Euromilhoes

sexta-feira, março 21, 2008

PEDRA FILOSOFAL (Manuel Freire)


Pedra Filosofal --ANTONIO GEDEÃO--
Eles não sabem que o sonho

é uma constante da vida

tão concreta e definida

como outra coisa qualquer,

como esta pedra cinzenta

em que me sento e descanso,

como este ribeiro manso

em serenos sobressaltos,

como estes pinheiros altos

que em verde e oiro se agitam,

como estas aves que gritam

em bebedeiras de azul.



eles não sabem que o sonho

é vinho, é espuma, é fermento,

bichinho álacre e sedento,

de focinho pontiagudo,

que fossa através de tudo

num perpétuo movimento.



Eles não sabem que o sonho

é tela, é cor, é pincel,

base, fuste, capitel,

arco em ogiva, vitral,

pináculo de catedral,

contraponto, sinfonia,

máscara grega, magia,

que é retorta de alquimista,

mapa do mundo distante,

rosa-dos-ventos, Infante,

caravela quinhentista,

que é cabo da Boa Esperança,

ouro, canela, marfim,

florete de espadachim,

bastidor, passo de dança,

Colombina e Arlequim,

passarola voadora,

pára-raios, locomotiva,

barco de proa festiva,

alto-forno, geradora,

cisão do átomo, radar,

ultra-som, televisão,

desembarque em foguetão

na superfície lunar.



Eles não sabem, nem sonham,

que o sonho comanda a vida,

que sempre que um homem sonha

o mundo pula e avança

como bola colorida

entre as mãos de uma criança.

MENINA DE OLHOS DOCES (Pedro Barroso)


Menina dos olhos de Água

Menina em teu peito sinto o Tejo
e vontades marinheiras de aproar
menina em teus lábios sinto fontes
de água doce que corre sem parar

menina em teus olhos vejo espelhos
e em teus cabelos nuvens de encantar
e em teu corpo inteiro sinto o feno
rijo e tenro que nem sei explicar

se houver alguém que não goste
não gaste - deixe ficar
que eu só por mim quero-te tanto
que não vai haver menina p'ra sobrar

aprendi nos "Esteiros" com Soeiro
aprendi na "Fanga" com Redol
tenho no rio grande o mundo inteiro
e sinto o mundo inteiro no teu colo

aprendi a amar a madrugada
que desponta em mim quando sorris
és um rio cheio de água levada
e dás rumo à fragata que escolhi

se houver alguém que não goste
não gaste - deixe ficar...
que eu só por mim quero-te tanto
que não vai haver menina p'ra sobrar

(música e letra de Pedro Barroso)

FÉRIAS

a>

SALADA DE FEIJÃO FRADE E ATUM À HORTINHA May


Ingredients:
3 ovos cozidos fatiados
2 latas de atum ( ou 1 lata de atum e 1 lata de cavala) em conserva
2 latas de feijão frade
1 cebola grande
salsa picada
duas tiras de pimento verde cortadas aos quadradinhos
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre
sal e pimenta em pó
Maionese de soja ou de ovo q.b.
azeitonas verdes q.b.

Preparação
Forrar uma travessa de pirex com as rodelas dos 2 ovos cozidos.
À parte, misturar o feijão frade com o pimento aos quadrados, a cebola picadinha, o atum e parte da salsa. Temperar com o azeite e vinagre.
Colocar esta mistura sobre os ovos dispostos no pirex, enfeitando por cima com as rodelas do outro ovo cozido, intercalado com montinhos de maionese e azeitonas. Polvilhar com sal (pouco) e pimenta rosa em pó e com o resto da salsa picada.

Levar ao frigorífico tapado (para não ganhar mau sabor) e servir fresco.

SEXTA-FEIRA SANTA


A CRUZ ATRAI AO SEGUIMENTO
SUPERGIFS.NET, SEU SITE DE IMAGENS! ENTRE E CONFIRA!

--->
“Quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim”. Esta atracção que a Cruz exerce sobre todos nós, não é para nos conduzir ao abismo – na Cruz, Jesus revela-nos Amor e Salvação – mas para nos chamar à plenitude da nossa realização que, na morte cristã, encontramos a força para a transformação radical no encontro da plenitude da vida, numa transformação plena em Jesus Cristo Ressuscitado.

1. A primeira leitura descreve este desconcerto perante a Cruz, a dor e a morte. Jesus Cristo assumiu todas as consequências das nossas misérias, dos nossos erros. Ofereceu a Sua vida como sacrifício de expiação. Foi eliminado por sentença iníqua. Porém, esmagado pelo sofrimento, virá a ter uma descendência duradoira. Terminados os sofrimentos – tudo o que é sinal de fraqueza e de fragilidade é passageiro, pois não tem consistência em si mesmo – terminados os sofrimentos, verá a luz e ficará saciado na Sua sabedoria. Receberá as nações como prémio, porque Ele próprio entregou a Sua vida à morte e tomou sobre si as culpas das multidões…
Então, diz-nos a epístola aos Hebreus: “tendo nós um sumo-sacerdote que penetrou nos céus, permaneçamos firmes na profissão da nossa fé”. “Vamos, portanto, cheios de confiança, ao trono da graça, a fim de alcançarmos misericórdia”, pois, Ele “tornou-se, para todos os que Lhe obedecem, causa de salvação eterna”.
A partir daqui, o Evangelho da Paixão é muito claro, na determinação com que Se entrega na Sua vocação ao Amor: “A quem buscais?” – pergunta, com inquebrável serenidade, de cara levantada e fixando os que O enfrentam. “Sou Eu”, adianta Jesus, repetindo a oferta da Sua vida por Amor, aos que, perplexos, hesitam na decisão que levavam…

2. Agora, entra em acção o poder das trevas. Poder transitório, também, pois marcado pela fraqueza e inconsistência – é pelo medo que Pilatos O entrega, pois condena-O sem ter encontrado culpa alguma – será, portanto, um poder caduco e fracassado… até à consumação da obra das trevas e do pecado. Um poder sempre limitado e sem horizontes, para lá da satisfação terrena e muito mesquinha das próprias ambições.
E ouve-se o grito de Jesus: “Tudo está consumado”, quer dizer, tudo está realizado como o previsto por Deus, no dealbar da criação, quando prometeu a Redenção. Tudo está realizado pelo Amor que Se entregou e pelo Amor que Se ofereceu em substituição dos verdadeiros culpados e que, assim, ficaram isentos de culpa e ficaram livres da pena…
E a Cruz começa a atrair a si todos os que entram e acolhem a vocação ao Amor: logo o Cireneu que aceita levar a Cruz; as mulheres que, muito a medo e talvez condoídas, exercem a sua profissão; depois o bom ladrão que, na Cruz, reconhece o Salvador; o centurião que, finalmente, abre os olhos para reconhecer que Ele era justo; os próprios José de Arimateia e Nicodemos, amigos na sombra por medo dos judeus, aparecem, no momento da Cruz… Finalmente, a multidão regressa a casa batendo no peito, ao ver o que se passava… Depois, é toda a multidão incontável, ao longo dos tempos, onde nos incluímos, hoje, todos nós…

3. Estamos aqui como seguidores da Cruz. Não de uma Cruz de fracasso, mas de uma Cruz que é a vitória do Amor. Estamos aqui como seguidores de um crucificado por Amor. Não um crucificado morto e enterrado, mas um crucificado que voltou à vida, que está vivo e ressuscitado e que caminha connosco. É Ele Quem nos dá o sentido da Cruz, da dor, da morte e da vida. É Ele Quem nos chama à vocação à Vida e à vocação ao Amor. É Ele Quem nos diz que a Vida tem sentido quando conseguimos ver na Cruz e na morte a outra face – a do Amor, a da Ressurreição e a da Vida.
Precisamos, então, de viver a Sexta-feira Santa percebendo bem a causa da morte de Jesus. Ele morreu pela Verdade e morreu pelo Reino. Pela Verdade que é Ele próprio, pois tudo o resto é falso e não suporta nem merece a nossa confiança. Verdade que, naquele momento, nem sequer foi apresentada, tal era o ambiente de mentira, de traição, de medo, de negação da própria consciência de quem O apresentava e de quem O julgava. Ele morreu pelo Reino. Reino que é Ele próprio, que não tem aqui a plenitude, mas que Jesus quer instaurar no coração de todo o homem para ter a sua plena e total realização na Casa do Pai. Reino que é Amor, Vida, Verdade, Justiça, Solidariedade, Santidade, Graça, Paz. Reino que, outrora como hoje, tantas vezes e de tantos modos, não é aceite, nem reconhecido nem respeitado.
Se sangue de mártires = semente de cristãos; sangue de Deus feito Homem por Amor = semente de filhos de Deus, regenerados e purificados como novas criaturas, chamadas ao Amor.
Sexta-feira Santa – Hora de Jesus – Hora de decisão na escolha de quem vale a pena seguir para encontrar a Vida. Na Cruz de Jesus, encontramos o Amor do Ressuscitado, ainda que, para O seguir, tenhamos que tomar a cruz de cada dia. Na nossa cruz, levada no seguimento de Jesus, encontramos a dor, o sofrimento, a morte. Porém, encontramos, também, o Amor do Ressuscitado, a vitória da Vida que é vitória sobre todas as mortes e quem acredita n’Ele tem a Vida eterna e ressuscitará no último dia. Por isso, a nossa Fé em Jesus Cristo, assenta no Sepulcro Vazio, na Ressurreição, na certeza da vida para além da morte, na glória e na eternidade na Casa do Pai.
Senhor, eu creio em Ti. Só Tu tens palavras de vida eterna, porque és o Cristo, Filho de Deus Vivo. AMEN!

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?