Euromilhoes

sexta-feira, dezembro 14, 2007

O que prevê o tratado da União Européia



Assinatura Tratado europeu de Lisboa reforça peso histórico mundial dos Jerónimos
Com a assinatura formal do Tratado europeu de Lisboa, quinta-feira, no Mosteiro dos Jerónimos, a actual presidência portuguesa da UE celebra o sucesso da sua principal prioridade num monumento de Portugal historicamente simbólico para o Mundo


Os mais altos dignitários políticos da União Europeia retornam à capital portuguesa para a assinatura do Tratado que dita as novas regras de funcionamento da UE, menos de dois meses depois de terem chegado a acordo em Lisboa sobre o conteúdo do documento que substituirá a fracassada Constituição Europeia, cuja rejeição, em 2005, nos referendos em França e na Holanda, mergulhou o bloco europeu dos 27 numa das suas piores crises político-institucionais de sempre.

Na quinta-feira, os chefes de Estado e ou de Governo dos 27 Estados da UE começam a chegar aos Jerónimos a partir das 10h15, estando o inicio oficial da cerimónia de assinatura do Tratado marcado para as 11h30, com um «momento musical»

Nos Claustros dos Jerónimos, mosteiro construído para celebrar as Descobertas portuguesas, seguem-se os discursos do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, do presidente do Parlamento Europeu, o alemão Hans-Gert Pottering, e do presidente em exercício do Conselho Europeu de líderes da UE, que é o primeiro-ministro português, José Sócrates.

Às 12h00, é assinado o Tratado de Lisboa pelos líderes europeus, seguindo-se mais um «momento musical» e a tradicional «Fotografia de Família» com todos os intervenientes.

O Mosteiro dos Jerónimos ficará assim novamente associado a um importante marco na história de Portugal e, desta feita, também da Europa comunitária, depois das Descobertas e de, a 12 de Junho de 1985, ter sido igualmente palco da assinatura do Acto de Adesão de Portugal às então Comunidades Europeias, vulgarmente conhecidas pela sigla CEE, era então Mário Soares o primeiro-ministro português.

Os Claustros dos Jerónimos vão tornar-se quinta-feira num palco de alta tecnologia, com um ecrã gigante a exibir imagens da cidade de Lisboa e as bandeiras dos 27 Estados da UE, à medida que cada um dos líderes europeus assinar o texto do novo Tratado europeu.

A própria mesa onde os dirigentes europeus assinarão o Tratado será também um ecrã de televisão, onde diversas imagens serão projectadas.

Após as cerimónias formais no mais exuberante monumento manuelino português, onde será descerrada uma placa evocativa do acto, os líderes europeus e demais convidados da presidência portuguesa da UE partem num dos tradicionais eléctricos de Lisboa rumo ao Museu dos Coches para participarem num almoço oferecido pelo presidente da República Cavaco Silva.

Após o almoço, os líderes dos 27 seguem para Bruxelas, onde, na sexta-feira, participam na habitual Cimeira formal da UE de Dezembro, a qual marcará o final da terceira presidência portuguesa do bloco europeu comunitário.

Mas as celebrações da assinatura formal do novo Tratado da UE prosseguem à noite, em Lisboa, com um concerto, pela Orquestra do Algarve, sincronizado com fogo-de-artifício.

O Grupo Luso Pirotecnia realiza o espectáculo de fogo de artifício, às 21h30, no Cais Português, junto ao Pavilhão de Portugal, na zona da Expo/98.

O espectáculo, apelidado «As cores da Europa no céu de Lisboa», consiste em vários trechos de música clássica interpretadas pela Orquestra do Algarve, sob a batuta do Maestro Cesário Costa. O programa musical inclui obras de Strauss, Luís de Freitas Branco e Stravinsky, entre outros, que serão sincronizadas com diversos efeitos de pirotecnia.

O cenário para este espectáculo contará com efeitos luminotécnicos desenhados especialmente para este evento, enquadrados com efeitos pirotécnicos de proximidade junto ao palco e ao longo da passadeira junto ao Rio Tejo.

A aprovação e assinatura formal, em Lisboa, do novo Tratado da UE foi assumida pelo Governo de Lisboa como a «prioridade das prioridades» da actual presidência portuguesa do bloco europeu dos 27, que se iniciou a 01 de Julho e termina oficialmente a 31 deste mês, naquela que foi a maior operação política, diplomática e de segurança jamais organizada em (e por) Portugal.

Depois de assinado, o oficialmente designado Tratado Reformador da UE terá de ser ratificado/confirmado em todos os países da União, sem excepção - por via parlamentar ou referendária -, condição prévia necessária à sua entrada em vigor.

O novo Tratado europeu, que substitui a fracassada Constituição Europeia, inviabilizada depois da sua rejeição em referendos na França e na Holanda, em 2005, deverá entrar em vigor no início de 2009, antes das próximas eleições para o Parlamento Europeu, em Junho desse ano.



Conheça os principais pontos do acordo dos líderes da UE sobre o futuro tratado europeu. Ele será elaborado durante a presidência portuguesa para substituir o projeto de Constituição e deverá entrar em vigor em 2009.

− o mandato da presidência do Conselho da União Européia será ampliado de seis meses para 2,5 anos. A presidência do Conselho de Ministros continuará sendo rotativa, com mandato semestral.



– o novo sistema de votos por dupla maioria no Conselho de Ministros (ao menos 55% dos países representando ao menos 65% da população do bloco) será introduzido progressivamente a partir de 2014, com um período de transição até 2017. Este sistema beneficia países com grande número de habitantes, como a Alemanha.



− as decisões por maioria de votos abrangerão também as políticas de Justiça e de Interior dos países-membros.



– foi ampliado de quatro para cinco o número de vetos necessários para bloquear uma decisão.



− será eliminado o cargo de comissário de Relações Exteriores. Já o "alto representante para a política de segurança e de exterior" terá suas competências ampliadas, sendo ao mesmo tempo vice-presidente da Comissão Executiva da UE. Não será criado um cargo de ministro das Relações Exteriores, conforme previa a Constituição européia.



– embora a Carta dos Direitos Fundamentais da UE não integre o novo tratado, ela terá caráter vinculativo, exceto para o Reino Unido, que assegurou restrições na aplicação da Carta a seu território.



− o número de comissários da União Européia se reduzirá dos atuais 27 para 15 em 2014.



– pela primeira vez, um tratado da UE regulamenta também uma eventual saída voluntária de um membro.



– os candidatos a filiação terão de reconhecer os "valores" da UE e se comprometer a fomentá-los.



− ampliado de seis para oito semanas o período concedido aos parlamentos nacionais para que examinem se os projetos legislativos europeus lesam competências nacionais.



– os símbolos da UE previstos no projeto de Constituição – como bandeira e hino – não aparecerão no tratado, mas continuarão sendo usados. Ao mesmo tempo, foi eliminado o termo "Constituição" e foi definido que a UE não aprova "leis", apenas normas e regulamentos.


– a "promoção da livre concorrência" não será incluída explicitamente no tratado a pedido da França, mas não se espera com isso conseqüências práticas contra a competitividade, pois a livre concorrência será mencionada em outras passagens.


− o tratado prescreve a necessidade de lutar contra as mudanças climáticas.



− além disso, atendendo a um pedido da Polônia, a UE garante a solidariedade dos países-membros na questão do abastecimente energético. (rw)

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?