Euromilhoes

quarta-feira, janeiro 10, 2007

HARMONIA e PERFEIÇÃO

MUDE

Mude!

Mas comece devagar,

porque a direCção é mais importante

que a velocidade.

Sente-se em outra cadeira,

no outro lado da mesa.

Mais tarde, mude de mesa.

Quando sair,

procure andar pelo outro lado da rua.

Depois, mude de caminho,

ande por outras ruas,

calmamente,

observando com atenção

os lugares por onde

passa.

Tome outras camionetas.

Mude por uns tempos o estilo das roupas.

Dê os teus sapatos velhos.

Procure andar descalço alguns dias.

Tire uma tarde inteira

para passear livremente na praia,

ou no parque,

e ouvir o canto dos passarinhos.

Veja o mundo de outras perspectivas.

Abra e feche as gavetas

e portas com a mão esquerda.

Durma no outro lado da cama.

Depois, procure dormir em outras camas.

Assista a outros programas de televisão,

compre outros jornais,

leia outros livros,

Viva outros romances!

Não faça do hábito um estilo de vida.

Ame a novidade.

Durma mais tarde.

Durma mais cedo.

Aprenda uma palavra nova por dia

numa outra língua.

Corrija a postura.

Coma um pouco menos,

escolha comidas diferentes,

novos temperos, novas cores,

novas delícias.

Tente o novo todo dia.

o novo lado,

o novo método,

o novo sabor,

o novo jeito,

o novo prazer,

o novo amor.

a nova vida.

Tente.

Busque novos amigos.

Tente novos amores.

Faça novas relações.

Almoce em outros locais,

vá a outros restaurantes,

tome outro tipo de bebida

compre pão em outra padaria.

Almoce mais cedo,

jante mais tarde ou vice-versa.

Escolha outro mercado,

outra marca de sabonete,

outro creme dental.

Tome banho em novos horários.

Use canetas de outras cores.

Vá passear em outros lugares.

Ame muito,

cada vez mais,

de modos diferentes.

Troque de bolsa,

de carteira,

de malas.

Troque de carro.

Compre novos óculos,

escreva outras poesias.

Jogue os velhos relógios,

quebre delicadamente

esses horrorosos despertadores.

Abra conta em outro banco.

Vá a outros cinemas,

outros cabeleireiros,

outros teatros,

visite novos museus.



Mude!

Lembre-se de que a Vida é uma só.

Arranje outro emprego,

uma nova ocupação,

um trabalho mais interessante,

mais prazeroso,

mais digno,

mais humano.



Se não encontrar razões para ser livre,

invente-as.



Seja criativo.

E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,

longa, se possível sem destino.

Experimente coisas novas.

Troque novamente.

Mude, de novo.

Experimente outra vez.

certamente conhecerá coisas melhores

e coisas piores,

mas não é isso o que importa.

O mais importante é a mudança,

o movimento,

o dinamismo,

a energia.

Só o que está morto não muda!



( Edson Marques )

ACREDITE EM SI

SANTOS PADROEIROS...MITOLOGIA EGÍPCIA: ANÚBIS...CRISTAIS

Santos padroeiros das profissões
Muitos dos santos abaixo não são considerados padroeiros pela autoridade eclesiástica e sim pela tradição popular.

Ações Judiciai...... Santa Agia
Acomodações......... Gertrude de Nivelles
Açougueiros......... São Bartolomeu
Administradores..... São José
Advogados........... São Ivo
Aeromoças........... Santa Bona
Agentes funerários .. São Dimas
Agricultores ........ São Isidoro
Alfaiates ........... Santa Clara e São Casimiro
Alfândega........... São Mateus
Alpinistas.......... São Bernardo de Menthon
Alvejamento de tecidos. São Blanchard
Anestesiologistas.... São Rene Goupil
Antiquários.......... São João Batista
Anunciantes.......... São Bernardino de Sena
Apicultores.......... São Bernardo de Claraval
Aprendizes........... São João Bosco
Arqueiros............ São Sebastião
Arqueólogos.......... São Dâmaso
Arquitetos........... São Raimundo Gayrard e São Tomé
Arquivistas.......... São Lourenço
Arte................. Santa Catherina de Bologna
Artesãos............. São Lucas
Artistas............. Frei Angélico
Astrofísicos......... Melchior, Gaspar e Baltazar
Astronautas.......... São José de Cupertino
Atletas.............. São Cristovão
Actores ............. São Genésio e São Vito
Atrizes.............. Santa Pelagia
Aviadores............ São José de Cupertino


Banqueiros........... São Mateus
Bar.................. São Vicente
Barbeiros............ S.Cosme e Damião, S.Martin de Porres
Barqueiros........... Santa Honorina
Bibliotecárias....... S.Lourenço e Sta Catarina de Alexandria
Bombeiros............ São Floriano e Santa Bárbara
Bordadeiras.......... Santa Clara


Cabeleireiros........ São Brás e São Luís IX
Caçadores............ São Humberto e São Eustáquio
Caixas de banco...... São Mateus
Camareiras........... Santa Zita
Candidatos à exames... São José de Cupertino
Candidatos à motoristas. Santo Expedito
Cantores............. São Gregório Magno

Cardadores.......... São Brás
Carpinteiros........ São José e São Matias
Carregadores......... São Cristovão

Carteiros............ São Gabriel Arcanjo
Cartórios............ São Ivo e São Marcos

Catequistas .......... São Carlos Borromeo
Cavaleiros........... São Jorge
Cervejeiros.......... S.Arnaldo, S.Medardo e S.Vesceslau
Chaveiros............ São Baldomer
Churrasqueiros....... São Vicente Ferrer
Cientistas........... São Alberto Magno
Cirurgiões............ S.Roque, S.Lucas, S.Lamberto Masstricht
Comediantes.......... São Genésio, o ator
Comerciantes......... São Homobono
Comissários.......... São Martinho
Compositores......... São Caedmon
Confessores.......... São Afonso Maria de Ligório
Contadores........... São Mateus
Costureiras.......... São Joaquim e Santa Ana
Coveiros............. Santo Antão
Cozinheiros.......... São Lourenço
Curtidores........... São Bartolomeu


Dançarinos........... São Vito
Dentistas............ Santa Apolônia
Diáconos............. São Esteves
Diplomatas........... São Gabriel Arcanjo
Doceiros............. São Honorato de Amiens
Donas de Casa........ Santa Zita


Ecologistas .......... São Francisco de Assis
Ecumenistas.......... São Cirilo de Jerusalém
Editores............. São João Bosco e Santo Agostinho
Eletricistas......... Santa Lúcia
Empregadas domésticas. Santa Zita
Encadernadores....... São Celestino V
Encanadores.......... São Vicente Ferrer
Enfermeiros.......... Santa Ágata e São Camilo de Lellis
Engenheiros.......... São Ferdinando
Escoteiros........... São Jorge
Escritores........... São Francisco de Sales
Escultores........... São Lucas
Esquiadores .......... São Bernardo de Menthon
Estalajadeiros....... São Julião, o hospitaleiro
Estenógrafos......... São Cassiano
Estivadores.......... São Nicholas de Myra
Estudantes ........... S.Tomás Aquino, Sta Catarina Alexandria

Farmacêuticos ....... São Cosme e Damião
Fazendeiros......... São Isidoro
Ferreiros........... São Dunstão
Filósofos........... Santa Catarina de Alexandria
Floristas........... Santa Dorotéia e Santa Rosa de Lima
Freiras............. Santa Brígida
Fotógrafos.......... Santa Verônica
Funcionário público . São Judas Tadeu
Fundidores de sinos . Santa Ágata
Funerária........... São José de Arimatéia

Empregados de Mesa.... Santa Marta

Hospitais, trabalho em. São João de Deus
Hoteleiros.......... Santa Marta


Igreja.............. São José
Imprensa católica.... São Francisco de Sales
Imprensa............. São Edmundo Campion
Internautas.......... São Isidoro de Sevilha


Jardineiros.......... São Fiacre
Joalheiros........... São Elói de Chaptelat
Jornalistas.......... São Francisco de Sales
Juristas............. São Ivo


Lã, trabalho com ..... São Brás
Lapidadores de pedras. Santa Luzia
Lavadeiras........... Santa Maura
Lavradores........... Santo Isidoro
Livrarias............ São Jerônimo
Livreiros............ São Antônio Maria Claret
Locutores............ São João Crisóstomo


Magistrados.......... São Ferdinando III de Castile
Marceneiros.......... São José
Marinheiros.......... São Nicolau, São Erasmo e São Elmo
Mercearias........... São Pedro Regalado
Médicos ............. São Lucas e São Cosme e Damião
Mestres de obras..... São José
Metalúrgicos........ São Elias
Militares........... São Theodore Tiro e São Demétrio
Mineiros............ Santa Bárbara
Missionários ........ São Francisco Xavier
Monges ...... São Bento de Núrsia
Montanhistas........ São Bernardo de Montjoux
Motoristas .......... São Cristovão
Motoristas de táxi... São Fiacre
Músicos.............. Santa Cecília


Nadadores............ São Adjuto
Negociantes.......... São Bomhomem de Cremona
Notários ............ São Marcos


Obstetra ............. São Raimundo Nonato
Oculistas ............ Santa Luzia
Oleiros .............. Santa Justa e Rufina
Operários ............ São José
Oradores ............. São Domingos
Ordens Religiosas .... São Benedito Labre
Ourives .............. São Dunstan de Glastonbury


Padeiros .............. São Honorato e São Miguel
Palhaços .............. São Mathurin
Padres ................ São João Maria Vianney
Paraquedistas ......... São Miguel Arcanjo
Parteiras .............S.Cosme e Damião, S.Raimundo Nonato
Pastores de rebanhos ..São Germano e São Druon
Pedreiras,trabalho em . São Roque
Pedreiros............. São Tomé
Peregrinos ........... Santa Foy de Gascogne
Perfumistas........... Santa Maria Madalena
Pescadores............ São Pedro, Santo André e São Erasmo
Pilotos .............. São José de Cupertino
Pintores .............. São Lucas e Frei Angélico
Pintores de vidros .... São James Grissinger
Psicólogos .............Santa Dymphna
Poetas ................ São Columbano e Santa Cecília
Policiais Militares... Santa Efigênia
Porteiros ............. São Teobaldo
Pousadas............... São Júlio
Pregadores ............ São Domingos
Professoras ........... Santa Úrsula
Professores........... São João Batista de la Salle
Promotores............ São Francisco de Sales
Publicitários......... São Bernardino de Sena


Radialistas............ São Gabriel Arcanjo
Relojoeiros............ Santo Elias
Restauradores .......... São Laurêncio
Rural, trabalhador..... São Bento


Salsicheiros........... Santo Antônio Magno
Sapateiros............. São Crispim
Secretárias............ São Jerônimo e São Cassiano
Segurança.............. São Mateus
Seminaristas ........... São Carlos Borromeo
Sindicalistas.......... São Martinho de Porres
Skatistas.............. Santa Lidwina
Soldados .............. S.Martinho, S.Jorge e Sta Joana D'Arc
Suinocultores ......... Santo Antônio Magno
Supermercados ......... São Miguel Arcanjo


Tabelião............... São Marcos
Tapeceiros............. Santa Genoveva
Taxistas .............. São Fiacre
Tecelão................ São Maurício
Televisão.............. Santa Clara
Teólogos............... Santo Afonso Maria de Ligório
Terapeutas............. Santa Brígida
Tingidores............. São Maurício
Tintureiros............ Santa Lídia e São Maurício
Tipógrafos ............ São João
Tradutores ............ São Jerônimo


Universitários......... S.Tomás de Aquino e S.Pedro Nolasco


Vendedores ............ São Homobono
Veterinários.......... São Elói de Chaptelat
Viajantes ............ São Cristovão
Vidraceiros........... São Marcos
Vigia ................ São Pedro de Alcântara
Vinagre, produtores de ..São Vicente de Zaragoza
Vinicultores........... São Vicente, o Diácono


Windsurf............... Santo Ramon de Penayafort

Zoológicos ............ São Francisco de Assis
Fonte de pesquisa - Site da Arquidiocese de São Paulo~
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MITOLOGIA EGÍPCIA: ANÚBIS

Qual estrela reinventado a imanência da sua luz no cosmos da imortalidade, onde a mítica constelação da vida se traduzia e renovava num fulgor eterno, Anúbis (Anupu em egípcio) iluminava a noite do panteão egípcio enquanto pilar que sustinha o templo de um mito intemporal que prometia às almas a eternidade.

Escravizados pelo alento de vogarem no regaço da imortalidade, superando os próprios limites da existência, os Egípcios conceberam a arte do embalsamamento, que, ao conservar os seus corpos, os arrebatava ao abominável espectro da deterioração, tal como sugere uma das muitas inscrições talhadas sobre os caixões: “Eu não deteriorarei. O meu corpo não será presa dos vermes, pois ele é durável e não será aniquilado no país da eternidade”. Esta arte divina, apta a enfeitiçar o tempo, tornando-o escravo daqueles que a ela recorriam, era ditada, reinventada e abençoada por Anúbis, guardião das sublimes moradas da eternidade, Soberano das mumificações e embalsamamentos, intermediário entre o defunto e o tribunal que o aguardava no Além e deidade cuja aparência é estigmatizada pelas incumbências de que é investido. Por conseguinte, e numa flagrante evocação dos cães e chacais que velavam pelas inóspitas e desérticas necrópoles, esta divindade surge como um animal da família dos Canídeos ou, então, como um homem detentor de uma cabeça de chacal. A mitologia egípcia revela-nos que Anúbis era fruto de uma ilegítima noite de amor vivida por Osíris nos braços de Néftis.

A lenda revela-nos que tão inusitada união dera-se aquando do retorno do então Soberano do Egipto ao seu magnífico país. Extenuando de uma viagem que o mantivera longe da sua pátria por uma eternidade, Osíris ardia em desejo de sentir o Sol que raiava no olhar de Ísis despir a mortalha de nuvens, tecida pela saudade, que vestia e sufocava os céus de sua alma. Ao vislumbrar Néftis, o deus enlaça-a então em seus braços, tomando-a pela sua esposa. E os seus sentidos, cegos pela paixão, revelam-se impotentes para lhe desvendar a traição que ele cometia, antes desta encontrar-se consumada. Graças a uma coroa de meliloto abandonada por Osíris no leito de Néftis, Ísis abraça a percepção de que o seu amado esposo havia-lhe sido infiel e, desesperada, confronta a sua irmã, que lhe revela que de tão ilídimas núpcias nascera um filho, Anúbis, o qual, temendo a cólera do seu esposo legítimo, Seth, ela havia ocultado algures nos pântanos. Ísis, a quem não fora concedido o apanágio de conceber um filho de Osíris, enleia então a resolução de resgatá-lo ao seu esconderijo, percorrendo assim todo o país até encontrar a criança. Acto contínuo, e numa notória demonstração da benevolência que lhe era característica, a deusa amamenta Anúbis, criando-o para tornar-se o seu protector e mais fiel companheiro.
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A lenda de Osíris comprova que Ísis foi coroada de sucesso, uma vez que, após o desmembramento do corpo de seu esposo, Anúbis voluntariou-se prontamente para auxiliar a deusa a reunir os inúmeros fragmentos do defunto. Posteriormente, Anúbis participa com igual dedicação nos rituais executados com o fim de restituir a Osíris o sopro de vida e que lhe facultaram a concepção da primeira múmia, facto que legitimou a sua conversão no venerado deus do embalsamamento, eterno guia do defunto no Além. A sua crescente influência garantiu-lhe um posto relevante no tribunal composto por quarenta e dois juizes que julgava os recém- inumados. De facto, é ele quem conduz o morto até Osíris, apresentando-o ao tribunal por ele presidido, para de seguida proceder à pesagem do coração. Se porventura o morto desejar mais tarde regressar à terra, é Anúbis quem ele tem a obrigação de notificar previamente, dado que esta surtida só será exequível com o seu consentimento expresso, formalmente consignado sob a forma de um decreto.

As suas múltiplas funções permitem a este deus deter diversas denominações, embora todas elas se encontrem intrincadamente relacionadas com o seu papel na vida póstuma dos egípcios. Assim, Anúbis é reconhecido como “o das ligaduras”, como patrono dos embalsamadores, “presidente do pavilhão divino”, enquanto soberano do edifício onde a poesia da mumificação era declamada por peritos, “senhor da necrópole” ou então “aquele que está em cima da montanha”, designações que exaltavam a sua posição enquanto guardião dos túmulos e condutor dos defuntos nos traiçoeiros labirintos do mundo inferior. Como tal, não é de todo inusitado o rol interminável de hinos e preces a ele destinados, que encontramos não raras vezes nas paredes das mastabas mais antigas e igualmente no famigerado “Texto das Pirâmides”.

Anúbis constitui igualmente a deidade tutelar da décima sétima província do Alto Egipto, cuja capital, Cinopólis (“A Cidade dos Cães”), era o âmago do seu culto, não obstante a sua imagem ser também uma constante em relevos e textos figurativos existentes nas sepulturas reais ou plebeias do vale do Nilo. Com efeito, ao longo de toda a época faraónica, Anúbis usufruiu de uma inefável popularidade que se reflectiu na sólida implantação do seu culto nos díspares centros religiosos do país, particularmente em Tebas ou Mênfis. Em Charuna, localidade próxima do seu principal santuário, deparamo-nos com uma necrópole de cães mumificados, os quais eram venerados enquanto animais sagrados do deus.
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Mas afinal que arte era esta que Anúbis protegia e representava? Originalmente, antes de haverem alcançado o seu meticuloso método de mumificação, os Egípcios envolviam os seus defuntos numa esteira ou pele de animal, visando que o calor e o vento dissecassem os cadáveres. Após um moroso processo evolutivo, os embalsamadores conseguiram enfim obter de forma artificial tal conservação natural, mediante um prolixo tratamento, que se prolongava por setenta dias. Uma vez ser necessário quantidades abundantes de água para lavrar os corpos, este ritual era realizado na margem Ocidental do rio Nilo (a considerável distância das habitações), onde os embalsamadores trabalhavam numa tenda arejada. Ultimado o referido período de tempo, os defuntos seguiam para as designadas “Casas de Purificação”, meras salas reservadas para as práticas de mumificação, onde cada gesto dos embalsamadores era talhado no olhar vigilante dos sacerdotes. Segundo inúmeros baixos-relevos e pinturas, estes primeiros ostentavam máscaras com a efígie do deus- chacal Anúbis, a deidade protectora dos mortos, talvez num desejo de atrair a sua benevolência.

O único exemplar que se conserva de semelhante máscara leva a crêr que esta servisse igualmente de protecção contra os diversos cheiros que fustigavam os embalsamadores. Alguns momentâneos descuidos destes levaram-nos a esquecerem-se, por vezes, de determinados instrumentos no interior das múmias, o que nos permite conhecer, aprofundadamente, os seus diversos utensílios de trabalho: ganchos de cobre, pinças, espátulas, colheres, agulhas, vasos munidos de bicos para deitar a goma escaldante sobre o cadáver e furadores com cabeça de forcado, para abrir, esvaziar e tornar a fechar o corpo. Dada a ausência de qualquer informação legada pelos Egípcios sobre as suas técnicas de embalsamamento, é necessário recorrer aos relatos de historiadores gregos, como Heródoto, para que a nossa curiosidade seja saciada. As suas descrições permitem-nos vislumbrar cada movimento dos embalsamadores. Em primeiro lugar, estes extraíam o cérebro do defunto pelas narinas, com o auxílio de um gancho de ferro. Seguidamente, “com uma faca de pedra da Etiópia” (segundo refere Hérodoto) efectuavam uma incisão no flanco do defunto, pelo qual retiravam os intestinos do morto.

Após terem limpo diligentemente a cavidade abdominal, lavavam-na com vinho de palma e preenchiam o ventre com uma fusão de mirra pura, canela e outras matérias odoríferas. Deixavam então o corpo repousar numa solução alcalina, baseada em cristais de natrão seco, onde permanecia durante setenta dias, ao fim dos quais a múmia era envolvida com mais de vinte camadas de ligaduras e coberta por um óleo de embalsamamento (uma mistura de óleos vegetais e de resinas aromáticas- coníferas do Líbano, incenso e mirra), que endurecia, rapidamente. Todavia, as suas propriedades anti-micósicas e anti-bacterianas não protegiam a estrutura do corpo esvaziado, dessecado e leve, facto comprovado pelo incidente ocorrido com a múmia do jovem faraó Tutankhámon, que se fragmentou, quando a tentaram remover do seu caixão. As faixas que envolviam o defunto eram, preferencialmente, de cores vermelho e rosa, jamais sendo utilizado para a sua concepção linho novo, mas sim, aquele que era obtido a partir das vestes que o morto envergava em vida. À medida que as ligaduras eram colocadas em torno dos defuntos, os sacerdotes presentes pronunciavam fórmulas sagradas. Simultaneamente, depositavam-se nos leitos de linho inúmeros amuletos profilácticos, tendo mesmo sido encontrada uma múmia com cerca de oitenta e sete destes objectos de culto. Entre estes encontrava-se ankh (vida), uma das mais preciosas dádivas oferecidas aos homens pelos deuses; o olho de oudjat, ou olho de Hórus, símbolo de integridade, que selava a incisão feita pelos embalsamadores, para retirar as entranhas do morto; um amuleto em forma de coração, concebido para assegurar que os defuntos seriam bem sucedidos nos seus julgamentos; e o escaravelho, esculpido em pedra, barro ou vidro. Este insecto enrola bolas de esterco, onde depõe os ovos. Os Egípcios creiam que um escaravelho gigante gerara o Sol de forma similar, rolando-o em direcção do horizonte, até ao firmamento. Uma vez que todas as manhãs este astro soberano desprende-se de um abraço de trevas, o escaravelho tornou-se num símbolo da ressurreição dos mortos.
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No exórdio da civilização egípcia, ultimados os seus processos de mumificação, as pessoas notáveis eram inumadas num caixão de forma rectangular, depositado num sarcófago de pedra, considerado como depositário das vida. Porém, ao longo da história, os caixões sofrem diversas metamorfoses, que alteraram, radicalmente, os seus simulacros. No Médio Império, os caixões tornaram-se antropomórficos, aumentando a sua produção. A própria múmia principiou a ter uma máscara de linho estucado, isenta de qualquer semelhança com o defunto. Na realidade, inúmeras múmias eram sepultadas em diversas urnas, sendo colocada uma dentro da outra, à semelhança das bonecas russas. Deste modo, a urna interna, mais ajustada, deveria encontrar-se apertada atrás. Durante muito tempo, os sarcófagos eram construídos em madeira. Não obstante, num período mais tardio, as urnas interiores eram efectuadas com camadas de papiro ou linho, o que se tornava mais economicamente acessível. Junto aos túmulos, repousavam cofres de madeira, que guardavam quatro recipientes, desde o mais humilde pote de barro ao mais faustoso vaso de alabastro. Estes canopes, cujo nome advém de Kanops, cidade situada a leste de Alexandria, continham as vísceras do defunto, uma vez que sem estas, o corpo não se encontraria completo. Inicialmente, esta pratica consistia em mais uma prerrogativa reservada aos soberanos do Egipto, mas com alguma rapidez estendeu-se igualmente aos sacerdotes e altos funcionários e, por fim, no Novo Império, a todos os egípcios abastados.

O fígado, o estômago, os pulmões e os intestinos eram envolvidos separadamente em tecidos de linho, formando embrulhos que eram, em seguida, depositados no interior dos díspares canopes, após terem sido impregnados com resina de embalsamamento. Em contrapartida, o coração, símbolo da razão, cerne do encontro do espírito e simulacro da alma, após ser submetido a um rigoroso tratamento que visava a sua conservação, era sempre recolocado no corpo do defunto, que iria necessitar dele, ao longo do seu julgamento no Além. Por seu turno, as intrínsecas vísceras eram entregues a quatro deidades protectoras, filhos de Hórus, cujas cabeças ornamentavam frequentemente as tampas dos canopes: Amset, com cabeça de homem, (cujo nome resulta de aneth, uma planta conhecida pelas suas propriedades de conservação), tornado protector do estômago; Hápi, possuidor de uma cabeça de babuíno, que vela pelos intestinos; Duamoutef, que ostenta uma cabeça de cão e cuja missão é proteger os pulmões; e Quebekhsenouf, detentor de uma cabeça de falcão, que preserva o fígado. A partir do Novo Império, eram representadas nas arestas dos canopes deusas protectoras, que, com as asas abertas, resguardavam os seus conteúdos. As mesmas deusas surgiam ajoelhadas nos cantos dos sarcófagos. Nut, a deusa da abóbada celeste, adorna a face interior do tampo do caixão.

Paradoxalmente, os mais humildes eram privados de qualquer prerrogativa, sendo sepultados no deserto, envoltos numa pele de vaca, uma vez que não possuíam meios para pagar o avultado preço da imortalidade.
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Detalhes e vocabulário egípcio:
Djed- eternidade;
Keres- caixão;
Na Época Greco-Romana, Anúbis foi investido de novas incumbências, incarnando numa deidade cósmica, regente dos céus e da terra.
Etimologicamente, o epíteto “Anupus” pode possuir a sua origem na palavra inep, empregue com o significado de “putrificar”.
A imagem de Anúbis, nas suas díspares representações, é uma constante não apenas nas múmias e sarcófagos, mas também nas vinhetas dos papiros funerários. A estatueta de Anúbis com cabeça de cão selvagem constituía igualmente um amuleto, que colocava os defuntos sobre a protecção do deus. Evoca-se como exemplo o túmulo do jovem Tutankhámon, entre muitos outros.
A famigerada múmia do faraó Ramsés III sobreviveu indemne durante quase 3000 anos, graças à arte egípcia do embalsamamento e à preservação do deserto. Porém, alguns meses de permanência num museu teriam causado a sua total destruição, caso inúmeros egiptólogos não houvessem agido, prontamente.
out- embalsamadores
vabet- lugar de purificação, 'Casa da Purificação'


Verónica Freitas


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CRISTAIS


Os cristais foram sempre ao longo dos tempos valorizados, não só pela sua enorme beleza mas também pelas suas propriedades curativas e espirituais. Curandeiros, xamãs, sacerdotes e os que buscam a espiritualidade, têm sido atraídos pelos cristais e utilizado os seus poderes curativos. A cristaloterapia continua a explorar novas formas em que o reino mineral nos possa auxiliar na recuperação do equilíbrio para as nossa vidas agitadas e cheias de stress. A ciência ainda não descobriu o que realmente acontece durante a cura através dos cristais e só utilizando-os poderemos avaliar o seu poder curativo.

ESCOLHA

A melhor forma de escolher um cristal é colocá-lo na mão e sentir a reacção do nosso corpo e do nosso espírito. Com alguma experiência torna-se um processo bastante fácil.
Podemos assim dizer que não somos nós que escolhemos o cristal mas que é ele que nos escolhe.


LIMPEZA


Os cristais quando chegam à nossa mão, passaram já por um longo caminho, tendo absorvido energias negativas, pois estes por onde passam tentam harmonizar ambientes e pessoas que deles se aproximam. É portanto imprescindível que se proceda à sua limpeza.
Para limpeza dos cristais o processo mais utilizado é a sua emersão em água salgada durante 12H a 24H, passando-os seguidamente por água corrente. Também podem ser limpos por outros processos, como por exemplo: - através da visualização de uma cascata de água, pura e cristalina, caindo sobre o cristal ou através de um praticante de Reiki com o 2.º ou 3.º nível, com a utilização dos símbolos do Reiki.
Os cristais devem ser limpos periodicamente ou sempre que sejam utilizados numa terapia de cura.


ENERGIZAÇÃO


Os cristais devem receber energia após cada processo de limpeza, para que sejam alimentados com energias favoráveis para o seu melhor desempenho.
Existem diversas formas de dar energia aos cristais como por exemplo: - a sua exposição à luz solar ou através de um praticante de Reiki com o 2.º ou 3.º nível, com a utilização dos símbolos do Reiki.



EFEITOS



ÁGATA

Protege mãe e filho durante a gravidez.
Atracção do sexo oposto
Felicidade e Fortuna

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com ferro, cálcio, sódio, manganês, cromo, traços de alumínio.
COLORAÇÃO - Cinzento, laranja, cor de areia, marrom, negro, azul-brilhante, esverdeado, diversos traços, variados desenhos e amostras.
LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Botswana, Alemanha, Índia, Madagáscar, EUA.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Em geral: vasos sanguíneos, cotovelos, órgãos da reprodução, audição, sistema linfático, nervos, gravidez, reumatismo, rins, fígado, olhos, inflamações das juntas e do joelho, próstata.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Bem-estar, conhecimento do carácter das pessoas, naturalidade, recomeço, gravidez, protecção, autoconfiança, voltar-se para o próprio eu. Protege a casa e o lar.
FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.



AMETISTA

Calmante
Afasta negatividade
Transmite Paz e Harmonia

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com ferro, manganês, titânio, cálcio, magnésio, traços de cromo.
COLORAÇÃO - Violeta-claro até escuro, translúcido até transparente.
LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Madagáscar, Namíbia, Sri Lanka, Uruguai, EUA.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Pâncreas, vasos sanguíneos, coração, cabelos, pele, cabeça, circulação, fígado, nervos, stress.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - A autocontemplação, sensação de liberdade, fluxo do pensamento, sensação de comunhão, senso de correção, consciência da divindade, harmonia, sono, auto controle, consciência do auto valor, tolerância.
FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.



AZURITA
Conhecimento de si próprio
Abre o terceiro olho
Telepatia

MATERIAIS DE ORIGEM - Cobre, carbono, cálcio, cobalto, zinco, enxofre, ferro, cromo.
COLORAÇÃO - Azul-marinho até azul muito escuro, opaca.
LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - EUA, México, Namíbia, Chile, Austrália.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Ossos, cabeça, coluna vertebral, nervos, calmante.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Capacidade de aceitação de factos, consciência, terceiro olho, capacidade de elaboração de acontecimentos, decisão, intuição, telepatia, compreensão, imaginação.
FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente.



CITRINO

Pedra do sucesso profissional
Combate energias negativas
Proporciona paz interior

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com ferro, manganês, titânio, cálcio.
COLORAÇÃO - Amarelo-claro até marrom-dourado, marrom-avermelhado, transparente até translúcido.
LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Colômbia, EUA, Madagáscar.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Vitalidade, estômago, intestinos, rins, fígado, crescimento dos cabelos, musculatura, problemas dos nervos.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Boa disposição de espírito, formas claras de pensamento, disposição para aceitar meios-termos, disposiçaõ afirmativa diante a vida, motivação, coragem, retificação das metas, disposição para o carinho, emoções, força do Sol para o coração e a alma.
FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, pingente, cordão.



ESMERALDA

Pedra milagrosa do amor
Rejuvenescimento
Inteligência e Comunicação

MATERIAIS DE ORIGEM - Alumínio, berilo, silicone, enxofre, parcialmente zinco, fósforo, ferro.
COLORAÇÃO - Verde-claro, verde-escuro, verde-amarelado, transparente a translúcido.
LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Índia, Paquistão, Austrália, EUA, África do Sul, Brasil.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Reumatismo, musculatura, perturbações do ritmo cardíaco, musculatura do coração, sistema nervoso, visão, equilíbrio corporal, unhas, cabelos.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Dar animação, desenvolvimento da energia, fortalecimento da memória, dissolução de hábitos, senso de beleza, senso de coragem, fidelidade, compreensão e harmonia.
FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente.



FLUORITA

Pedra do amor
Altamente calmante
Concentração

MATERIAIS DE ORIGEM - Cálcio, fluorita com cromo-ferro, enxofre, cobre, vestígios de manganês.
COLORAÇÃO - Incolor, vermelha, alaranjada, amarela, branco-amarelado, rosa, violeta, verde, azul-violetada até escuro.
LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Espanha, México, EUA, China, Austrália.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Cérebro, coração, rins, pulmões, dentes, gengivas, artrite, artrose, gravidez, cabeça, enxaqueca, infecções, estimulante sexual.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Concentração, alegria no amor, autoconfiança, compreensão, percepção da realidade, dissipa marcas do passado, infunde calma profunda.
FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente, cordão.



HEMATITA


Traz equilíbrio emocional
Absorve baixas energias
Protege contra magia negra

MATERIAIS DE ORIGEM -Óxido de ferro magnético, ferro, sílica, manganês, fósforo, traços de cálcio.
COLORAÇÃO - Cinza, cinza-aço até negro, opaco.
LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Suécia, Noruega, Espanha, Ilha de Elba, Brasil.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Perturbações de menstruação, vitalidade, frescor, aparência juvenil, olhos, pernas, renovação do sangue, prisão de ventre, pés, articulações, pele, cabeça, fígado, baço.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Disposição para o trabalho, capacidade de se relacionar com outras pessoas, disposição habilidosa, fortalecimento, disposição para novos empreendimentos, realização, sono, gravidez.
FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, esfera, ovo, pingente, cordão.



LÁPIS-LAZÚLI

Aumenta nossas energias positivas
Promove a intuição
Proporciona profunda meditação

MATERIAIS DE ORIGEM - Sódio, alumínio, sílica com cálcio, magnésio, enxofre, zinco, cobalto.
COLORAÇÃO - Azul-real até azul-esverdenhado, azul-claro, azul-escuro, parcialmente com inclusões douradas, opaca.
LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Chile, Afeganistão, Burma.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Sangue, coração, pulmão, articulações, cérebro, cabelos, pescoço, laringe, tiróide, dores de cabeça, perturbações menstruais, irradiações de computadores.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Inspiração, clareza, meditação, vitalidade, promove a concentração, amor, parceria, amizade, relaxamento, limpeza espiritual, disciplina.
FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.



OLHO-DE-TIGRE

Pedra de protecção em geral
Afasta olho-grande
Clareza do pensamento

MATERIAIS DE ORIGEM - Silicato, dióxido com ferro, enxofre, manganês, traços de cromo.
COLORAÇÃO - Amarelo-dourado até marron-dourado, marrom até marrom-enegrecido, opaco.
LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - África do Sul, Austrália, Burma, EUA, Índia.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Doenças nervosas, inflamações dos nervos, mania de perseguição, efeitos terapêuticos sobre os ossos, reumatismo das juntas, lumbago, estabiliza troca de tecidos, fortalece o fígado, minora problemas de asma, falta de ar, alergias, olhos, brônquios e plexo solar.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Senso de equilíbrio, capacidade de iniciativa, eleva a capacidade de raciocínio, por exemplo, no caso de exames. Relaxamento, harmonia, capacidade de assumir compromissos, confiança.
FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente, cordão.



ÓNIX

Protege contra a magia negra
Harmoniza momentos difíceis
Aumenta a concentração mental

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com traços de zinco.
COLORAÇÃO - Preto.amarronzado, parcialmente com veios brancos, opaco.
LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Uruguai, Índia.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Articulações, cabelos, ossos, cartilagens, unhas, ouvidos, células.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Capacidade de definição de limites, disciplina, capacidade de concentração, beleza, auto-respeito, autocontrole.



QUARTZO-ROSA

Pedra que incentiva o amor
Regula as energias emocionais
Tem função calmante

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com manganês, cálcio, ferro, magnésio.
COLORAÇÃO - Rosa-forte, rosa-pálido, translúcido até transparente.
LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, EUA, Madagáscar.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Coração, sangue, circulação sanguínea, órgãos sexuais, ovários, peito, útero, intestino grosso, pâncreas, fígado, vasos sanguíneos, pele, mais vitalidade e fecundidade, perturbações de sono, irradiações terrestres, irradiações aquáticas.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Amor, amizade, acompanhamento do parto, sentimento de felicidade, amor ao próximo, delicadeza, comodidade, sensação de beleza, consolação, compreensão, confiança, sonhar acordado, sensação de bem-estar, desejos sexuais.
FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, em forma de coração, pêndulo, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.



SODALITA

Equilíbrio emocional
Activa pensamento lógico
Inspiração artística

MATERIAIS DE ORIGEM - Enxofre, alumínio, sílica com cobalto, cálcio, zinco e traços de manganês.
COLORAÇÃO - Azul até azul-intenso, índigo com veios cinzentos e brancos, opaca até transparente.
LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, EUA, África, Índia.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Glândula tiróide, pâncreas, metabolismo, acalma os nervos, abaixa a pressão sanguínea, conteúdo hormonal e cérebro.
EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Compreensão, presença de espírito, inspiração, capacidade de aprendizado, desenvolvimento da personalidade, desempenho na escola, autoconfiança, estabilidade, desenvolvimento contínuo, melhora dos objectivos de vida.
FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.



ÁGUA MARINHA – Grupos: Berilo

- Cor: Azul claro paiado a quase branco, azul, azul esverdeado.
- Transparência: Transparente e opaco.
- Dureza de Mohs: 7,5 – 8
- Sistema cristalino: Hexagonal, prismas hexagonais, cristais colunares.
- Composição Química: Be3 Al2 (Si O3)6 (Silicato de Alumínio e Berílio, com crómio e traços de magnésio)
- Proveniência: Brasil, Madagáscar, Rússia, Austrália, Birmânia, Sri Lanka, Índia, Afeganistão, África do Sul, EUA.
- Chakras: Quinto.
- Corpo Subtil: Espiritual

CRENÇAS E MITOS:

Desde há milhares de anos que é apreciada como pedra de adorno e de cura. Recebeu o seu nome do latim de “Aqua” (Água) e “Maré” (Mar), significando água do mar. Os gregos da antiguidade apreciavam-na como símbolo da limpeza, amor e como protecção da sorte no matrimónio. Era designada por eles como pedra protectora das sereias. Os árabes apreciavam-na como símbolo da alegria, que trazia paz, alegria e felicidade, ao seu portador.

CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS:

Representa a capacidade de verbalização, a expressão da verdade interior e universal através da palavra falada. Relaciona-se com a essência de cada ser, trabalhando a pureza, a inocência, a clareza de visão e a compreensão sensível. Tem um grande efeito de equilíbrio em diversos níveis, estabilizando os corpos emocional, mental e físico.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO:

É usada na cura de doenças das vias respiratórias como asma, bronquite, doenças pulmonares, dores do pescoço e dos membros. Usada debaixo do travesseiro, acalma os nervos e dá um sono calmo e repousante. Ajuda os órgãos da fala, problemas de tiróide, febres e tensão alta.

INDICADO PARA:

Gânglios linfáticos, glândula tiróide, perturbação do metabolismo, vias respiratórias, olhos vasos sanguíneos, brônquios, pescoço, pele, coração mandíbula, pulmão, nuca, dentes, gengivas, células.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA A PSIQUE:

Diminui as expressões e fortalece a autoconsciência. Na meditação é muito apreciada e é considerada a pedra da clareza, penetrando de forma regeneradoura e reprenescedoura na aura e na alma. Preenche a vida com mais sorte e entusiasmo.
- Indicado para: Desenvolver a sensação de bem-estar, boa disposição, alegria de espírito, clareza de pensamento, tolerância, combate depressões e favorece parcerias, amor e fidelidade.

AJOÍTA

- COR: Verde azulado
- Transparência: Opaco
- Proveniência: Quarto e Quinto.
- Chakras: Quarto e Quinto.
- Corpo Subtil: Emocional.

CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS:

É um mineral verde azulado que apareceu geralmente como inclusão em Cristais de Quartzo mineudos na região de Mosssina, na África do Sul.
As inclusões de Ajoíta produzem uma combinação de energia do Chakra cardíaco e do laríngeo, facilitando a expressão dos sentimentos contidos no coração. A sua energia traz paz ao ser interior, estimulando a compreensão e a total aceitação, estimulando a criatividade e a comunicação. Uma das suas propriedades mais importantes é a conexão, através do coração, com todos os níveis angélicos, estimulando o bem-estar geral, o bom humor e a capacidade de ver o lado bom das coisas.


ACROÍTA (Variedade de Turmalina)

- Cor: Incolor
- Transparência: Transparente.
- Dureza de Mohs: 7 – 7,5
- Sistema Cristalino: Hexagonal (trigonal).
- Composição química: (Na Li Ca) (Fe11Mg MnAl)3 Al8{(OH)4(BO)3 Si6 O18)} (borosilicato complexo de alumínio de composição variável.

Pertence à família do granito

- Proveniência: Srilanka, Madasgascar, Brasil
- Chakras: Sétimo
- Corpo Subtil: Mental-Espiritual

CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS:

Como todas as Turmalinas agem directamente sobre o corpo físico, a nível celular, gerando e transmitindo energia eléctrica e electromagnética. Tem propriedades piro e piezoeléctricas .
Este tipo de turmalina é muito raro de se encontrar. Age especificamente no sétimo chakra, despertando a intuição e requalificando o Mental, colocando em acção o nível Mental Superior.
Facilita a conexão com o Plano Espiritual, abrindo a porta para os chakras acima como o coordenador e o estrela da alma.
Devido à sua cor rara pode ser usado em todos os chakras, para os alinhar e reequilibrar.

ADAMITA
- Cor: Amarelo claro, amarelo mel, verde pálido, verde amarelado.
- Transparência: transparente e translúcido.
- Dureza de Mohs: 3,5
- Sistema Cristalino: Ortorrômbico.
- Composição química: Zn2 (As O4) (OH)
(Arseniato básico de Zinco).
- Proveniência: França, E.U.A., México.
- Chakras: Terceiro e Quarto (as pedras amarelas para o terceiro e a verde pálido para o quarto, a verde amarelada poderá ser usado nos dois).
- Corpo Subtil: Mental Astral.

CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS:

Auxilia a fazer o equilíbrio entre os sentimentos e os pensamentos, levando à conquista de maior força interior para poder lidar com os problemas e situações emocionais. Ajuda no progresso e mudança de atitude como abandonar antigas crenças ou religiões, ajudando a cortar os laços e preconceitos, dando força à busca da aventura para mergulhar no novo e despertar a atracão e a beleza pelo desconhecido. Estimula a experiência de coisas novas, noivas visões, ensinando a confirmar passo a passo, ficando mais apto à consideração, análise e focalização dos detalhes que compõem o todo. A nível físico ajuda nos problemas de doenças ou alterações energéticas sobre o coração e os pulmões.







RESUMO GERAL

A – FÍSICO

É indicado o uso de Ágatas para protecção dos vasos sanguíneos, cura de doenças circulatórias (incluindo a hipertensão arterial), cotovelos, órgãos de reprodução, audição, sistema linfático, nervos, gravidez, reumatismos diversos, rins, fígado, olhos, inflamações articulares gerais e dos joelhos, problemas de próstata.

B – PSÍQUICO

Protegem de depressões e influências negativas. Exercem a sua acção sobre o nosso corpo etérico através de ondas curtas, muito oscilantes e da sua ressonância com as frequências diversas do nosso corpo.
Aqueles que as usam, sentem de imediato a força destes pedras. As Ágatas Azuis é verdes protegem quem as portas de tudo é mau. As Ágatas-Pessêgo, Listrada ou Multicolores simbolizam sorte, fortuna e protegem a propriedade contra ladrões.
Fortalecem a força de poder dos seus portadores. Na meditação são apreciadas por causa da sua maciez. As Ágatas-Verdes e Azuis penetram de forma muito energética e transmitem o seu poder através da espinha dorsal até aos nervos e sangue. A Ágata vermelha exerce um fluxo aquecedor de energia sobre o campo sexual e sobre todo o organismo.





“FLORAIS DE PEDRAS”

As pedras, antes da preparação da "Água de Pedra", como se fora um "floral de pedra", devem ser limpas e energizadas da forma normal que optou, usando-as depois num jarro de cristal com água pura de nascente, devendo ser levadas a lugares na natureza e deixar o vaso exposto ao Sol, todo o dia, com a boca tapada com uma rede (só para evitar a contaminação por insectos ou repteis) e deve ser levada depois para casa. Aqui está a “Água-tintura” base, a qual pode ser desdobrada para frascos de vidro e colocar 1/3 da água, juntando o restante de água mineral. Colocar ao Sol 3 horas ao nascer do Sol e usar em forma interna.
Se tomar da "Água-tintura" não há mal nenhum. Apenas precisa preparar outra quando essa acabar.
Os "florais-de –pedra" deverão ser usados em conjunto com a terapia dos Florais, não havendo nenhum mal.






As pedras podem associar-se aos coros de Anjos:

SERAFINS - Cornalina.
QUERUBINS - Topázio.
TRONOS - Jaspe.
DOMINAÇÕES - Crisólita.
VIRTUDES - Safira.
POTÊNCIAS - Berilo.
PRINCIPADOS - Ónix.
ARCANJOS - Rubi.
ANJOS - Esmeralda.


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Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
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Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

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