Euromilhoes

sexta-feira, janeiro 02, 2009

Livros ajudam a estabelecer metas para a vida

Proliferam nas livrarias títulos sobre o que fazer antes de morrer
Quem não fez novos propósitos ante a chegada do novo ano? E quantos podem garantir que os cumprirão? Certamente a maioria está no primeiro caso. Para ajudar nesta tarefa, surgiram inúmeros livros que indicam algumas propostas. Deixar o cigarro, fazer exercícios, seguir uma dieta mais saudável, romper ou tentar salvar uma relação, buscar um parceiro, sair mais, ler mais, estudar mais. Enfim, a relação é interminável, inacabável e, sobretudo, irreal. Isso porque nos propomos a fazer tudo agora e queremos que os resultados sejam imediatos e sem esforço.

A Universidade de Hertfordshire (Grã-Bretanha) realizou no ano passado um estudo com a participação de 3.000 voluntários. Segundo a pesquisa, 52% deles disseram acreditar que levariam a bom termo seus bons propósitos de ano novo, mas após 12 meses apenas 12% alcançaram seus objetivos. Ante estes resultados, a universidade elaborou uma série de recomendações para ajudar a cumprir estas intenções, que vão desde estabelecer objetivos concretos e datas limites, ou pedir a familiares e amigos que façam pressão.

A isto se juntam agora os inúmeros livros que surgiram para aumentar os desejos e necessidades das pessoas de fazer tantas coisas como os minutos de suas vidas. Um dos mais famosos é "100 things to do before you die" ("Cem coisas para fazer antes de morrer"), que considera imprescindível fazer uma peregrinação vodu no Haiti ou praticar surfe pelado durante a noite na Austrália.

Uma longa e complicada lista que é necessária ser cumprida se não quiser que aconteça com você o que houve com um de seus autores, Dave Freeman, que morreu em agosto passado aos 47 anos após cumprir apenas metade desta centena de coisas.

O êxito deste livro inspirou outras obras, que de cem sugestões por volume passaram para mil, com as quais se deveria ter mais de uma vida para cumprir as ideias propostas. Surgiram então os clássicos como "1001 filmes para ver antes de morrer" e suas variações sobre discos, livros que devem ser lidos, quadros a serem contemplados, lugares a serem visitados ou coisas românticas para se fazer.

Os mais transcendentais podem optar por obras com 1001 meditações, pérolas de sabedoria, doutrinas do budismo ou formas de salvar o planeta. E os que te dão razões para justificar quase tudo optam por razões para se apaixonar ou para não se apaixonar, para ser um melhor pai, para ser um melhor amigo, para criar um bebê ou simplesmente para ser feliz.

Entretanto, diante da proliferação deste tipo de livros os autores e as editoras foram se refinando em seu afã por captar leitores e compradores. Assim, o último grito destes livros são os que, como recomenda a Universidade de Hertfordshire, estabelecem um limite de tempo para se alcançar um objetivo.

É o caso de "365 dias para ser mais culto", de Dabid Kidder e Noah Oppenheim, que com o lema de "sou culto, sou livre", dá 365 lições que requerem cinco minutos de esforço diário para se alcançar um verniz de cultura para surpreender o maior número de amigos possível. Movimentos artísticos, descobertas científicas, grandes compositores e filósofos ou as principais linhas das religiões mais importantes são algumas das coisas que este livro promete ensinar em apenas alguns minutos diários.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?