Euromilhoes

domingo, novembro 09, 2008

PC's vão acabar?


'Hacking' contra os 'invasores do mal'

Não é a profecia do apocalipse, nem será o fim do mundo. Mas cada vez mais os computadores pessoais se arriscam a transformar-se em meros receptores, realizando à distância todas as operações.
"A única maneira de ter o seu computador seguro, é desligá-lo da tomada". As palavras são de um dos grandes peritos mundiais em segurança informática e não pretendem assustar-nos, mas o certo é que a segurança desencadeou uma revolução que talvez acabe com os PC's tal como os conhecemos.
Alex Smolen poderia até ser um hacker nos tempos livres, mas tudo o que sabe sobre hacking (entrar em sites de forma a alterar-lhes o conteúdo) - e não é pouco - é usado para combater "os invasores do mal".

"Aquilo que nós fazemos é pensar como os hackers, ver quais as brechas do sistema e tentar repará-las". Smolen trabalha para uma subsidiária da McAffee, conhecida pelos antivírus e exemplifica: "Um hacker é como um ladrão que quer assaltar um banco. Apenas precisa de encontrar uma forma de entrar e sair sem ser apanhado. Nós (consultores de segurança) precisamos de ver todas as portas e janelas, todas as fendas e isso é um trabalho imenso".

É por isso que, cada vez mais, empresas e particulares vêem com interesse aquilo a que agora se chama de "cloud-computing". A técnica não é mais do que um retorno à fórmula de um mainframe e de vários terminais, usada no início da revolução informática, com a diferença de que hoje podem comunicar através da internet. Deste modo, o PC poderá ser um mero teclado, quer seja para navegar através de um browser ou para aceder a uma base de dados à distância.

"Isto tem vantagens de escala e de segurança", completa David Campbell, ele que já trabalhou para vários departamentos governamentais norte-americanos, tidos como dos mais atacados em todo o mundo. "De escala porque permite que uma empresa que hoje é pequena e que tenha uma reduzida capacidade de servidores, não precise de adquirir esse tipo de equipamento, porque isso lhe é proporcionado à distância por terceiros". E acrescenta: "De segurança porque concentra os esforços para tornar, menos servidores, mais seguros".
Campbell dá o exemplo da Google (com o AppEngine), da Amazon (EC2) da Sun Microsystems (Network.com) e da Microsoft (Azure) como alguns dos gigantes que já começaram a apostar neste modelo. "A questão estará em se nós consideramos ou não estas entidades seguras".

Do ponto de vista do utilizador comum, os desafios de segurança são inúmeros, e a cada dia há um novo "inimigo a abater": "Os maus ainda estão em vantagem, porque os avanços na tecnologia ultrapassaram em muito os da segurança", garante o analista.

Pegando numa imagem, poderia dizer-se que os produtores de software fizeram como os construtores automóveis. Primeiro preocuparam-se em fazer carros que andassem e só muito mais tarde pensaram nos cintos de segurança e nos airbags. "Eu diria que nós estamos a começar agora nos cintos", ilustra Alex Smolen.
É bom, é grátis e dá (para) milhões

"Existem vários departamentos governamentais norte-americanos que já implementaram o nosso manual de normas", revela Paulo Coimbra, gestor de projectos e um dos poucos portugueses na OWASP. "Isto é importante, é aqui que estamos a desenhar o futuro, saber como o browser vai funcionar, quais os equipamentos e qual é o modelo", diz. "Infelizmente, apesar dos vários convites, o nosso Governo nem se deu conta do que se passou aqui", critica.

A organização só produz ferramentas gratuitas, e esse é um dos segredos. "Eles são dos melhores do mundo e ganham milhares, mas estão aqui, fazem parte disto e criam ferramentas para serem usadas gratuitamente. Basicamente porque acreditam que é mais inteligente partilhar o conhecimento do que guardá-lo". A OWASP vive apenas do contributo de doadores e mecenas, alguns deles grandes multinacionais que investem sem retorno imediato, à espera das soluções para as novas ameaças.
"Samy is my hero"
Reconhecendo que muitos destes "marrões" podem até ter motivações políticas, numa espécie de vaga de fundo anti-poder e anti-concentração, Paulo Coimbra conta como a "carolice" dos melhores do mundo pode ser realmente eficaz, exemplificando com uma estória que ficou célebre entre os internautas.

Passa-se em 2005, quando um hacker norte-americano chamado Samy Kamkar criou o primeiro vírus da Web 2.0 e o lançou no MySpace. No seu perfil, tinha a mensagem "Acima de tudo, o Samy é o meu herói (Samy is my hero)", e cada utilizador que a visse ficava de imediato "infectado", isto é, o seu próprio perfil também passava a expor a mensagem, enviando pedidos a todos os amigos. Numa hora, Samy já tinha mil amigos e em 20 horas ultrapassaram um milhão. O MySpace foi forçado a fechar e levou três dias até ficar de novo totalmente operacional.


(Mário Lino)

Seropositivo deixou de o ser depois de transplante de medula


Norte-americano continua a recuperar de uma leucemia, mas parece ter vencido a sida

Um norte-americano de 42 anos que vive em Berlim está a intrigar a comunidade científica. Há dois anos foi submetido a um transplante de medula. Era seropositivo, mas o objectivo seria curar uma leucemia. Seiscentos dias depois, ainda continua a lutar contra esta doença, mas venceu a batalha que parecia perdida: a sida.
De acordo com o The Wall Street Journal, que conta história deste paciente cujo nome não é divulgado, depois da operação, os médicos não detectaram sinais da infecção no seu sangue, apesar de terem cessado de lhe administrar fármacos anti-retrovirais na altura da intervenção cirúrgica e nunca mais terem tido necessidade de o fazer.
O jornal norte-americano explica que quando foi decidido que o paciente teria de ser transplantado, o seu médico, o doutor Gero Hütter, da Charité Medical University de Berlín, lembrou-se de fazer uma experiência. Entre os possíveis dadores escolheu um que apresentava uma rara mutação genética, que o torna imune a quase todas as estirpes de HIV, e que só está presente em 1,5 por cento da população.
Na altura do transplante os médicos suspenderam a administração dos medicamentos que o paciente tomava por ser seropositivo, para que o transplante não fosse rejeitado. Mas a surpresa surgiu nas análises sanguíneas do norte-americano, onde não foram encontrados vestígios da infecção.
Seiscentos dias depois, o corpo do paciente continua sem dar sinais de HIV, apesar de ainda estar a recuperar da leucemia.
Este caso insólito, chamou a atenção da comunidade científica. Embora, muitos especialistas sejam cautelosos em avisar que o que se passou com este norte-americano em Berlim não é uma opção para os cerca de 33 milhões de seropositivos que existem no planeta.
Em primeiro lugar, esta é uma intervenção com muitos riscos, entre eles a possibilidade do aumento de infecções e a mortalidade. Há também a barreira dos custos, com cada operação a ascender a 250 mil dólares (195 mil euros). Finalmente, o número de dadores com o tipo de mutação deste caso é diminuto.
Apesar de tudo, os cientistas pensam que este caso possa oferecer algumas pistas na investigação de terapias genéticas na luta contra a sida. E quem sabe, se um dia, uma cura, que para este norte-americano parece ter já chegado.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?