Euromilhoes

quinta-feira, maio 06, 2010

Conheça a mulher mais cara do mundo


Picasso tem novo recorde mundial: 81 milhões de euros. Tudo graças a Marie-Thérèse Walter

Foi amante, modelo, mãe e chegou a andar aos estalos com outra mulher por causa de Picasso. Mas a musa do quadro mais caro de sempre acabou pobre, suicidando-se quatro anos depois da morte de Picasso. Marie-Thérèse Walter é a loira que aparece deitada, sem roupa, em "Desnudo, hojas verdes y busto", de 1932, arrecadado ontem por 81 milhões de euros na Christie's, de Nova Iorque. O retrato da francesa faz parte de uma série de obras mais sensuais e foi comprado em nove minutos.

Marie-Thérèse Walter já é conhecida no mercado de arte. O seu nome é sinónimo de milhões de euros. Os retratos da amante de Picasso são sempre mais luminosos, alegres e sexuais. Em "La Rêve" o artista pintou a amante sentada, com um seio de fora. Os mais atentos encontram, no rosto da musa, um pénis que simboliza Picasso. A obra chegou aos 108 milhões de euros, mas a venda nunca se concretizou. O dono do quadro estragou-o por acidente, ao enfiar um cotovelo na tela, antes de o entregar. A obra foi recuperada, mas nunca vendida.

À pancada por amor Marie-Thérèse Walter tinha 17 anos quando viu pela primeira vez o espanhol Pablo Picasso à porta das Galerias Lafayette, em Paris. O pintor de 45 anos era casado, já tinha um filho, mas não resistiu aos encantos da loira.

Até 1935 mantiveram a relação em segredo. Marie-Thérèse morava perto da casa de Picasso e da sua primeira mulher, Olga Khokhlova, uma bailarina russa. A francesa trabalhava como modelo do pintor, quer para quadros ou esculturas e era uma espécie de sombra da família. Marie chegou até a fazer de enfermeira do filho do casal, Paulo. Olga descobriu tudo graças a um amigo que não aguentou mais mentiras. Na altura, Marie já estava grávida de Maya. Olga não hesitou e deixou o marido.

Picasso separou-se e foi viver com Marie e a primeira filha. O romance só durou um ano, até o pintor encontrar outra musa. Mais uma vez uma modelo, desta vez, Dora Maar. Marie-Thérèse começou a desconfiar e reza a história que quando a viu pela primeira vez chegou a andar aos estalos com ela. Picasso queria ficar com as duas e contou mais tarde que a cena de pancadaria era uma das suas "memórias favoritas".

Em 1940, Marie e a filha mudaram-se para Paris e continuaram a ser sustentadas por Picasso. A modelo correspondia-se com o pintor, mas a última vez que se viram foi em 1955. As razões do suicídio da modelo são um mistério. Segundo a neta, Marie era muito sentimental e emocionalmente perturbada. Os biógrafos de Picasso têm outra explicação: nunca esqueceu o artista.
Obra de Pablo Picasso foi vendida na terça-feira à noite em Nova Iorque pela Christie's
Desde Fevereiro que a escultura Walking Man I, de Alberto Giacometti, ostentava o recorde da obra de arte mais cara vendida num leilão de arte, já que nesse mês foi vendida pela Sotheby's por 104,3 milhões de dólares (cerca de 74,3 milhões de euros). Mas na noite de terça-feira, em Nova Iorque, o quadro Desnudo, hojas verdes y busto, de Picasso, acabaria por destronar a escultura de Giacometti, tendo sido vendido no leilão da Christie's por 106,4 milhões de dólares (81 milhões de euros).
Esta não é a primeira vez que um quadro de Pablo Picasso consegue este recorde. Basta recuar até ao ano 2004, quando a Sotheby's vendeu em Nova Iorque a obra Muchacho con pipa por 104,1 milhões de dólares (74,1 milhões de euros).
Desnudo, hojas verdes y busto é um retrato de Marie-Thérèse Walter, uma rapariga que Picasso conheceu quando esta tinha apenas 17 anos. Na altura, o pintor espanhol era casado com a bailarina Olga Khoklhova, mas pouco depois de conhecer Marie-Thérèse Walter esta acabaria por se tornar sua amante.
O quadro, datado de 1932, foi pintado cinco anos depois do pintor ter conhecido a jovem amante. O El País refere que esse período foi "um dos mais prolíficos da sua vida". O jornal espanhol informa ainda que vários especialistas em arte consideram Desnudo, hojas verdes y busto uma das obras mais bem conseguidas de Pablo Picasso.
Desde que em 1951 o quadro foi comprado por Sydney F. Brody, um admirador de arte moderna, que nunca mais tinha sido mostrado em público. A colecção de arte deste milionário foi a principal protagonista do leilão que a Christie's realizou na noite de terça-feira.
Foram levadas à praça 69 peças. Mas apesar dos muitos zeros que o quadro de Pablo Picasso conseguiu amealhar, 13 das 69 peças que foram postas em leilão não chegaram a ser vendidas. No entanto, o chefe executivo de casa leiloeira, Edward Dolman, disse ao New York Times: "O mercado está muito mais forte do que esperávamos, especialmente devido às compras da Rússia, China e dos países do Médio Oriente."
O quadro de Picasso que agora ostenta o recorde de obra de arte mais cara vendida num leilão não foi o único a ser leiloada esta terça-feira pela Christie's. Seated Woman With a Cat, um retrato de Jacquelie Roque, mulher do pintor, foi vendido por 16 milhões de dólares (12,4 milhões de euros).
Além de Desnudo, hojas verdes y busto, uma das obras mais importantes que foram vendidas em Nova Iorque na terça-feira foi a escultura Grande tête mince, da autoria de Alberto Giacometti, por 53,2 milhões de dólares (41,3 milhões de euros). Do mesmo artista foi ainda vendida uma outra escultura, intitulada El Gato, por 20,8 milhões de dólares (16,1 milhões de euros).
Apesar deste recorde, Numero 5, 1948, uma obra de Jackson Pollock, ostenta actualmente o recorde do quadro mais caro de sempre vendido de forma privada. Em 2006 o quadro foi vendido a um comprador anónimo por 140 milhões de dólares (108 milhões de euros).
Ainda se desconhece também a identidade do comprador do quadro de Picasso.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?