Euromilhoes

quinta-feira, junho 21, 2007

Como corrigir seu filho adolescente

Corrigir não é uma tarefa fácil, e menos ainda quando seus filhos são adolescentes: porque o adolescente julga tudo, critica e muitas vezes rejeita as correções de seus pais como se isso fosse uma interferência em sua vida.
Entretanto, os pais têm o dever de corrigir. De ajudar o filho a corrigir seus defeitos e descobrir a riquesa de sua forma de ser e entender as coisas. Porém, para que a crítica na família seja positiva convém adotar uma série de regras:
- Em primeiro lugar, a crítica e a correção devem combinar-se com o uso freqüente de elogios.
Quer dizer, deve-se ser capaz de ver também o que o seu filho faz bem e dize-lo. Por mais desastrado que lhe pareça seu filho, tenha certeza de que ele também tem valores positivos os quais você deve esforçar-se por reconhecer.
- Além disso é necessário corrigir com muito carinho. Para isso a crítica deve ser serena e bem ponderada, sem precipitações e sem uma paixão excessiva. Cuidadosa, sem ironia, sem sarcasmo, como se estive corrigindo um amigo.
- Em terceiro lugar, quando for corrigir seu filho adolescente deve-se examinar previamente se você não é em parte responsável por aquilo que pretende corrigir. Quando alguém se esforça por reconhecer sua própria culpa é mais fácil que o jovem veja em nosso conselho como sendo uma ajuda e não como uma acusação.
- Não se deve tentar atacar todos os defeitos de uma só vez. Será necessário corrigir pouco a pouco, e a sós, já que corrigir em público pode parecer uma humilhação. Sem fazer comparações com seus irmãos, seus primos ou outras pessoas, pois ele é ele e também tem suas virtudes.
- Deve-se ser prudente e não julgar sem escutar os argumentos do jovem. Como nas leis, o bem deve ser suposto e o mal deve ser provado. Em um clima de confiança, mesmo correndo-se o risco que o enganem. Escolhendo bem o momento para corrigi-lo e quando ambos estão suficientemente tranqüilos para falar e para escutar. Pondo-se em seu lugar e tentando compreender suas razões.
- E além disso: não há nada mais negativo do que usar frases do tipo "NUNCA me escutas", "SEMPRE está aborrecido", "NUNCA entende nada".. Além de negativas, asseguro-lhe que não são corretas. A correção deve ser específica e concreta: sem exageros, sem generalizações, sem mostrar uma "lista de defeitos" na primeira ocasião.
- Finalmente, deve-se saber perdoar e confiar em seu filho, dando-lhe tempo para melhorar e oportunidade de corrigir-se.
Do livro "Como resolver situações cotidianas de seus filhos adolescentes", Editorial Palabra, Madrid, 2.000 Fonte: Edufam (www.edufam.net)
Por: Teresa Artola González

WORLD PHOTO PRESS

No primeiro dia de cessar fogo entre Líbano e Israel, em agosto de 2006, Spencer Platt registra moradores de Beirute voltando para casa - foto vencedora do WPP

De volta a Beirute
Em 15 de Agosto de 2006, primeiro dia do cessar-fogo no conflito entre Líbano e Israel, o fotógrafo americano Spencer Platt registrou moradores de Beirute voltando para suas casas. A imagem foi escolhida como a melhor do ano pelo júri da quinquagésima edição do World Press Photo, fundação holandesa dedicada ao fotojornalismo que promove anualmente uma exposição itinerante. Foram escolhidas 205 de um total de 78 083 fotos inscritas.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?