Euromilhoes

sábado, julho 14, 2007

Milton Friedman

"Não há excesso de liberdade se aqueles que são livres são responsáveis. O problema é liberdade sem responsabilidade."
«Em democracia as qualidades necessárias para ser eleito são quase sempre o contrário das que se exigem para bem governar.»
Milton Friedman


Milton Friedman.Milton Friedman (Nova Iorque, 31 de Julho de 1912 — São Francisco, 16 de Novembro de 2006) foi um dos mais destacados economistas do século XX e um dos mais influentes teóricos do liberalismo económico e defensor do capitalismo laissez-faire e do fundamentalismo de livre mercado.

Originário de uma família judia muito pobre, cujos pais emigraram da actual Ucrânia, Friedman nasceu no bairro do Brooklyn, em Nova Iorque. Depois de completar sua educação básica com menos de dezesseis anos de idade, mesmo tendo perdido o pai, conseguiu manter-se na universidade graças a uma pequena bolsa e grandes sacrifícios financeiros.

No auge da Grande Depressão (1932), Friedman concluiu seus estudos na Universidade Rutgers, tendo se destacado nas disciplinas de Matemática e Economia. Escolhe a Universidade de Chicago para cursar seu mestrado em Economia. Foi fortemente influenciado por Jacob Viner, Frank Knight e Henry Simons. É nesse contexto que começa a se enraizar na formação do pensamento de Friedman a idéia de que a solução para os problemas de uma sociedade é dada por um sistema de liberdade.

Depois de participar do Programa de Reconstrução do New Deal, especificamente num estudo sobre os padrões de consumo familiar, ingressa em 1946 na Universidade de Chicago, onde permanece até sua morte. Friedman foi colunista da revista semanal Newsweek e membro do Departamento Nacional de Pesquisas Econômicas (EEUU). Muitas de suas idéias foram aplicadas na primeira fase do governo Nixon.

Por incrível que pareça, houve um longo período em que Friedman foi injustiçado, sendo-lhe atribuída conivência com o regime militar chileno. De fato, no começo dos anos 70, ele esteve no Chile e muitas de suas idéias econômicas de cunho liberal foram adotadas naquele país. Alguns de seus ex-alunos chilenos, na pós-graduação do curso de Economia da Universidade de Chicago, ocuparam importantes ministérios no governo Pinochet. Eles revolucionaram a economia do Chile, que até hoje cresce vários pontos percentuais acima dos demais países sul-americanos.

Embora Friedman jamais tenha endossado a violência política e a supressão de garantias e liberdades individuais, os socialistas do mundo inteiro o associaram indevidamente aos excessos da ditadura chilena. Em 1976, quando ele recebeu o Nobel em Estocolmo, organizaram-se protestos na Suécia e em diversas partes do mundo. Hoje, o Chile, apesar de governado por uma coalizão de esquerda, não abandonou muitas das prescrições liberais de Friedman e o País segue conjugando liberdade com prosperidade.

Foi conselheiro dos Presidentes dos EUA: Richard Nixon, Gerald Ford e Ronald Reagan. Recusou sempre qualquer cargo político. Publicou numerosos livros sobre as diversas áreas que abordou, da macroeconomia à microeconomia, teoria monetária, estatística e história económica. No mais famoso desses livros, Capitalismo e Liberdade - publicado em plena Guerra Fria (1962), Friedman tece as bases do seu pensamento, argumentando que a liberdade económica é uma condição essencial para a liberdade das sociedades e dos indivíduos. Também produziu com sua esposa, Rose Friedman, a série de televisão Free to Choose que foi ao ar em 1980 no canal PBS nos EUA. A série tornou-se um livro homônimo que foi best-seller por 5 semanas seguidas.

O seu posicionamento fez-lhe muitos adversários no plano das idéias, e foi motivo de muitas controvérsias. Conduziu-o, no entanto, à liderança de uma doutrina de pensamento econômico. Por suas realizações nos campos da análise do consumo, da história monetária e da teoria e demonstração da complexidade da política de estabilização, ele ganhou o Prêmio Nobel de Economia de 1976.

Mesmo comparado a seus indiscutíveis méritos como economista, Milton Friedman foi ainda maior como defensor da liberdade. Corajosamente enfrentou polêmicas questões como a da liberação de drogas, embora certamente não recomendasse o seu uso. Durante décadas, defendeu um governo constitucionalmente limitado no seu papel, garantindo apenas a estabilidade monetária, as liberdades econômicas e políticas, o Estado de direito, a democracia representativa e o direito de propriedade. Ao contrário do que muitos pensam, ele não era, nem de longe, um conservador. Não há idéia mais revolucionária do que a da liberdade. E poucos a defenderam ao longo do século XX com tanto ardor quanto Milton Friedman.

Milton Friedman morreu aos 94 anos em São Francisco, na Califórnia. Seu desaparecimento encerra, na verdade, um ciclo histórico.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

MORRE LENTAMENTE


Morre lentamente quem não viaja,
Quem não lê, quem não ouve música,
quem destrói o seu amor-próprio,
quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem se transforma escravo do hábito,
repetindo todos os dias o mesmo trajecto,
quem não muda as marcas no supermercado,
não arrisca vestir uma cor nova,
não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem prefere o "preto no branco" e os "pontos nos is" ,
a um turbilhão de emoções indomáveis,
justamente as que resgatam brilho nos olhos,
sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho,
quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte
ou da Chuva incessante,
desistindo de um projecto antes de iniciá-lo,
não perguntando sobre um assunto que desconhece e
não respondendo quando lhe indagam o que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves,
recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior do que o simples acto de respirar.
Estejamos vivos, então!
Pablo Neruda

Blue Gene, o supercomputador IBM renova recorde


O sistema da IBM é 100 mil vezes mais poderoro que um PC tradicional.

A IBM apresentou um supercomputador capaz de realizar operações a velocidades que superam o petaflop, ou seja, mais de mil triliões de operações por segundo. Trocando por miúdos, trata-se do computador mais rápido do mundo.

Em teoria, o Blue Gene/P pode atingir os 3 petaflops, um desempenho muito superior ao do equipamento que substitui, que foi também o anterior recordista - o Blue Gene/L (360 teraflops).

Comparado com outros supercomputadores, o sistema possui também uma eficiência assinalável - sete vezes superior -, avança a BBC.
A enorme capacidade de cálculo converte-o, entre outras aplicações, numa ferramenta avançada de diagnóstico de tratamento de doenças. Permite, por exemplo, modelar um órgão humano para determinar interações com drogas, e é capaz de executar milhões de testes clínicos de uma assentada.

O sistema foi adquirido pelo governo norte-americano e será instalado em Illinois, no Laboratório Nacional Argone, do Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Já o Blue Gene/L encontra-se no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia. O sistema é usado para garantir a segurança do depósito de armas nucleares.

Bill Gates já não é o mais rico

CARLOS SLIM
O fundador da Microsoft, Bill Gates, perdeu o título de homem mais rico do mundo para o mexicano Carlos Slim, empresário e magnata das telecomunicações, noticiou a publicação financeira online mexicana Sentido Común.

O motivo desta alteração deve-se à subida de 26,5 por cento das acções da América Móvil, a maior empresa latino-americana de telecomunicações, onde Carlos Slim tem uma participação de 33 por cento. Segundo os cálculos da publicação online, a fortuna de Slim ultrapassou a de Gates em cerca de 8.600 milhões de dólares (perto de 6.300 milhões de euros).

O património do magnata passa assim a valer 67.800 milhões de dólares (aproximadamente 50.000 milhões de euros) contra os 59.200 milhões de dólares (cerca de 43.500 milhões de euros) de Bill Gates, que já contabilizam a valorização de 5,7 por cento das acções da Microsoft, no segundo trimestre de 2007.

O bilionário mexicano foi considerado, em Abril de 2007, o segundo mais rico do planeta pela revista Forbes, à frente do americano Warren Buffet - que ocupava o segundo posto do ranking há sete anos - e, na altura, atrás de Bill Gates.

Agora, resta aguardar se o próximo ranking da Forbes confirma os números avançados pela publicação mexicana.

Carlos Slim Haddad Aglamaz (Cidade do México, 28 de Janeiro de 1939) é um homem de negócios mexicano de origem libanesa.

É conhecido no México por Midas devido a sua habilidade em transformar empreendimentos decadentes em companhias saudáveis e lucrativas, foi declarado em 2007 a pessoa mais rica do mundo.

O mexicano, com fortuna estimada em 67,8 bilhões de dólares (mil milhões em Portugal), ultrapassou o co-fundador da Microsoft Bill Gates, segundo divulgou um respeitado rastreador de riqueza mexicano. Um aumento de 27 por cento de março a junho no preço da ação da América Móvil, maior operadora de telefone celular da América Latina, controlada por Slim e que no Brasil é dona da Claro, o deixou quase 8,6 bilhões (mil milhões) de dólares mais rico que Gates.

O patrimônio de Slim cresceu 23 bilhões de dólares nos últimos catorze meses, movido principalmente pelo bom momento da economia mexicana e pela valorização de 46% no mercado de ações em 2006.

A revista avalia que o empresário tem o equivalente a 7% do PIB mexicano e calcula que se Bill Gates tivesse a mesma proporção da economia americana, sua fortuna seria de 874 bilhões de dólares.

Segundo a Forbes, a crescente fortuna de Slim tem provocado polêmica no México, onde a renda per capita é de 6,8 mil dólares por ano, já que ele controla 90% do mercado de telefones no país, com um virtual monopólio."[1]

Carlos Slim Helu nasceu em 28 de janeiro de 1939. É viúvo, pai de seis filhos (Carlos, Marco Antonio, Patrick, Soumaya, Vanesa e Johanna) e avô de nove crianças. Afeito à família, uma vez por semana reúne seus filhos, genros e netos para jantar. Começou a trabalhar aos oito anos de idade, ajudando pai, Julián Slim Haddad Aglamaz (Yusef Salim Haddad Aglamaz, antes de desembarcar no México em 1902, proveniente do Líbano), na loja "Estrella de Oriente", que ficava próxima ao Palácio Nacional e prosperava.

NUNCA DESISTA - LUTE ATÉ AO FIM

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?