Euromilhoes

sexta-feira, junho 23, 2006

SUPER COMPUTADOR





Super computador é um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória, empregado em pesquisas científicas e militares. Este termo é geralmente confundido com cluster — um tipo de super computador criado a partir da cooperação de vários computadores convencionais.
Os primeiros super computadores foram criados na década de 1960 por Seymour Cray. Seymour Cray fundou sua própria empresa, a Cray Research, em 1970 e dominou o mercado da super computação durante 25 anos (1965-1990).
Na década de 70 a Universidade de Illinois montou em conjunto com a Burroughs Corporation o ILLIAC IV, um super computador que ficou famoso pelas dimensões.
A ficção científica abordou o tema num romance chamado "Colossus".
Hoje os super computadores são fabricados por empresas como IBM, HP, Apple, etc.
Actualmente, o mais potente super computador existente foi fabricado pela BlueGene/L e inaugurado em 2005. Está localizado na cidade de Livermore(USA) e tem a incrível velocidade de processamento de aproximadamente 280,6 Teraflops [1 Teraflop equivale à 1.000.000.000.000 (1 trilião) de cálculos por segundo], são 131.072 processadores, 24 Terabytes de memória. Ele foi desenvolvido para simular toda e qualquer modificação terrestre: oceanos, atmosfera, tudo em conjunto conseguindo prever terramotos com até 180 dias de antecedência.

Alemanha adquire super computador da IBM

Não é o mais rápido do mundo, mas acaba de entrar no top dos mais potentes de sempre. Propriedade de um centro de investigação alemão, o JUBL, da IBM, é capaz de realizar 46 mil milhões de cálculos por segundo, constituindo uma ferramenta poderosa para especialistas de diversas áreas.
O desempenho deste novo super computador é cerca de 15 mil vezes superior ao da maioria dos computadores pessoais.
Um centro de investigação alemão adquiriu um computador que se encontra entre os mais rápidos do mundo.
O "JUBL" (Jülich Blue Gene/L), como é denominado, foi produzido pela gigante norte-americana IBM e é capaz de processar 46 mil milhões de operações por segundo (46 TFLOPS).

Apesar de a instituição anunciar a posse do computador mais "potente" da Europa, esse título é reclamado por um organismo francês desde Dezembro .O TERA-10, propriedade do Centro de Energia Atómica (CEA) - França -, possui uma capacidade de 50 TFLOPS.
O anterior "recordista" europeu foi o "MareNostrum", propriedade do Centro de Super computação de Barcelona (40 mil milhões de operações).

«O JUBL constitui uma ferramenta formidável para programas científicos que necessitem de elevada capacidade de cálculo», declarou um responsável do centro à AFP.
O equipamento pode ser solicitado por físicos, químicos, biólogos e investigadores na área da medicina, entre outros especialistas. As suas aplicações estendem-se a áreas como a fusão nuclear e a engenharia aeroespacial, entre outros campos.

O projecto foi financiado em cerca de 90 por cento pelo Governo alemão. Os restantes 10 por cento foram suportados pela edilidade da região onde se situa o centro (Renânia do Norte-Vestfália). O custo do equipamento não foi divulgado.
Actualmente, o computador mais potente do mundo pertence à Universidade da Califórnia. Desenvolvido pela IBM, realiza 367 mil milhões de cálculos por segundo.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL
Loading...

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?