Euromilhoes

quarta-feira, agosto 23, 2006

As sete maravilhas do mundo antigo

Na antiguidade existiam sete grandes obras construídas pelo homem e consideradas "As sete maravilhas do Mundo".
A lista dessas Maravilhas tem sido alterada muitas vezes, mas a lista mais usada e tida como a oficial foi feita no Século VI, d.C.
Esta lista considera como "As Sete Maravilhas do Mundo":



A grande pirâmide de Gizé.
É a única Maravilha que permanece intacta nos dias de hoje e está situada na margem esquerda do rio Nilo, no Egipto. Foi construída pelo faraó Quéops, há 4.560 anos, para servir como sua sepultura. Duas outras pirâmides menores foram depois construídas ao lado: as dos faraós Quéfrem e Miquerinos. Pela sua grandiosidade - 230 metros de cada lado na base e 147 metros de altura (o equivalente a um prédio de 49 andares!) -, podemos ter ideia de quantos homens trabalharam e se sacrificaram para erguer um monumento que simbolizasse o poder de um faraó sobre seu povo e que ficasse na memória das pessoas enquanto durassem aquelas pedras.




Os Jardins Suspensos da Babilónia.
Foram construídos pelo Rei Nabucodonosor no Século VI, a.C. para conquistar e agradar à sua esposa, Amytis, que sonhava com os campos e as montanhas verdes de sua terra natal, muito diferentes do local onde fora morar quando casou.
Os terraços foram construídos uns em cima dos outros e os jardins eram irrigados pela água bombeada do Rio Euphatres, um dos mais importantes da região da Mesopotâmia. Nesses terraços estavam plantadas árvores, flores tropicais e alamedas de altas palmeiras. Dos Jardins podia-se ver a beleza da cidade que ficava logo abaixo.






A Estátua de Zeus, em Olímpia.
Foi feita pelo grande escultor Phidias no Século V, a.C.
Era uma grandiosa estátua de ouro e marfim com 40 pés de altura. Na sua mão direita, havia uma estátua da Vitória e na esquerda, um ceptro - símbolo do poder, com uma águia pousada. A ave simbolizava esta divindade.
Após 10 séculos de existência, a estátua foi destruída num incêndio em Constantinopla - hoje Istambul, na Turquia.
A única ideia que se tem da Estátua de Zeus vem das moedas de Elis, que se supõe carregar a figura original da Estátua.






O Mausoléu de Halicarnassus, situado na Ásia Menor.
Há 2.350 anos, Artemisia, viúva e irmã do Rei Mausolus de Caria, país localizado onde hoje é a Turquia, a Rainha Artemisia contratou arquitectos gregos para construírem um soberbo monumento sobre os restos mortais do rei seu marido e irmão. Por incrível que possa parecer, Artemisia era mesmo casada com seu irmão. Isso era comum na época, até mesmo no Egipto.
A tumba era um grande monumento, adornado por uma estátua de Mausolus e por esculturas de mármore com cenas da mitologia, isto é, cenas das histórias fabulosas dos deuses e heróis do mundo antigo.
O nome mausoléu passou a significar um monumento em memória dos que morriam e deveriam ser lembrados, como Mausolus. Esta "maravilha" provavelmente foi destruída por um terramoto entre os séculos XI e XV. As suas pedras foram reutilizadas em construções locais.




O Templo de Ártemis em Epheseus, construída pelos gregos na Ásia Menor.
Ao encontrarem os habitantes de Éfeso - fazendo culto a uma Deusa a qual identificaram como Ártemis (Diana) a deusa da caça. Eles construíram um pequeno templo o qual foi reconstruído e aumentado muitas vezes.
Um louco chamado Herostratus incendiou o templo, mas ele foi reconstruído no ano 356 antes de Cristo. No ano 262 da nossa era, o templo foi destruído para sempre durante a invasão dos godos, um povo antigo da Germânia. Restaram cópias da famosa estátua de Ártemis que nos dão uma ideia da sua beleza.
A original foi feita de ouro, prata e pedra negra. A parte superior do corpo estava nua e as vestes que cobriam as pernas e os quadris eram ornamentadas com relevos de abelhas e outros animais.




O Colosso de Rhodes.
Era uma grande estátua de bronze erguida por volta de 280 a.C. pelos cidadãos de Rhodes, capital da ilha grega no Mar Mediterrâneo - foi ocupada pelo exército de Demétrio Poliorcetes, general que mais tarde se tornou rei da Macedónia.
Com muita dificuldade, os ródios, habitantes da ilha, expulsaram o inimigo! O feito mereceu uma grande comemoração e dedicada a um deus especial: Hélio, o deus Sol.
A estátua media cerca de 30 m de altura e guardava a entrada do porto.
Foi destruída num terramoto em 224 a.C. Só algumas centenas de anos depois de ter sido derrubada, os fragmentos foram vendidos como sucata.
Há registos de que foram necessários 900 carros puxados por camelos para transportar todo o seu bronze.



O Farol de Alexandria, no Egipto.
A palavra 'farol' deriva de 'Pharos', uma ilha próxima de Alexandria, cidade portuária do Egipto. Nesta ilha, há 2.280 anos, foi erguido o Farol mais famoso da Antiguidade. A sua construção foi um grande sucesso da tecnologia e um modelo para todos os faróis desde então. Há notícias de que tinha 135 metros de altura, o que hoje corresponderia a um prédio de 45 andares.
O Farol de Alexandria dividia-se em três partes: a inferior, quadrada; a do meio, com oito faces e a superior, cilíndrica. Uma rampa em caracol elevava-se até ao topo, onde, à noite, brilhava o fogo, reflectido num potente espelho, formando um clarão que podia ser visto a mais de 50 quilómetros de distância. Bem no alto, havia uma estátua de Hélio, o deus Sol, muito apropriada para uma invenção tão brilhante. Na Idade Média, os árabes substituíram o farol por uma pequena mesquita. Manteve-se de pé até ao século XII. Em 1477, o sultão Qa'it Bay construiu um forte a partir das suas ruínas.


--------------------------------------------------------------------------------

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno são:
Túnel do Canal da Mancha, entre França e Inglaterra, Torre da Comunication Network no Canadá; Empire State Building em Nova York; a Ponte Golden Gate em San Francisco; a represa Itaipu entre Brasil e Paraguai; Diques de Protecção na Holanda e o Canal Panamá.

A ARTE DE NÃO ADOECER



A arte de não adoecer"

Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças
como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a
repressão dos sentimentos degenera até em cancro. Então vamos desabafar,
confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O
diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer - "Tome decisão"
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A
indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é
feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder
vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de
doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções"
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a
lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que
lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce
existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa
que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que
está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas
de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a
saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e
pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se"
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos
algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que
não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos,
destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é
sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie"
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria
raizes profundas, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há
relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste"
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida
longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom
humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.

Dr. Dráuzio Varella

O SIGNIFICADO DA VIDA



O Significado da Vida
________________________________________
Para explicar o sentido da vida, é preciso entender primeiro a pergunta. A questão é difícil: por que estamos aqui? Nascemos, crescemos e morremos. Neste espaço de tempo podemos fazer muitas coisas: aprender, ter prazer, ajudar, amar... Assim, uma destas coisas deve dar sentido à vida.
Ter prazer é uma das coisas que se pode ter na vida. Porém, ter prazer só faria sentido na vida se ele se perpetuasse e bem sabemos que nossos melhores dias, por melhor e mais duradouros que sejam, acabam. Ainda passaremos por dificuldades mesmo com dinheiro ou sem ele pois a vida é uma sucessão de altos e baixos. Se acha que ter prazer é a resposta, ainda vai bater de frente com o facto que ainda morreremos. A velha filosofia do Comamos e Bebamos Pois Amanhã Morreremos só faz deixar a pergunta ainda mais indecifrável.
Amar também é um aspecto da vida. Pode-se amar ideias, pessoas ou coisas. Porém, o homem tem necessidade de um amor bilateral, ou seja, ele quer ter amor também. Ideias e coisas podem vir a durar mais tempo que a vida de uma pessoa, mas não retribuirão amor. Por outro lado, amar uma pessoa de maneira mútua resolve esta necessidade, mas como ninguém é perfeito, nem o amor de uma pessoa é. Realmente resolverá um pouco, mas não completamente. O amor poderia dar sentido à vida se houvesse uma retribuição perfeita, mas como não há uma pessoa perfeita, também não é a resposta perfeita.
Se ajudar alguém, de maneira habitual, dando prazer ou até salvando a vida, terá conseguido facilitar a vida de outra pessoa, entretanto, o que acontece depois? A pessoa ainda vai morrer. No final, o que restou? Talvez essa pessoa convença outras pessoas a também serem prestativas, mas todas elas ainda terão seu fim. Ainda não há um sentido na vida.
Talvez ainda queira aprender. Seu conhecimento poderia ser transmitido a novas gerações. Isso colabora para a evolução do ser humano. Mas isso funciona como ajudar, o que já foi trabalhado acima. O ser humano ainda pode descobrir a imortalidade através de algum meio criativo, como a clonagem, mas seria ignorar a natureza humana, pois ela ainda é mortal. Além do mais, ainda há o aspecto dos altos e baixos da vida. Por que então há o sofrimento?
Haveria uma resposta se o homem pudesse quebrar esse ciclo de nascimento-morte de maneira natural, maneira esta que sempre estivesse à disposição do homem, pois só assim seria uma resposta válida.
Uma vez resolvida a questão da morte, há ainda a dualidade prazer-sofrimento que invade a vida (afinal, continuar vivendo não dá sentido à vida). Mas, e se fosse possível eliminar o aspecto de sofrimento? Parece que há um sentido na vida se a resposta for "Estamos aqui para buscar amor e uma existência livre de sofrimento e morte". A natureza do homem seria essa mesma.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL
Loading...

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?