Euromilhoes

sábado, fevereiro 09, 2008

PENSA

LOVE STORY - ANDY WILLIAMS

UMA NOVA ERA


Neste novo século XXI em que um grande paradoxo, ao mesmo tempo que as ciências e a tecnologia produzem um conforto material jamais imaginados, ocorre um aumento alarmante dos indicadores de tensões humanas. A utilização de drogas aumenta a cada dia alimentando o tráfico internacional. O consumo do álcool, com todas as suas consequências sociais, cresce nas mesmas proporções. A depressão e a ansiedade ampliam a cada dia fazendo aumentar o índice de suicídios. Doenças novas surgem e antigas ressurgem com toda força, desafiando a medicina. A violência e o vandalismo ampliam-se de forma assustadora por toda parte. Enfim muitas chagas sociais estão sendo expostas de uma forma nua e crua.
Muitos dizem que, por tudo isso, o mundo está caminhando para uma catástrofe sem precedentes. Sabemos que se permanecermos tendo uma visão mecanicista dos fatos isso realmente pode acontecer. Mas apesar de todos os problemas actuais percebemos todo um movimento de renovação, através de uma visão positiva do mundo, baseada no paradigma holístico. Analisando-se a situação actual por esse paradigma notamos que o nosso planeta passa por uma profunda transformação, uma verdadeira revolução em toda a sociedade nos mais diferentes aspectos. Vivemos hoje um momento de caos, onde todos os valores sociais estão sendo questionados. Sabe-se que quando a situação encontra-se caótica é o início de um processo de profundas mudanças. Diferentemente do caos, catástrofe significa um acontecimento trágico, calamitoso, um desastre. Portanto caos não é sinónimo de catástrofe mais sim de transformação. E é exactamente isto o que está ocorrendo, observando-se as coisas dentro de uma visão holística.
Fazendo uma analogia, vivemos hoje em nossa sociedade um momento semelhante ao instante que um furúnculo vem a furo. Quem observa um furúnculo ser drenado e não conhece nada do processo, pode achar que a pessoa portadora do furúnculo está muito mal, pois ele está vendo muito pus misturado com sangue, o odor que se desprende é insuportável, enfim o observador poderá pensar que essa pessoa está apodrecendo viva, não é verdade? Mas quem tem o mínimo conhecimento de medicina ou de higiene sabe que essa pessoa, cujo furúnculo está sendo drenado, está começando o seu processo de cura, justamente porque aquele processo infeccioso que poderia ameaçar a sua saúde está sendo eliminado. Então, com base nesta analogia, este momento por que passamos trata-se de uma fase em que todo o planeta está sendo drenado do pus social acumulado durante séculos. Quem observar este fato isoladamente tenderá a achar que o planeta está muito pior, mas, como um paradoxo, basta fazer uma análise mais profunda para perceberemos que o mundo está muito melhor do que antes e que tende a se tornar cada vez melhor nos próximos anos. No entanto essa melhoria não acontecerá de uma forma mágica ou miraculosa. Como toda transformação social, esta exigirá o esforço de cada um fazendo a sua parte para obtermos um mundo melhor, pois como nos diz Geraldo Vandré na música Pra não dizer que não falei das flores: "Quem sabe faz a hora não espera acontecer".
A seguir apresentamos as diferenças entre as abordagens mecanicista e holística, com relação ao momento vivenciado pela humanidade:

NA VISÃO MECANICISTA
O Mundo Caminha Para Uma Catástrofe
VALORES PREDOMINANTES
•Individualismo
•Burocratização
•Centralização
•Autoritarismo/ ditaduras.
•Competição
•Egoísmo; egocentrismo
•Auto-suficiência e competição entre os países ( especulação; capitalismo selvagem)

NA VISÃO HOLÍSTICA
O Mundo Caminha Para Um Melhoria Global
VALORES PREDOMINANTES
•Individualidade em harmonia com a colectividade
•Descentralização
•Liderança/ democracia
•Cooperação
•Altruísmo
•Desenvolvimento de valores éticos (amor, solidariedade, plenitude)
•Globalização (cooperação para o desenvolvimento de todos os países e povos)

Em decorrência de tudo que dissemos, estamos vivenciando o ocaso de um mundo repleto de problemas, em que impera o materialismo, e o alvorecer de uma nova era, onde os valores humanísticos estarão cada vez mais presentes na vida de todos nós, de modo a produzirmos uma sociedade espiritualizada, baseada em conceitos holísticos e, consequentemente, mais plena e feliz.

Pausa Para Reflexão:


•Vivemos hoje um momento de caos, um período de profundas transformações sociais. Todos desejamos que no bojo desta situação caótica surja uma sociedade mais digna, onde se pratique efectivamente a ética do amor e do respeito uns aos outros.

Reflicta:
"O QUE EU ESTOU REALIZANDO PARA TRANSFORMAR ESTE MUNDO NUM LUGAR MELHOR?"

(Dr. Alírio de Cerqueira Filho~)

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?