Euromilhoes

quinta-feira, março 15, 2007

computer


P:Quais são os princípios básicos de segurança dum sistema informático?
R:1º Passo: Utilizar a Firewall
Uma firewall pode ajudar a impedir que outras pessoas consigam aceder ao seu computador através da Internet.
Se tiver o Microsoft Windows® XP basta activar a opção firewall.
2º Passo: Actualizar o software
Os sistemas operativos Windows incluem uma funcionalidade que permite actualizações automáticas e que garante as mais recentes actualizações de segurança da Microsoft, enquanto o seu computador estiver em funcionamento e ligado à Internet.
Para tirar o maior partido das Actualizações automáticas execute primeiro uma verificação do Windows Update.
3º Passo: Utilizar Software Antivírus
Um programa de software antivírus ajuda a proteger o computador contra grande parte dos vírus, vermes, cavalos de Tróia e outro tipo de problemas causados por “código prejudicial”.
Muitos dos novos computadores já vêm com software antivírus instalado. No entanto, para aumentar a eficácia do antivírus é necessário que este esteja sempre actualizado, o que pode requerer a subscrição deste serviço ao fornecedor do antivírus.
Se não tiver uma versão actualizada o computador estará vulnerável a novas ameaças.

________________________________________

P: O que são vírus, worms e trojans? Como distingui-los?
R: Os vírus, worms e trojans são programas que podem danificar o computador, os dados nele contidos, tornar o acesso à Internet mais lento e utilizar o próprio computador para se propagar a outros via web.
Saiba o que são, conheça as principais diferenças e aprenda a distingui-los.
O que é um vírus?
Um vírus é um componente de código criado com intuito expresso de se replicar. Um vírus tenta propagar-se de computador em computador ao anexar-se a um programa anfitrião, podendo danificar hardware, software ou informações.
Tal como a gravidade dos vírus dos seres humanos, os vírus informáticos variam desde uma pequena inconveniência a um elevado grau de destruição. Felizmente um vírus informático não se propaga sem intervenção humana, por exemplo, ao partilhar um ficheiro ou enviar uma mensagem de correio electrónico.
O que é um worm?
Um worm, tal como um vírus, é desenvolvido com o propósito de se copiar a si próprio, de computador em computador, mas de forma automática, apoderando-se de funcionalidades do computador que lhe permitem aceder e enviar ficheiros ou informações.
A principal diferença entre um vírus e um worm é a capacidade que este tem de se propagar de forma automática, isto é, sem intervenção do utilizador.
Um dos grandes perigos dos worms resulta da capacidade de se replicar em grande escala, enviando cópias de si próprio, num efeito de cascata que provoca congestionamento nas redes das empresas e em toda a Internet.
Como não precisam de um ficheiro "anfitrião" para se propagarem podem infiltrar-se no sistema e permitir que terceiros possam assumir o controlo do computador à distancia. Por exemplo, recentemente o MyDoom tinha como objectivo infectar os sistemas para atacar e degradar o serviço de determinados web sites.
O que é um trojan?
O cavalo de Tróia da mitologia aparentava ser um presente mas na realidade continha no seu interior soldados gregos que tomaram a cidade de Tróia.
Do mesmo modo, os trojan horses (Cavalos de Tróia) modernos são programas de computador que aparentam ser software útil mas na realidade comprometem a segurança dos computadores e do utilizador.
Os trojans propagam-se normalmente quando o utilizador abre e executa inadvertidamente um programa que vinha, por exemplo, num e-mail.
Podem também estar incluídos em software disponível para instalação gratuita, pelo que não será demais recordar que nunca deverá instalar software de uma fonte que não considere fidedigna.

________________________________________

P:Porque devo ter cópias dos meus ficheiros?
R:Existem diversas situações que podem causar a perda inadvertida e, muitas vezes, permanente de informação valiosa:

• Sobrecarga ou queda de tensão eléctrica;
• Relâmpagos, Inundações ou Roubo;
• Utilização descuidada do equipamento, por si ou por terceiros;
• Avaria do disco;
• Instalação de um vírus que apaga ficheiros, etc...

Fazer cópias de segurança regulares da informação contida no PC, é uma maneira de recuperar alguma, senão toda, caso alguma coisa aconteça aos originais.

No topo das prioridades deve estar todo e qualquer documento que não possa ser facilmente recuperado. Para guardar esta informação deve optar por utilizar um tipo de armazenamento externo (ex.: CD’s, DVD’s, pen disks).
Por último, é aconselhável criar um calendário de cópias de segurança por forma a que os dados salvaguardados sejam os mais actuais.

________________________________________

P:O que é a activação do windows? Como a fazer?
R:Com a disponibilização do Office XP, a Microsoft iniciou a generalização da activação de todos os produtos para o computador pessoal.
Activação e Registo - duas coisas diferentes
Convém esclarecer quais são as diferenças entre o processo de activação e o processo de registo.
Processo de registo: já existente há muitos anos, é opcional e possibilita que o utilizador receba o suporte técnico a que tem direito e informações adicionais enviadas pela Microsoft. Envolve o envio de dados pessoais para a Microsoft.
Processo de activação: é obrigatório e é necessário para que o produto continue a funcionar normalmente, mas é completamente anónimo.
O que é o processo de activação?
Embora existam pequenas diferenças no processo, mormente entre o do Office XP e o do Windows XP, a forma de activar o produto é idêntica para todos: quando se inicia pela primeira vez um dado produto após a sua instalação, este pergunta ao utilizador se deseja activá-lo. Optando por não o activar nessa altura, o utilizador será avisado posteriormente de que necessita de activar o produto, durante todo o período de activação normal.
Se o processo for empreendido, o utilizador terá a possibilidade de activar o produto através da Internet ou pelo Telefone. O objectivo deste processo é sempre o registo anónimo da instalação do produto num determinado computador, procurando assim evitar a denominada pirataria ocasional. Outras activações feitas com o mesmo CD, ou com uma cópia ilegal desse CD noutras máquinas, serão imediatamente detectadas durante o processo e a activação automática será negada, evitando assim a proliferação de instalações piratas.
Activação pela Internet
Se optar pela activação pela Internet, o utilizador terá de possuir uma ligação à Internet disponível e o processo será completamente automático, demorando cerca de 10 segundos, na pior das hipóteses. Veja aqui todos os passos necessários à activação pela Internet.
Activação pelo Telefone
Se optar pela activação pelo telefone, ser-lhe-á indicado pelo produto o número a ligar. No caso de Portugal é um número gratuito pan-europeu, o 800 849 102 (só rede fixa) ou em alternativa o 21 415 4065.
O processo de activação por telefone conduz o utilizador através de um sistema de atendimento automático (com gravação de voz em português) que lhe possibilita facultar, através das teclas numéricas do telefone, o Identificador de instalação (50 dígitos). O sistema automático comunicará então ao utilizador o Identificador de confirmação (42 dígitos), que esse utilizador deverá inserir nos campos respectivos no ecrã de produto. Após confirmar esta inserção, o produto ficará activado. Para os casos em que for necessário, existirá sempre a possibilidade de contactar um operador. Veja aqui todos os passos necessários à activação pelo telefone.
No caso do Windows XP, o período normal para activação é de 30 dias após a primeira execução do sistema operativo. Esgotado esse período, o sistema não se executará normalmente enquanto a activação não for efectuada.
Sendo o Windows XP um sistema operativo, cada produto só pode ser instalado numa única máquina. As versões OEM (versões pré-instaladas pelo fabricante ou assemblador do computador) estão ligadas à máquina em que foram instaladas, não podendo ser transferidas para outra máquina.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?