Euromilhoes

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Causas da felicidade estão dentro da mente

Causas da felicidade estão dentro da mente
Por Emilce Shrividya
Por que meditar? Porque todos nós buscamos a felicidade e a meditação é a arte de ser feliz. É a arte do equilíbrio.
Tudo o que fazemos é em busca da felicidade. Estudamos, trabalhamos, nos apaixonamos, casamos, temos filhos, compramos muitos objetos, adquirimos posses, buscamos alimentos saborosos, viajamos para outras cidades e países, para férias ao sol ou nas montanhas. Enfim, toda a nossa busca é uma tentativa de encontrar a felicidade, a satisfação e evitar o sofrimento.
Não há nada de errado em buscarmos a felicidade material nas posses, nos relacionamentos, no trabalho. É importante que possamos nos realizar em todos os setores de nossa vida. Mas é essencial compreender que as coisas externas não perduram, se modificam a todo instante e não podem ser a causa de nossa felicidade.
As causas da felicidade estão dentro da mente e não podemos ser felizes com uma mente inquieta, negativa, ansiosa, triste e deprimida.
A mente muda de momento para momento. É instável, inquieta e nos arrasta de um pensamento a outro, nos levando ora para o passado, ora para o futuro, gerando tristeza, preocupações, ansiedades. E neste vai e vem da mente, nesta inquietude de ondas mentais, perdemos a paz. Não vivemos o único momento que existe, o momento presente, que é um presente precioso.
O objetivo da meditação é a felicidade e a paz interior. A meditação estabiliza a mente e nos liberta da inquietude e sofrimento.

Você só pode sentir o que pensa. Se você pensa algo positivo, logo se sente bem e alegre, mas se tem pensamentos negativos logo se sente infeliz.
Contemple isto agora, como um exercício. Pense em alguma coisa bem agradável e mantenha este pensamento por alguns instantes.
Perceba como você começa a se sentir muito bem internamente. Você pode experimentar isto a qualquer momento e perceber os resultados. E o oposto também acontece. Ao alimentar pensamentos tristes, de culpa, de raiva, você imediatamente perde a alegria e o entusiasmo e se sente deprimido, angustiado. Seus sentimentos dependem do que você pensa.

Os pensamentos de preocupação e medo envenenam a vida, destroem a harmonia, a vitalidade, a eficiência. Enquanto que os pensamentos opostos de coragem, bom humor, de alegria acalmam em vez de irritar, curam e produzem mais criatividade.
Existe uma felicidade estável, duradoura que está em nosso interior. A meditação é como uma chave que nos abre este mundo interno. Ao aquietar as ondas mentais, deslizamos para dentro de um espaço tranqüilo e encontramos nossos tesouros interiores como paz, coragem, contentamento, serenidade, bondade, força interior.
Com a prática regular da meditação, começamos uma verdadeira transformação. Você aciona o poder da cura interior. Você faz seu próprio milagre.
É uma verdadeira terapia para o corpo, para a mente e para a alma porque a meditação purifica os padrões mentais e condicionamentos antigos, nos libertando de traumas e conflitos da infância, do passado, de mágoas, frustrações e ressentimentos.Ficamos livres de vícios e hábitos nocivos.
É a arte de ser feliz, pois nos liberta da raiva, da ansiedade, dos medos, da culpa, da depressão, da insônia.
O grande sábio Patanjali, codificador do Yoga, diz em seus Yoga-Sutras:
"Yoga é o controle das ondas de pensamentos, é aquietar as modificações da mente". [1.2]
Com a meditação, você compreende que é possível acalmar a turbulência da mente. Mas é importante não lutar com a mente, mas começar a observá-la, a entendê-la. Desta maneira, as ondas cerebrais e mentais vão se acalmando e você vai sentindo a tranquilidade que já existe na mente mais profunda, na mente neutra.
Conseguir o controle sobre seus pensamentos, emoções e sentimentos é um processo lento e gradual. É um desenvolvimento, um treinamento, mas com esforço contínuo, persistência e determinação você vai se transformando para melhor.
Tudo se torna fácil com a prática. Se você persistir em seus esforços para meditar, para permanecer positivo e alegre, você desenvolverá muita força interior. Sua recompensa será sua própria felicidade.
Não pense que é difícil ou que levará um longo tempo para mudar seus hábitos mentais e conquistar a paz da mente. É apenas uma questão de ser persistente.
A Bhagavad Gita, uma das escrituras do Yoga diz:

"Que a separação da união com a dor seja conhecida como yoga.
Yoga deve ser praticada com determinação e com uma mente livre de desânimo."[6:23]
Esta definição de yoga é muita elevada e nos transmite uma grande esperança: podemos ficar livres da dor, podemos romper a união com a dor.
A causa de nosso contínuo sofrimento é a mente que não pára de divagar e a meditação acalma a mente, estabelece a felicidade que é independente de fatores externos.
Nada pode se comparar ao contentamento de uma pessoa que tem a mente sob controle.
A meditação desperta o amor dentro de nós. Passamos a nos amar, a nos respeitar e aceitar, desenvolvendo uma auto-estima elevada. E começamos a amar mais as outras pessoas, com paciência, tolerância, compaixão.
Por que meditação tem efeito oposto ao do stress

Ao sentar para a meditação todos os dias, você melhora a oxigenação do sangue, permite que o ritmo respiratório e os batimentos cardíacos se equilibrem, levando você a um estado de tranqüilidade e relaxamento.
A meditação funciona. Tem o efeito oposto ao do estresse no organismo. Desacelera o metabolismo, diminui a pressão arterial, a tensão muscular e o ritmo respiratório. Auxilia no tratamento da enxaqueca, gastrite, tensão pré-menstrual, arritmias cardíacas, problemas circulatórios, de hipertensão e em várias doenças psicossomáticas.
Cada sessão de meditação é um passo para a saúde e a paz mental. E isto não é mágica. A melhora da saúde é uma conseqüência natural porque ao relaxar, ao se acalmar, o corpo libera seratonina, uma substância que atua no cérebro e causa sensação de bem-estar. Rejuvenesce e retarda o envelhecimento porque estimula o DHEA, hormônio associado à juventude.
O stress e a ansiedade diminuem porque descobrimos a maneira adequada de lidar com as situações, dando a elas a importância e o peso devido. Vamos ficando mais focados e concentrados no momento presente, sem esforço e sem tensões.
A própria ciência já demonstrou que uma mente apaziguada ajuda a prevenir doenças, acelera a recuperação física e até a cura. E o contrário também é verdadeiro. Pensamentos e sentimentos negativos contribuem para o surgimento de doenças, debilitam o sistema imunológico, deixando o corpo vulnerável a e atrapalham o restabelecimento da pessoa.
Ficou comprovada, através das pesquisas científicas que a meditação feita com regularidade contribui no tratamento da depressão, pânico, ansiedade, insônia.
A meditação fortalece o corpo que fica livre de doenças. Você dorme melhor. Experimenta a experiência do equilíbrio. Cria seu próprio milagre.
A meditação aquieta a mente, voltando-a para o interior, onde descobrimos o Ser interior, fonte de toda a vida, criatividade, paciência, compaixão, bondade, compreensão, coragem, sabedoria, entusiasmo e amor.
A meditação nos faz fortes, eficientes, competentes, corajosos, independentes e livres. Tais qualidades conduzem ao sucesso em todas as áreas da vida tanto material como espiritual. A meditação nos treina para comandar a própria vida.Desperta o amor dentro de nós.
Através da meditação, acontece a união perfeita da mente e do coração. Ela nos equilibra, unindo corpo, mente e espírito.
Durante a meditação, mudamos a frequência das ondas cerebrais e mentais que se acalmam. Você sente o que é paz de espírito e serenidade interior e isto é contagiante. É um grande trabalho social e humanitário porque meditando, você pode ajudar o ambiente e as pessoas, transmitindo tranquilidade.
Meditação não é uma acção egoísta, muito pelo contrário é um ato de compaixão. Você melhora, se harmoniza, desenvolve virtudes através da meditação e você leva essa transformação aonde você vai, aonde você vive e trabalha. Você contribui para a paz, com um coração mais pacífico, espalhando harmonia e compreensão.
Incorpore esta prática em sua vida diária, se tornando uma pessoa menos irritável, menos estressada, mais livre e pacífica. Fique em paz!
Por que período da manhã é ideal para meditar

Programe tempo para ter a experiência do equilíbrio e do apaziguamento. Acorde um pouco mais cedo e dedique este tempo para você. A maneira mais incrível de melhorar sua vida é meditar. Antes do seu dia começar, pratique o recolhimento. Aprenda a silenciar a mente e desfrute da serenidade interior.
Priorize estes momentos de interiorização quanto tudo é mais silencioso em casa e na rua, quando o telefone não toca, ninguém lhe pede nada e você pode desfrutar de momentos de tranqüilidade.
Não desperdice seu tempo, aproveite esta oportunidade preciosa, porque é com este tempo dedicado a você, à busca da paz interior que você pode se amar mais, amar as pessoas e ajudá-las verdadeiramente.
Não seja como as pessoas que já acordam apressadas, tomam café da manhã correndo, se apressam para se vestir, correm para o trabalho ou para seus afazeres domésticos sem entusiasmo, sempre com pressa, sem paciência e sem ânimo... E no final do dia, sentem-se cansadas e frustradas.
Não se prenda nas armadilhas da mente, que dá sempre desculpas que você não tem tempo para estas coisas, que você tem tantas obrigações, que isto é perda de tempo. Estes pensamentos vêm da mente negativa que não conhece a paz, que cria um sofrimento contínuo para você.
Vale a pena acordar mais cedo e se dedicar à arte do equilíbrio, ao treinamento da paz. Esta paz se estende pelo seu dia que se torna mais fácil. Tudo passa a fluir mais facilmente. Você se sente apaziguado, energizado e relaxado. Sente entusiasmo e determinação. Começa a ter mais confiança em você mesmo e no Ser interior que habita em você.
O compromisso de meditar todos os dias, é muito importante para se estabelecer a prática da meditação. Para se acostumar a meditar, você pode se sentar tranqüilamente por quinze ou vinte minutos. E se não puder meditar de manhã, você pode meditar a qualquer momento, até antes de deitar para dormir. Com a prática você desenvolverá o hábito da meditação diária, e assim se torna capaz de meditar facilmente.
O ser humano é uma criatura de hábito. Qualquer hábito que ele cria, se torna natural para ele. Assim como você toma banho e escova seus dentes, adquira esse hábito de meditar.
Meditar é fácil. Você aprende a meditar meditando. Você apenas precisa de boa vontade e de interesse. É sentar-se em paz com você. É passar um tempo na sua própria companhia.
Como meditar
Existem muitas técnicas de meditação e um método muito eficaz é meditar com um mantra.
Quando começar a meditar, perceberá que sua mente está cheia de pensamentos. Não se pode dominar a mente pela força ou pela luta. Se você tentar suprimi-los, eles surgem ainda mais e se tornam ainda mais fortes.
Nossa mente precisa de algo para se apoiar porque sem apoio ela gira de um lado para o outro como um barco sem leme à deriva do vento.O mantra é um poderoso veículo para conduzir a mente para níveis mais profundos e tranqüilos.
O primeiro passo para meditar é a postura. É aquietar e silenciar o corpo.
Você pode se sentar no chão sobre uma almofada com as pernas cruzadas ou pode se sentar confortavelmente em uma cadeira com os pés paralelos apoiados no chão.
Geralmente os ocidentais têm dificuldade em permanecer na postura de meditação de pernas cruzadas e, se este for seu caso, prefira se sentar na cadeira ou em uma poltrona, com os pés no chão, sem forçar nada. Ajude seu corpo a ficar confortável e relaxado.
Permita que sua coluna se alongue e deixe os ombros relaxados.

Coloque as palmas das mãos viradas para baixo sobre as coxas ou sobre os joelhos.

Feche seus olhos. Fique com você mesmo.
Perceba o movimento natural da respiração. Perceba que naturalmente a respiração entra e sai. Sem fazer nada para respirar observe a respiração. A respiração tem o poder de aquietar a mente e quanto mais você a observa mais tranqüila a respiração se torna.
Fique presente. Observe seus pensamentos. Eles são como hóspedes que vem e vão. Sem lutar para apagar seus pensamentos, deixe-os ir e vir.
Você pode se apoiar em um mantra para ajudar a aquietar a mente. Quando inspira e expira pode repetir silenciosamente um mantra que pode ser Om Namah Shivaya. Ou pode repetir mentalmente o mantra So Ham. Ao inspirar repete So, ao expirar Ham.
Quando perceber que os pensamentos invadem sua mente gentilmente os disperse e volte sua atenção para a respiração sintonizando-a com o mantra. Faça isto muitas vezes, e aos poucos isto vai aquietando os pensamentos.

Fique alerta e ao mesmo tempo relaxado. Medite por vinte minutos.
Com a constância dessa prática, a mente vai se tornando mais dócil, menos resistente; ela por si só vai se aquietando.
Conquiste o domínio da mente com persistência meditando com regularidade e sendo gentil com você mesmo.
Sinta-se motivado e se determine a meditar, a passar um tempo com você. Escolha cultivar a paciência, a alegria, a compaixão, a bondade, o entusiasmo. Preencha sua vida com a paz e o amor do Ser interior.
Realize uma mudança em sua atitude. Seja resoluto e firme. Compreenda que você é o criador do seu próprio destino. Molde um destino melhor através da prática da meditação conquistando assim uma mente mais positiva, tranqüila, silenciosa, alegre, amável, com autodomínio.
Conheça o mais importante dos mantras
Mantra é uma palavra em sânscrito e seu significado é: man é mente e tra significa controle. Assim mantra, é a combinação de sons que nos dá o controle da mente, nos sintoniza com a freqüência do amor, nos traz recolhimento e tranqüilidade. O mantra é a palavra cósmica ou vibração sonora cósmica.
O mantra OM é o som primordial que contém todos os outros sons e do qual toda a criação surgiu. Segundo as escrituras indianas, é a sílaba mística, o corpo sonoro de Deus. É a essência interior de todos os mantras. É a palavra sagrada da qual emana todo o universo. OM é uma invocação, uma bênção, é a vibração da própria alma.
Escreve-se AUM, mas se pronuncia OM. É o símbolo da Divindade Suprema. As três letras representam os três aspectos de Deus: Deus Criador, Deus Conservador, Deus Transformador. É a Trindade da Unidade.
Uma maneira fácil e poderosa para purificar a mente, a fala e as ações é repetir o mantra, o nome de Deus. Quando você repete com sinceridade e com regularidade, você obtém os frutos e benefícios desta prática. Com a repetição do mantra você aprende a esvaziar sua mente, limpando-a de tantos pensamentos desnecessários.
Como dizem os sábios indianos: "a eficácia psicoterapêutica do OM é considerada sem limites". O mantra é um grande purificador e elimina a ansiedade e tensões, substituindo a inquietude da mente pela paz e alegria interior.
Experimente agora o poder deste mantra.

Como entoar o mantra OM

- Sente-se em uma posição confortável. Pode sentar-se em uma cadeira, com os pés paralelos no chão ou pode sentar-se no chão com as pernas cruzadas.
- Coloque as mãos uma em cima da outra em seu colo.
- Feche os olhos.
- Inspire e ao expirar entoe o mantra OM... Deixe o som sair bem prolongado... Dê uma pausa para inspirar e expirar e continue...Inspire e expire, ressonando a sílaba OM...
- O som parte da garganta e termina nos lábios cerrados. Entoe o mantra quantas vezes quiser, o tempo que quiser. Entregue-se ao som do mantra OM...

Ao cantar ou entoar esta sílaba sagrada, que é a raiz de todos os mantras, experimente o som da criação ressoando no seu interior. Ao repetir o mantra OM, sinta a energia criadora divina que mora também em seu coração.

Depois fique em silêncio por alguns instantes. Sinta a paz que este mantra traz para sua mente.
Como meditar com o mantra OM.
Leia as instruções e medite por alguns instantes:

- Você pode se sentar no chão de pernas cruzadas sobre uma almofada ou pode preferir se sentar na cadeira com os pés paralelos no chão. Assuma uma postura cômoda.
- Coloque as mãos para baixo sobre os joelhos ou sobre as coxas, com os dedos polegares e indicadores se tocando.
- Deixe a coluna naturalmente alongada.
- Feche os olhos. Suavize seu rosto com um leve sorriso. Relaxe seu pescoço. Fique em uma postura sem rigidez, sem tensão.
- Respire naturalmente pelas narinas. Perceba o movimento natural da respiração. Permita que a respiração suavize seu corpo e aquiete sua mente.
- Repita silenciosamente o mantra OM, sintonizando-o com a inspiração e a expiração... e volte sua atenção para o interior.
- Apenas observe seus pensamentos, sem fazer nada para parar sua mente, sem lutar com ela. Seja apenas um observador, uma testemunha de si mesmo, enquanto respira e pensa no mantra.
- Quando puder, ao inspirar, repita silenciosamente OM... e ao expirar OM...
- Permaneça meditando uns quinze minutos, com o corpo suave e relaxado.

Quando terminar a meditação, volte devagar. Leve sua atenção para a respiração. Inspire e expire. Alongue-se um pouco se quiser. Perceba como está se sentindo mais leve, relaxado e revigorado. Abra os olhos e guarde essa sensação gostosa dentro de você. Deixe que ela se expanda para sua vida.
Com a prática regular da meditação, você purifica o corpo, a mente e espírito. Aquieta sua língua, sua mente e seu corpo e isto leva você a um estado de tranqüilidade e relaxamento. E na medida que você vai meditando, com paciência e persistência, a mente vai se acalmando, e você vai encontrando apoio e força interior para viver mais feliz e em paz. Você fica consciente de sua coragem e faz com ela permeie sua vida cotidiana.
Referências Bibliográficas:
Iniciação ao Yoga. Hermógenes, Ed. Nova Era.
A Yoga da Disciplina. Chidvilasananda, Gurumayi. Ed. Siddha Yoga Dham Brasil.
Os Upanishads-Ed. Pensamento.

summer of 42

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?