Fabricante de salgadinhos e universidade britânica vão emitir anúncio para as estrelas.Propaganda vai ser dirigida à Ursa Maior e chegará a seu destino em 2050.
O próximo dia 12 de junho será um marco na história da publicidade, quando se lançará ao espaço o primeiro comercial dirigido a possíveis consumidores de aperitivos de milho extraterrestres.
A publicidade deve atravessar dezenas de anos-luz de distância e chegará a seu destino em 2050. O feito é o resultado da associação de uma marca popular de salgadinhos com cientistas espaciais da Universidade de Leicester (Reino Unido). Eles vão transmitir um anúncio por meio do radar de ultrafreqüência de 500 megahertz para a estrela Ursa Maior 47.
O anúncio, de acordo com a universidade inglesa, será emitido com uma potência de 10 mil watts do Centro Espacial de Svalbard, no Ártico, situado entre a Noruega e o Pólo Norte. Em comunicado da universidade, o professor Darren Wright, do Departamento de Física e Astronomia, admite que "a idéia de transmitir um anúncio ao espaço pode ser motivo de controvérsia, mas não deixa de ter interesse científico".
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"Pode ser uma prova para futuras comunicações de longo alcance e nos dá a oportunidade de dizer ao Universo que estamos aqui", referindo-se, aparentemente, aos seres humanos, e não aos aperitivos de milho. O professor britânico não esconde as razões mais básicas para essa relação entre a astrofísica e os aperitivos em saquinho: "Os projetos parecidos com este certamente estão ameaçados de morte, depois do profundo corte de fundos que recentemente anunciou o Conselho de Instalações de Ciência e Tecnologia".
O conteúdo do anúncio ainda está sendo decidido. A marca de salgadinhos abriu um concurso público para que seus consumidores participem pela internet. O ganhador levará sua idéia às estrelas. O comercial de 12 de junho atingirá os possíveis planetas que orbitam a Ursa Maior aproximadamente em junho de 2050, tendo em vista que viaja à velocidade da luz.
Sem levar em conta o tempo que demoram os supostos extraterrestres em decifrar o sistema binário (análogo à linguagem dos computadores) no qual se vai emitir o anúncio, a resposta - talvez uma ordem de compra dos salgadinhos em questão - não poderia chegar à Terra antes de 2092. Trata-se de um investimento a longo prazo.
O próximo dia 12 de junho será um marco na história da publicidade, quando se lançará ao espaço o primeiro comercial dirigido a possíveis consumidores de aperitivos de milho extraterrestres.
A publicidade deve atravessar dezenas de anos-luz de distância e chegará a seu destino em 2050. O feito é o resultado da associação de uma marca popular de salgadinhos com cientistas espaciais da Universidade de Leicester (Reino Unido). Eles vão transmitir um anúncio por meio do radar de ultrafreqüência de 500 megahertz para a estrela Ursa Maior 47.
O anúncio, de acordo com a universidade inglesa, será emitido com uma potência de 10 mil watts do Centro Espacial de Svalbard, no Ártico, situado entre a Noruega e o Pólo Norte. Em comunicado da universidade, o professor Darren Wright, do Departamento de Física e Astronomia, admite que "a idéia de transmitir um anúncio ao espaço pode ser motivo de controvérsia, mas não deixa de ter interesse científico".
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"Pode ser uma prova para futuras comunicações de longo alcance e nos dá a oportunidade de dizer ao Universo que estamos aqui", referindo-se, aparentemente, aos seres humanos, e não aos aperitivos de milho. O professor britânico não esconde as razões mais básicas para essa relação entre a astrofísica e os aperitivos em saquinho: "Os projetos parecidos com este certamente estão ameaçados de morte, depois do profundo corte de fundos que recentemente anunciou o Conselho de Instalações de Ciência e Tecnologia".
O conteúdo do anúncio ainda está sendo decidido. A marca de salgadinhos abriu um concurso público para que seus consumidores participem pela internet. O ganhador levará sua idéia às estrelas. O comercial de 12 de junho atingirá os possíveis planetas que orbitam a Ursa Maior aproximadamente em junho de 2050, tendo em vista que viaja à velocidade da luz.
Sem levar em conta o tempo que demoram os supostos extraterrestres em decifrar o sistema binário (análogo à linguagem dos computadores) no qual se vai emitir o anúncio, a resposta - talvez uma ordem de compra dos salgadinhos em questão - não poderia chegar à Terra antes de 2092. Trata-se de um investimento a longo prazo.