Euromilhoes

domingo, agosto 19, 2007

A aula do futuro

Computadores em lugar de cadernos e quadros com imagens são novidades em colégios particulares

Ao contrário de muitos adolescentes de sua idade, Carlos Eduardo Montovani, o Cadu, 15 anos, adora ir à escola. Às 7h30 ele já está no colégio COC, no Morumbi, bairro nobre de São Paulo, onde cursa o primeiro ano do ensino médio. O segredo para o entusiasmo de Cadu está nos avanços tecnológicos utilizados pela indústria do entretenimento que, agora, começam a invadir as escolas particulares. Realidade virtual, salas de aula onde o computador substitui o caderno e quadros-negros que mostram imagens saltando do ecrã em terceira dimensão servem para atrair o interesse dos alunos e estimular o ensino. Graças à parafernália electrónica de sua escola, Cadu pôde fazer passeios inimagináveis na época dos estudos de seus pais, como visitar o interior de uma célula. Para isso, bastaram óculos de realidade virtual que escondem pequenos monitores plugados a um computador manejado por professores. A aula acontece em uma sala escura que mais parece saída de um conto de ficção científica. Os óculos, dependurados no teto por fios, levam os alunos a passeios pela Mata Atlântica, jornadas pelo interior de uma colmeia e visitas a museus, entre outras possibilidades.
Outro ambiente que nada lembra escolas tradicionais é a chamada sala do futuro. Lá, cada carteira traz um computador com ecrã de cristal líquido. O professor dá aula em um quadro de computorizado, sensível ao toque de uma caneta especial. Tudo que é escrito nela surge no terminal do aluno e pode ser gravado em um disquete. Para ter acesso a todas essas maravilhas tecnológicas. Os avanços não param por aí. A presença dos alunos é controlada por meio de leitores de cartões magnéticos. Trabalhos escolares em cartolina, nem pensar. Hoje, Cadu maneja com destreza o programa de apresentação PowerPoint, da Microsoft, ou cria sites na internet para mostrar o que aprendeu aos professores e colegas. “Gasto menos tempo, menos dinheiro e me divirto mais”, comemora. No recreio, nada de confusão: é hora de procurar os e-mails nos computadores. Em casa, ninguém abre livros, mas CDs Rom para estudar. “Os alunos encontram agora as mesmas tecnologias com as quais vão se deparar no mercado de trabalho”, diz Mário Guio Júnior, director pedagógico do COC. Uma editora ligada ao colégio é que desenvolve a tecnologia que cativa 80 mil alunos espalhados por 80 escolas do País. Em breve, pretende-se introduzir nas salas de aula o quadro com projecção de imagens estereoscópicas – aquelas que saltam do ecrã em terceira dimensão e só são visíveis com auxílio de óculos especiais. Outra novidade são as cadeiras de realidade virtual, que mexem de acordo com a imagem vista através dos óculos. “O educador tem de ser multimédia, ou seja, utilizar os melhores meios disponíveis para prender a atenção do aluno e ajudá-lo”, explica o coordenador pedagógico da editora, Zelci de Oliveira. Ele lembra que o professor nunca deve ser substituído pela tecnologia, mas apenas utilizá-la como ferramenta de apoio.

Henrique Fruet

10 mandamentos para se criar um delinquente

1.Comece na infância a dar ao seu filho tudo o que ele quiser.
Assim quando ele crescer, acreditará que o mundo tem a obrigação de lhe dar tudo o que deseja...
2.Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso fará considerar-se interessante.
3.Nunca lhe dê qualquer orientação religiosa. Espere até que ele chegue aos 2 anos e decida por si mesmo...
4.Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas.
Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar aos outros toda a responsabilidade...
5.Discuta com frequência na presença dele. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde...
6.Dê-lhe todo o dinheiro que ele quiser. Nunca o deixe ganhar seu próprio dinheiro. Por que terá ele de passar pelas mesmas dificuldades que você passou?
7.Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto.
Negar pode acarretar frustrações prejudiciais...
8.Tome o partido dele contra vizinhos, professores, policiais...
Todos têm má vontade para com seu filho...
9.Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê esta desculpa: nunca consegui dominá-lo...
10.Prepare-se para uma vida de desgosto. É o seu merecido destino...


(Fonte: Departamento de Polícia de Houston, Texas, Estados)

Os Dez Mandamentos do Matrimónio.

1. Amarás nas suas quatro dimensões.

- Dimensão afectiva.
- Dimensão espiritual
- Dimensão da amizade.
- Dimensão sexual.

2. Respeitarás o teu conjugue.

O respeito perde-se:
- Pela palavra.
- Pelo silêncio (silêncios que matam)
- Pelos gestos: (quando se chega a gestos violentos, acaba-se o matrimónio).

3. Conversarás com o teu conjugue. Saber escutar e falar. Não é mera tagarelice, mas partilha de tudo o que há no interior.

4. Gastar-te-ás em detalhes para com o teu conjugue (essa flor, esse gesto, essa palavra que sabes que lhe agrada).

5. Cultivarás o sentido do humor. A vida não é uma comédia, mas também não uma tragédia. É um drama, com coisas boas e más.

6. Oferecerás ao teu conjugue um dia de passeio por mês, a sós, sem os filhos.

7. Viverás o matrimónio não como uma meta, mas como um caminho. Se o consideras uma meta, é como dizer “já cheguei”, então já tudo terminou, canso-me, aborreço-me, apoltrono-me e termino com outra.

8. Não falarás das ofensas, defeitos e falhas a cada momento. O que passou, passou.

9. Saberás perdoar, inclusivé a infidelidade.

10. Confiarás no teu conjugue. Os ciúmes matam o matrimónio.

Estes Dez Mandamentos devem sustentar-se em Deus, caso contrário são muito difíceis de cumprir.

Decálogo para ser fiel

1) Reflectir sobre o sagrado do matrimónio aos olhos de Deus

É um caminho de realização pessoal e é sagrado porque vem de Deus, e o que Deus quer é sempre bom. É sagrado porque Cristo o elevou à dignidade de sacramento. É o símbolo do amor de Deus à humanidade. É muito proveitoso ler a carta dos Efésios.

2) Estar disposto a dar e a receber

Cada um tem um tesouro que deve estar disposto a compartilhar com o outro, cada um tem características próprias que deve por ao serviço do outro. A mulher é mais intuitiva, generosa, delicada, terna, com mais tacto. O homem é mais pragmático, racional, firme. Mutuamente devem compenetrar-se e complementar-se nas carências de cada um. Há que dar e receber. Se só damos, esvaziamo-nos, se só recebemos, somos egoístas. O amor é dar e receber.

3) Gastar-te-ás nos detalhes para com o outro.

O detalhe é a essência, o extracto do amor. “Diz-me que detalhes tens com o teu esposo/a e dir-te-ei como é o teu amor”.

Detalhes que uma mulher pediria ao seu esposo:

· Não te queixes por estares esgotado pelo trabalho
· Não me interrompas quando estou a falar
· Depois de uma discussão, não passes três dias sem me falar, zangado
· Não me lembres continuamente as minhas faltas passadas
· De vez em quando diz-me que estou bonita e atraente
· Durante as refeições, presta-me atenção porque não sou uma parede
· Fala-me um pouco do que vais fazer, ainda que seja trivial
· Preocupa-te com os teus filhos quando chegas a casa
· Colabora nas tarefas domésticas
· Nalgum dia especial, leva-me a jantar fora
· Dá-me um beijo ao despedir-te

Detalhes que um esposo pediria à sua mulher:

· Enche os meus tempos de descanso com paz e sossego e fala-me dos gastos no momento oportuno
· Gasta menos, sê mais económica
· De vez em quando elogia-me, elogia a minha carreira pois “o meu triunfo é também teu”
· Nunca compares o nosso matrimónio com outros
· Sê oportuna quando tiveres de me corrigir e nunca diante dos nossos filhos e amigos
· Não te queixes por tudo nem discutas por insignificâncias
· Não rejeites sistematicamente os meus programas de televisão, os meus gostos

4) Respeitar as características do outro

Não podemos mudar as características do outro, pelo contrário, devemos enriquecermo-nos com elas. O outro é diferente de ti, por isso respeita-o. O respeito significa capacidade de perdoar, abertura, não reparar nos defeitos do outro, compreensão. O respeito pode quebrar-se de três maneiras: com a palavra (dura, grosseira, ordinária), por actos (agressão física) ou com gestos (caras largas, desprezos, silêncios eloquentes). Há que saber ver as virtudes do outro e lisonjeá-las.


5) Evitar discussões desnecessárias

As discussões desnecessárias desunem e destroem a harmonia familiar. Não se deve discutir, deve-se analisar. Com as discussões ganham-se aborrecimentos, nervos, maus exemplos para os filhos, idas ao psicólogo ou ao psiquiatra.

6) Superar o passado para não voltar a antigos episódios de ofensas.

”Fugiste, disseste-me, deixaste de fazer, dizia-te”, são frases de censura. O passado há que perdoá-lo com magnanimidade. Sobre o passado deve-se construir um futuro de amor e perdão. Se se fala continuamente das ofensas, a ferida não cura, não cicatriza, continua a supurar e termina com lesões.

7) Dominar a tendência para controlar, vigiar o conjugue

“Que fizeste, com quem estiveste?”. O matrimónio tem de ter como base a confiança no outro. Se continuamente se desconfia do conjugue, se se tem medo da infidelidade, se se vive com zelos, esse matrimónio é um tormento. O conjugue não deve ser nunca polícia do outro conjugue, mas companheiro e amigo.

8) Cultivar o sentido do humor

O bom humor oxigena o matrimónio. A vida não é uma tragédia nem uma comédia, é um drama com coisas boas e más. O humor alcança um bom nível de higiene mental. A pessoa sem humor torna-se desconfiada, mal-humorada, susceptível. O bom humor faz crescer o matrimónio em harmonia e paz.

9) Gratifica o teu esposo/a com um dia azul e cada ano com um bom presente

Há que romper com a monotonia, a rotina. Há que sair para passear com a esposa e filhos, levá-los a almoçar fora, oferecer-lhes algo de surpresa, sem ter de esperar por comemorações, aniversários, etc.

10) Integrar todos os aspectos do amor (afectivo, amistoso, sexual, espiritual)

Afectivo: o amor afectivo comunica ternura. O que é a ternura? É esse meter-se no estado de ânimo do outro, partilhar esse ânimo. Como é possível que o esposo/a não se dê conta que o outro conjugue está doente, triste? Porquê? A ternura acerca-se da alma para dar compreensão ao outro, é altruísta, é desejo de compreensão, de aceitação do outro. Pelo contrário a sensualidade é egoísta, busca o seu próprio prazer, o seu próprio interesse de gozo. O amor efectivo no matrimónio manifesta-se através de uma carícia nobre, um sorriso. É desinteressado.

Sexual: O sexo é um instrumento que Deus criou com duas finalidades: procriar (comunicar a vida) e para crescer no amor, na entrega dentro do matrimónio. Deste modo o sexo converte-se numa linguagem interior profunda com a ânsia de transmitir ao outro o que somos. É a entrega de toda a pessoa, se não se dá isto, é pura satisfação. A pornografia distorce o sentido do sexo.

O corpo não é um bem de consumo, é instrumento de diálogo profundo de duas pessoas. Freud disse: “todos os males que nos acontecem, vêm-nos por reprimir o sexo” e aconselha dar-se o prazer. É evidente que esta afirmação é errada.

Mas por sua vez a Igreja tem a sua regra sobre a vida sexual a qual deve ser: serena, equilibrada, sã e dentro dos limites da dignidade humana. O sexo dentro do casal, não deve ser o mais importante, o único. Se estas relações começam assim vão por mal caminho já que divinizam, entronizam o sexo. O sexo é um meio para o fim que já explicámos antes. Converter o sexo num fim em si mesmo é um erro.

Amistoso: amar o outro como pessoa, respeitá-lo como tal. Encontrar no outro um outro eu com o qual partilhar alegrias, tristezas, consolos, dúvidas. É o amor que se dá ao outro na intimidade da pessoa. Revelamo-nos à pessoa a quem nos damos. Amar o outro buscando, querendo, protegendo, defendendo o bem do outro. O amor de amizade diz: eu quero-te porque és tu, faço-te feliz porque te quero, enquanto que o egoísta diz: fazes-me feliz porque me satisfazes. O egoísmo é o verme do amor. Ter um amigo é ter um tesouro, quem o encontre que não o perca. É um amor firme quando estamos débeis, alegre quando estamos tristes. Cristo é o nosso melhor amigo, logo deve seguir o conjugue com o qual vamos partilhar a nossa existência.

Espiritual: Amar o outro porque é filho de Deus, é irmão em Cristo e temos que o amar com as mesmas características do amor divino: com amor de perdão, aberto, que anima, que reparte tudo o que tem, que sabe ver detrás não só o esposo/a mas um filho de Deus. Deus ama a todos com amor espiritual e transmitiu-o à humanidade através de Cristo para que assim possamos amá-lo melhor e amar os Homens por amor a Deus. Este amor aumenta-se com oração e sacramentos. Quem mais ora, mais amor espiritual terá. Se não se dá esta dimensão espiritual, as outras dimensões caem.

P. Antonio Rivero

Os 10 mandamentos do homem casado

O QUE TODA MULHER GOSTARIA QUE SEU AMADO FIZESSE (OU NÃO) - Com esta sensível e bem-humorada versão dos dez mandamentos, o jornalista e poeta FABRÍCIO CARPINEJAR* dá um recado aos homens, revelando uma incrível intimidade com a alma feminina
foto Karine Basilio
1. NÃO TERÁS OUTRAS DEUSAS DIANTE DE
TI

Você, como a maioria dos homens, encontra uma colega de trabalho, percebe imediatamente que ela mudou o cabelo e a elogia. Mas, quando é a sua mulher que faz poses, desfila, o beija, dança tango, chama a atenção, nada de reparar na chapinha ou no corte novo. Que tremenda injustiça! Será que é necessário acender letreiros luminosos? Nas outras, você assimila rapidamente os mínimos detalhes. Na própria mulher, nem a mudança de voz pela gripe é identificada. Que tal não criar deusas só porque estão fora de sua casa? O casamento, definitivamente, não é uma religião, é um modo de rezar acompanhado. E há coisas piores acontecendo. Depois de dias, o marido nota o penteado diferente e recrimina:" O que você fez com o cabelo?" Se não há elogios a fazer, é providencial se calar, porque a pergunta é ofensiva e mais parece uma resposta do tipo "não poderia ter ficado mais estranho". Quando sua amada compra uma roupa, seja generoso, sem rebater: "Deve ter custado uma fortuna". Convide-a para estrear o vestido. OUTRA LIÇÃO: nunca esfregue o passado dela na cara. Saiba que sua companheira contou lembranças e segredos para serem guardados, não para serem devolvidos na primeira briga. Finalmente, anote uma tática infalível para o casamento dar certo: pedir conselhos aos amigos solteiros e fazer tuuudo ao contrário.

2. NÃO TE CURVARÁS AO EGOÍSMO. PROCURARÁS A EMPATIA

Comida pronta se tolera. Mas respostas prontas enjoam o paladar. Não existe manual para montar um relacionamento. Não há desenho para o encaixe das peças. Cabe descobrir o ritmo do casal diariamente, dar espaço para a empatia e a compreensão. Em alguns momentos, sua mulher pode não ter razão, mas tem desejo, que é uma razão mais forte do que a razão. Ou o sentimento não é uma verdade? Claro que sim, o sentimento é o corpo pensando em voz alta. Toda circunstância exige uma leitura nova. É arrogância supor que qualquer problema tem a mesma solução, é egoísmo praguejar que ela costuma inventar tempestades em copo de água, que faz drama. Quando a mulher que você ama chega em casa abalada e desconsolada, sua primeira reação será questionar: "O que aconteceu?" Mas, muitas vezes, não aconteceu nada que possa ser resumido, explicado, esclarecido. Não ocorreu um acidente, um terremoto: as vítimas são apenas impressões desarrumadas e confusas. E, diante da falta de resposta dela, você já deduzirá uma traição, uma ofensa, uma quebra de confiança. Em vez de ajudar, passará a cobrar a ausência de resposta. Atacará um corpo ferido. Puxará uma briga em pleno cansaço dela. Agravará o mal-estar com a tendência de se colocar sempre no centro do mundo, não admitindo que alguém possa se encontrar pior. Com a mania de adaptar a realidade às suas necessidades, vai ficar cego para os desejos do outro, não percebendo que sua companheira está precisando unicamente de silêncio.

3. NÃO PRONUNCIARÁS O NOME DELA EM VÃO

Não narre aos amigos fatos íntimos do casal nem enumere os defeitos da cara-metade. Sarcasmo deve ser usado contra inimigos. Vale a pena tomar cuidado com o veneno, desistindo, por exemplo, de falar mal de sua mulher em jantares. Não deboche da ansiedade dela por causa da TPM - a bruxaria acabou na Idade Média. Amores terminam por palavras certas nos lugares errados. Ou palavras erradas nos lugares certos. Tudo o que você contar ao colega será contado à esposa desse colega. O telefone sem fio é sempre a conta mais cara a pagar. Em tempo: o que salva o casamento é o humor e a autocrítica. A imperfeição pode tornar a vida ainda mais engraçada se os dois estiverem propensos a rir juntos (rir um para o outro, não um do outro). Se o homem broxa e começa a brincar, volta a ficar excitado. Caso ele leve a situação muito a sério, como uma competição (que não é), se deitará novamente, só que no divã do terapeuta.

4. LEMBRARÁS DO DIA DO SÁBADO PARA O SANTIFICAR

Que homem não gosta de jogar futebol com os amigos? Tudo bem. O impasse está na "concentração, preparação e continuação". Você se dedica, na véspera, a telefonar para o time a fim de confirmar o jogo, acorda cedo para ir ao campo, passa a tarde envolvido com os resultados, depois ainda há a conversa para comentar os melhores momentos. E aporta em casa exausto e acabado, louco para dormir. A partida, que era para durar uma hora, acaba durando o dia todo, afora os efeitos colaterais da recuperação física. O.k., pode jogar à vontade, desde que volte inteiro e amoroso. Não vá aterrissar na cama de casal para lamber o controle remoto e assistir ainda à reprise das partidas do fim de semana. A exclusividade do assunto é que cansa. Somente boneca inflável não se sentiria ultrajada. Pensando bem, até ela.

5. HONRARÁS O PAI E A MÃE DELA

Esse ponto é crucial: nada de pensar que a sogra é a sua mulher com os defeitos ampliados. Para que dificultar o relacionamento da sua companheira com a família dela? Nunca faça a advertência: "Uma visita rápida, está bem?" Não existe visita rápida para a sogra. Sogra não é caixa automático, para se sair correndo. Pense na sua mãe, que é a sogra dela. Tenha a mesma paciência.

6. NÃO MATARÁS O ASSUNTO NEM FALARÁS SÓ DE TI

Não mude de assunto de repente, porque não lhe interessa. Não parta do princípio de que já sabe tudo o que sua mulher tem a dizer. A onisciência é burrice. Agradeça o que não sabe dela, para descobrir aos poucos, devagar, sempre atento. Aparecerá na conversa uma lembrança engraçada, um detalhe caprichoso, uma frase memorável. Num filme, quando se perde um trecho, se volta atrás. No mundo real, é mais difícil repetir uma cena. O lapso sacrifica todo o sentido. Não viva um filme sem nexo, um filme pela metade, ainda mais quando é a sua vida. Ajude sua mulher a enterrar o passado e outros relacionamentos com direito a uma cruz e a um nome. E a ajude a desenterrar o futuro. Outro problema masculino é que falar de si é o assunto preferido. Ouvir? Nem pensar... Um conselho: não repita um trechinho do que ela disse, pois atesta que você não estava escutando. A tática de reiterar a última frase para fingir atenção não funciona mais. É cansativo, para a sua amada, voltar ao ponto de partida, como se nada tivesse existido antes. Ela termina enfastiada com a idéia de reafirmar toda a ladainha. Fingir o entendimento é o mesmo que não ouvir. Cuidado: quando a mulher se irrita calada, não lhe faltam argumentos, ela apenas desistiu de falar.

7. NÃO ADULTERARÁS. SERÁ SÓ AMANTE DE TUA PRÓPRIA MULHER

Descubra a parte do corpo dela que exala o perfume mais forte. Será o ponto de maior excitação. Use a respiração como voz. Não atalhe, não abrevie, não resolva. Mas avance e recue. Faça o que mais quer para logo mudar de idéia. Volte atrás como quem deixou de lado algo importante. Não pense muito, apenas o suficiente para não ser refém do corpo. Assista a si mesmo mais do que atuar. Namore as regiões de que ela tem mais vergonha. No fundo, a vergonha é discreta vaidade. Não ataque, converse com as mãos, converse pelas mãos, conserve a atmosfera sem as mãos. Defenda-se para mostrar sua vulnerabilidade. Escute o que ela não disse. Não tenha pudor. Fome é desejo. Exponha-se. Acaricie as costas dela com a cabeça e o rosto. Concentre-se na dispersão. Não banque o sério, pois entedia. Combine tranqüilidade (estar à vontade) com insegurança (não saber o que vai acontecer). Despiste sua movimentação. Quanto maior a espera, maior será a eletricidade. Não aguarde respostas rápidas. Desprendimento é diferente de descompromisso. É doação. Não durma depois. Não se afaste com pressa. Continuem se beijando mansamente. Não questione se ela gozou. Ela vai detestar ou mentir.

8. NÃO FURTARÁS O MELHOR TEMPO DA VIDA DELA

Sei, o homem se arruma em 15 minutos e ela está ainda provando o terceiro andar do guarda-roupa. Não há elevador dentro de casa, então o jeito é subir a escada da paciência degrau por degrau. Esqueça o horário do compromisso. Apenas participe da cena como se fosse uma peça de teatro. Faça de conta que ela é a atriz de um monólogo moderno. Uma mulher escolhe inúmeras, inúmeras vezes a roupa, não porque seja volúvel ou tenha dificuldades na hora da decisão, mas para ver seu corpo em seqüência. E, no momento da prova, não acaricie a barriga dela se ela não estiver grávida! Será letal.

9. NÃO DARÁS FALSO TESTEMUNHO, NÃO MENTIRÁS

Não adapte a história de acordo com as suas intenções. A omissão é uma mentira ainda mais grave. Toda mentira é detalhista, enquanto a verdade é rápida e crua. Não finja reuniões quando está bebendo com os amigos. Se o homem começa a dar muitos pormenores, é porque está mentindo. Não use jogo baixo, transformando o respeito e a preocupação dela em cobrança. Se precisar, peça desculpa. Desculpa não dói, o que dói é a falta de desculpa. Arrepender-se do que foi feito é aceitar a contradição, a oposição, a experiência negativa dentro da gente. Não há culpa onde houve vontade de acertar.

10. NÃO COBIÇARÁS A MULHER DO PRÓXIMO

O homem parte do princípio de que indivíduos do sexo masculino são todos iguais, imutáveis, enquanto as mulheres são todas diferentes. Por isso, um cara esperto não poderá deixar de conhecê-las, "perdendo sua vida" apenas com uma delas. Essa é uma das teorias mais machistas que existem. Igualmente equivocado é definir amizade como um amor sem sexo; e amor como uma amizade com sexo. Liberdade na vida é ter um amor para se prender.

* CASADO HÁ DEZ ANOS COM ANA LÚC I A , FABRÍCIO CARPINEJAR É AUTOR DOS LIVROS COMO NO CÉU/LIVRO DE VISITAS (2005) E CINCO MARIAS (2004), AMBOS DA EDITORA BERTRAND BRASIL

Acordemos

É sempre fácil

examinar as consciências alheias,

identificar os erros do próximo,

opinar em questões que não nos dizem respeito,

indicar as fraquezas dos semelhantes,

educar os filhos dos vizinhos,

reprovar as deficiências dos companheiros,

corrigir os defeitos dos outros,

aconselhar o caminho reto a quem passa,

receitar paciência a quem sofre

e retificar as más qualidades de quem segue conosco.



Mas enquanto nos distraímos,

em tais excursões a distância de nós mesmos,

não passamos de aprendizes que fogem, levianos,

à verdade e à lição.



Enquanto nos ausentamos

do estudo de nossas próprias necessidades,

olvidando a aplicação dos princípios superiores

que abraçamos na fé viva,

somos simplesmente

cegos do mundo interior

relegados à treva...



Despertemos, à nós mesmos,

acordemos nossas energias mais profundas

para que o ensinamento do Cristo

não seja para nós uma benção que passa,

sem proveito à nossa vida,

porque o infortúnio maior de todos,

para a nossa alma eterna

é aquele que nos infelicita

quando a graça do Alto passa por nós em vão!...

André Luiz

Os 10 Mandamentos da Boa Convivência

I - Tenha controle de sua língua. Sempre diga menos do que pensa. Cultive
uma voz baixa e suave. A maneira como se fala muitas vezes impressiona
muito mais do que aquilo que se fala.


II - Pense antes de fazer uma promessa e depois não de importância ao
quanto lhe custa.


III - Nunca deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e
animadora a uma pessoa ou a respeito dela.


IV - Tenha interesse nos outros, em suas ocupações, seu bem-estar, seus
lares e famílias. Seja alegre com os que riem e lamente com os que choram.
Deixe cada pessoa com quem encontra, sentir que você lhe dispensa
importância e atenção.


V - Seja alegre. Conserve para cima os cantos da boca. Esconda as suas
dores, deus desapontamentos e inquietações sob um sorriso. Ria de
historias boas e aprenda a contá-las.


VI - Conserve a mente aberta para todas as questões da discussão.
Investigue, mas não argumente. E marca de ser superior... discordar e
ainda conservar a amizade.


VII - Deixa as suas virtudes falarem por si mesmo e recuse a falar das
faltas e fraquezas dos outros. Desencoraje murmúrios. Faca uma regra de
falar coisas boas aos outros.


VIII - Tenha cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e humor não
valem a pena e freqüentemente magoam quando menos se espera.


IX - Não faca caso das observações mas a seu respeito. Só viva de modo que
ninguém acredite nelas. Nervosismo e indigestão são causas comuns para
maledicência.


X - Não seja tão ansioso a respeito de seus direitos. Trabalhe, tenha
paciência, conserve seu temperamento calmo, esqueça de si mesmo e recebera
a sua recompensa.


Caridade: benevolência para com todos, indulgência para
as imperfeições dos outros, perdão das ofensas. (LE, 886)




Os dez mandamentos da serenidade

1-Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver o problema da minha vida, todos de uma vez.


2- Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros.
delicado nas maneiras, não criticar ninguém senão a mim.

3- Só por hoje me sentirei feliz com certeza de ter sido criado para ser feliz,não só no outro mundo, mas também neste.

4- Só por hoje dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é precioso comer para sustentar meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma.


5- Só por hoje me adaptarei às circunstancias, para pretender que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos.

6- Só por hoje farei uma coisa de que não gosto e se for ofendido nos meus sentimentos procurarei que ninguém o saiba.

7- Só por hoje praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguem.


8- Só po hoje farei um programa bem completo do meu dia.
Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo o caso, vou fazê-lo.
E me guardarei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão.


9- Só por hoje ficarei bem firme na fé, de que a divina providência se ocupa de mim como que as circunstâncias manifestem o contrário.


10-Só por hoje não terei medo do que é belo e não terei medo de crer na bondade.
Durante doze horas de um dia posso fazer o bemo que me desanimaria se pensasse que teria que fazê-lo durante toda minha vida.


Papa João XXIII

Tenha sempre um sonho!


E tente esquecer os dias nublados e sombrios,
mas não esqueça nunca das horas de sol,
nem das tuas noites de estrelas...

Esqueça os momentos em que houve derrotas,
mas nunca se esqueça das batalhas
que já tenha ganho...

Esqueça os erros que não pode evitar,
mas não esqueça das lições que
tenha aprendido com eles,
nem o que eles possam ter lhe ensinado...

Esqueça os dias em que a tristeza
lhe tenha batido à porta,
mas nunca se esqueça dos sorrisos
que tenhas encontrado,
e nem daqueles que ainda encontrará...

Esqueça os planos que lhe falharam,
porém jamais deixe de sonhar!

Que a sua semana seja abençoada!

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?