Euromilhoes

domingo, dezembro 23, 2007

Países ex-comunistas de Leste sem fronteiras com a Europa Ocidental


O espaço europeu Schengen de livre circulação de pessoas, sem controlos nas fronteiras internas, é alargado a nove dos mais recentes Estados-membros da UE, oito dos quais ex-países comunistas do Leste da Europa (21 Dezembro 2007)

Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovénia, os três Estados bálticos - Letónia, Lituânia e Estónia - e a ilha mediterrânica de Malta alargam de 15 para 24 países o território europeu livre de controlos nas fronteiras terrestres, marítimas e aéreas, entre si, num acontecimento histórico encarado como a última etapa do desmantelamento da 'Cortina de Ferro' que separava o antigo Leste europeu comunista do Ocidente democrático.
Quatro cerimónias em outras tantas zonas fronteiriças entre os actuais e os novos países membros do Espaço Schengen decorrerão hoje e sábado, com a presença do primeiro-ministro português e presidente em exercício da UE, José Sócrates, e dos presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso, e do Parlamento Europeu, Hans-Gert Poettering, entre outros líderes europeus.
Nos seus últimos actos oficiais enquanto presidente do Conselho Europeu de Líderes da UE, José Sócrates participa hoje nas cerimónias de abolição de controlos em quatro pontos de fronteira: Alemanha-Polónia-República Checa, porto de Tallin (Estónia), Áustria-Hungria-Eslováquia e, finalmente, Itália-Eslovénia. O Espaço Schengen era composto até agora por 13 países da UE - Reino Unido e a Irlanda permanecem de fora -, além dos países terceiros Noruega e Islândia.
Chipre e a Suíça, outro país não membro da UE, deverão juntar-se ao agora "grupo dos 24" no prazo de um ano.
Também ficam fora de Schengen os dois mais recentes países a aderir à União (há um ano), Roménia e Bulgária, desconhecendo-se ainda o calendário previsto para a sua entrada no espaço.
O alargamento de Schengen a 'novos' Estados da UE ainda este ano era uma das prioridades da actual presidência portuguesa do bloco dos 27, que chega ao fim a 31 de Dezembro.
Além de Sócrates, Barroso e Poettering, as cerimónias contarão com a presença dos líderes dos países envolvidos, nomeadamente, a chanceler alemã, Angela Merkel, e os primeiros-ministros italiano, Romano Prodi, e eslovaco, Robert Fico, o chanceler austríaco, Alfred Gusenbauer, entre outros.
Este alargamento do Espaço Schengen, que, em contrapartida da abolição dos controlos internos, prevê o reforço das fronteiras externas da UE, só foi possível antecipar para hoje graças a uma solução técnica intermédia - SISOne4All - concebida por uma empresa portuguesa para o sistema de troca de informações entre as autoridades dos 24 países abrangidos, cuja versão definitiva se encontra muito atrasada.
O definitivo Sistema de Informação Schengen II (SIS II) será assim substituído provisoriamente pelo programa informático concebido em Portugal, o SISOne4All, que permitiu a abertura já este ano das fronteiras a nove dos mais recentes países a aderir à UE, em 2004.
A solução informática, fruto de uma parceria entre a empresa sedeada em Coimbra Critical Software e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), foi encomendada pelo Governo português como uma alternativa temporária, face ao atraso no Sistema de Informação Schengen de segunda geração (SIS II).
O SIS II, ainda em fase de desenvolvimento, está previsto oficialmente para 2009 e irá incluir novas funcionalidades de segurança, nomeadamente a inserção de dados biométricos. Oficialmente, a extensão de Schengen a mais nove países da UE ocorreu às 00h01 de hoje.
Eslováquia e Áustria iniciaram logo na quinta-feira as cerimónias que assinalam o alargamento do espaço europeu de livre circulação de pessoas, com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, e o chanceler austríaco, Alfred Gusenbauer, a serrarem simbolicamente, em conjunto, uma barreira alfandegária no posto de Berg-Petrzalka, antes de abrirem o champanhe sob uma grande bandeira europeia, decorada com a frase 'Natal sem fronteiras'.
«É um acontecimento histórico depois das destruições das duas Guerras Mundiais e da divisão do Continente pela Cortina de Ferro», sublinhou o chanceler Gusenbauer.
«Esta noite, a partir da meia-noite, os cidadãos europeus podem viajar quatro mil quilómetros, desde Tallin, Estónia, até Lisboa, Portugal, sem qualquer controlo fronteiriço», exemplificou o primeiro-ministro eslovaco.

-------------------------------------
Acordo de Schengen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de livre circulação de pessoas no espaço geográfico da Europa. São 22 nações da União Europeia (Bulgária, Roménia, Chipre, Irlanda e Reino Unido não fazem parte) e mais outros três países europeus membros da EFTA (Islândia, Noruega e Suíça).

Definição
O Espaço Shengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países signatários sem ter que parar nas fronteiras e apresentar o seu passaporte. Porém, é necessário ser portador de um documento legal como, por exemplo, o Bilhete de Identidade. Além do mais, o Espaço Shengen não se relaciona com a livre circulação de mercadorias (embargos, etc.) cujo entidade mediadora é União Europeia e os outros membros fora do bloco económico.
O acordo foi originalmente assinado em 14 de junho de 1985 por cinco países (Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo e Países Baixos). A assinatura do tratado ocorreu a bordo do barco Princesse Marie-Astrid no rio Mosela, próximo de Schengen, um pequeno vilarejo do Luxemburgo na fronteira com França e Alemanha.
O acordo assinado em 1985 estabeleceu os passos a seguir para criar a área Schengen. Um documento adicional chamado Convenção de Schengen foi criado para pôr o tratado de Schengen em prática. Este segundo documento substituiu o primeiro e foi assinado por cada país nas seguinte ordem:

14 de junho de 1985: Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo e Países Baixos.
•27 de novembro de 1990: Itália.
•25 de junho de 1992: Portugal e Espanha.
•6 de novembro de 1992: Grécia.
•28 de abril de 1995: Áustria.
•19 de dezembro de 1996: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia.
•1 de Maio de 2004:República Checa, Estónia/Estônia, Hungria, Letónia/Letônia, Lituânia, Malta, Polónia/Polônia, Eslováquia, Eslovénia/Eslovênia (implementado em 21 de Dezembro de 2007[1])
•16 de outubro de 2004: Suíça (ratificado por referendo em 5 de junho de 2005).
•1 de Janeiro de 2007: Bulgária e Roménia.
.21 Dezembro 2007 alargado para 24 paises europeus(Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovénia e Letónia, Lituânia e Estónia - e a ilha mediterrânica de Malta)
O Mónaco, San Marino e o Vaticano estão dentro do Acordo de Shengen por serem enclaves
Excepções
Nos seguintes territórios de membros da área Schengen o tratado não vigora:
•Helgoland da Alemanha;
•Svalbard da Noruega (mas na Ilha de Jan Mayen sim);
•Groenlândia e Ilhas Faroé da Dinamarca.



PARA REFLECTIR:

1 .Ninguém é dono da sua felicidade.
Por isso, não entregue sua alegria, sua paz e sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém.

2 .Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade, ou dos sonhos de quem quer que seja.

3 .A razão da sua vida é você mesmo.

4 .A tua paz interior é a tua meta de vida.

5 .Quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, volte teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em si.

6 .Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você.

7 .Não coloque objetivos longe demais de suas mãos.

8 .Abrace os que estão ao seu alcance hoje.

9 .Você é o reflexo do que pensa diariamente.

10. Pare de pensar mal de você mesmo, e seja seu melhor amigo sempre.

11 .Sorrir significa aprovar, aceitar, então abra um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor.

12 .Trabalhe, trabalhe muito a seu favor.

13 ,Pare de esperar a felicidade sem esforços.

14. Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.

15. Critique menos, trabalhe mais.

16 .Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento, inclusive a dor.

Pois nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida.

PARA PENSAR:

O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o ... e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas” Napoleão Hill

“O gênio , esse poder que deslumbra os olhos humanos, não é outra coisa senão a perseverança bem disfarçada. (GOETHE)


"Pensar que É faz realmente SER
Martin Claret

PENSE QUE É MAGRO E SERÁ MAGRO
Durval

A vontade é aquela que todo homem precisa para viver e que ele não pode obter dos outros.Todo homem deve produzi-la sempre de novo, do seu próprio íntimo, senão ele se arruína."
Franz Kafka

Comece substituindo pequenos hábitos maus por outros mais saudáveis que no final fará grandes mudanças em sua vida .

Toda longa caminhada sempre começa com o primeiro passo.

AS PESSOAS MAGRAS COMEM O QUE PRECISAM, ENQUANTO AS PESSOAS GORDAS COMEM O QUE QUEREM.-
Do livro: Dietas não funcionam. Autor Covert Bailey


A natureza está sempre em movimento; o repouso é a morte.
Blaise Pascal- filósofo, matemático e físico francês.

Já ouviu essa frase? “Não tenho tempo para atividade física”
Se não consegue encontrar tempo para uma actividade física, então encontre tempo para ficar doente
( frase do famoso médico americano Kenneth Cooper , criador do teste Cooper.

“ Não basta acreditardes no êxito. Um esforço concentrado , ordenado e razoável deve pôr em acção a vossa fé na direcção do resultado.

Planear o quotidiano forma uma imagem daquilo que o esforço executa.
Henry Frank.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?