BOM DIA - OHAYO GOZAIMASSU
BOA TARDE - KON NICHI WA
BOA NOITE - KONBAN WA
BOA NOITE (AO DESPEDIR-SE) - OYA ASSUMINASSAI
OBRIGADO - ARIGATO, DOMO
MUITO OBRIGADO - DOMO ARIGATO
MUITÍSSIMO OBRIGADO - DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA
DE NADA - (IEE) DOO ITASHIMASHITE
COM LICENÇA (AO CHAMAR ALGUÉM, PEDINDO PASSAGEM) - SUMIMASSEN
COM LICENÇA (AO INTERROMPER) - (CHOTTO) GOMEN KUDASSAI
COM LICENÇA (AO ENTRAR, SAIR) - SHITSUREI SHIMASU
DESCULPE-ME (POR CAUSAR TRANSTÔRNO, DANO ETC...) - GOMEN NASSAI
COMO VAI? - DOO DESSU KA
COMO TEM PASSADO? - GOKIGEN IKAGA DESSU KA
ESTOU BEM, OBRIGADO - GENKI DESSU
ARIGATO PRAZER EM CONHECÊ-LO - HAJIMEMASHITE
PARABÉNS - OMEDETO GOZAIMASSU
JÁ VOU (AO DESPEDIR-SE) - ITTE KIMASSU
VÁ BEM (RESPOSTA PARA QUEM SE DESPEDE) - ITTE IRASHAI
CHEGUEI! - TADAIMA!
BEM VINDO EM CASA! - OKAERI NASSAI
BOA VIAGEM - GOKIGEN YO SAYONARA
ATÉ - JÁDEWA MATA
ATÉ LOGO - SAYONARA, BAI BAI
SEJA BEM VINDO - IRASHAIMASSE
ENTRE - OHAIRI NASSAI
SENTE-SE - OKAGUE NASSAI
Euromilhoes
sábado, agosto 04, 2007
SPINNING
A Origem do Spining
Nascido na Africa do Sul, desde os 4 anos que Johnny Goldberg (Johnny G) pratica ciclismo. O seu gosto pelo desporto herdou-o do pai que em Johanesburg tinha um ginásio. Com 24 anos, o seu espírito irrequieto e aventureiro levou-o no verão de 1979 até aos Estados Unidos para passar duas semanas de férias. Nunca mais voltou a África!
Nos primeiros dias passados em Los Angeles foi assaltado e perdeu tudo o que tinha: documentos, passaporte e dinheiro. Apesar de ter passado algum tempo a viver de esmolas, nunca descurou o exercício físico. Recolhia no lixo dos hospitais, as borrachas usadas nos garrotes para fazer aparelhos de musculação.
Até que um dia consegui um lugar de arrumador num ginásio. A sua amabilidade rapidamente conquistou os cliente e o proprietário convidou-o para fazer a manutenção das máquinas de musculação. A sua experiência de 4 anos como monitor graduado no ginásio do pai, acabou por "fazer efeito" e rapidamente todos queriam as séries do "Jonathan"
Com a vida mais organizada inscreveu-se para a famosa corrida Race Across America (RAAM). Esta corrida atravessa os EUA. Participou em 1987 mas não conseguiu chegar ao fim.
No entanto não se deixou abater. Elaborou um programa de treinos e começou a trabalhar afincadamente. Mas, com a esposa grávida as longas saídas de treino em estrada não eram muito bem vindas. Resolveu então desmontar a bicicleta e criou uma bike que lhe permitisse fazer os mesmos movimentos que tinha na estrada, mantendo ao mesmo tempo a geometria da bike a que estava acostumado. Estávamos em 1988. No ano seguinte concluiu com sucesso a RAAM na categoria individual, tendo como colegas Lance Amstrong e Greg Lemond.
Se o treino com a sua bicicleta tinha resultado com ele, porque não partilha-la com outras pessoas. Foi então que resolveu introduzir o seu programa nas academias de Los Angeles onde trabalhava. Ele próprio montava as bikes e convidava as pessoas para treinarem com ele, sempre ao som de muita música Rock.
Apenas em 1995 Jonathan Goldberg, entretanto conhecido como Johnny G lançou oficialmente, na indústria do fitness o seu Programa JGSpinning. O modelo básico da sua bicicleta estática foi industrializado por um fabricante americano e chamado de bike Johnny G Spinner. O SPINNING estoirou na América em 1997 e depois foi-se espalhando no resto do mundo.
Desde então, mais de 80 países trabalham com o Programa, que já certificou centenas de profissionais em todo o mundo. Diariamente milhares de pessoas fazem o treino JGSpinning, sendo esta proposta reconhecida como a mais actual revolução do fitness, depois do lançamento do Step, em 1989.
Spinning® - A última loucura no mundo do Fitness
De todas as bicicletas estáticas que conheço, nenhuma me permite aproximar tanto daquilo que faço com a minha BTT, como a bicicleta de Spinning®. Na verdade, posso fazer grandes e exigentes subidas, pedalar calmamente em plano, fazer energéticos sprints e até simular corridas entre os colegas da aula. E tudo isto, sempre com tanta confiança e descontracção, que às vezes até me esqueço que estou a pedalar numa bicicleta estática. Mas, o Spinning® tem uma filosofia muito própria e não faz muito sentido comprar uma bicicleta destas para ter em casa.
O que é o Spinning?
O Spinning é uma aula de ciclismo feita em grupo, praticada com uma bicicleta desenhada especialmente para a modalidade, que permite facilmente ajustar a resistência da bicicleta ao seu próprio nível de treino. O Spinning proporciona um alto gasto calórico (emagrece com eficiência), fortalecendo a musculatura dos membros inferiores e proporciona melhora do VO2 máx (treino cardiorespiratório) o qual pode prepará-lo também para outras actividades.
O Spinning (vem do inglês, acto de girar ou pedalar) e é um método de treino intervalado, onde o objectivo principal é o aumento da capacidade cardiovascular, através do controle da Frequência Cardíaca (FC). Contrariamente ao treino com uma bicicleta normal em rolos, no Spinning as pernas nunca param de girar desde o início até ao final da aula. Na bicicleta de Spinning não há "roda livre". A força da pedalada é transmitida a uma roda com cerca de 30 Kg que roda constantemente. No entanto pode ser rapidamente parada recorrendo a um travão.
As aulas têm duração de 40-60 minutos, onde são simuladas manobras próprias do ciclismo. Os exercícios simulam vários tipos de percursos de bicicleta, como subidas, descidas, pedalar em plano ou em paisagens diversas (depende da criatividade do professor). Na bicicleta existe um graduador de carga, onde cada pessoa controla a força com que pedala de acordo com a sua resistência.
Sempre ao som de músicas seleccionadas e apropriadas, o professor conduz a aula, procurando a melhoria da performance do aluno. Uma aula de Spinning bem dada é sempre uma festa. O tempo passa sem darmos por ele e os praticantes no final devem estar cansados, mas com vontade de continuar.
A descontracção e o espírito de camaradagem, convívio e motivação mútua são fundamentais. Não existem duas aulas iguais. A combinação de exercícios, ritmos e posições na bicicleta são infinitas. A escolha das músicas é fundamental e depende muito do gosto e métodos do professor. Podemos participar em aulas relaxadas e de baixa intensidade aos som de músicas mais ou menos suaves (para principiantes) a aulas em que o professor mais parece um sargento impondo ordens e objectivos aos alunos, sempre acompanhadas por músicas com ritmos diabólicos (para alunos exigentes e bem preparados).
Algumas recomendações para a sua primeira aula
- Chegue sempre antes do início da aula, para que tenha tempo de conhecer o instrutor, ajustar a bicicleta e recolher alguns concelhos. Lembre-se que o professor recebeu um longo treino para esta actividade e sabe exactamente do que um iniciante precisa.
- Traga uma toalha para absorver o excesso de suor e manter as mãos secas, evitando que escorreguem do guiador da bicicleta. Não se esqueça de que não existe movimento de ar.
- Hidrate-se. O exercício não lhe fará bem se você não repuser as necessidades orgânicas de líquidos.
- Use calções apropriadas para ciclismo (almofadados) e roupas leves.
- Vá para a aula bem alimentado (alimentos leves e de fácil digestão) embora sem excessos. Exercitar-se com pouca energia irá ficar rapidamente cansado (o Spinning é muito cansativo). Nunca faça a aula sem que tenham decorrido 3 horas desde a última refeição
- O monitor de frequência cardíaca é essencial no Spinning, para ter a certeza de que está a trabalhar à intensidade correcta (zona alvo de treino)
- Antes da aula, faça alongamento dos membros inferiores antes de subir na bike e só depois comece o aquecimento.
- Durante as pedaladas, olhe para o chão dois metros à frente da roda, para evitar dores no pescoço.
- Nunca pedale sem carga. Por causa da inércia, os pés podem ser arrastadas pelo movimento, podendo causar acidentes.
- Se precisar parar rapidamente, puxe o travão, NUNCA tente parar a roda "travando" com as pernas. Esta a é a maior dificuldade para quem está habituado a pedalar numa bike normal (com roda livre). Nunca se esqueça de que no Spinning os pedais estão SEMPRE a girar.
- Coloque o atacador dentro dos sapatos para evitar que eles se enrosquem na pedaleira.
Ajuste da Bicicleta
Antes da aula, é necessário fazer ajustes na bicicleta em que vamos treinar. Ajuste a altura do selim de maneira a que crie um ângulo de 5 graus no joelho quando pedalar. É fácil ver este angulo quando os movimentos forem lentos. Se a cintura do aluno estiver balançando muito no selim, pode indicar que a posição do assento está muito alta. Estando em pé ao lado da bicicleta, a cabeça do fémur deverá ficar na altura do selim.
O ajuste horizontal faz-se medindo um antebraço do selim para o guiador. Os pés devem estar bem encaixados nos pedais (estribos ou pedais de encaixe) para possibilitar o movimento de 360º em equilíbrio e solicitar os músculos agonistas e antagonista, proporcionando um treinamento muscular harmonioso. O aluno ao sentar na bicicleta deve observar se os pés estão bem fixos e correctamente assentes sobre o eixo do pedal. Pedalar com a ponta dos pés sobrecarrega os músculos gémeos e se o eixo do pedal estiver no meio dos pés, a sobrecarga será nos músculos da frente da perna (tibiais anteriores). O guiador deve ser regulado na mesma altura do selim permitindo conforto ao tronco e membros superiores nas diversas manobras da aula, se ficar muito baixo, pode sobrecarregar a coluna.
Lesões mais Comuns no Spinning
As lesões mais encontradas nos praticantes de Spinning, são resultantes do mau ajustamento da bicicleta pelos alunos para a aula ou de movimentos errados durante a mesma. Qualquer pessoa pode participar numa aula de Spinning desde que esteja bem de saúde, não tenha problemas ortopédicos ou de postura (as contra-indicações são, especificamente, para quem sofre de problemas de joelho e região lombar). Estes problemas podem ser agravados se houver uma pré-disposição do aluno para tais problemas, assim como o mau uso das normas de segurança e da bicicleta
Spinning, uma saudável mania
Nem todo mundo pode dar suas pedaladas por uma paisagem agradável nas grandes cidades. Como resposta, o ciclismo indoor veio como uma tempestade para a indústria de Fitness. Nenhuma modalidade esportiva, desde o Step, foi recebida com tanto entusiasmo e por uma variedade tão grande de pessoas. Indivíduos de várias idades e níveis de condicionamento estão participando de aulas de ciclismo e o mercado continua crescendo.
Por que o ciclismo indoor tornou-se tão popular? Talvez porque não tenha passos complicados como as aulas de exercícios em grupo na maioria das academias. Talvez porque queima muitas calorias (em média de 600 a 800 calorias por hora aula). Mas, na verdade, o ciclismo indoor é considerado como a mais entusiasmante e intensa atividade das propostas atuais, trazendo resultados certeiros para quem quer aprimorar a resistência cardiovascular respiratória e a perda de peso enfatizando o trabalho neuromuscular. Isto porque o ininterrupto movimento de pedalar exige a participação de grande parte dos músculos dos membros inferiores, além do tronco e membros superiores envolvidos direta e indiretamente no trabalho e muitos outros benefícios.
Há vários programas de ciclismo indoor. O Spinning é um deles, apresentando um completo programa de atividades em bicicletas estacionárias, através da simulação de vários percursos formados basicamente de retas, com o uso de pouca ou moderada resistência e subidas, aumentando a resistência.
Em cada tipo de terreno simulado existem também duas posições do corpo: sentada e em pé. Estas posições e terrenos são combinados para criar várias técnicas, simulando situações encontradas no ciclismo de rua.
A primeira técnica que o aluno aprende é como pedalar sentado no plano. Depois como pedalar sentado com carga. O próximo passo é aprender a pedalar em pé no plano e depois, em pé na subida. Depois de adquirir mais habilidade em sentar e ficar de pé, o aluno aprende os jumps (saltos) que compõem uma técnica mais avançada, combinando as técnicas sentada e em pé.
Ainda num estágio futuro está o Sprinting que é uma corrida de curta distância, na qual a pessoa pedala num ritmo crescente por um determinado tempo. À medida que o praticante progride, outras técnicas e conceitos serão introduzidos. Além da posição do corpo, há três posições básicas para apoio das mãos, que ajudam a eliminar a fadiga dos ombros, cotovelos e punhos.
As aulas de ciclismo indoor se encaixam perfeitamente no conceito de treinamento intervalado (alternando picos de intensidade moderada e alta, com períodos de recuperação) através de diferentes métodos de treinamento da capacidade aeróbia e anaeróbia.
Um dos fatores de motivação no Spinning, senão o maior, são as músicas tocadas nas aulas. Além de incentivar os praticantes, determinam a cadência dos movimentos. Normalmente para uma aula de 45 minutos, serão utilizadas em média 10 ou 11 músicas para a composição da fita cassete.
O sul-africano Johnny G, o "pai" do spinninglançou uma trilha sonora escolhida por ele para pedalar com empolgação: os CDs Vol. 1 e 2 de Spinning. Cada um tem duração de 50 minutos, e segue o ritmo da aula. R$ 30 na Vip Athletics, tel. (11) 5052-8453, SP.
Dicas importantes:
- É essencial controlar a frequência cardíaca para medir o esforço durante o exercício;
- Identifique a sua zona de F.C. de treinamento e respeite-a, pois podem existir diferentes níveis de condicionamento e adaptação dentro da mesma classe;
- Tenha sempre uma garrafa de água e uma toalha por perto;
- Ajuste adequadamente a altura do selim;
- Ajuste a altura do guiador;
- Ajuste o firma pé;
- Conheça o sistema de travagem;
- Prenda os cadarços dos tênis;
- Cuidado com a postura;
- Use umas sapatilhas de cano baixo e sola reforçada na parte anterior;
- Use roupas justas e confortáveis e de preferência bermudas alcochoadas, especiais para aulas de ciclismo;
- Se for sua primeira aula, avise o professor para que ele lhe oriente;
- Limpe a sua bicicleta após o uso;
- Chegue 10 minutos antes da aula;
- Faça pelo menos duas aulas por semana, para obter resultados satisfatórios;
- Respeite as orientações dadas pelo professor;
- Nunca tire os pés dos pedais sem antes parar de pedalar.
As aulas de Spinning são divertidas e simples após a fase de adaptação. Experimente! Você vai adorar.
Atenção: caso você tenha algum problema de coluna ou alguma lesão, principalmente nas pernas e joelhos, consulte o médico antes de fazer a aula para ter certeza de que é seguro.
Está para entrar em vigor a unificação da Língua Portuguesa que prevê, entre outras coisas, um alfabeto de 26 letras
Até o final do ano, quando deve entrar em vigor o “Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”, ela estará correntíssima. Os países-irmãos Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste terão, enfim, uma única forma de escrever.
As mudanças só vão acontecer porque três dos oito membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) ratificaram as regras gramaticais do documento proposto em 1990. Brasil e Cabo Verde já haviam assinado o acordo e esperavam a terceira adesão, que veio no final do ano, em Novembro, por São Tomé e Príncipe.
Tão logo as regras sejam incorporadas ao idioma, inicia-se o período de transição no qual ministérios da educação, associações e academias de Letras, editores e produtores de materiais didácticos recebam as novas regras ortográficas e possam, gradativamente, reimprimir [BP]livros[/BP], [BP]dicionários[/BP], etc.
O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros.
Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar as mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.
O que muda:
As novas normas ortográficas farão com que os portugueses, por exemplo, deixem de escrever “húmido” para escrever “úmido”. Também desaparecem da língua escrita, em Portugal, o “c” e o “p” nas palavras onde ele não é pronunciado, como nas palavras “acção”, “acto”, “adopção”, “baptismo”, “óptimo” e “Egipto”.
Mas também os brasileiros terão que se acostumar com algumas mudanças que, a priori, parecem estranhas. As paroxítonas terminadas em “o” duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”, “enjôo” ou “vôo”, os brasileiro terão que escrever “abençoo”, “enjoo” e “voo”.
Também não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus decorrentes, ficando correcta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem”.
O trema desaparece completamente. Estará correcto escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquénio” ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.
O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação do “k”, do “w” e do “y” e o acento deixará de ser usado para diferenciar “pára” (verbo) de “para” (preposição).
Outras duas mudanças: criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”, além da eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”.
As mudanças só vão acontecer porque três dos oito membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) ratificaram as regras gramaticais do documento proposto em 1990. Brasil e Cabo Verde já haviam assinado o acordo e esperavam a terceira adesão, que veio no final do ano, em Novembro, por São Tomé e Príncipe.
Tão logo as regras sejam incorporadas ao idioma, inicia-se o período de transição no qual ministérios da educação, associações e academias de Letras, editores e produtores de materiais didácticos recebam as novas regras ortográficas e possam, gradativamente, reimprimir [BP]livros[/BP], [BP]dicionários[/BP], etc.
O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros.
Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar as mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.
O que muda:
As novas normas ortográficas farão com que os portugueses, por exemplo, deixem de escrever “húmido” para escrever “úmido”. Também desaparecem da língua escrita, em Portugal, o “c” e o “p” nas palavras onde ele não é pronunciado, como nas palavras “acção”, “acto”, “adopção”, “baptismo”, “óptimo” e “Egipto”.
Mas também os brasileiros terão que se acostumar com algumas mudanças que, a priori, parecem estranhas. As paroxítonas terminadas em “o” duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”, “enjôo” ou “vôo”, os brasileiro terão que escrever “abençoo”, “enjoo” e “voo”.
Também não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus decorrentes, ficando correcta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem”.
O trema desaparece completamente. Estará correcto escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquénio” ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.
O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação do “k”, do “w” e do “y” e o acento deixará de ser usado para diferenciar “pára” (verbo) de “para” (preposição).
Outras duas mudanças: criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”, além da eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”.
Violência nas escolasFear Not!, um programa interactivo para combater o "bullying"
Fear Not! é o nome de um programa interactivo que recria situações de violência escolar ("bullying") e que leva as crianças a interagir com os personagens, como se fosse um jogo de computador. Foi desenvolvido pelo INESC-ID, um laboratório associado do Instituto Superior Técnico, numa parceria europeia em que estão envolvidas universidades inglesas, alemãs e italianas.
"É um jogo, mas não é bem um jogo. Não há vencedores. É um 'software' em que a criança está à frente do computador, num ambiente 3D, que a vai ajudar a lidar com situações de 'bullying'. A criança entra em diálogo com as personagens", disse ao PUBLICO.PT Ana Paiva, a coordenadora do projecto em Portugal.No programa, os personagens vão lidar com situações de "bullying" que se desenvolvem consoante as respostas e conselhos que as crianças, sem formulários predefinidos, lhes forem submetendo."As situações foram inspiradas em situações reais, mas não estão predefinidas. Há técnicas de inteligência artificial, é um 'software' dinâmico", explica a coordenadora.De acordo com os autores, as crianças estabelecem uma relação com as personagens, no contexto de um drama virtual, porque são sintéticas, isto é, apesar de não serem reais, conseguem ser credíveis. As crianças reagem emocionalmente e, por isso, mostram que são capazes de perceber e interpretar os estados emocionais das personagens.Ana Paiva avança que tem havido muito interesse neste "software", porque há interesse em combater o "bullying". "O problema do 'bullying' é conhecido pelos pais e professores europeus. Entre outros problemas, uma situação de 'bulliyng' prolongada pode causar problemas de saúde, depressões, desistência escolar e até suicídio", frisam os autores."O objectivo é ajudar as crianças que são vítimas de 'bullying'. Como as crianças gostam de jogar, este pode ser um instrumento importante. Confrontados no computador, mesmo aquelas que não são vítimas ficam a saber como intervir", disse Ana Paiva.O INESC-ID foi o principal responsável pelo desenvolvimento tecnológico deste "software", que ainda não foi experimentado pelo público em geral. "Fizemos experiências para resolver questões técnicas, para tirar os 'bugs'. Os psicólogos que trabalham connosco vão desenvolver questionários para ver se o software reduz ou não as situações", disse Ana Paiva. Ainda só foram concluídas as versões em inglês e alemão, que vão começar a ser testadas nas escolas do Reino Unido e da Alemanha a partir de Setembro. Em Portugal ainda não há data para o lançamento do Fear Not!. O Fear Not! é o resultado do trabalho de investigadores europeus no âmbito de dois projectos da União Europeia: o VICTEC (Virtual ICT with Empathic Characters) e o eCIRCUS (Education through Characters with emotional-Intelligence and Role-playing Capabilities that Understand Social interaction).
Marta Ferreira dos Reis(Publico)
"É um jogo, mas não é bem um jogo. Não há vencedores. É um 'software' em que a criança está à frente do computador, num ambiente 3D, que a vai ajudar a lidar com situações de 'bullying'. A criança entra em diálogo com as personagens", disse ao PUBLICO.PT Ana Paiva, a coordenadora do projecto em Portugal.No programa, os personagens vão lidar com situações de "bullying" que se desenvolvem consoante as respostas e conselhos que as crianças, sem formulários predefinidos, lhes forem submetendo."As situações foram inspiradas em situações reais, mas não estão predefinidas. Há técnicas de inteligência artificial, é um 'software' dinâmico", explica a coordenadora.De acordo com os autores, as crianças estabelecem uma relação com as personagens, no contexto de um drama virtual, porque são sintéticas, isto é, apesar de não serem reais, conseguem ser credíveis. As crianças reagem emocionalmente e, por isso, mostram que são capazes de perceber e interpretar os estados emocionais das personagens.Ana Paiva avança que tem havido muito interesse neste "software", porque há interesse em combater o "bullying". "O problema do 'bullying' é conhecido pelos pais e professores europeus. Entre outros problemas, uma situação de 'bulliyng' prolongada pode causar problemas de saúde, depressões, desistência escolar e até suicídio", frisam os autores."O objectivo é ajudar as crianças que são vítimas de 'bullying'. Como as crianças gostam de jogar, este pode ser um instrumento importante. Confrontados no computador, mesmo aquelas que não são vítimas ficam a saber como intervir", disse Ana Paiva.O INESC-ID foi o principal responsável pelo desenvolvimento tecnológico deste "software", que ainda não foi experimentado pelo público em geral. "Fizemos experiências para resolver questões técnicas, para tirar os 'bugs'. Os psicólogos que trabalham connosco vão desenvolver questionários para ver se o software reduz ou não as situações", disse Ana Paiva. Ainda só foram concluídas as versões em inglês e alemão, que vão começar a ser testadas nas escolas do Reino Unido e da Alemanha a partir de Setembro. Em Portugal ainda não há data para o lançamento do Fear Not!. O Fear Not! é o resultado do trabalho de investigadores europeus no âmbito de dois projectos da União Europeia: o VICTEC (Virtual ICT with Empathic Characters) e o eCIRCUS (Education through Characters with emotional-Intelligence and Role-playing Capabilities that Understand Social interaction).
Marta Ferreira dos Reis(Publico)
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MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.
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RELÓGIO e CALENDARIO
HORAS NO MUNDO
Praias Brancas e Águas transparentes
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- ▼ 2007 (551)
PAULOFARIA & C.ª®
Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL
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PAULO FARIA
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Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!
Acerca de mim
- PAULO FARIA
- Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.
PAULO FARIA BLOG
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