Euromilhoes

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Efemérides: 03 de Dezembro na História do Mundo

1694 - Em Inglaterra, entra em vigor a lei trienal, que prevê a eleição do parlamento de três em três anos.

1808 - Madrid rende-se as forças francesas de Napoleão Bonaparte.

1810 - A Grã-Bretanha captura as Ilhas Maurícias aos franceses.

1912 - Termina a guerra nos Balcãs contra a Turquia, sendo assinado o armistício entre este país, Montenegro, Bulgária, Sérvia e Grécia.

1917 - O Presidente norte-americano, Woodrow Wilson, solicita ao Congresso a Declaração de guerra ao império austro-húngaro.

1952 - A Assembleia Geral da ONU adopta a proposta indiana para o armistício na Coreia.

1958 - Na Indonésia são nacionalizadas as empresas holandesas.

1961 - Os EUA colocam tropas ao longo da fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental, a medida que a Alemanha Oriental inicia os trabalhos de reforço do Muro de Berlim.

1967 - Cirurgiões da cidade do Cabo, na África do Sul, efectuam com sucesso uma transplantação do coração humano, afirmando ser essa a primeira vez que se realiza uma operação de tal tipo.

1971 - Devido a disputa sobre Caxemira, a Índia ataca o Paquistão, terminando o conflito 13 dias depois com a rendição das tropas paquistanesas.

1972 - Um jacto espanhol, transportando turistas, (na sua maior parte alemães) despenha-se ao levantar voo das Ilhas Canárias, causando 155 mortos. 1975 - Forças comunistas tomam o controlo do Laos e poem termo aos 600 anos do regime monárquico.

1976 - No México, insatisfeitos com a lei da reforma agrária, assinada pelo ex-Presidente Echeverria, a 26 de Novembro, um grupo de camponeses invade e ocupa uma área de sete mil hectares no Estado de Sinaloa.

- Cyrus Vance é designado Secretário de Estado dos Estados Unidos.

1979 - Onze pessoas morrem esmagadas em Cincinati, Ohio (EUA), quando se preparavam para assistir a um encontro de rock do agrupamento "The Who".

1982 - O Presidente francês, François Mitterrand, rejeita, na Dinamarca, qualquer tipo de política global "comandada" por Washington.

1984 - O Presidente norte-americano, Ronald Reagan, elogia o "Jornal português", da Califórnia, pelo seu empenhamento na integração dos imigrantes portugueses e na defesa do principio da liberdade.

- 13 meses após a invasão norte-americana, decorrem eleições em Granada.

- Uma fuga de gás venenoso numa fábrica de insecticidas, em Bhopal, no centro da Índia, causa mais de 300 mortos, prevendo os médicos que o balanço final se possa elevar a 600 vítimas (posteriormente, apurar-se-ia que este número ultrapassaria, de longe, o milhar.

1985 - É inaugurado, em Lisboa, o Museu de Etnologia

- Corazon Aquino, viúva do líder da oposição Benigno Aquino, anuncia que se vai candidatar as eleições Presidenciais filipinas para derrotar o Presidente Ferdinando Marcos, a quem acusa de ter ordenado o assassínio de seu marido.

1987 - Cubanos amotinados na prisão de Atlanta, Geórgia (EUA), assinam um acordo com as autoridades, pondo fim a um drama de 11 dias durante os quais mantiveram 89 funcionários prisionais seqüestrados.

1988 - No penúltimo dia dos trabalhos do XII Congresso do PCP, é eleito um novo Comité Central, de 175 membros, que integra 54 novos elementos e que registou a saída de outros 44, numa renovação de cerca de 28 por cento.

1989 - No termo da Cimeira de La Valletta, o Presidente norte-americano, George Bush, afirma que os EUA e a URSS estão no limiar de uma nova era das suas relações.

- O ex-lider alemão democrático Erich Honecker e outros antigos dirigentes são expulsos do Partido comunista da RDA, a que se segue a demissão em bloco do respectivo Comité Central e Politburo.

- A CEE suspende a cooperação económica com a Indonesia, na primeira medida para o embargo europeu aquele pais, solicitado por Portugal.

1992 - A equipa medica do serviço de imunologia do hospital de Santo António do Porto recebe o prémio "Biotest" pela descoberta de um novo método capaz de prever mais precocemente a progressão do vírus da Sida.

1993 - O Representante Especial do secretário-geral da ONU em Angola, Allioune Blondin Beye, reafirma que manterá secretíssimo com relação aos resultados no encontro com a UNITA em Lusaka, Zâmbia.

- Morre o fadista Manuel de Almeida, 73 anos.

- Felipe Gonzalez e o Presidente dos EUA, Bill Clinton, assinam, em Madrid, a nova agenda transatlântica entre a União Europeia e os Estados Unidos.

- Militares da UNITA cercam 200 militares da companhia brasileira no Andulo, Bié (Centro Sul de Angola), em violação do Protocolo de Lusaka, Zâmbia.

- A Comissão Política da UNITA decide parar, imediatamente, o movimento de aquartelamento das suas tropas em todo o país, e acusa a ocupação pelas Forças Armadas Angolanas (FAA) das localidades de Sumba, Kikanda, Kinzau, Manga Grande, Nenga e Quelo, de 29 de Novembro a 04 de Dezembro.

1996 - Termina em Lisboa a cimeira da Osce, com a adopção de um novo modelo de segurança e a definição dos objectivos que vão orientar a revisão do tratado de limitação de armas convencionais na Europa.

- Cinquenta e nove soldados menores da UNITA são desmobilizados na área de acantonamento de Cangulo, no Negage, elevando para 194, nesta área.

1997 - Ana Maria de Jesus, 24 anos, torna-se a primeira mulher oficial da Academia Militar.

- O vice-ministro da Relações Exteriores de Angola, João Bernardo de Miranda, manifesta-se, em Luanda, desapontado com a atitude de alguns países que continuam a dar espaços livres de movimento e propaganda aos elementos da UNITA.

- O Presidente da Assembleia Nacional, Roberto de Almeida, recebe, em Luanda, uma mensagem do Presidente da Eritréia, Isaias Afwerki, em que e convidado o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, a visitar aquele Estado africano. Foi portador da mensagem o Ministro etíope dos Negócios Estrangeiros, Haile Weldensae.

1998 - As gravuras de Foz Côa são declaradas patrimônio mundial pela UNESCO.

- Francisco Fadul é o Primeiro-ministro do Novo Governo de Unidade Nacional da Guiné-Bissau.
----------------------------------------------
Este é o trecentésimo trigésimo oitavo dia do ano. Faltam 28 dias para o termo de 2005.

Pensamento do dia: "Nos rios, a água que tocamos é a última daquela que passou e a primeira da que esta a chegar" - Leonardo da Vinci (1452-1519) - Pintor e inventor italiano

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?