber onde me leva esta viagem? O desconhecido pode ser assustador, e eu não quero ter medo do amanhã. De que modo posso, então, evitar este receio? Posso evitá-lo pura e simplesmente, estabelecendo metas novas e interessantes. Estas metas serão o mapa da minha viagem. Permitir-me-ão conduzir a minha vida com confiança. Permitir-me-ão registar os meus progressos em relação ao que quer que seja que eu desejo. Far-me-ão pensar sobre o futuro.
Estabelecerei objectivos novos e interessantes.
Posso controlar o meu futuro por intermédio das acções que hoje pratico. Se quiser ter sucesso, sei que há algo que posso fazer hoje para me ajudar a atingir o meu objectivo. Se quiser ser mais saudável de futuro, sei que o meu objectivo, hoje, é dar o primeiro passo para essa finalidade. Os propósitos diários são importantes, porque sei que nunca conseguirei alcançar as metas futuras sem as acções de hoje. Sei e entendo que, se não criar objectivos diários, viajarei através da vida sem mapa. E sem um mapa perder-me-ei e eu não quero perder-me. Quero caminhar com Wakantanka e com confiança; e Wakantanka revelou-me essa verdade com a qual oriento a minha vida. Que verdade é essa? A verdade é simples: uma dia há-de vir em que deixará de chegar o amanhã. Estabelecerei objectivos hoje e trabalharei para os alcançar, pois um dia não serei capaz de os começar no dia seguinte. Se criar metas diárias, serei feliz.
Também estabelecerei objectivos a longo prazo. Sem objectivos a longo prazo, as minhas metas diárias terão pouco efeito na vida. Sei que os objectivos a longo prazo me ajudarão a enfrentar o desânimo que sinto quando não atinjo as minhas metas diárias. Cada fracasso num propósito diário há-de ensinar-me algo. Estes conhecimento acumular-se-ão ao longo do tempo e descobrirei que aprendi mais com os meus fracassos do que com os meus sucessos do que com os meus sucessos. É por esta razão que não receio o fracasso nem avaliarei o meu desempenho numa base diária. Exactamente como uma árvore leva muitos anos a tornar-se forte, também eu devo tornar-me forte a pouco e pouco. A consciência destas verdades ajuda-me a ser feliz.
Estabelecerei objectivos novos e interessantes.
Ao mesmo tempo que me apercebo que crio metas para alcançar um determinado fim, também sei e compreendo que a viagem em direcção aos meus objectivos é agradável. Que homem de sucesso não deseja falar com orgulho ao contar o que teve de passar para atingir as suas metas? Que atleta de eleição não deseja relatar orgulhosamente as milhares de horas de trabalho que teve antes de chegar à vitória? O trabalho árduo, os sucessos e os fracassos ajudam, no sue conjunto, as pessoas a alcançarem os seus objectivos. Sei e entendo que as metas são para serem usufruídas enquanto trabalho para as atingir e não apenas quando sou bem sucedido. Para ser feliz, tenho de criar objectivos e compreender que qualquer malogro me apresentou num obstáculo que, uma vez superado, se transformará numa fonte de orgulho para mim. Essas metas ajudar-me-ão a sentir uma grande felicidade no meu coração.
Estabelecerei objectivos novos e interessantes.
Farei uma listagem dos meus objectivos todos os dias. Essa lista abrangerá as metas a longo e a curtos prazos e certificar-me-ei de que tenho consciência do que implica atingi-las. Depois trabalharei no sentido de as alcançar. Ao agir desta maneira, serei capaz de em concentrar em melhorar a minha vida. Se trabalhar para melhorar a minha vida, serei feliz. De cada vez que atingir um propósito, rapidamente criarei outro para não cair na apatia.
Compreendo e acredito que a letargia é a semente da insatisfação da minha vida, enquanto que planear, trabalhar e alcançar as metas me faz sentir bem em relação ao meu futuro. Serei feliz porque os objectivos que eu determinar não me permitirão ter tempo para ficar obcecado com os objectivos da minha vida.
Em resumo, serei feliz se projectar metas novas e interessantes

A Lição dos Gravetos (Quinto Ciclo da Lua)
Vive cada dia como se fosse o último
O quinto graveto para atear a fogueira da felicidade

Serei feliz porque vivo cada dia como se fosse o último.
Não viverei para ver o amanhã, contudo serei feliz.
A minha vida há-de acabar, contudo serei feliz.
Os meus planos para o futuro desvanecer-se-ão, contudo serei feliz.
É o último dia da minha vida e sou feliz!
Para mim não existirá amanhã. A vida extinguir-se-á quando a Lua nascer, ao fim do dia. Quero estar triste; dentro do meu coração sinto que mereço mais alguns anos de vida. Ainda tenho tanto para levar a cabo, tantos sonhos por realizar. No entanto, mesmo que queira estar triste, não consigo. Estou feliz; mais feliz do que alguma vez estive. Repito para mim mesmo: Sou feliz! Sou feliz! Contudo, como? Como posso estar feliz quando sei que já me resta tão pouco tempo?
Porque hoje é um dia especial e não pode ser desperdiçado com pensamentos de tristeza. Porque hoje gozarei cada minuto. Não haverá tempo para lembranças amargar! Porque sei que só eu controlo a minha felicidade e que Wakantanka me transmitiu a energia necessária para sentir a felicidade no meu coração; e Ele quer que o meu último dia seja feliz. E acima de tudo, porque sei que este dia é um bónus que não mereço. Fui agraciado com este dia e sei que é o último. Ninguém mais sabe quando vai morrer, mas eu sei! Conheço o maior segredo do mundo! Saber estas coisas enche-me o coração de felicidade.
Com estas verdades presentes na minha mente, o que é que farei no meu último dia? Primeiro, certificar-me-ei de que não desperdiçarei um único momento. Usarei cada minuto do dia para encontrar algo que me faça feliz. Pode ser, tão somente, o chilrear de um pássaro ou uma cor bonita; mas prestar-lhe-ei atenção, gozá-lo-ei e amá-lo-ei. Reconheço que tudo o que é beleza é uma dádiva de Wakantanka e que Ele me ofereceu a capacidade para o apreciar. Como é que eu podia deixar de o fazer por ele? Ele encheu o mundo de beleza para que eu possa ser feliz. Portanto hoje, no meu último dia, saudarei a alvorada com reverência. Descobrirei a beleza de todas as coisas vivas. Descobrirei beleza na natureza: as nuvens provocar-me-ão espanto, os ventos aliviarão o meu fardo e os mares purificar-me-ão as minhas imperfeições. Sei que hoje as minhas horas finais serão dispendidas com paz interior e em admiração pela beleza que me rodeia.
E, no entanto, farei mais do que observar a beleza do mundo. Porque é o meu último dia, quero dedicar-lhe a minha máxima atenção. Cada minuto é a única coisa e a mais preciosa que tenho e sou feliz porque sei como tirar o maior partido dele. Este dia é a minha vida, a minha vida inteira e canto com alegria porque o posso passar como muito bem decidir. Acordo de manhã com um sentimento de gratidão para com Wakantanka por me conceder este último dia. Vou fazer das poucas horas que me restam as melhores que jamais tive na vida.
Viverei cada dia como se fosse o último.
O que é que hei-de fazer com este último dia? Por que me foi concedido? Tem de haver uma razão, pois a tanta gente antes de mim nunca foi dada esta oportunidade. Tem de ser o meu último dia para ser feliz. Tem de ser o dia para amar todos os que me estão mais próximos. Tem de ser o dia para apreciar as coisas a que antes nunca dei valor. Estas são as coisas que tenho de fazer ao longo das preciosas horas que me restam. Saudarei cada hora com entusiasmo e acarinharei todas as coisas porque não voltarei a vê-las. Amarei este último dia de todo o meu coração e sinto-me feliz por verificar que não o deito a perder com pensamentos negativos.
Viverei cada dia como se fosse o último.
Hoje vou fazer as coisas que me dêem prazer a mim e aos outros. Direi às pessoas por quem me interesso o quão especiais elas são na minha vida e sorrirei quando vir a sua expressão. Auxiliarei quem precisar de ajuda porque me torna feliz saber que, hoje, sou capaz de praticar acções generosas. Farei as pazes com os meus inimigos porque quero que saibam que dou valor a toda a espécie de vida e que também os quero ver felizes. Caminharei com a Mãe Terra e apreciarei a beleza que me cerca porque sei que rirei com admiração pelo mistério da vida. Viverei com amor e entusiasmo no meu coração porque sei que amanhã estarei morto e quero ser feliz no meu último dia.
E, se de facto for verdade e for o meu último dia, terei vivido o melhor dia da minha vida. Terei vivido cada minuto com a minha mais ardente dedicação. Terei amado até ao limite máximo do meu coração. Cada minuto terá sido o mas feliz de toda a minha vida.
E se estiver enganado e não for o meu último dia, levantarei as minhas mãos em sinal de vitória e agradecerei a Wakantanka por me ter concedido mais uma oportunidade para ser feliz


A Lição dos Gravetos (Sexto Ciclo da Lua)
Adapta-te à vida conforme ela se apresenta
O sexto gaveto necessário para atear a fogueira da felicidade

Serei feliz porque me adaptarei à vida conforme ela se me apresentar.
Sei que nem tudo quanto desejo se tornará realidade para mim. Muitas coisas que me acontecem estão para além do meu controlo. É assim que é a Mãe Terra, é assim que sempre foi e é assim que sempre será. Por que razão foi o mundo criado deste modo? Por que razão é que Wakantanka quer que eu seja feliz, e é o meu dever ser feliz para o honrar. Estão por que parece tão difícil às vezes? Porque é que tantos problemas parecem afligir-me, impedindo os meus progressos? Acho que sei a resposta.
É porque partilho este mundo com os outros.
Partilho-o com a natureza, partilho-o com as pessoas, partilho-o com quem Wakantanka abençoou. Este não é o meu mundo; foi-me emprestado pelos meus descendentes e foi-me emprestado por Wakantanka, pedi-o emprestado a todos aqueles que existem comigo. E porque todos partilham este mundo com os outros que têm o mesmo direito aos seus recursos, eu não consigo controlar tudo o que me acontece. Se uma praga destruir todo o trigo do mundo, não existe nada com que eu possa fabricar pão. Se um homem possuir todos os bovinos do mundo e não os partilhar, não há nada que eu possa fazer para ter bifes. Existem coisas para além do meu controlo, no entanto sei e acredito que Wakantanka tinha um objectivo quando arquitectou o mundo. Qual é, então, este objectivo? E porque é que Ele assim decidiu? Estas duas perguntas têm atormentado os homens ao longo de séculos, mas foi encontrada alguma resposta? Sim, eu sei a resposta quando olho para o meu coração e para a minha alma. Conheço o Seu objectivo.
O Seu objectivo é tornar-me forte adaptando-me, de forma positiva, às coisas que me acontecem na vida.
O que é que significa isso para mim? Significa tudo! Significa que não tenho de receber todas as coisas que quero para ser feliz porque serei suficientemente forte para me adaptar à vida se elas. Significa que a minha felicidade é da minha exclusiva responsabilidade; não depende do que acontece mas, contrariamente, do modo como observo e me adapto ao problema. Sei e acredito que posso tirar o melhor partido de uma qualquer situação porque tirar o melhor partido da situação e inteiramente da minha conta.
Sou tão feliz que tenho a certeza de que nada será capaz de me desanimar! Se me acontecer alguma coisa, farei com que os aspectos positivos venham ao de cima. Se a vida me apresentar algo de inesperado, posso fazer uma única adaptação e alguma coisa boa acontecerá. Posso ser feliz porque conheço esta verdade.
Adaptar-me-ei á vida conforme ela se me apresentar.
Sei como conduzir a minha vida. Sei como ser feliz em cada ar que respirar. É tão fácil! Só tenho de me adaptar às coisas más com uma atitude feliz! Sei e acredito, do fundo do meu coração, que Wakantanka jamais me daria um problema tão grande e difícil que não fosse capaz de ultrapassar. Não é assim que Ele é. Tenho a energia dos meus antepassados na minha alma para me ajudar e adaptar-me e tenho a sabedoria de Tunkasila para me guiar à verdade. Obrigado, Wakantanka, por me dares este conhecimento e esta energia. Adaptar-me-ei e serei feliz para te honrar.
Não me preocuparei quando for confrontado com alguma dificuldade porque ou a resolverei ou me adaptarei a ela. Não entrarei em desespero se perder algo com valor porque ser que ou encontrarei ou aprenderei a viver feliz sem isso. Não sentirei raiva quando os outros tentarem derrotar-me porque sei que serei capaz de ser feliz quer perca quer ganhe. Não me sentirei sozinho porque sei que farei amigos se tiver uma atitude feliz.
Adaptar-me-ei à vida conforme ela se me apresentar.
Sei que se me adaptar aos problemas que surgem na minha vida e trabalhar para ser feliz apesar da sua existência, terei aprendido o maior segredo do mundo. Que posso eu desejar alcançar? A felicidade! Se eu souber que me consigo adaptar aos problemas, sei que posso ser feliz, pois sei que posso fazer algo que poucas pessoas conseguem fazer. Posso levar uma vida feliz! Sou feliz em cada dia e, então, até ao fim dos meus dias terei vivido uma vida feliz. Nada mais posso desejar.
Tenho consciência de que as complicações aparecem na vida de todas as pessoas do mundo. Mas quantas são as que vivem felizes apesar da sua existência? São as que se adaptam a elas com uma atitude feliz, são essas pessoas! Também me adaptarei aos aborrecimentos do mesmo modo. Rir-me-ei quando os problemas me confrontarem e sorrirei quando as coisas correrem mal porque sei que me adaptarei a eles. Sei que nada me pode acontecer que afecte a minha felicidade porque a minha maneira de olhar o mundo vem dentro de mim. Conquistarei a vida com felicidade, viverei cada dia de oração alegre e adaptar-me-ei aos meus problemas com ânimo porque sei que só depende de mim proceder desta maneira sinto uma grande força interior porque seu que consigo adaptar-me ao que quer que seja que me aconteça. Quão terrível seria a vida se a felicidade dependesse de alguém ou de alguma coisa! Isso significaria que apenas algumas pessoas seriam felizes. Esta consciência faz-me perceber a sabedoria de Wakantanta. Entendo agora por que razão Ele quer que eu me adapte aos aborrecimentos da minha vida. Compreendo por que motivo esses inconvenientes não precisam de me tornar feliz.
No mundo limitado que Ele criou, a única maneira de Ele nos permitir ser felizes é deixar que isso dependa de cada um de nós.



A Lição dos Gravetos (Sétimo Ciclo da Lua)
Aprende a viver contigo e a gostar de ti
O sétimo graveto necessário para atear a fogueira da felicidade

Serei feliz porque sei como viver comigo mesmo e como gostar de mim.
Sei que são estes alicerces da felicidade na minha vida. Os ventos podem derrubar as árvores, os terramotos podem impedir um rio de correr e o fogo pode destruir um vale inteiro. A força e o poder dos homens podem destruir cidades, mas o poder do amor ajudar-me-á a ultrapassar tudo o que se me deparar. O amor é a força que une as pessoas. É a realidade mais poderosa de todas. Tenho de aprender a gostar de mim para ser feliz. Se não o fizer, encontrar-me-ei perdido numa terra desconhecida, restando o desespero e a solidão à minha volta.
Posso não ser atraente, posso não ser inteligente, posso não dizer as palavras certas ou não fazer as coisas certas, mas sei que gostar de mim mesmo abrirá o coração de todos. Se gostar de mim, possuo uma energia invisível que os outros verão. Resplandecerei de felicidade como o Sol e espalharei amor por todos quantos se abeirarem de mim. Tornar-me-ei igual a Tunkasila e parecerei um sábio a todos os que me encontrarem. Os outros virão de muito longe ter comigo para aprenderem, como se eu possuísse um segredo que apenas alguns guardam. Dir-lhes-ei que têm de gostar de gostar de si próprios porque essa é a pedra angular da sabedoria e da felicidade verdadeiras.
Aprenderei a viver comigo e a gostar de mim.
De que modo posso gostar de mim? Tenho de encarar a minha vida como algo sagrado. Sou especial porque ninguém alguma vez poderá ser a mesma pessoa que eu sou. Tenho capacidades e pensamentos que mais ninguém tem, e eles tornam-me valioso aos olhos do mundo. Amo o que posso e o que não posso porque sei que estas coisas são únicas para mim. Amo aquilo que disser, porque as palavras vêm do fundo da minha alma. Amo os meus sentimentos, porque vêm do fundo do meu coração. Gosto de mim, porque Wakantanka era sábio e omnisciente quando em criou. Ele não comete erros, e eu sou a coisa mais preciosa que Ele jamais criou.
Aprenderei a viver comigo e a gostar de mim.
Gosto de mim por mil razões. Gosto das minhas palavras, das minhas acções, dos meus pensamentos e dos meus sonhos. Gosto de mim porque isso me faz feliz. E se gosto de mim e sou feliz, posso amar todas as coisas. Posso amar todas as criaturas, posso amar a natureza e posso amar as outras pessoas. Sem a minha auto-estima, todas estas coisas estas coisas são impossíveis. Se não consigo gostar de mim., não consigo amar o mundo. Se não consigo gostar de mim, não consigo amar os outros porque não sinto a felicidade no meu coração. Se não consigo gostar de mim, não posso ser feliz. Se não for feliz, a minha não tem valor.
Todavia, sei que a minha vida não é inútil! Eu sou capaz de amar! Posso amar-me e amo-me a mim mesmo porque quero ser feliz! Sei que Wakantanka me criou com amor e amará a Sua obra. É este o maior desejo de Wakantanka para a pessoa que sou. De hoje em diante, gostarei de mim e agirei na minha vida com amor no coração. E esse amor transbordará de mim e melhorará a minha vida em todos os aspectos.
Aprenderei a viver comigo e a gostar de mim.
Gostarei de mim porque olho o mundo com amor. Amarei todas as criaturas que encontrar porque sei que todas as coisas têm o seu lugar neste mundo. Amarei a natureza porque é bela e sempre diferente. Amarei o mundo porque isso o transformará num lugar melhor.
Aprenderei a viver comigo e a gostar de mim.
Gostarei de mim e começarei a olhar as outras pessoas com amor no meu coração. Amarei os pobres, porque me ensinam a ser caridoso, amarei os ricos, porque me ensinam o valor da ambição. Amarei os incultos, porque vêem o mundo de uma forma de que não tenho consciência. Amarei os inteligentes, porque me transmitem os conhecimentos que, de outra maneira, eu nunca teria. Amarei todas as pessoas, porque elas são especiais e únicas, e reconheço a sua singularidade no mundo. Se olhar para todas as pessoas com amor no meu coração, serei feliz. Gostarei de mim e dos outros, porque isso transforma o mundo num lugar com mais paz.
Aprenderei a viver comigo e a gostar de mim.
Gostarei das coisas porque sei que falo com amor e bondade. Espalharei que o amor é a força capaz de nos unir a todos. Espalharei que o amor nos pode ajudar a ultrapassar todos os obstáculos. Espalharei que gosto de mim porque sei que sem estas palavras nos meus lábios não posso ser feliz. Se gostar de mim, serei capaz de transmitir estas palavras de amor. Se disser estas palavras de amor para mim próprio e para os outros, serei feliz. O amor e a felicidade caminham de mãos dadas.
Amarei as minhas acções porque a minha forma de agir é única. Possuo capacidades e limitações que transformam as coisas que faço em coisas completamente diferentes das que foram realizadas por alguém antes de mim. Gosto de mim porque sei que as minhas acções nunca poderão ser reproduzidas. Eu sou especial, tenho um valor ilimitado para o mundo.
Sou feliz porque gosto de mim.



ªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªª
_____________________________________________________

A Roda do Ano é um tema que, desde que comecei a trilhar meu caminho consciente, presenciei conflitos, debates fervorosos e brigas por falta de compreenssão e respeito aos cultos alheios.
Que Roda seguir?
Uns preferem seguir as estações locais, perceber as nuâncias da mudança do clima, das árvores, dos animais, enquanto que outros seguem a egrégora, em geral do panteão que cultuam, sendo assim muito comum seguirem os Sabaths de acordo com o Hemisfério Norte, que acaba por coincidir com os festivais cristão (Natal, páscoa, etc).
Dizer que no Brasil não temos as quatro estações é argumento para os que seguem a Roda do Norte ir contra os que seguem a do Sul e dizer que o pagão deve se adaptar às estações locais é argumento para os que seguem a Roda do Sul ir contra os que seguem a do Norte.
No Brasil existem as quatro estações, já que a estação é marcada pela posição do Sol e não de acordo com o clima (neve, vento, chuva, calor, seca), mas cada região tem suas peculiaridades de acordo com a estação.
Todo Ser Humano é adaptável e se escolhe seguir a Roda do Hemisfério Norte, demonstra o quão ele o é, já que se adaptou à egrégora do panteão que segue.
Enfim, creio que tanto podemos argumentar contra quem segue algo, como também a favor.
Então porque não trilharmos pelo lado positivo dessa questão?
Cada um deve seguir a Roda que tem mais haver com o seu pensamento e suas crenças.
Não importa se cultua Divindades provindas do Hemisfério Norte ou Sul e Gira pela Roda do Sul (seguindo as estações) ou pela Roda do Norte, o que importa é o quão está conectado a essa Roda e como vc a vivencia.
A Roda do Ano nos transmite mensagens internas, o tempo todo!
Fala-se de Nascimento, Crescimento, Morte, Renascimento e tantas outras mensagens!
Quando se vivencia a Roda, vc percebe o quanto estamos conectados a esse processo e de como a Roda tem influencia em nossa vida, por sermos seres cíclicos, tal qual a Roda o é.
Girar é Celebrar todos os nossos momentos!
É celebrar os Deuses, a Terra a Vida e a Morte!
Girar é obter o auto-conhecimento!
Que possamos então girar, pelo Amor e pela Alegria de estarmos aqui unidos e tendo a certeza de que assim como nascemos, nós morreremos e renasceremos sempre!
Por mais que estejamos unidos em prol de uma causa, cada pessoa tem pleno direito de escolher por qual roda irá girar!

Bençãos dos Deuses!

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?