Olho de Hórus
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa proteção e poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas.
Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante a luta, o deus Set arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre sua cabeça. Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Set. Era a união do olho humano com a vista do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além.
O Olho de Hórus e a serpente simbolizavam poder real tanto que os faraós passaram a maquiar seus olhos como o Olho de Hórus e a usarem serpentes esculpidas na coroa. Os antigos acreditavam que este símbolo de indestrutibilidade poderia auxiliar no renascimento, em virtude de suas crenças sobre a alma. Este símbolo aparece no reverso do Grande selo dos Estados Unidos da América,sendo também um símbolo frequentemente usado e relacionado a Maçonaria.
O Olho Direito de Hórus representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Ele lida com as palavras, letras, e os números, e com coisas que são descritíveis em termos de frases ou pensamentos completos. Ele aborda o universo de um modo masculino.
O Olho Esquerdo de Hórus representa a informação estética abstrata, controlada pelo hemisfério direito do cérebro. Lida com pensamentos e sentimentos e é responsável pela intuição. Ele aborda o universo de um modo feminino. Nós usamos o Olho Esquerdo, de orientação feminina, o lado direto do cérebro, para os sentimentos e a intuição.
Hoje em dia, o Olho de Horus adquiriu também outro significado e é usado para evitar o mal e espantar inveja (mau-olhado), mas continua com a idéia de trazer proteção, vigor e saúde.
Categoria: Mitologia egípcia
Euromilhoes
sexta-feira, abril 25, 2008
O Poder da Mente
Um pensamento atrai sempre outro da mesma classe. Está sempre de acordo com a Lei que afirma que semelhante atrai semelhante. Se mantivermos fixa em nossa mente uma idéia qualquer, como por exemplo a idéia de saúde, atrairemos, cada vez mais, em maior número, elementos-idéias de saúde.
Se mantivermos na mente a idéia de força, energia, os elementos-idéias nos proporcionarão energia e força. Em suma, idéia de sucesso produz sucesso, idéia de felicidade produz felicidade, e assim por diante.
Para obtermos as dádivas que desejamos, temos que estar bem confiantes e bem determinados. Temos que nos manter serenos, pacíficos, e construir as imagens em nossa mente, do que aspiramos. Essas imagens devem parecer tão reais como se existissem verdadeiramente. Dessa forma, a mente produzirá os elementos que darão vida realmente ao desejo e este se manifestará no mundo objetivo.
É importante salientar que se a nossa aspiração não se basear no correto, no justo, se for algo que desagrade a Inteligência Superior, nossa mente bloqueará sua realização.
Lembremo-nos também que assim como podemos alcançar sucesso com a nossa mente, também podemos fracassar. Se fixarmos mentalmente que não lograremos êxito em algum empreendimento, com certeza fracassaremos.
Portanto, para bom termos de nossos projetos, devemos ter sempre atitude mental positiva. Tudo que desejarmos, sendo justo, correto, devemos fixá-lo com a idéia persistente de que dará certo, de que obteremos êxito em sua realização. Agindo assim, promoveremos a geração de uma misteriosa energia que nos auxiliará em nosso intento. Essa energia aumenta nossas forças, nos impulsiona sempre para a frente e para o alto, nos encoraja, amplia nossa visão, expande nossa capacidade.
Este poder nos acompanha o tempo todo, a vida toda. Desde que nascemos está conosco. Sem que percebamos, está sempre atuando em nossa vida, em nosso destino. O que somos e o que temos é o resultado desse poder. Já disse o sábio: "Somos o que pensamos ser". Por toda a vida vamos nos moldando e moldando nosso destino através do que pensamos. Nosso corpo e nosso ambiente são o resultado do que formamos em nossa mente.
Recomendam os mestres, que aprendamos a pensar, a dirigir nossos pensamentos, para que possamos dominar nosso destino. E recomendam também, que tenhamos muito cuidado com o que pensamos. De repente, podemos estar construindo um abismo para nós, por meio de um pensamento errôneo.
Aprendamos a dominar nossa mente. Pensemos com persistência num propósito ou desejo, mas pensemos unicamente nele e nada mais. Criemos em nossa mente uma tela e nela projetemos a imagem viva do que desejamos. E acreditemos em sua realização. Esse processo, criará em nós, um poder tão verdadeiro, tão positivo, que o que desejamos se manifestará, infalivelmente, no mundo objetivo.
Ao dominarmos nossa mente, teremos nas mãos o poder de criar, transformar e realizar nossa verdadeira missão. Assim diz a Lei.
Aprendamos a dominar nossa mente e sejamos felizes. Cultivemos sempre uma atitude mental positiva.
Caso se apresente diante de nós alguma dificuldade, dirijamos nossa mente à Inteligência Superior, o ponto onde possamos receber novas forças, novas idéias, planos, para que a dificuldade seja vencida. Jamais retrocedamos diante de algum obstáculo. Retroceder, temer, desistir não são atitudes de um missionário.
Aprendamos a dominar nossa mente e sejamos felizes. Conquistemos o poder de influir sobre o nosso subconsciente e tornemo-nos senhores de nós mesmos e do ambiente que nos cerca.
Podemos adquirir e fortalecer o domínio de nossa mente, simplesmente o desejando ardentemente ou pedindo de todo o coração à Força Maior, à Mente Cósmica, à Inteligência Superior e Divina, ao Deus da nossa compreensão.
Tendo fé, acreditando firmemente que o conseguiremos, de fato o conseguiremos.
Esta é a Lei, sensata, imutável e infalível.
(Bibliografia: Jornal NOVO TEMPO )
Se mantivermos na mente a idéia de força, energia, os elementos-idéias nos proporcionarão energia e força. Em suma, idéia de sucesso produz sucesso, idéia de felicidade produz felicidade, e assim por diante.
Para obtermos as dádivas que desejamos, temos que estar bem confiantes e bem determinados. Temos que nos manter serenos, pacíficos, e construir as imagens em nossa mente, do que aspiramos. Essas imagens devem parecer tão reais como se existissem verdadeiramente. Dessa forma, a mente produzirá os elementos que darão vida realmente ao desejo e este se manifestará no mundo objetivo.
É importante salientar que se a nossa aspiração não se basear no correto, no justo, se for algo que desagrade a Inteligência Superior, nossa mente bloqueará sua realização.
Lembremo-nos também que assim como podemos alcançar sucesso com a nossa mente, também podemos fracassar. Se fixarmos mentalmente que não lograremos êxito em algum empreendimento, com certeza fracassaremos.
Portanto, para bom termos de nossos projetos, devemos ter sempre atitude mental positiva. Tudo que desejarmos, sendo justo, correto, devemos fixá-lo com a idéia persistente de que dará certo, de que obteremos êxito em sua realização. Agindo assim, promoveremos a geração de uma misteriosa energia que nos auxiliará em nosso intento. Essa energia aumenta nossas forças, nos impulsiona sempre para a frente e para o alto, nos encoraja, amplia nossa visão, expande nossa capacidade.
Este poder nos acompanha o tempo todo, a vida toda. Desde que nascemos está conosco. Sem que percebamos, está sempre atuando em nossa vida, em nosso destino. O que somos e o que temos é o resultado desse poder. Já disse o sábio: "Somos o que pensamos ser". Por toda a vida vamos nos moldando e moldando nosso destino através do que pensamos. Nosso corpo e nosso ambiente são o resultado do que formamos em nossa mente.
Recomendam os mestres, que aprendamos a pensar, a dirigir nossos pensamentos, para que possamos dominar nosso destino. E recomendam também, que tenhamos muito cuidado com o que pensamos. De repente, podemos estar construindo um abismo para nós, por meio de um pensamento errôneo.
Aprendamos a dominar nossa mente. Pensemos com persistência num propósito ou desejo, mas pensemos unicamente nele e nada mais. Criemos em nossa mente uma tela e nela projetemos a imagem viva do que desejamos. E acreditemos em sua realização. Esse processo, criará em nós, um poder tão verdadeiro, tão positivo, que o que desejamos se manifestará, infalivelmente, no mundo objetivo.
Ao dominarmos nossa mente, teremos nas mãos o poder de criar, transformar e realizar nossa verdadeira missão. Assim diz a Lei.
Aprendamos a dominar nossa mente e sejamos felizes. Cultivemos sempre uma atitude mental positiva.
Caso se apresente diante de nós alguma dificuldade, dirijamos nossa mente à Inteligência Superior, o ponto onde possamos receber novas forças, novas idéias, planos, para que a dificuldade seja vencida. Jamais retrocedamos diante de algum obstáculo. Retroceder, temer, desistir não são atitudes de um missionário.
Aprendamos a dominar nossa mente e sejamos felizes. Conquistemos o poder de influir sobre o nosso subconsciente e tornemo-nos senhores de nós mesmos e do ambiente que nos cerca.
Podemos adquirir e fortalecer o domínio de nossa mente, simplesmente o desejando ardentemente ou pedindo de todo o coração à Força Maior, à Mente Cósmica, à Inteligência Superior e Divina, ao Deus da nossa compreensão.
Tendo fé, acreditando firmemente que o conseguiremos, de fato o conseguiremos.
Esta é a Lei, sensata, imutável e infalível.
(Bibliografia: Jornal NOVO TEMPO )
Controle da obesidade
Uso de técnicas de Visualização Criativa para reeducação do metabolismo
O hipotálamo é o principal mecanismo cerebral responsável pelo controle da homeostase biológica, fome, sede, sexo, temperatura corporal. O nosso mecanismo de controle do metabolismo basal pode aumentar ou diminuir em 30% o nosso gasto calórico, sem nem notarmos. Metabolismo de alta queima de gorduras e glicose é um metabolismo de pessoa magra. Controlando este sistema podemos emagrecer rapidamente, sem drogas ou grandes sacrifícios alimentares. O hipo tálamo também controla, junto com o sistema límbico, a secreção da adeno-hipófise e esta controla todo o sistema endócrino, segregando harmónios que alteram todo o nosso metabolismo.
Possuimos um neurocircuito no hipotálamo que é responsável pelo nosso centro da fome e o nosso centro da sede (hipotálamo lateral) e um outro que é o centro da saciedade (núcleo ventromedial). O exercício a seguir visa regular o controle inconsciente destes centros, e de outros que colaboram neste processo, auxiliando no controle do peso. Será utilizado um copo d'água. O processo não é de energização da água e sim de reprogramação do inconsciente, usando como âncora fisiológica o estímulo que a água faz rapidamente no hipotálamo. O centro da sede, no hipotálamo, é muito próximo ao centro da fome.
Sempre antes de ingerir qualquer tipo de alimento, seja refeição normal, seja uma pequena bala, pegue um copo de água. Segure-o nas mãos. Então, de olhos abertos ou fechados, concentre a atenção em uma pequena área, um pouco acima dos olhos. Esta área é o hipotálamo.
Visualize o centro da saciedade no meio do hipotálamo, sendo estimulado. É o controle deste centro com o da fome que dá o apetite normal. Visualize, um pouco à direita deste, o centro da fome. Veja-o e sinta-o separando a fome normal da anormal, se comunicando melhor, através das palavras neuroquímicas dos neuro-transmissores, com o centro da saciedade. Separando a fome normal da anormal.
Após, imagine o hipotálamo enviando mensagens para o sistema endócrino. Pense em uma área um pouco acima do centro da saciedade. O centro endócrino regula o metabolismo. Imagine tendo um metabolismo de um corpo magro, queimando mais gorduras e calorias apenas pelo fato de viver. Imagine também que há um aumento de activação das endócrinas. O corpo sente bem-estar e disposição sem o estímulo de comida. As áreas de recompensa nohipo tálamo e no sistema límbico são bem maiores do que as áreas de punição. Ative-as.
E pense agora na área pré-frontal. Imagine sendo uma pessoa que tem atitudes e comportamentos de acordo com essa nova activação das endócrinas e metabolismo basal maior. E com menos apetite. Sinta-se esta pessoa. Por momentos, assuma esta modelagem como já tendo o corpo desejado.
Após, beba a água. Repita por vários meses a técnica, até o desencadear da transformação metabólica. Esta leva dois a três meses para fazer efeito total. Mas os efeitos são permanentes.
(Por António Azevedo)
O hipotálamo é o principal mecanismo cerebral responsável pelo controle da homeostase biológica, fome, sede, sexo, temperatura corporal. O nosso mecanismo de controle do metabolismo basal pode aumentar ou diminuir em 30% o nosso gasto calórico, sem nem notarmos. Metabolismo de alta queima de gorduras e glicose é um metabolismo de pessoa magra. Controlando este sistema podemos emagrecer rapidamente, sem drogas ou grandes sacrifícios alimentares. O hipo tálamo também controla, junto com o sistema límbico, a secreção da adeno-hipófise e esta controla todo o sistema endócrino, segregando harmónios que alteram todo o nosso metabolismo.
Possuimos um neurocircuito no hipotálamo que é responsável pelo nosso centro da fome e o nosso centro da sede (hipotálamo lateral) e um outro que é o centro da saciedade (núcleo ventromedial). O exercício a seguir visa regular o controle inconsciente destes centros, e de outros que colaboram neste processo, auxiliando no controle do peso. Será utilizado um copo d'água. O processo não é de energização da água e sim de reprogramação do inconsciente, usando como âncora fisiológica o estímulo que a água faz rapidamente no hipotálamo. O centro da sede, no hipotálamo, é muito próximo ao centro da fome.
Sempre antes de ingerir qualquer tipo de alimento, seja refeição normal, seja uma pequena bala, pegue um copo de água. Segure-o nas mãos. Então, de olhos abertos ou fechados, concentre a atenção em uma pequena área, um pouco acima dos olhos. Esta área é o hipotálamo.
Visualize o centro da saciedade no meio do hipotálamo, sendo estimulado. É o controle deste centro com o da fome que dá o apetite normal. Visualize, um pouco à direita deste, o centro da fome. Veja-o e sinta-o separando a fome normal da anormal, se comunicando melhor, através das palavras neuroquímicas dos neuro-transmissores, com o centro da saciedade. Separando a fome normal da anormal.
Após, imagine o hipotálamo enviando mensagens para o sistema endócrino. Pense em uma área um pouco acima do centro da saciedade. O centro endócrino regula o metabolismo. Imagine tendo um metabolismo de um corpo magro, queimando mais gorduras e calorias apenas pelo fato de viver. Imagine também que há um aumento de activação das endócrinas. O corpo sente bem-estar e disposição sem o estímulo de comida. As áreas de recompensa nohipo tálamo e no sistema límbico são bem maiores do que as áreas de punição. Ative-as.
E pense agora na área pré-frontal. Imagine sendo uma pessoa que tem atitudes e comportamentos de acordo com essa nova activação das endócrinas e metabolismo basal maior. E com menos apetite. Sinta-se esta pessoa. Por momentos, assuma esta modelagem como já tendo o corpo desejado.
Após, beba a água. Repita por vários meses a técnica, até o desencadear da transformação metabólica. Esta leva dois a três meses para fazer efeito total. Mas os efeitos são permanentes.
(Por António Azevedo)
Eu aprendi....
Eu aprendi.
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;
Eu aprendi.
...que ninguém é perfeito até que se apaixone por essa pessoa;
Eu aprendi.
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;
Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas;
alguém vai aproveitar as que perdeu.
Eu aprendi.
...que devemos sempre ter palavras doces e gentis, pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las;
Eu aprendi.
...que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;
Eu aprendi.
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;
Eu aprendi.
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando está escalando-a;
Eu aprendi.
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer!
Eu aprendi.
Que Deus sem mim é Deus, e eu sem Deus sou nada!
(Não sei quem é o autor)
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;
Eu aprendi.
...que ninguém é perfeito até que se apaixone por essa pessoa;
Eu aprendi.
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;
Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas;
alguém vai aproveitar as que perdeu.
Eu aprendi.
...que devemos sempre ter palavras doces e gentis, pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las;
Eu aprendi.
...que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;
Eu aprendi.
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;
Eu aprendi.
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando está escalando-a;
Eu aprendi.
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer!
Eu aprendi.
Que Deus sem mim é Deus, e eu sem Deus sou nada!
(Não sei quem é o autor)
A CADA DIA MAIS CRIATIVO!
Todas as pessoas têm um potencial criativo imenso. Isto já foi comprovado pela Ciência. O que as pessoas precisam, tão-somente, é admitir esta verdade científica e deixar que sua criatividade se expresse, a todo instante, nas suas vidas.
Você também tem este imenso potencial criativo, é logico! E você pode expressar sua criatividade simplesmente dizendo para você mesmo "sou muito criativo, sempre". Simples, não é mesmo? Saiba que ser criativo é apenas uma questão de decisão pessoal. E você decidiu que é criativo! E está decidido!
Tenha certeza disto: se você quer se tornar cada dia mais criativo, você pode. Você só precisa querer ser. É decisão sua. E você já decidiu!
Se você repetir com insistência "eu sou muito criativo!", realmente será. A sua inteligência reproduz fielmente as coisas que você aprendeu. E esta afirmação é uma aprendizagem.
Leia esta frase em voz alta, tantas vezes quantas forem necessárias para que ela tome conta do seu subconsciente. Decore-a e repita sempre, mentalmente, várias vezes por dia. À noite, antes de dormir, faça o exercício de relaxamento e pense firmemente nesta frase:
"Sou muito criativo. Tenho sempre ótimas idéias
sobre todos os assuntos. Raciocino rapidamente
porque raciocino sem preconceitos.
Assim, sou capaz de aprender tudo, rapidamente,
e de ter idéias maravilhosas sempre que
forem necessárias. Eu, REALMENTE,
sou muito inteligente e muito criativo".
APRENDIZAGEM ACELERADA
Qualquer pessoa pode aprender mais
e melhor se estiver "condicionada para aprender".
E este condicionamento é obtido a partir
das técnicas de relaxamento, que abrem
os "poros do subconsciente" para a memorização perfeita.
Na década de 60, o médico e educador búlgaro Georgi Lozanov fez uma descoberta interessantíssima. Ele descobriu que há um "estado mental" propício para a aprendizagem e que qualquer aluno conduzido a este estado mental aprende mais e melhor num espaço de tempo bem menor. Fantástico, não é mesmo?
Este estado mental foi denominado estado de vigília relaxada e é obtido quando o nosso cérebro passa a operar na faixa de 8 a 12 ciclos por segundo, ou seja, quando o cérebro entra em "alfa".
Para abaixar a freqüência mental dos seus alunos, Lozanov experimentou começar as aulas com sessões de relaxamento bioenergético associado à música barroca. O resultado foi o melhor possível. Seus alunos, livres de tensão e do estresse, começaram a refletir uma melhora substancial na percepção, processamento, memorização e recuperação das informações aprendidas. Principalmente na aprendizagem de língua estrangeira.
Nota: está cientificamente provado que 80% das dificuldades da aprendizagem estão relacionadas com o estresse e que, reduzindo-se o estresse, melhoramos a qualidade da aprendizagem.
Entusiasmado com os resultados, Lozanov resolveu utilizar a música (principalmente a música barroca, por causa das suas 60/70 batidas por minuto) como veículo da informação e passou a dividir a sua aula em três sessões bem definidas:
1ª parte) Relaxamento bioenergético (semelhante ao da tradição iogue)
2ª parte) Um concerto passivo, onde a matéria era lida de forma sugestiva para os alunos, tendo como fundo musical peças de Handel, Bach e Corelli
3ª parte) Um concerto ativo, onde a matéria era lida novamente, de forma sugestiva-expressiva, ao som de peças, como por exemplo, o Concerto nº 7 para violino e orquestra, de Mozart.
Lozanov acreditava - e isso veio a ser provado cientificamente - que a música mantém a informação (por ela canalizada) viva na consciência do aluno até à noite (nas primeiras horas do sono) quando, de fato ocorre, ocorre a aprendizagem. É exatamente nesta fase do sono que se abrem os poros que ligam o consciente ao subconsciente e onde todas as informações aprendidas (eficazmente), durante o dia, são transferidas para a memória de longo prazo.
Esta técnica de Lozanov foi denominada sugestopedia. Através dela, hoje em dia é possível aprender-se uma língua estrangeira em tempo recorde, no máximo em trinta dias, e memorizar capítulos inteiros da História Universal em poucos minutos, como fazem os alunos dos Supercamps americanos e outros similares ingleses e neozelandeses. É, realmente, fantástico!
Na realidade, entretanto, o fator musical na sugestopedia não apresenta uma grande novidade aos olhos do investigador curioso. Veja: as religiões (todas elas) sempre utilizaram a música como pano de fundo para "estimular a fé" nas pessoas. Há milênios se sabe que a música suave é profundamente relaxante. E é relaxante porque não cobra "ação intelectual", isto é, não exige raciocínio e isto faz abaixar a freqüência das ondas cerebrais. Ela é percebida pelo ouvido e não há necessidade de ser "processada" de forma cansativa pela mente. Ora, isto é ótimo para "estimular" as emoções; e a fé, de certa forma, é uma emoção. É preciso que se entenda também, que o conceito de "informação" não abrange somente o campo da comunicação verbal ou visual; as emoções também são informações; a dor é uma informação, a sensação de frio ou calor também, o medo idem, etc.
Esta propriedade da música - a de carregar a informação de forma prazerosa - permite que a usemos como "veículo" para passarmos informações muito importantes ao cérebro. As professoras primárias exploram muito esta "possibilidade didática" com os seus alunos. Contudo, tal técnica não se presta só à crianças pequenas; adolescentes e até adultos podem e devem usar esta propriedade da música.
Por outro lado, sabe-se também que a nossa memória tem uma preferência toda especial pelas informações recheadas de prazer (quem não lembra do primeiro beijo, da primeira namorada, não é mesmo?). Todos nós memorizamos bem os eventos que dão muito prazer. E a música suave propicia este prazer. Vale lembrar também que os velhos iogues já associavam a música aos seus exercícios de relaxamento com o propósito de conseguirem a "iluminação" que, no nosso caso, podemos entender como "aprendizagem".
Ocorre, entretanto, que a aplicação prática da sugestopedia requer a participação de alguém experiente no processo e que funcione como monitor ou orientador. A aplicação autodidata de tais técnicas não é recomendável, embora dela possamos tirar dois ou três pontos fundamentais que são de grande valia para quem quer aprender mais rápido e com mais eficácia. São eles:
1 - Uma breve sessão de relaxamento, antes de começar a estudar, pode aumentar em mais de 50% a retenção do conteúdo aula na memória;
2 - A música barroca pode ser altamente eficaz durante o estudo quando funciona como pano de fundo;
3 - Fazendo relaxamento, usando a música barroca como suporte e explorando os recursos mnemônicos (que você pode ler na nossa sessão "Memorização") com certeza você poderá livrar-se do estresse, que responde por 80% das dificuldades da aprendizagem, e dos riscos de vir a ter aquele terrível Bloqueio Mental por tensão.
Para obter melhores resultados na aprendizagem, recomendamos também visitar o nosso capítulo sobre Hipnose e Auto-hipnose onde o leitor poderá encontrar exemplos práticos de formulações que poderão ativar seu potencial criativo, melhorar a memória e manter-se equilibrado nos dias de prova.
Uma técnica altamente eficaz
Primeiro, uma pequena história:
Há aproximadamente 20 anos, fui apresentado a um aluno com extrema dificuldade para aprender matemática. Ele tinha um bloqueio quase intransponível que impedia a memorização dos fundamentos mais elementares, principalmente de geometria.
Para tentar ajudá-lo, eu, mesmo sendo péssimo compositor, fiz uma musiquinha (tipo marcha de carnaval) cujos quarenta versos eram as tais regras que ele tinha mais dificuldade para memorizar.
Gravei a música numa fita cassete (eu mesmo cantando e batucando na mesa... coisa horrível) e recomendei que ele pusesse para tocar, diariamente, por meia hora, enquanto fazia outras coisas. Recomendei também que ele não se preocupasse em aprender a música; só deixasse o som ligado.
Quatro dias depois, a mãe do garoto me telefonou, surpresa, dizendo que até sua filha mais nova - de apenas 5 anos - tinha aprendido a música inteirinha e que as coleguinhas que costumavam brincar com ela também aprenderam.
Repeti esta experiência durante cinco anos seguidos, em três colégios e em dois cursinhos pré-vestibulares, no Rio de Janeiro. Só que dessa vez, orientei os alunos para que eles mesmos compusessem as músicas e gravassem, em coro. Cada aluno recebia uma cópia da fita que deveria pôr para tocar durante meia hora, no mínimo três vezes por semana.
Fiz avaliações periódicas durante esse período e pude constatar um aproveitamento superior a 95% em 90% dos casos. Usei a mesma técnica para matérias como História, Geografia, Química e Física, e os resultados sempre foram altamente satisfatórios.
Faça você também:
1 - "Arrisque-se" como compositor! Faça uma musiquinha para cada assunto que você tem dificuldade de memorizar. Mesmo que você seja como eu - um péssimo compositor - não faz mal. Não é a qualidade da música que vai fazer a diferença.
2 - Grave numa fita cassete (ou num CD) não esquecendo de fazer o "acompanhamento musical", que pode ser "batucando na mesa". Se ficar muito ruim, ficará muito divertido. E isso ajudará na memorização.
3 - Ponha para tocar durante 15 a 20 minutos, 3 vezes por dia, durante uma semana, enquanto faz outra coisa (estuda, lê jornal, toma banho etc.)
4 - Você pode fazer quantas musiquinhas quiser e ouvi-las em seqüência, mesmo que os assuntos sejam diferentes.
5 - Na segunda semana, ouça apenas 2 vezes por dia, e na terceira e quarta semana, 1 vez por dia.
6 - Terminando as quatro semanas, guarde a fita e volte a ouvi-la, de vez em quando, principalmente nas vésperas de provas, concursos etc.
FUNDAMENTOS DE MARKETING PESSOAL
1 - A necessidade de "explicar"
O que difere intelectualmente o ser humano dos demais animais é a complexidade do seu córtex cerebral, aquela "casca enrugada" que recobre todo o cérebro e onde se processam as maravilhas do raciocínio, da fala, e que nos torna superiores às pererecas, às antas e aos tamanduás. É justamente por causa deste córtex que o ser humano não se limita exclusivamente a atender aos impulsos dos instintos; ele tem habilidade especial para raciocinar. Esta habilidade começa a se manifestar logo nos primeiros dias de vida e não cessa nunca, até a morte.
Acontece que raciocínio é, basicamente, comparação de informação. Eu explico: Os nossos sentidos - visão, audição, olfato, tato e paladar - captam as informações do mundo exterior e enviam para o centro da memória onde elas são processadas, associadas à outras informações já registradas, comparadas e só, então, são devidamente "armazenadas".
Quando raciocinamos, na verdade, estamos só comparando informações que já temos registradas na memória. Um exemplo: eu peço que você desenhe um arará típico das índias urubu. Se você não souber o que é um arará, certamente não conseguirá desenhar, não é mesmo? O raciocínio, em qualquer circunstância, só é possível se você tiver informações pertinentes ao assunto.
Esta "exigência" do cérebro obriga o ser humano a ter uma explicação para todas as coisas que percebe, tenham estas explicações fundamento lógico ou não. Isto é muito importante: todas as pessoas precisam ter "explicação" para tudo. Se não as têm, "importa" de outras pessoas ou até mesmo, inventa.
GRAVE ISTO: O ser humano precisa ter explicação para tudo. Se ele não tem uma opinião formada sobre o assunto, "importa" uma opinião alheia ou, simplesmente, "inventa" uma explicação.
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2 - A "importação" de conceitos
Ninguém consegue ter opinião formada sobre tudo. Entretanto, todos nós precisamos ter uma "explicação" para tudo que vemos, ouvimos e sentimos. Isso é da natureza humana.
Para suportar este "dilema existencial", o ser humano se socorre, a princípio, de determinados "conceitos" admitidos pela sociedade como verdadeiros. Veja o exemplo: mesmo sem entender nadinha de música ou pintura, qualquer um "admite" que Chopin foi um grande compositor e Picasso um grande pintor. Admitimos isso por "importação" e não por "reflexão". Mesmo sem entendermos do assunto, sempre temos um conceito pronto sobre ele, ou, se não o temos, procuramos por um imediatamente.
É através deste mesmo "mecanismo" que "importamos" conceitos sobre beleza, segurança, qualidade, comportamento social etc. Nós sequer "pensamos" sobre determinados assuntos, mas temos conceitos formados sobre eles. Já percebeu isso? A ciência da propaganda, inclusive, vive à custa disso. Repare como os comerciais de televisão impõem conceitos como "é o melhor", "é o mais saudável", "não faz mal" etc. E, muitas vezes, nós aceitamos estes conceitos sem questionar. E o que é mais interessante ainda: aceitamos e repassamos para os outros com se fossem "nossa opinião".
GRAVE TAMBÉM: "A partir do momento que importamos um conceito ou uma opinião, ele passa a ser nosso e, por isso mesmo, é processado pela nossa mente como verdade (mesmo que não seja)."
Você também tem este imenso potencial criativo, é logico! E você pode expressar sua criatividade simplesmente dizendo para você mesmo "sou muito criativo, sempre". Simples, não é mesmo? Saiba que ser criativo é apenas uma questão de decisão pessoal. E você decidiu que é criativo! E está decidido!
Tenha certeza disto: se você quer se tornar cada dia mais criativo, você pode. Você só precisa querer ser. É decisão sua. E você já decidiu!
Se você repetir com insistência "eu sou muito criativo!", realmente será. A sua inteligência reproduz fielmente as coisas que você aprendeu. E esta afirmação é uma aprendizagem.
Leia esta frase em voz alta, tantas vezes quantas forem necessárias para que ela tome conta do seu subconsciente. Decore-a e repita sempre, mentalmente, várias vezes por dia. À noite, antes de dormir, faça o exercício de relaxamento e pense firmemente nesta frase:
"Sou muito criativo. Tenho sempre ótimas idéias
sobre todos os assuntos. Raciocino rapidamente
porque raciocino sem preconceitos.
Assim, sou capaz de aprender tudo, rapidamente,
e de ter idéias maravilhosas sempre que
forem necessárias. Eu, REALMENTE,
sou muito inteligente e muito criativo".
APRENDIZAGEM ACELERADA
Qualquer pessoa pode aprender mais
e melhor se estiver "condicionada para aprender".
E este condicionamento é obtido a partir
das técnicas de relaxamento, que abrem
os "poros do subconsciente" para a memorização perfeita.
Na década de 60, o médico e educador búlgaro Georgi Lozanov fez uma descoberta interessantíssima. Ele descobriu que há um "estado mental" propício para a aprendizagem e que qualquer aluno conduzido a este estado mental aprende mais e melhor num espaço de tempo bem menor. Fantástico, não é mesmo?
Este estado mental foi denominado estado de vigília relaxada e é obtido quando o nosso cérebro passa a operar na faixa de 8 a 12 ciclos por segundo, ou seja, quando o cérebro entra em "alfa".
Para abaixar a freqüência mental dos seus alunos, Lozanov experimentou começar as aulas com sessões de relaxamento bioenergético associado à música barroca. O resultado foi o melhor possível. Seus alunos, livres de tensão e do estresse, começaram a refletir uma melhora substancial na percepção, processamento, memorização e recuperação das informações aprendidas. Principalmente na aprendizagem de língua estrangeira.
Nota: está cientificamente provado que 80% das dificuldades da aprendizagem estão relacionadas com o estresse e que, reduzindo-se o estresse, melhoramos a qualidade da aprendizagem.
Entusiasmado com os resultados, Lozanov resolveu utilizar a música (principalmente a música barroca, por causa das suas 60/70 batidas por minuto) como veículo da informação e passou a dividir a sua aula em três sessões bem definidas:
1ª parte) Relaxamento bioenergético (semelhante ao da tradição iogue)
2ª parte) Um concerto passivo, onde a matéria era lida de forma sugestiva para os alunos, tendo como fundo musical peças de Handel, Bach e Corelli
3ª parte) Um concerto ativo, onde a matéria era lida novamente, de forma sugestiva-expressiva, ao som de peças, como por exemplo, o Concerto nº 7 para violino e orquestra, de Mozart.
Lozanov acreditava - e isso veio a ser provado cientificamente - que a música mantém a informação (por ela canalizada) viva na consciência do aluno até à noite (nas primeiras horas do sono) quando, de fato ocorre, ocorre a aprendizagem. É exatamente nesta fase do sono que se abrem os poros que ligam o consciente ao subconsciente e onde todas as informações aprendidas (eficazmente), durante o dia, são transferidas para a memória de longo prazo.
Esta técnica de Lozanov foi denominada sugestopedia. Através dela, hoje em dia é possível aprender-se uma língua estrangeira em tempo recorde, no máximo em trinta dias, e memorizar capítulos inteiros da História Universal em poucos minutos, como fazem os alunos dos Supercamps americanos e outros similares ingleses e neozelandeses. É, realmente, fantástico!
Na realidade, entretanto, o fator musical na sugestopedia não apresenta uma grande novidade aos olhos do investigador curioso. Veja: as religiões (todas elas) sempre utilizaram a música como pano de fundo para "estimular a fé" nas pessoas. Há milênios se sabe que a música suave é profundamente relaxante. E é relaxante porque não cobra "ação intelectual", isto é, não exige raciocínio e isto faz abaixar a freqüência das ondas cerebrais. Ela é percebida pelo ouvido e não há necessidade de ser "processada" de forma cansativa pela mente. Ora, isto é ótimo para "estimular" as emoções; e a fé, de certa forma, é uma emoção. É preciso que se entenda também, que o conceito de "informação" não abrange somente o campo da comunicação verbal ou visual; as emoções também são informações; a dor é uma informação, a sensação de frio ou calor também, o medo idem, etc.
Esta propriedade da música - a de carregar a informação de forma prazerosa - permite que a usemos como "veículo" para passarmos informações muito importantes ao cérebro. As professoras primárias exploram muito esta "possibilidade didática" com os seus alunos. Contudo, tal técnica não se presta só à crianças pequenas; adolescentes e até adultos podem e devem usar esta propriedade da música.
Por outro lado, sabe-se também que a nossa memória tem uma preferência toda especial pelas informações recheadas de prazer (quem não lembra do primeiro beijo, da primeira namorada, não é mesmo?). Todos nós memorizamos bem os eventos que dão muito prazer. E a música suave propicia este prazer. Vale lembrar também que os velhos iogues já associavam a música aos seus exercícios de relaxamento com o propósito de conseguirem a "iluminação" que, no nosso caso, podemos entender como "aprendizagem".
Ocorre, entretanto, que a aplicação prática da sugestopedia requer a participação de alguém experiente no processo e que funcione como monitor ou orientador. A aplicação autodidata de tais técnicas não é recomendável, embora dela possamos tirar dois ou três pontos fundamentais que são de grande valia para quem quer aprender mais rápido e com mais eficácia. São eles:
1 - Uma breve sessão de relaxamento, antes de começar a estudar, pode aumentar em mais de 50% a retenção do conteúdo aula na memória;
2 - A música barroca pode ser altamente eficaz durante o estudo quando funciona como pano de fundo;
3 - Fazendo relaxamento, usando a música barroca como suporte e explorando os recursos mnemônicos (que você pode ler na nossa sessão "Memorização") com certeza você poderá livrar-se do estresse, que responde por 80% das dificuldades da aprendizagem, e dos riscos de vir a ter aquele terrível Bloqueio Mental por tensão.
Para obter melhores resultados na aprendizagem, recomendamos também visitar o nosso capítulo sobre Hipnose e Auto-hipnose onde o leitor poderá encontrar exemplos práticos de formulações que poderão ativar seu potencial criativo, melhorar a memória e manter-se equilibrado nos dias de prova.
Uma técnica altamente eficaz
Primeiro, uma pequena história:
Há aproximadamente 20 anos, fui apresentado a um aluno com extrema dificuldade para aprender matemática. Ele tinha um bloqueio quase intransponível que impedia a memorização dos fundamentos mais elementares, principalmente de geometria.
Para tentar ajudá-lo, eu, mesmo sendo péssimo compositor, fiz uma musiquinha (tipo marcha de carnaval) cujos quarenta versos eram as tais regras que ele tinha mais dificuldade para memorizar.
Gravei a música numa fita cassete (eu mesmo cantando e batucando na mesa... coisa horrível) e recomendei que ele pusesse para tocar, diariamente, por meia hora, enquanto fazia outras coisas. Recomendei também que ele não se preocupasse em aprender a música; só deixasse o som ligado.
Quatro dias depois, a mãe do garoto me telefonou, surpresa, dizendo que até sua filha mais nova - de apenas 5 anos - tinha aprendido a música inteirinha e que as coleguinhas que costumavam brincar com ela também aprenderam.
Repeti esta experiência durante cinco anos seguidos, em três colégios e em dois cursinhos pré-vestibulares, no Rio de Janeiro. Só que dessa vez, orientei os alunos para que eles mesmos compusessem as músicas e gravassem, em coro. Cada aluno recebia uma cópia da fita que deveria pôr para tocar durante meia hora, no mínimo três vezes por semana.
Fiz avaliações periódicas durante esse período e pude constatar um aproveitamento superior a 95% em 90% dos casos. Usei a mesma técnica para matérias como História, Geografia, Química e Física, e os resultados sempre foram altamente satisfatórios.
Faça você também:
1 - "Arrisque-se" como compositor! Faça uma musiquinha para cada assunto que você tem dificuldade de memorizar. Mesmo que você seja como eu - um péssimo compositor - não faz mal. Não é a qualidade da música que vai fazer a diferença.
2 - Grave numa fita cassete (ou num CD) não esquecendo de fazer o "acompanhamento musical", que pode ser "batucando na mesa". Se ficar muito ruim, ficará muito divertido. E isso ajudará na memorização.
3 - Ponha para tocar durante 15 a 20 minutos, 3 vezes por dia, durante uma semana, enquanto faz outra coisa (estuda, lê jornal, toma banho etc.)
4 - Você pode fazer quantas musiquinhas quiser e ouvi-las em seqüência, mesmo que os assuntos sejam diferentes.
5 - Na segunda semana, ouça apenas 2 vezes por dia, e na terceira e quarta semana, 1 vez por dia.
6 - Terminando as quatro semanas, guarde a fita e volte a ouvi-la, de vez em quando, principalmente nas vésperas de provas, concursos etc.
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1 - A necessidade de "explicar"
O que difere intelectualmente o ser humano dos demais animais é a complexidade do seu córtex cerebral, aquela "casca enrugada" que recobre todo o cérebro e onde se processam as maravilhas do raciocínio, da fala, e que nos torna superiores às pererecas, às antas e aos tamanduás. É justamente por causa deste córtex que o ser humano não se limita exclusivamente a atender aos impulsos dos instintos; ele tem habilidade especial para raciocinar. Esta habilidade começa a se manifestar logo nos primeiros dias de vida e não cessa nunca, até a morte.
Acontece que raciocínio é, basicamente, comparação de informação. Eu explico: Os nossos sentidos - visão, audição, olfato, tato e paladar - captam as informações do mundo exterior e enviam para o centro da memória onde elas são processadas, associadas à outras informações já registradas, comparadas e só, então, são devidamente "armazenadas".
Quando raciocinamos, na verdade, estamos só comparando informações que já temos registradas na memória. Um exemplo: eu peço que você desenhe um arará típico das índias urubu. Se você não souber o que é um arará, certamente não conseguirá desenhar, não é mesmo? O raciocínio, em qualquer circunstância, só é possível se você tiver informações pertinentes ao assunto.
Esta "exigência" do cérebro obriga o ser humano a ter uma explicação para todas as coisas que percebe, tenham estas explicações fundamento lógico ou não. Isto é muito importante: todas as pessoas precisam ter "explicação" para tudo. Se não as têm, "importa" de outras pessoas ou até mesmo, inventa.
GRAVE ISTO: O ser humano precisa ter explicação para tudo. Se ele não tem uma opinião formada sobre o assunto, "importa" uma opinião alheia ou, simplesmente, "inventa" uma explicação.
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2 - A "importação" de conceitos
Ninguém consegue ter opinião formada sobre tudo. Entretanto, todos nós precisamos ter uma "explicação" para tudo que vemos, ouvimos e sentimos. Isso é da natureza humana.
Para suportar este "dilema existencial", o ser humano se socorre, a princípio, de determinados "conceitos" admitidos pela sociedade como verdadeiros. Veja o exemplo: mesmo sem entender nadinha de música ou pintura, qualquer um "admite" que Chopin foi um grande compositor e Picasso um grande pintor. Admitimos isso por "importação" e não por "reflexão". Mesmo sem entendermos do assunto, sempre temos um conceito pronto sobre ele, ou, se não o temos, procuramos por um imediatamente.
É através deste mesmo "mecanismo" que "importamos" conceitos sobre beleza, segurança, qualidade, comportamento social etc. Nós sequer "pensamos" sobre determinados assuntos, mas temos conceitos formados sobre eles. Já percebeu isso? A ciência da propaganda, inclusive, vive à custa disso. Repare como os comerciais de televisão impõem conceitos como "é o melhor", "é o mais saudável", "não faz mal" etc. E, muitas vezes, nós aceitamos estes conceitos sem questionar. E o que é mais interessante ainda: aceitamos e repassamos para os outros com se fossem "nossa opinião".
GRAVE TAMBÉM: "A partir do momento que importamos um conceito ou uma opinião, ele passa a ser nosso e, por isso mesmo, é processado pela nossa mente como verdade (mesmo que não seja)."
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Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
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Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!
Acerca de mim
- PAULO FARIA
- Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.
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