Euromilhoes

domingo, setembro 02, 2007

O que é terapia das pedras quentes?



Entregar-se a uma viagem pelo corpo

Técnico de massagens de pedras quentes, Marcial Coutinho, sintetiza "O que se sente é inexplicável"

CONFORTO. A sessão termina com relaxamento e um chá de gengibre

Quando se conjugam todas as sensações num único momento desencadeia-se a experiência sensorial do spa Six Senses. O difícil é escolher perante a variedade de terapias que visam o bem-estar (atenção que alguns tratamentos não são aconselhados a certos quadros clínicos analisados na avaliação prévia do cliente).

"A viagem sensorial spa" é a proposta para quem toma contacto com a marca pela primeira vez "É o tratamento de assinatura da Six Senses Spa, que é feito a quatro mãos, com dois terapeutas em simultâneo, um que trabalha os membros superiores, rosto e couro cabeludo, enquanto o outro trabalha a parte inferior do corpo com massagem e reflexologia." E garante 90 minutos de harmonia entre corpo e mente.

Mais em voga, as massagens de pedras quentes são a especialidade de Marcial Coutinho, 42 anos, que justifica a sedução desta terapia "O que se sente é inexplicável. O calor das pedras vulcânicas, colocadas nos pontos de energia, é absorvido pelo corpo, os músculos soltam-se, os poros dilatam-se e, por sua vez, absorve os óleos. Os benefícios são a aceleração sanguínea, a fluência do sistema linfático e o alívio dos músculos, ideal para quem tem uma vida muito sedentária e stressante." Outros dos mais procurados são a massagem holística, porque é "terapêutica e relaxante", como explica a terapeuta Raquel Sanches, e a reflexologia, "porque através da pressão dos polegares na planta do pé trabalha os órgãos principais e desbloqueia os canais".

Mas na "ementa" do spa há os tratamentos especializados Six Senses (os claustros e combinados de aromaterapia essência do paraíso), pacotes spa (jardim das damas e recuperação de golfistas), tratamentos exclusivos da marca Six Senses para equilibrar os sentidos (massagens holística, energizante e recuperação de jet lag), massagem corporal especializada (reflexologia, desportiva, pedras quentes ou shiatsu), opções alternativas e energéticas (velas no ouvido e reiki), tratamentos tailandeses (massagem tailandesa e tratamento de rosto), tratamentos especializados com produtos Aromatherapy Associates - linha exclusiva da Six Senses (celulite renovador, libertação de tensão muscular, SOS respiração saudável e hidratante pós-solar), estimuladores do corpo (anti- -stress corpo e mente, desintoxicante, estimulador do corpo Renew Rose), tratamentos de rosto (brilho do rosto, limpeza profunda, renovação total e anti-idade Renew Rose) e os tratamentos de beleza.

Há ainda opções específicas para grávidas e de corpo, faciais, pés e mãos para homens. Quanto a preços, podem variar entre os 88 euros de uma massagem energizante ou desportiva de 50 minutos, até aos 450 euros do pacote de dia inteiro jardim das damas.

No final, o terapeuta serve um chá de gengibre. Recuperadas as energias, uns minutos de repouso e o corpo e a mente estão prontos para voltar ao quotidiano.

O contacto com a natureza pode trazer benefícios que a gente, às vezes, nem desconfia. Imagina a cena: você, andando pelo campo, aquelas pedras ali, jogadas, no caminho, meio estorvando, meio decorando. Não dá importância. Passados alguns minutos e nem lembra mais do que viu. Já aconteceu algo parecido, ou não? Quem poderia imaginar que elas, as pedras do caminho, agora passariam a ser o centro das atenções do mundo da estética?


A terapia das pedras quentes, ou o facto de massagear o corpo com pedras aquecidas e frias, de acordo com a necessidade do paciente, é um conceito moderno se considerarmos a regularização
da técnica (na Europa e Estados Unidos existe há oito anos), mas existem referências do seu uso já no Egipto antigo e no Velho Testamento.

As manobras utilizadas na técnica são herança da massagem sueca e do shiatsu. Isso somado às teorias de moxa, a técnica oriental que usa a termoterapia para curar, os conhecimentos de Geoterapia e Massoterapia. Alternando a aplicação no corpo de pedras frias e quentes, consegue obter uma sinergia, reacções fisiológicas e orgânicas que fazem muito bem. As pedras são dispostas ao longo dos músculos, no intuito de transmitir energia que liga a força interior. A aplicação é profunda.

"São pedras vulcânicas, plutónicas e sedimentares que trazem herança energética de milhões, às vezes biliões de anos. Os tamanhos e formatos são escolhidos de acordo com o local da aplicação. Aproveitamos os formatos das pedras para que o encaixe seja o melhor possível no corpo", explica a esteticista. Age como uma ginástica vascular no sistema circulatório, criando respostas sedativas e enrgizadoras no corpo.
Aliás, extremamente sedativas. Ala explica que os pacientes entram no estado alfa, onde o cérebro fica praticamente desactivado. "É o relaxamento total. Por isso a técnica é tão utilizada para quem sofre com os efeitos do strese". Ao final das sessões, que chegam a durar uma hora e meia, Ala diz que é normal os pacientes ficarem dormindo. "Não é o que buscamos.

Melhor seria que eles ficassem acordados, mas totalmente relaxadas como pressupõe o alfa. Mas eles relaxam tanto que dormem".


As pedras quentes eram utilizadas por monges, na antiguidade, para controlar
a fome quando entravam em processo de jejum. "Por isso a técnica auxilia na perda de peso", conta a esteticista. Além disso, a energia gerada quando as pedras quentes são friccionadas no corpo, chamada de piezoelétrica, diminui inflamações, melhora a regeneração celular, muito indicada também no tratamento anti-celulite.
Ala conta que foi pessoalmente favorecida com os resultados da técnica. Ela foi vítima de um câncer na mama. Depois das sessões de quimioterapia e com o problema sanado, ela se submeteu a várias aplicações com as pedras quentes. "A energia do corpo fica completamente alterada depois de um susto desses. As pedras auxiliam na restauração do equilíbrio."


Conheça outras aplicações das pedras quentes


Melhora as funções orgânicas
A aplicação das pedras permite que se realize massagem profunda sem as dores da massagem convencional. O calor aplicado também vai actuar em profundidade, possibilitando atingir benefícios inalcançáveis pela termo terapia convencional. O poder das pedras sobre os receptores dos

sentidos faz com que se forme uma mensagem intercelular conectando o corpo e a mente que, energizada, passa a ter maior influência no comando da saúde geral do organismo.


Harmoniza corpo, mente e espírito
O contacto com as pedras ajuda o cliente a reconectar-se com suas raízes, com a energia da Terra, trazendo equilíbrio à sua vida diária, usando a energia electromagnética que existe em todas as coisas. A Termoterapia induz à liberação de emoções bloqueadas e a técnica de massagem utilizada facilita ao máximo essa liberação. A terapia das pedras quentes ultrapassa a experiência física de massagem típica e entra em dimensões mais profundas de relaxamento, saúde e bem-estar, criando uma linha positiva para a cadeia "Corpo-Mente-Espírito".


Equilibra o sistema nervoso
A sinergia da massagem com pedras quentes e a termoterapia não se limitam a deslizamento sobre os músculos. As manobras executadas com pedras quentes permitem alcançar as terminações nervosas superficiais que comunicam ao sistema nervoso a energia positiva que equilibra a perfeita união do corpo e mente. O relaxamento obtido atingirá níveis nunca antes experimentados.



Spa diário: merece esse carinho

Na semana em que se comemora a mulher, tire um dia de folga do trabalho, da casa, do marido, filhos, problemas. Nossa sugestão é um dia inteirinho num spa urbano, uma espécie de clínica de estética completíssima, com toda a infra-estrutura médica e profissional necessária para deixar uma mulher linda e feliz. Afinal, que mulher em sã consciência não gosta - e muito - de algumas horas de entrega total à futilidade de uma boa conversa de salão,
Essas clínicas oferecem pacotes para todos os gostos e bolsos. Você pode escolher pelas sessões e tratamentos que vai passar. Ou seja, uma espécie de help-your-self que vai fazer um bem danado! A ideia é tornar seus clientes "belos e saudáveis", como completa a proprietária da Clínica Shape, Graziela Monforte.


Funciona assim: você chega perto das 9 horas da manhã e passa, em primeiro lugar, por uma avaliação estética, que em geral é feita por uma dermatologista ou esteticista. "O mais indicado é o cliente saber exactamente suas necessidades para saber por que tratamento vai se submeter. Em um dia não é possível estender muito nos tratamentos, mas os resultados são facilmente notados", explica a auxiliar estético Ana Karina de Oliveira, da Shape, uma espécie de anjo da guarda no seu dia de Cinderela.

"Mas já dá uma diferença. Dá até uma marquinha", garante Ana Karina. Com a pele bronzeada você segue para a limpeza e hidratação facial, que é um processo mais longo e vai te ocupar pelo menos o resto da manhã.


Uma paragem para um almoço bem light da sua escolha. A dica de sempre é um filete (carne, pescada ou frango) grelhadinho, acompanhado de uma rica salada de folhas verdes, com tomates cerejas, tofu e alguns crountons. Abuse nos temperos como limão, vinagre e um fio de azeite.
Uma relaxada e vamos começar nossa batalha rumo à perfeição novamente. O tratamento corporal é a nossa próxima parada. São várias opções. A endormologia é um combate à celulite, com drenagem linfática e uma leve esfoliação. Mas pode ser também uma esfoliação mais profunda, com óleo de uva, sal
marinho e cremes para um cuidado mais completo.


Aí é a hora mais esperada do dia: o banho terapêutico. Nossa
dica é ofurô, aquele com pétalas de rosa e óleos relaxantes ou talassoterapia, que além dos produtos relaxantes tem também jactos que trabalham os principais pontos do corpo. Anti-stress total! Com o corpo mole e tranqüilo, você passa para a massagem completa que vai fazer você esquecer o mundo lá fora.


Mais uma paragem para o chá da tarde e o toque final do dia fica mesmo no salão. Uma escova, unhas feitas e bem pintadas e uma maquiagem suave vão fazer de você uma nova mulher. São sete horas da noite e está pronto. Está linda e preparada para uma noite romântica com o seu amor. Ou uma boa badalação ao lado das amigas.


Massagem Ayurvédica


Em nosso especial sobre a ciência milenar ayurvédica, vamos apresentar a si as massagens. A massagem ayurvédica tradicional é um método de tratamento corporal que acontece com o auxílio de óleos e pós especiais. Eles liberam as toxinas do corpo, presas aos músculos e tecidos, objectivando a manutenção e equilíbrio físico e corporal.
Mas o objetivo maior é atuar ajustando o líquido intercelular do corpo orgânico, chamado linfa, para estabelecer o equilíbrio químico entre

os diferentes sistemas dos órgãos, permitindo que os mesmos possam funcionar adequadamente. Isto aliado a várias técnicas corporais - as denominadas manobras e pressões - em determinados pontos do corpo liberam a energia vital o Ki ou o Chi bloqueadas e estagnadas. Esta energia quando impedida é a responsável pelo desequilíbrio físico e emocional do indivíduo. São três tipos de massagem ayurvédica. A tradicional, a facial e a abhyanga.
"A massagem ayurvédica é um rolo compressor", define a fisioterapeuta Tereza Cristina Lordello, especialista na técnica há 14 anos. "Todo o processo é bastante artesanal. Primeiro aquecemos o corpo com as mãos e os óleos. Depois massajamos com os pés. É claro que só usamos os pés na parte posterior. Mas é justamente aí que a musculatura é mais tensa e forte. Afinal, são os músculos responsáveis por toda a estrutura corpo".
Com a massagem é capaz de chegar bem perto de gânglios do sistema nervoso autónomo. "Todo o corpo é beneficiado. Sistemas respiratório, cardíaco e ginecológico. Todo o corpo físico sai da sessão em equilíbrio."
É claro que nesse tipo de técnica alternativa há muita influência espiritual. Tereza diz que é impossível não enxergar a relação. E definiu muito bem: "Tocar um corpo é falar com Deus. Tem toda a genética, a história, as experiências da vida que ficam registradas ali. Independente do apelo religioso".
Mas não dá para ignorar o fato. "Procuro deixar a questão religião de fora. Trato não abertamente. Sou bem neutra porque tenho clientes muçulmanos, católicos que procuram pela técnica e não acreditam na relação astral. Mas é inegável. Sinto no momento das manobras que as pessoas entram em uma outra consciência".
A massagem pode ser aplicada em qualquer pessoa e de qualquer idade (desde que seja adaptada para cada ser, adequando as suas necessidades dentro de suas possibilidades) e as únicas contra-indicações são pessoas com febre alta, vômitos, em coma e pacientes terminais.
Para isso, um profissional de Massagem Ayurvédica deve estar informado a respeito do estado de saúde real do seu cliente, para que assim possa realizar um trabalho harmonioso com resultados positivos e satisfatórios. Mais importante ainda do que o estado físico do cliente é seu estado psíquico.
Os ocidentais têm por costume e condicionamento adquiridos culturalmente e transmitidos de pai para filho o fato de não resolverem seus problemas de uma maneira directa. Eles vão sendo armazenados dentro de um buraco negro em nossa mente. Esses problemas são somatizados em doenças ou chagas espalhadas pelo corpo.
A consequência é que não respiramos correctamente e por não respirarmos deixamos de ter uma energia fluente. A baixa energia promove um grande desgaste físico que se transforma em alguma sintomatologia. Ou seja, muitos de nossos males não são caracterizados por uma doença, mas sim o resultado de uma cadeia de acontecimentos que podem ser resolvidos com o equilíbrio corporal e a liberação dos pontos de energia presos, rígidos, estagnados do nosso corpo. Toda ciência oriental parte deste princípio.


Mas o grande trunfo da ciência ayurvédica é fato dela ser, antes de tudo, preventiva. Preventivo indica exactamente que você simplesmente está dando ao seu corpo a atenção e o carinho que ele merece, para que possa ter uma qualidade de vida satisfatória, uma energia equilibrada e um corpo físico integrado ao emocional harmoniosamente!
CRISTIANNE VALENTE
Fonte
Tereza Cristina Lordello

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?