Euromilhoes
segunda-feira, dezembro 22, 2008
NOITE DO MERCADO
Canções do Grupo "Confraria dos Cantares" na Praça do Peixe
I - ACTO – ANÚNCIO
1 - VIRGEM DO PARTO
REFRÃO
VIRGEM DO PARTO, OH MARIA
SENHORA DA CONCEIÇÃO
DAI-NOS AS FESTAS FELIZES
A PAZ E A SALVAÇÃO
LOUVADA SEJAIS SENHORA
E A VOSSA CONCEIÇÃO
VÓS SOIS A MÃE PROTECTORA
DA PORTUGUESA NAÇÃO
REFRÃO
RAINHA MÃE AMOROSA
QUE NO VOSSO ALTAR ESTAIS
ATENDENDO CARINHOSA
AOS FILHOS QUE TANTO AMAIS
REFRÃO
SENHORA VIRGEM DO PARTO
PELA VOSSA CONCEIÇÃO
OUVI A QUEM VOS IMPLORA
COM VOZES DO CORAÇÃO
REFRÃO
DAI-NOS FESTAS MUI FELIZES
ALEGRIA, AMOR E UNÇÃO
CONSERVANDO NOSSAS ALMAS
NO TEU MEIGO CORAÇÃO
REFRÃO
NO CÉU CANTAM TEUS LOUVORES
ANJOS PUROS DE LUAR
CÁ NA TERRA OS TEUS CANTORES
ALEGRES TE VÊM SAUDAR
REFRÃO
2 - WHITE CHRISTMAS
I' M DREAMING, OF A WHITE CHRISTMAS
JUST LIKE THE ONES, I USED TO KNOW
WHERE THE TREE'S TOP GLISSEN
AND CHILDREN LISTEN
TO HEAR SLEIGH BELLS IN THE SNOW
I'M DREAMING, OF A WHITE CHRISTMAS
WITH EVERY CHRISTMAS CARDS I WRITE
MAY YOUR DAYS BE MERRY, AND BRIGHT
AND MAY ALL
YOUR CHRISTMAS, BE WHITE
Humm…… Humm…… Humm……
I'M DREAMING, OF A WHITE CHRISTMAS
WITH EVERY CHRISTMAS CARDS I WRITE
MAY YOUR DAYS BE MERRY, AND BRIGHT
AND MAY ALL
YOUR CHRISTMAS BE WHITE
3- CAI NEVE NO CAMINHO
CAI NEVE NO CAMINHO
COBRINDO A NATUREZA
COM SEU MANTO DE ARMINHO
DE INFINITA BELEZA
UM PINHEIRINHO DOCE
NUM GESTO FRATERNAL
ENTOA A SUA PRECE
NA NOITE DE NATAL
4 – LES CLOCHES DU HAMEAU
TRA LA LA, TRA LA LA ................
LES CLOCHES DU HAMEAU
CHANTENT DANS LA CAMPAGNE
LE SON DU CHALUMEAU
EGAYE LA MONTAGNE
ON ENTEND, ON ENTEND
LES BERGERS, LES BERGERS
CHANTER DANS LES PRAIRIES
CES REFRAINS SI LEGERS
QUI CHANTENT LEURS AMIS
TRA LA LA, TRA LA LA ............
C’EST L’ HEURE DU RETOUR
ET LA JEUNE BERGÉRE
VOYANT LA FIN DU JOUR
REGAGNE SA CHAUMIÉRE
ON ENTEND, ON ENTEND
LES BERGERS, LES BERGERS
CHANTER DANS LES PRAIRIES
CES REFRAINS SI LEGERS
QUI CHANTENT LEURS AMIS
TRA LA LA, TRA LA LA...............
II -ACTO – NASCIMENTO
5 - Meia noite dada
Meia noite é dada,
Meia noite em pino,
Cantavam os galos,
Chorava o menino.
Chorava o Menino,
Como um enjeitado
Em lapa da serra
Não no povoado.
Menino tão rico,
Que pobre que estais,
Deitado no feno,
Entre os animais.
Os filhos dos homens
Em berço doirado!
E Vós, meu Menino,
Em palhas deitado.
6 – O Holy night
O Holy night
the stars are brightly shining
It is the night
of our dear Saviour's birth
Long lay the world
in sin and error pining
Till He appeared
and the soul felt its worth
A thrill of hope
the weary world rejoices
For yonder breaKS
a new and glorious morn
Fall on your knees!
Oh, hear the angel voices!
O night divine!
O night when Christ was born!
O night divine!
O night, O night divine
7 – ROMARIA DE NATAL
REFRÃO
Cebolas e semilhas, também batatinhas,
Pimentas e alhos, galos e galinhas,
Ovos e trigo, laranjas, cuscus
Foi o que trouxemos, desculpa Jesus
Ó meu Menino Jesus
Desculpa ser poucochinho
O carro não leva mais
O chauffer é pequenino
REFRÃO
Dai-nos licença p’ra entrar
Neste recinto sagrado
Pelas montanhas da serra
Deixámos o nosso gado.
REFRÃO
Atravessámos os montes
Nesta noite calma e fria
À procura da grutinha
Cantando com alegria
REFRÃO
Para ofe’rcer a Jesus
Não temos mais que pobreza
Mas em troca levaremos
Do seu presépio a riqueza
REFRÃO
Pastores vamos embora
Seguindo o nosso caminho
Muito nos está custando
Dizer adeus ao Menino.
REFRÃO
8 – DA SERRA VEIO UM PASTOR
DA SERRA VEIO UM PASTOR
À MINHA PORTA BATEU
TROUXE UMA CARTA QUE DIZ
JESUS MENINO NASCEU
ESTA NOTÍCIA TIVEMOS
JÁ MEIA NOITE SERIA
POR ISSO NÓS VIMOS DAR
OS PARABÉNS A MARIA
EU VOU CORRER A BELÉM
QUEM QUISER VENHA COMIGO
FIQUEM OS GADOS NOS CAMPOS
VAMOS VER O DEUS NASCIDO
A MINHA POBRE CABANA
LÁ FICOU DE PORTA ABERTA
LEVO-LHE O MEU CORAÇÃO
NÃO TENHO MELHOR OFERTA
NOS BRAÇOS DA BELA AURORA
VEJO UM MENINO BRINCANDO
COM A MÃOZINHA DE FORA
TODO O MUNDO ABENÇOANDO
9 - NATAL DE ÉVORA
O MENINO ESTÁ DORMINDO
NOS BRAÇOS DE S. JOSÉ (BIS)
OS ANJOS LHE ESTÃO CANTANDO
"GLORIA TIBI, DOMINE" (BIS)
O MENINO ESTÁ DORMINDO
NOS BRAÇOS DA VIRGEM PURA (BIS)
OS ANJOS LHE ESTÃO CANTANDO
"HOSSANA LÁ NAS ALTURAS" (BIS)
O MENINO ESTÁ DORMINDO
UM SONO MUITO PROFUNDO (BIS)
OS ANJOS LHE ESTÃO CANTANDO
"VIVA O SALVADOR DO MUNDO" (BIS)
10 – ENTRAI PASTORES
ENTRAI PASTORINHOS ENTRAI
POR ESSE PORTAL SAGRADO
VINDE ADORAR O MENINO
NUMAS PALHINHAS DEITADO (BIS)
PASTORINHOS DO DESERTO
TODOS CORREM PARA O VER
TRAZEM MIL E UM PRESENTES
PARA O MENINO COMER (BIS)
FLORES DENTRO DO MEU PEITO
OH MEU JESUS, NÃO AS HÁ
DIZEI, MENINO ADORADO,
QUE BEM VOS AGRADARÁ (BIS)
A NOITE É ESCURA, CERRADA
CINTILAM ASTROS NO CÉU
VINDE ADORAR O MENINO
O REDENTOR QUE NASCEU (BIS)
ALEGREM-SE OS CÉUS E A TERRA
CANTEMOS COM ALEGRIA
QUE NASCEU O DEUS MENINO
FILHO DA VIRGEM MARIA (BIS)
III -ACTO – CELEBRAÇÃO
11 - GLORIA
AI VINDE TODOS À PORFIA
CANTAR UM HINO DE LOUVOR
HINO DE PAZ E ALEGRIA
QUE OS ANJOS CANTAM AO SENHOR
GLORIA IN EXCELSIS DEO
GLORIA IN EXCELSIS DEO
CANTAVA EM NOSSAS CAMPINAS
ESTA NOITE UM QUERUBIM
E COM VOZES ARGENTINAS
TORNAVAM OUTROS ASSIM
GLORIA IN EXCELSIS DEO
GLORIA IN EXCELSIS DEO
12 - NATAL RUSSO
DUERME NINO, PRENDA MIA
BAIUSKI BAIÚ....
SILENCIOSA E BLANCA LUNA
TE BESA COM LUZ (BIS)
DUERME NINO, ANGEL MIO
BAIUSKI BAIÚ....
AUN NO SABES, DE PEZARES
BAIUSKI BAIÚ (BIS)
Humm…… Humm…… Humm……
DUERME NIÑO, PRENDA MIA
BAIUSKI BAIÚ....................
13 - AS NUVENS PIEDOSAS
AS NUVENS PIEDOSAS
SE ABRIRAM ENFIM
BELÉM É DE ROSAS
CELESTE JARDIM
(REFRÃO)
CANTEMOS, CANTEMOS,
AO MENINO DEUS,
QUE DESCEU À TERRA
LÁ DOS ALTOS CÉUS...
GLÓRIA IN EXCELSIS DEO.
GLÓRIA IN EXCELSIS DEO.
DERRAMA A ESTRELA
CELESTE FULGOR,
A VIRGEM MAIS BELA
NOS DEU O SALVADOR.
SENHOR, ASSIM BAIXAS
DO CÉU A BELÉM
EM PALHAS, EM FAIXAS
PASTORES TE VÊEM.
14 - CAMPANA
CAMPANA SOBRE CAMPANA
Y SOBRE CAMPANA UNA
ASOMATE A ESSA VENTANA
VERAS UN NINO EN LA CUNA
BELEN, CAMPANAS DE BELEN
QUE LOS ANGELES TOCAN
QUE NUEVAS ME TRAHEIS
RECOGIDO TU REBANO
ADONDE VAS PASTORCITO
VOY A LLEVAR AL PORTAL
REQUEZON, MANTECA E VINO
BELEN, CAMPANAS DE BELEN
QUE LOS ANGELES TOCAN
QUE NUEVAS ME TRAHEIS
ARRE BURRIQUITO, VAMOS A BELÉM
A VER O MENINO QUE A SENHORA TEM
QUE A SENHORA TEM,
QUE A SENHORA ADORA
ARRE BURRIQUITO VAMO-NOS EMBORA
OLHEI PARA O CÉU, ESTAVA ESTRELADO
VI O DEUS MENINO EM PALHAS DEITADO
EM PALHAS DEITADO, EM PALHAS ESTENDIDO
FILHO DUMA ROSA, DUM CRAVO NASCIDO!
CAMPANA SOBRE CAMPANA
Y SOBRE CAMPANA UNA
ASOMATE A ESSA VENTANA
VERAS UN NINO EN LA CUNA
BELEN, CAMPANAS DE BELEN
QUE LOS ANGELES TOCAN
QUE NUEVAS ME TRAHEIS
OH MEU MENINO JESUS
MEU MENINO JESUS
DIZEI-ME QUE NOITE É ESTA
HOJE É NOITE DE NATAL
HOJE É NOITE DE NATAL
AMANHÃ DIA DE FESTA
OH MEU MENINO JESUS
MEU MENINO JESUS
QUE É DA VOSSA CAMISINHA
ESTÁ TALHADA NÃO ESTÁ FEITA
ESTÁ TALHADA NÃO ESTÁ FEITA
POR FALTA DUMA AGULHINHA
OH MEU MENINO JESUS
MEU MENINO JESUS
QUE É DOS VOSSOS SAPATINHOS
EU DEIXEI-OS NA RIBEIRA
EU DEIXEI-OS NA RIBEIRA
ONDE LAVEI OS PÉZINHOS
OH MEU MENINO JESUS
MEU MENINO JESUS
MEU LINDO AMOR PERFEITO
SE VÓS TENDES FRIO VINDE
SE VÓS TENDES FRIO VINDE
VINDE PARAR AO MEU PEITO
OH MEU MENINO JESUS
MEU MENINO JESUS
MEU LINDO BOTÃO DE ROSA
VIESTE ABENÇOAR
VIESTE ABENÇOAR
ESTA TERRA TÃO FORMOSA
16 - JINGLE BELLS
DASHING TROUGH THE SNOW
IN ONE-HORSE OPEN SLEIGH
DONW THE FIELDS WE GO
LAUGHING ALL THE WAY
BELLS ON BOBTAIL RINGS
MAKING SPIRITS BRIGHT
WHAT FUN IT IS TO RIDE AND SING
A SLEIGHING SONG TONIGHT
REFRÃO
JINGLE BELLS, JINGLE BELLS
JINGLE ALL THE WAY
OH WHAT FUN IT IS TO RIDE
IN A ONE-HORSE OPEN SLEIGH
HOJE A NOITE É BELA, ENTRE O CÉU E ELA
VAMOS À CAPELA, FELIZES A REZAR
AO TOCAR O SINO, SINO PEQUENINO
VEM O DEUS MENINO, NOS ABENÇOAR
(REFRÃO)
TOCA O SINO PEQUENINO, SINO DE BELÉM
JÁ NASCEU O DEUS MENINO
PARA NOSSO BEM
PAZ NA TERRA DIZ O SINO
FELIZ A CANTAR
JÁ NASCEU O DEUS MENINO
PARA O NOSSO LAR
PARA O NOSSO LAR, PARA O NOSSO LAR
17 - FUI PÔR MEU SAPATINHO
FUI POR MEU SAPATINHO
NA JANELA DO QUINTAL
O PAI NATAL ME TROUXE
UM PRESENTE DE NATAL.
PORQUE É QUE O PAI NATAL
NÃO SE ESQUECE DE NINGUÉM
SEJA RICO SEJA POBRE
O VELHINHO SEMPRE VEM
18 - SILENT NIGHT
SILENT NIGHT, HOLLY NIGHT
ALL IS CALM, ALL IS BRIGHT
ROUND YOUNG VIRGIN MOTHER AND CHILD
HOLLY ENFANT SO TENDER AND MILD
SLEEP IN HEAVENLY PEACE
SLEEP IN HEAVENLY PEACE
NOITE DE PAZ, NOITE FELIZ
O SENHOR DEUS DE AMOR
POBREZINHO NASCEU EM BELÉM
JAZ NA LAPA JESUS NOSSO BEM
DORME EM PAZ OH JESUS
DORME EM PAZ OH JESUS
19 – HAPPY CHRISTMAS
So this is Christmas
And what have you done
Another year’s over
And a new one just begun
And so this is Christmas
I hope you have fun
The near and the dear ones
The old and the young
REFRÃO
A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear
And so this is Christmas War is over
For weak and for strong If you want it
For rich and the poor ones War is over
The road is so long Now
And so happy Christmas War is over
For black and for white If you want it
For yellow and red ones War is over
Let's stop all the fight Now
REFRÃO
WAR IS OVER , IF YOU WANT IT
WAR IS OVER , NOW
20 - A TODOS UM BOM NATAL
NO NATAL PELA MANHÃ
OUVEM-SE OS SINOS TOCAR
E HÁ UMA GRANDE ALEGRIA
NO AR
REFRÃO
A TODOS UM BOM NATAL
A TODOS UM BOM NATAL
DESEJO UM BOM NATAL
PARA TODOS VÓS
REFRÃO
NO NATAL PELA MANHÃ
HÁ EM TODOS OS PAÍSES
MUITOS MILHÕES DE MENINOS
FELIZES
REFRÃO
VÃO AOS SALTOS PELA CASA
DESCALÇOS OU EM CHINELAS
PROCURAR AS SUAS PRENDAS
TÃO BELAS.
21 – FELIZ NATAL
WE WISH YOU A MERRY CHRISTMAS
WE WISH YOU A MERRY CHRISTMAS
WE WISH YOU A MERRY CHRISTMAS
AND A HAPPY NEW YEAR
A TODOS UM BOM NATAL
A TODOS UM BOM NATAL
A TODOS UM BOM NATAL
E UM ANO NOVO FELIZ
FELIZ NAVIDAD, FELIZ NAVIDAD,
FELIZ NAVIDAD,
PROSPERO AÑO E FELICIDAD
I WANNA WISH YOU A MERRY CHRISTMAS
I WANNA WISH YOU A MERRY CHRISTMAS
I WANNA WISH YOU A MERRY CHRISTMAS
FROM THE BOTTOM OF MY HEART
A Morte e o Sentido da Vida
Amanhã, e amanhã, e amanhã
Arrasta-se neste passo sorrateiro dia após dia
Até a última sílaba de tempo,
E todos os nossos dias passados mostraram-se tolos
Caminho direto para a morte sombria. Fora, fora breve vela!
A vida não é mais do que uma sombra errante, um pobre jogador
Que caminha e incomoda durante seus momentos sobre o tabuleiro
E então dele nada mais se ouve. É um conto
Contado por um idiota, cheio de barulho e fúria,
Significando nada.
Macbeth, Ato 5, Cena 5, linhas 22-31
Na escala do tempo da história da Terra a vida de um ser humano é um mero piscar de olhos. Nascemos, vivemos e morremos - e então não mais somos "lembrados". A morte é como um sono sem sonhos do qual nunca acordamos - nossa consciência suprimida para sempre (Nota 1). Se esta vida é tudo o que se apresenta, qual é o seu sentido? Se estamos todos fadados a morrer de qualquer forma, que diferença faz do que fazemos nossas vidas?
Podemos influenciar as vidas de outras pessoas, mas elas também estão condenadas à morte. Em algumas poucas gerações a maioria de nossas realizações será totalmente esquecida, a memória de nossas vidas reduzidas a um mero nome entalhado numa lápide ou escrito numa árvore genealógica.
Em alguns séculos até nossas tumbas se tornarão ilegíveis pela ação do tempo, restos de ossos serão tudo o que restará de nós. Exceto pela fossilização, até estes ossos serão desintegrados e nada de nós restará. Tudo do que fomos feitos será absorvido por outros organismos - plantas, animais, e até outros seres humanos. Novas espécies aparecerão, florescerão, e desaparecerão, rapidamente substituídas por outras que preencherão o nicho deixado pela sua extinção. A humanidade também sucumbirá à extinção. Toda a vida na terra será varrida quando nosso sol moribundo tornar-se uma gigante vermelha, engolindo finalmente a Terra. Finalmente, o universo tornar-se-á incapaz de permitir a existência de qualquer tipo de vida devido à sua eterna expansão, deixando apenas calor residual e buracos negros, ou senão se contrairá novamente unindo toda a matéria e energia num único Grande Buraco Negro. De qualquer forma, toda a vida no universo desaparecerá para sempre.
Estas considerações uma vez levaram Bertrand Russell a concluir que qualquer filosofia da qual valesse a pena falar seriamente teria de se fundamentar numa "fundação firme de incontrolável desespero" (Nota 2). A morte torna a vida sem sentido? Apesar de muitas pessaos acharem que sim, um momento de reflexão irá mostrar que a morte é irrelevante para a questão do sentido da vida: se os seres humanos fossem naturalmente imortais - isto é, se não houvesse nada parecido com a morte - ainda assim a questão sobre o sentido da vida persistiria. A afirmação de que a vida é sem sentido porque termina em morte relaciona-se com a afirmação de que tudo o que tem sentido precisa durar para sempre. O fato de muitas das coisas às quais damos valor (como o relacionamento com outras pessoas) e atividades que achamos valiosas (como trabalhar numa campanha política ou educar uma criança) não durarem para sempre mostra que a vida não precisa ser eterna para ter sentido. Podemos mostrar também que a vida não precisa durar para sempre para ter algum sentido através de exemplos de vidas que duram para sempre e são inúteis. Na mitologia Grega Sísifo é punido pelos deuses por ter dado conhecimento divino aos humanos. Sua punição é ser forçado a rolar uma enorme pedra até o topo de uma montanha. Assim que a pedra chega ao topo, ela é rolada novamente até a base da montanha. Sísifo está condenado a repetir esta tarefa inútil por toda a eternidade. A duração de nossas vidas nada tem a ver com elas terem ou não sentido. É irônico que tantas pessoas não tenham atentado para este ponto já que a punição eterna contida em O Mito de Sísifo de Albert Camus é o arquétipo da existência inútil.
A morte aparenta significar a falta de sentido da vida para muitas pessoas porque elas sentem que não há motivo em desenvolver o caráter ou aumentar o próprio conhecimento se nossos progressos serão em última instância tomados pela morte. Entretanto, há um motivo para desenvolver o caráter e desenvolver o conhecimento antes da morte nos alcançar: dar paz e satisfação intelectual às nossas vidas e às vidas daqueles com quem nós nos importamos, porque perseguir estes objetivos enriquece nossas vidas. Partir do fato de que a morte é inevitável não implica em dizermos que tudo o que fazemos não faz diferença. Pelo contrário, nossas vidas têm grande importância para nós. Se elas não tivessem, não acharíamos a idéia de nossa morte tão desesperadora - não faria diferença se nossas vidas iriam acabar ou não. O fato de irmos todos morrer algum dia não tem correlação com a questão de nossas atividades valerem ou não a pena aqui e agora: para um paciente doente num hospital os esforços de um médico em aliviar sua dor certamente importam, independentemente do fato de tanto o paciente quanto o médico (e em última análise todo o universo) acabarão morrendo algum dia.
Mas o que é que faz com que tantas pessoas sintam que suas vidas em última análise são inúteis? O fato de que todos nós um dia iremos morrer é uma razão para este sentimento, mas não é a única. A outra razão para que tantas pessoas sintam que a vida não tem sentido é que, até onde a ciência pode mostrar, não há nenhum propósito maior para nossas vidas. Uma visão científica do mundo retrata a origem dos seres humanos como "o resultado da colocação acidental de átomos" (Nota 3). Tanto individual quanto coletivamente, seres humanos vieram a existir devido a probabilidades. Como indivíduos nossa existência foi possível devido ao sucesso reprodutivo de nossos ancestrais; como espécie nossa existência foi determinada pelas mutações que acabaram por conferir uma vantagem adaptativa a nossos ancestrais evolutivos no ambiente em que se encontravam. Devido ao fato de não podermos discernir qualquer indicação de que fomos postos neste planeta para servir a um propósito dado a nós por um ser inteligente, nossa existência não parece fazer parte de nenhum plano maior. Se a ausência de um propósito maior é o que faz a vida ser em última instância sem sentido, nossas vidas seriam igualmente inúteis se fossem eternas. Da mesma forma, se fazer parte de um propósito maior desse a nossas vidas um sentido, então nossas vidas teriam sentido mesmo se a morte acabasse com elas para sempre.
Será realmente o caso, entretanto, que a ausência de um plano maior para nossas vidas tornasse a vida sem sentido? Aqui também, um momento de reflexão mostrará que a falta de um propósito maior na vida é irrelevante para o seu sentido. Como um propósito maior para nossas vidas daria a nós um sentido para elas? Suponha, por exemplo, que venhamos a descobrir que milhões de anos atrás extraterrestres manipularam geneticamente os homonídeos para produzir uma espécie mais inteligente adequada para suas necessidades de trabalho escravo e estes extraterrestres ainda não voltaram à Terra para nos escravizar. Neste caso nossa existência seria parte de um plano maior e iria dar um sentido nas nossas vidas para os extraterrestres, mas isto não daria sentido a elas para nós. Sermos parte de um plano divino pode apenas dar sentido a nossas vidas se aceitarmos nosso papel no tal plano como importante para nós. Além do mais, enquanto formos ignorantes a respeito de num suposto plano maior para nossas vidas - e certamente somos ignorantes a este respeito - não temos como saber qual é o nosso papel neste plano e portanto ele não tem como fazer nossa vida ter sentido. Nossas atividades são válidas por elas mesmas, e não porque elas atendem a algum desconhecido propósito transcendental.
Estas considerações mostram que nós devemos criar nosso próprio sentido para nossas vidas independentemente de se nossas vidas servirem ou não a um propósito maior. Se nossas vidas têm ou não sentido para nós depende de como as julgamos. A ausência ou presença de algum propósito superior é tão irrelevante quanto a finalidade da morte. A alegação de que nossas vidas são 'em última análise' inúteis não faz sentido porque elas teriam ou não sentido independentemente do que fizéssemos. Questões sobre o sentido da vida são questões sobre valores. Nós atribuímos valores para coisas na vida ao invés de descobrí-los. Não pode haver sentido na vida fora o sentido que criamos para nós mesmos porque o universo não é um ser consciente que pode atribuir valores para as coisas. Mesmo se um deus consciente existisse, o valor que ele iria atribuir a nossas vidas não seria o mesmo que nós teríamos e portanto seria irrelevante.
O que faz nossas vidas terem sentido é acharmos que as atividades que fazemos valem a pena. Nossa determinação para levar adiante projetos que criamos para nós mesmos dá sentido às nossas vidas. Sentimos que a vida é inútil quando a maior parte dos desejos que julgamos importantes é frustrada. Achar nossa vida importante ou não depende de quais objetivos importantes são frustrados. O julgamento que fazemos de nossas vidas nestes pontos é o mesmo independente da vida ser ou não eterna ou dela fazer ou não parte de um propósito maior. Talvez o segredo de uma vida com sentido seja dar importância a aqueles objetivos que podemos atingir e minimizar aqueles que não podemos - desde que saibamos a diferença entre eles.
Keith Augustine é estudante graduado de filosofia na Universidade de Maryland, College Park
Notas:
1 - Não temos nenhuma razão adicional para crer que a consciência humana continua a existir depois da morte tanto quanto a consciência de um búfalo ou outros animais continua a ter experiências depois de morta. Além do mais, temos evidências muito fortes de que a consciência depende do funcionamento do cérebro e portanto a vida mental acaba com a morte deste (ver The Scientific Case Against Immortality para um detalhamento desta afirmação).
2 - Bertrand Russell. "A Free Man's Worship." em Why I Am Not a Christian. Edited Paul Edwards. New York: Simon & Schuster, 1957: p. 107.
3 - Ibid.
Arrasta-se neste passo sorrateiro dia após dia
Até a última sílaba de tempo,
E todos os nossos dias passados mostraram-se tolos
Caminho direto para a morte sombria. Fora, fora breve vela!
A vida não é mais do que uma sombra errante, um pobre jogador
Que caminha e incomoda durante seus momentos sobre o tabuleiro
E então dele nada mais se ouve. É um conto
Contado por um idiota, cheio de barulho e fúria,
Significando nada.
Macbeth, Ato 5, Cena 5, linhas 22-31
Na escala do tempo da história da Terra a vida de um ser humano é um mero piscar de olhos. Nascemos, vivemos e morremos - e então não mais somos "lembrados". A morte é como um sono sem sonhos do qual nunca acordamos - nossa consciência suprimida para sempre (Nota 1). Se esta vida é tudo o que se apresenta, qual é o seu sentido? Se estamos todos fadados a morrer de qualquer forma, que diferença faz do que fazemos nossas vidas?
Podemos influenciar as vidas de outras pessoas, mas elas também estão condenadas à morte. Em algumas poucas gerações a maioria de nossas realizações será totalmente esquecida, a memória de nossas vidas reduzidas a um mero nome entalhado numa lápide ou escrito numa árvore genealógica.
Em alguns séculos até nossas tumbas se tornarão ilegíveis pela ação do tempo, restos de ossos serão tudo o que restará de nós. Exceto pela fossilização, até estes ossos serão desintegrados e nada de nós restará. Tudo do que fomos feitos será absorvido por outros organismos - plantas, animais, e até outros seres humanos. Novas espécies aparecerão, florescerão, e desaparecerão, rapidamente substituídas por outras que preencherão o nicho deixado pela sua extinção. A humanidade também sucumbirá à extinção. Toda a vida na terra será varrida quando nosso sol moribundo tornar-se uma gigante vermelha, engolindo finalmente a Terra. Finalmente, o universo tornar-se-á incapaz de permitir a existência de qualquer tipo de vida devido à sua eterna expansão, deixando apenas calor residual e buracos negros, ou senão se contrairá novamente unindo toda a matéria e energia num único Grande Buraco Negro. De qualquer forma, toda a vida no universo desaparecerá para sempre.
Estas considerações uma vez levaram Bertrand Russell a concluir que qualquer filosofia da qual valesse a pena falar seriamente teria de se fundamentar numa "fundação firme de incontrolável desespero" (Nota 2). A morte torna a vida sem sentido? Apesar de muitas pessaos acharem que sim, um momento de reflexão irá mostrar que a morte é irrelevante para a questão do sentido da vida: se os seres humanos fossem naturalmente imortais - isto é, se não houvesse nada parecido com a morte - ainda assim a questão sobre o sentido da vida persistiria. A afirmação de que a vida é sem sentido porque termina em morte relaciona-se com a afirmação de que tudo o que tem sentido precisa durar para sempre. O fato de muitas das coisas às quais damos valor (como o relacionamento com outras pessoas) e atividades que achamos valiosas (como trabalhar numa campanha política ou educar uma criança) não durarem para sempre mostra que a vida não precisa ser eterna para ter sentido. Podemos mostrar também que a vida não precisa durar para sempre para ter algum sentido através de exemplos de vidas que duram para sempre e são inúteis. Na mitologia Grega Sísifo é punido pelos deuses por ter dado conhecimento divino aos humanos. Sua punição é ser forçado a rolar uma enorme pedra até o topo de uma montanha. Assim que a pedra chega ao topo, ela é rolada novamente até a base da montanha. Sísifo está condenado a repetir esta tarefa inútil por toda a eternidade. A duração de nossas vidas nada tem a ver com elas terem ou não sentido. É irônico que tantas pessoas não tenham atentado para este ponto já que a punição eterna contida em O Mito de Sísifo de Albert Camus é o arquétipo da existência inútil.
A morte aparenta significar a falta de sentido da vida para muitas pessoas porque elas sentem que não há motivo em desenvolver o caráter ou aumentar o próprio conhecimento se nossos progressos serão em última instância tomados pela morte. Entretanto, há um motivo para desenvolver o caráter e desenvolver o conhecimento antes da morte nos alcançar: dar paz e satisfação intelectual às nossas vidas e às vidas daqueles com quem nós nos importamos, porque perseguir estes objetivos enriquece nossas vidas. Partir do fato de que a morte é inevitável não implica em dizermos que tudo o que fazemos não faz diferença. Pelo contrário, nossas vidas têm grande importância para nós. Se elas não tivessem, não acharíamos a idéia de nossa morte tão desesperadora - não faria diferença se nossas vidas iriam acabar ou não. O fato de irmos todos morrer algum dia não tem correlação com a questão de nossas atividades valerem ou não a pena aqui e agora: para um paciente doente num hospital os esforços de um médico em aliviar sua dor certamente importam, independentemente do fato de tanto o paciente quanto o médico (e em última análise todo o universo) acabarão morrendo algum dia.
Mas o que é que faz com que tantas pessoas sintam que suas vidas em última análise são inúteis? O fato de que todos nós um dia iremos morrer é uma razão para este sentimento, mas não é a única. A outra razão para que tantas pessoas sintam que a vida não tem sentido é que, até onde a ciência pode mostrar, não há nenhum propósito maior para nossas vidas. Uma visão científica do mundo retrata a origem dos seres humanos como "o resultado da colocação acidental de átomos" (Nota 3). Tanto individual quanto coletivamente, seres humanos vieram a existir devido a probabilidades. Como indivíduos nossa existência foi possível devido ao sucesso reprodutivo de nossos ancestrais; como espécie nossa existência foi determinada pelas mutações que acabaram por conferir uma vantagem adaptativa a nossos ancestrais evolutivos no ambiente em que se encontravam. Devido ao fato de não podermos discernir qualquer indicação de que fomos postos neste planeta para servir a um propósito dado a nós por um ser inteligente, nossa existência não parece fazer parte de nenhum plano maior. Se a ausência de um propósito maior é o que faz a vida ser em última instância sem sentido, nossas vidas seriam igualmente inúteis se fossem eternas. Da mesma forma, se fazer parte de um propósito maior desse a nossas vidas um sentido, então nossas vidas teriam sentido mesmo se a morte acabasse com elas para sempre.
Será realmente o caso, entretanto, que a ausência de um plano maior para nossas vidas tornasse a vida sem sentido? Aqui também, um momento de reflexão mostrará que a falta de um propósito maior na vida é irrelevante para o seu sentido. Como um propósito maior para nossas vidas daria a nós um sentido para elas? Suponha, por exemplo, que venhamos a descobrir que milhões de anos atrás extraterrestres manipularam geneticamente os homonídeos para produzir uma espécie mais inteligente adequada para suas necessidades de trabalho escravo e estes extraterrestres ainda não voltaram à Terra para nos escravizar. Neste caso nossa existência seria parte de um plano maior e iria dar um sentido nas nossas vidas para os extraterrestres, mas isto não daria sentido a elas para nós. Sermos parte de um plano divino pode apenas dar sentido a nossas vidas se aceitarmos nosso papel no tal plano como importante para nós. Além do mais, enquanto formos ignorantes a respeito de num suposto plano maior para nossas vidas - e certamente somos ignorantes a este respeito - não temos como saber qual é o nosso papel neste plano e portanto ele não tem como fazer nossa vida ter sentido. Nossas atividades são válidas por elas mesmas, e não porque elas atendem a algum desconhecido propósito transcendental.
Estas considerações mostram que nós devemos criar nosso próprio sentido para nossas vidas independentemente de se nossas vidas servirem ou não a um propósito maior. Se nossas vidas têm ou não sentido para nós depende de como as julgamos. A ausência ou presença de algum propósito superior é tão irrelevante quanto a finalidade da morte. A alegação de que nossas vidas são 'em última análise' inúteis não faz sentido porque elas teriam ou não sentido independentemente do que fizéssemos. Questões sobre o sentido da vida são questões sobre valores. Nós atribuímos valores para coisas na vida ao invés de descobrí-los. Não pode haver sentido na vida fora o sentido que criamos para nós mesmos porque o universo não é um ser consciente que pode atribuir valores para as coisas. Mesmo se um deus consciente existisse, o valor que ele iria atribuir a nossas vidas não seria o mesmo que nós teríamos e portanto seria irrelevante.
O que faz nossas vidas terem sentido é acharmos que as atividades que fazemos valem a pena. Nossa determinação para levar adiante projetos que criamos para nós mesmos dá sentido às nossas vidas. Sentimos que a vida é inútil quando a maior parte dos desejos que julgamos importantes é frustrada. Achar nossa vida importante ou não depende de quais objetivos importantes são frustrados. O julgamento que fazemos de nossas vidas nestes pontos é o mesmo independente da vida ser ou não eterna ou dela fazer ou não parte de um propósito maior. Talvez o segredo de uma vida com sentido seja dar importância a aqueles objetivos que podemos atingir e minimizar aqueles que não podemos - desde que saibamos a diferença entre eles.
Keith Augustine é estudante graduado de filosofia na Universidade de Maryland, College Park
Notas:
1 - Não temos nenhuma razão adicional para crer que a consciência humana continua a existir depois da morte tanto quanto a consciência de um búfalo ou outros animais continua a ter experiências depois de morta. Além do mais, temos evidências muito fortes de que a consciência depende do funcionamento do cérebro e portanto a vida mental acaba com a morte deste (ver The Scientific Case Against Immortality para um detalhamento desta afirmação).
2 - Bertrand Russell. "A Free Man's Worship." em Why I Am Not a Christian. Edited Paul Edwards. New York: Simon & Schuster, 1957: p. 107.
3 - Ibid.
FRASES CÉLEBRES
As leis inúteis, enfraquecem as leis necessárias
A honestidade das mulheres é muitas vezes o amor da sua reputação e da sua tranquilidade
É perigoso crer e não crer
Pode confiar-se nas pessoas más: nunca mudarão
Não se faça o homem responsável por aquilo que diz nos momentos de aflição
O aborrecimento é uma doença de que o trabalho é o remédio, o prazer não passa de um paliativo
A ortografia não faz o génio
Todos os homens, por natureza, desejam saber
O sábio conquista as pessoas
Quem disser que pode amar alguém durante a vida inteira é porque mente
Causam menos danos cem delinquentes do que um mau juiz
Os que ensinam a muitos a justiça hão-de ser como as estrelas por toda a eternidade
O coração vê melhor do que os olhos
Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola, nunca tendo certeza do seu destino
O homem enfeita-se com a sua sorte
O amor cobre todas as ofensas
Somos a favor da abolição da guerra, não queremos a guerra. Mas a guerra só pode ser abolida com a guerra. Para que não existam mais fuzis, é preciso empunhar o fuzil
O riso é a mecânica aplicada no ser vivo
Depois de tudo, o trabalho é o melhor meio de escamotearmos a vida
Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte
Todas as divindades residem dentro do peito humano
É sempre prudente olhar em frente, mas é difícil olhar para mais longe do que pode ver-se
A ciência fez de nós deuses antes mesmo de merecermos ser homens
Não pode haver educação onde não há discrição
A beleza provoca o ladrão mais do que o ouro
Não tem qualquer sentido ser o homem mais rico do cemitério. Lá não se podem fazer negócios
A honestidade das mulheres é muitas vezes o amor da sua reputação e da sua tranquilidade
É perigoso crer e não crer
Pode confiar-se nas pessoas más: nunca mudarão
Não se faça o homem responsável por aquilo que diz nos momentos de aflição
O aborrecimento é uma doença de que o trabalho é o remédio, o prazer não passa de um paliativo
A ortografia não faz o génio
Todos os homens, por natureza, desejam saber
O sábio conquista as pessoas
Quem disser que pode amar alguém durante a vida inteira é porque mente
Causam menos danos cem delinquentes do que um mau juiz
Os que ensinam a muitos a justiça hão-de ser como as estrelas por toda a eternidade
O coração vê melhor do que os olhos
Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola, nunca tendo certeza do seu destino
O homem enfeita-se com a sua sorte
O amor cobre todas as ofensas
Somos a favor da abolição da guerra, não queremos a guerra. Mas a guerra só pode ser abolida com a guerra. Para que não existam mais fuzis, é preciso empunhar o fuzil
O riso é a mecânica aplicada no ser vivo
Depois de tudo, o trabalho é o melhor meio de escamotearmos a vida
Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte
Todas as divindades residem dentro do peito humano
É sempre prudente olhar em frente, mas é difícil olhar para mais longe do que pode ver-se
A ciência fez de nós deuses antes mesmo de merecermos ser homens
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A beleza provoca o ladrão mais do que o ouro
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Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
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O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
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Acerca de mim
- PAULO FARIA
- Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.
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