Euromilhoes

segunda-feira, junho 09, 2008

DICAS DE CULINARIA E ALGUMAS RECEITAS

Dicas e Truques



Tirar a pele do tomate em 5 segundos
Mergulhe o tomate em água fervendo durante 5 segundos, retire-o e verá que conseguirá facilmente descascá-lo.
Sabor forte de tomate
Se o sabor do tomate estiver muito acentuado em uma refeição, ponha um pouco de açúcar e o sabor excessivo do tomate desaparecerá.
Arroz branco mais solto
Para que o arroz branco fique realmente branco e solto, quando a água do cozimento estiver fervendo, escorra o arroz, mexa bem, e borrife com uma gotas de suco de limão. Deixe cozinhar durante 10 ou 12 minutos. Apague a chama e deixe repousar um pouco.
Arroz Solto
Para conseguir aquele "toque especial" no arroz e fazer com que ele não pareça papa, acrescente à água do cozimento, algumas gotas de suco de limão quando colocar o arroz.
A carne está cozida?
Para verificar se a carne está cozida como deveria, basta tocá-la fortemente com uma colher. Se a carne não der de si, está cozida. Se tiver ainda muita elasticidade, o interior ainda não está cozido.
Dourar
Quando quiser dourar um empadão, massa folhada, ou qualquer outra coisa no forno, em vez de pincelar com ovo batido, pincele com leite. Não só é mais econômico como faz o mesmo efeito que o ovo e sem queimar.
Purê de Batata
Se juntar 1 ou 2 claras de ovo, batidas em neve ao purê de batata, ele vai ficar mais leve e fofo.
Sopas com base de purê de batata
Estas sopas ficam melhor se juntarmos a elas uma colher de sopa de leite ou de manteiga.
Frutas cristalizadas e passas
Para que não caiam para o fundo da forma quando se faz Bolo Rei ou Bolo Inglês, deixe-as de um dia para o outro em infusão em Vinho ou Rum.
Limpar peixe
Ao limpar o peixe, retire as vísceras e lave a parte interna da barriga mergulhando-o rapidamente numa bacia com água e sal. No verão, aconselha-se lavar com água gelada.
Grelhar peixe sem que ele pegue à grelha
Se a grelha estiver bem quente o peixe não adere. Para que o peixe que está sendo grelhado fique mais saboroso, borrife-o de vez em quando com um raminho de salsa molhado em azeite e vinagre batidos juntos.
Truques para cozinhar bacalhau
A água deve apenas cobrir a posta e manter uma fervura muito rápida, durante 10 minutos. Se a água ferver muito, as fibras de bacalhau podem ficar secas, rijas e escuras. Depois, deve--se retirar o bacalhau da chama e deixá-lo repousar cerca de 20 minutos. Por fim o bacalhau deve ser escorrido. Se desejar pode cozinhar o bacalhau levando ao fogo água fria misturada com leite. O cozimento em leite torna as fibras da carne mais macias.
Claras em neve
Antes de bater as claras junte uma pitada de sal e elas ficarão no ponto mais depressa.
Molhos com "caroços"?
Se estiver a fazer um molho com farinha e este ficar com caroços, deixe-o esfriar (não precisa totalmente), mexa com uma colher e depois bata com a varinha mágica.
Como grelhar no forno sem fumaça e sujeira!
Quando grelhar ponha um tabuleiro com água no fundo do forno, e verá que vai notar diferença.
Lulas e Polvos macios
As lulas e o polvo são os únicos frutos do mar que têm dois ponto de cocção, os quais vão depender do seu tamanho. Em geral, em óleo de 170º a 200º a lula deverá ficar macia e crocante em 7 minutos. Quando do cozimento em água, se, depois de macios, por algum motivo, eles (polvo e lula) ficarem duros, deixe-os cozinhando por mais 45 minutos que eles voltarão a ficar macios.
Lulas e polvos macios
Para que as lulas e os polvos fiquem macios depois de cozidos, deve colocar o sal apenas uns minutos antes de irem a mesa, mas o melhor é congelar o polvo antes cozinhar, assim terá a certeza de que estará macio.
Polvo tenro e macio
Limpe bem o polvo, bata-o com força na mesa. Se o cozer apenas com um copo de vinho branco, lentamente, ficará tenro e macio.
Para o polvo ficar tenro
Experimente cozê-lo junto com uma rolha de cortiça.
"Deixar de molho" rápido para o feijão
No caso de não ter deixado o feijão de molho na véspera poderá optar por um "deixar de molho" rápido: ponha o feijão numa caçarola com água não temperada e cozinhe durante 5 min. Retire depois do fogo e deixe repousar durante uma hora. Por fim escorra e passe por água fria.
Cozinhar feijões secos em pouco tempo
Molhe o feijão antes de cozinhar, colocando a água fora. Depois borrife sobre ele duas ou três colheres de sopa de azeite, deixando ficar uns 10 minutos. A seguir coloque a água quente necessária para que cozinhe.
Ovos estrelados
Antes de fritar ovos, acrescente um pouco de farinha ao óleo para evitar que ele espirre.
Para que a casca do ovo cozido saia com facilidade
Para que a casca do ovo cozido saia rapidamente, sem grudar, coloque-o debaixo de água fria logo depois de tirá-lo da água quente.
Ovos cozidos com perfeição
Se quiser que os ovos cozidos tenham a gema bem no meio da clara, retire-os da geladeira uma hora antes de os cozinhar. Depois coloque-os num recipiente com água fria e deixe ferver durante 10 minutos. Retire os ovos da água e coloque-os em água fria durante 5 minutos, para que esfriem antes de se tirar a casca.
Ovos cozidos com perfeição
Para que os ovos cozidos não se tornem secos ou com uma consistência de borracha, devem ser sempre cozidos em temperatura média ou baixa.
Para que o ovo não estoure durante o cozimento
Para evitar que o ovo estoure durante o cozimento, coloque na água de cozinhar o ovo, duas gotas de vinagre.
Truque para empanar
Quando fizer empanados, para que o ovo renda mais, junte um pouco de água antes de bater os ovos, vai ver que rendem muito mais.
Temperar bifes de peru
Quando temperar os bifes de peru utilize leite (e não vinho), além dos temperos habituais. Verá que eles ficam mais macios e gostosos.
Compense o sal a mais na comida
Coloque batatas junto da sopa ou do refogado que têm sal a mais (quanto mais sal, mais batatas são necessárias). Quando as batatas estiverem cozidas tire-as e sirva como acompanhamento.
Cobrir bolos com chantily
Quando for rechear ou cobrir um bolo que leve natas, para que rendam e resultem em um bom chantily, bata as natas com um pouco de açúcar, à parte bata 2 claras em neve, e depois envolva com o chantily. Rendem muito mais e fica cremoso.
Batendo nata
Quando bater a nata para fazer chantily, junte umas gotas de limão, para que elas fiquem mais firmes.
Cortar cebola sem lágrimas
Deixe a cebola descascada de molho em água, algumas horas antes de a cortar.
Cortar cebola sem lágrimas
Corte antes um limão com a faca com que vai cortas a cebola.
Descascar alhos
Para descascar melhor os dentes de alho, mergulhe-os em um recipiente com água durante 20 minutos. Em seguida, escorra a água e descasque os dentes, que estarão com as cascas totalmente soltas.
Descascar alhos
Para descascar alhos rapidamente, coloque-os no microondas em potência alta durante 15 a 30 segundos. A casca solta-se completamente!
Fritar bacon
Antes de fritar, fure as fatias de bacon com um garfo. Assim elas não encolhem muito.
Fritar frango
Para evitar que o frango frito se grude à frigideira junte uma colher de maisena ao óleo de fritura.
Frango macio
Para que o frango continue tenro, mesmo quando servido frio, envolva-o em papel de alumínio, depois de cozinhar.
Banho-maria
Para que a temperatura fique mais elevada, coloque na água um pouco de carbonato de sódio.
Assar aves sem secar demais
Para evitar que as aves assadas fiquem secas demais, pincele toda a superfície com manteiga ou margarina.
Cozinhar e assar aves
Se cozinhar aves, não fure a pele, embora nos assados deva furá-la se pretender que fique menos gordurosa.
Carne Picada
A carne picada deverá ser guardada na geladeira até ao momento do uso, num prazo de tempo não maior do que 24 horas.
Limpeza da cozinha
Utilize sempre vinagre O vinagre é o melhor antibacteriano que existe ! Além de tudo é barato !!! Limpe a geladeira com vinagre, a lava louça, o tanque, enfim tudo o que não tiver MÁRMORE ! Lembre-se que o ácido corrói as pedras.
Panelas com arroz queimado
Quando queimar o arroz, não raspe o fundo da panela. Coloque a panela numa vasilha com água fria, cubra a boca com um pano úmido e tape a panela. Passado algum tempo, retire o arroz, mas com cuidado para não raspar o fundo da panela.
Para limpar panelas queimadas
Para tirar o queimado do fundo da panela, ferva um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.
Panelas com cheiro
Para tirar o cheiro forte que ficou na panela onde se cozinhou peixe, ferva na panela água com folhas de chá já usadas.
Cheiros na geladeira
Para tirar cheiros fortes da geladeira, utilize cascas de ovos, pois por serem porosas, as cascas dos ovos absorvem com facilidade os cheiros.
Cheiros na geladeira
Coloque dentro da geladeira uma caneca cheia de leite, verá como o cheiro desaparece.
Limpeza do congelador
É imprescindível descongelá-lo pelo menos duas vezes por ano. Quando livre do gelo, limpe-o muito bem, sem esquecer os cantos, com um pano limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato e seque-o com outro pano.
Limpar geladeira e potes de plástico
Para tirar o cheiro forte da geladeira ou de potes de plástico, lave-os com bicarbonato de sódio diluído num pouco de água. No caso dos potes, deixe-os mergulhados nessa solução durante algum tempo.
Plástico derretido na torradeira ou noutro eletrodoméstico
Use gasolina ou acetona.
Hálito a alho ou cebola
O hálito a alho ou cebola é facilmente anulado se mastigar um grão de café, uma folhinha de hortelã fresca ou um pedaço de casca de limão ou laranja.
Cheiro a alho nas mãos
Após descascar os alhos, passe sal grosso nas mãos (ainda sem molhar), em seguida lave as mãos normalmente.
Cheiro a alho nas mãos
Esfregue as mãos com pó de café (fresco, usado ou mesmo café solúvel) e lave-as em seguida normalmente.
Cheiro a alho nas mãos
Lave as mãos com limão, e em seguida lave-as normalmente, vai ver que o cheiro desaparece.
Cheiro a alho nas mãos
Para tirar o cheiro do alho das mãos, basta deixá-las aproximadamente 1 minuto debaixo da água corrente, sem esfregá-las. Depois, seque delicadamente com um pano seco.
Cheiro a alho nas mãos
Sem esfregar as mãos, passe-as em água corrente fria (debaixo da torneira) até tirar o cheiro. Lavar em seguida normalmente.
Cheiros em frituras
Acrescente um ramo de salsa logo que o óleo começar a aquecer.
Mau cheiro em casa
Asse cascas de laranja ou de limão. Em pouco tempo terá um ambiente perfumado.
Saiba se o peixe está realmente fresco!!
O peixe fresco apresenta as guelras vermelhas, a carne rija e os olhos brilhantes.
Conservar limão
Para conservar o limão por mais tempo guarde-o num frasco de vidro bem fechado.
Conservar o abacate descascado
O abacate não ficará escuro se for pincelado com sumo de limão.
Separar facilmente a clara da gema
Para separar a gema do ovo da clara sem danificá-la, quebre a casca e deposite o conteúdo sobre os dedos entreabertos da sua mão - a gema fica e a clara cai.
Ovos estragados ou não?
Para saber se um ovo está ou não estragado coloque-o num copo com água e sal, se boiar jogue-o fora porque está estragado, se permanecer no fundo está bom para consumo.
Aproveitar maionese talhada
Quando a maionese talhar, inicie o processo outra vez: retire a maionese talhada do copo, coloque um ovo, um pouco mais de sal e vinagre e vá acrescentando a maionese talhada aos poucos. Ela voltará à consistência desejada e você não perderá nada.
Como saber se o abacaxi está maduro
Para saber se o abacaxi está maduro basta tirar uma das "pétalas" bem do centro de sua coroa. Se sair com facilidade, está no ponto para descascar e saborear!
Manter o verde natural do espinafre
Para preservar o verde natural do espinafre, logo após o cozimento, mergulhe-o em água fria. Isso o deixará bem verdinho!
Salsa fresca durante 2 a 3 semanas
Lave a salsa muito bem, escorra-a e coloque-a na geladeira dentro de um frasco de vidro com tampa. Poderá conserva-la fresca durante 2 a 3 semanas
Para eliminar cheiro de cebola das mãos
Para retirar o cheiro de cebola das mãos, tente lavá-las e depois esfregar um punhado de açúcar.
Enviada por: Site Cozinha Japonesa
Para o sushi-meshi ficar ainda mais gostoso
Para seu sushi-meshi (arroz para sushi) ficar ainda mais gostoso:
Antes de temperar o arroz, aqueça o su (tempero à base de viangre e açúcar) com uma folha de kombu (alga-marinha). Fica uma delícia! =P

Dica gentilmente enviada por:
Gustavo Tokoro
Enviada por: Site Cozinha Japonesa
Molho rápido para salada crua
Molhinho rápido para qualquer salada (legumes crus: couve-flor, brócolis, cenoura, etc.).
1colher de sopa de maionese comercial + 3 colheres de sopa de creme de leite + limão e sal a gosto.
Enviada por: Site Cozinha Japonesa
Dica para cozinhar ika (lula)
Ao cozinhar o ika, deixe para colocar o sal quase no final do cozimento; pois, o sal endurece sua carne. O resultado será um ika mais mole, mais saboroso e com menos tempo de cozimento.

Ulisses Higo - Nihon Food
Enviada por: Higo, Ulisses
Molho de salada
Molho rápido e simples: vinagre, shoyu e azeite!
Enviada por: Setsuko Uehara Pires
Chawan
No Japão, é costume segurar a cumbuca (chawan) — tanto a de arroz como a de sopa — na mão, levantando-a e levando-a para a boca. Não se acanhe! A próxima vez que saborear um prato japonês em chawan, sinta-se um(a) autêntico(a) oriental e coloque em prática esta dica!
Enviada por: Site Cozinha Japonesa
Para o ovo não grudar na frigideira
Para que o ovo não grude no fundo da frigideira, salpique um pouquinho de sal no óleo ou na manteiga, na hora de fritar.
Enviada por: Site Cozinha Japonesa
Arroz para sushi
O preparo normal de arroz requer cerca de 10 minutos de abafamento, no entanto, no caso do arroz para sushi, este tempo deve diminuir para 5 a 6 minutos, para que o arroz absorva melhor o vinagre.
Enviada por: Site Cozinha Japonesa
Cebola
Para deixar a cebola crocante e tirar o ardido, descasque a cebola e corte em rodelas. Coloque em uma vasilha agua gelada e um pouco de açúcar e a cebola e deixe por alguns minutinhos.
Obs.: fica bom para salada e tempurá.
Enviada por: André Massakazu Sonoda

SALADA BATATA CEBOLA E AZEITONAS
1 cebola roxa cortada em rodelas finas
1 colher de chá de sal
1.5kg de batata
3 colheres de sopa de alcaparras lavadas para retirar o excesso de sal
30g de salsa picada
Sumo de 1 ½ limões
100g de azeitonas negras
125 ml de azeite de oliva extra virgem
Coloque a cebola numa tigela e cubra com água fria e sal. Deixe descansar por 30 minutos para que as cebolas fiquem mais macias e com sabor mais suave. Isto evitará o famoso bafo de cebola. Enquanto isso cozinhe as batatas em água com sal até ficarem no ponto, nem muito duras nem muito moles. Escorra e retire a casca quanto estiverem frias. Corte em fatias grosseiras.
Escorra as rodelas de cebola e ponha na saladeira juntamente com as batatas e os outros ingredientes. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.


Rolo de Carne
Ingredientes
500 gr de carne picada
4 salsichas frescas
2 colheres de sopa de salsa picada
1 cebola picada
2 ovos
tomilho q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
20 colheres de sopa de pão ralado
manteiga q.b.
folha de alumínio

Modo de Preparação
Retire a pele das salsichas e ponha numa tigela. Junte a carne picada, tomilho, cebola, salsa, pão ralado, os ovos.
Tempere de sal e pimenta e mexa muito bem com as mãos para ligar todos os ingredientes. Ponha a carne sobre a folha de alumínio bem untada com margarina e dê a forma de rolo.
Embrulhe bem a carne e leve ao forno a assar cerca de 1 hora. Sirva acompanhado com batatas salteadas e salada de alface.
Bifes Enrolados
Ingredientes
400 gr de bifes
6 fatias finas de toucinho
1 cebola
1 dente de alho
2 folhas de salva
sal q.b.
pimenta q.b.
sumo de limão q.b.
1 raminho de salsa
manteiga q.b.

Modo de Preparação
Achatam-se os bifes com um maço de madeira e tempere-os com um pouco de sal e pimenta.
Põe-se em cima de cada bife uma pontinha de folha de salva e uma fatia de fiambre, enrolam-se, espetando um palito. Pica-se o toucinho, a cebola, o dente de alho e a salsa. Põe-se este picado num tacho e colocam-se em cima os rolinhos de carne, tapa-se o tacho e coloca-se em lume brando, tendo o cuidado de os mexer de vez em quando. Quando o molho estiver reduzido passa-se por um passador, espremendo bem.
Rectifique os temperos ponha um pouco de manteiga e um pouco de sumo de limão, retire os palitos aos bifes e deite o molho sobre eles. Sirva imediatamente e acompanhe com batatas fritas e salada.
Esparguete à Bolonhesa
Ingredientes
300 gr de esparguete
2 colheres de sopa de manteiga
2 cebolas
2 dentes de alho
1 ramo de cheiros (salsa, louro, tomilho)
350 grs. de carne picada
1kg de tomate (fresco ou de lata)
1,5 dl de caldo de carne
sal
pimenta
noz-moscada
50 grs. de queijo ralado

Modo de Preparação
Coza o esparguete em água a ferver temperada com sal, durante 12 minutos. Escorra muito bem.
Na manteiga aloure a cebola picada, os dentes de alho e o ramo de cheiros. Quando a cebola estiver macia, junte a carne picada e deixe cozer, desfazendo-a, até começar a alourar. Regue com a aguardente e deixe evaporar. Junte o tomate esmagado, sem peles e sem grainhas. Deixe ferver até apurar bem.
Adicione o caldo de carne, tempere com pimenta, noz-moscada e sal, se for necessário. Quando o molho estiver bem apurado, adicione o esparguete no tacho e misture bem.
Polvilhe com queijo ralado e polvilhe com salsa picada.

IBM Roadrunner é o computador mais rápido do mundo


O supercomputador desenvolvido pela IBM foi o primeiro a ultrapassar a barreira do petaflop - mil biliões de operações por segundo. Está instalado no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México, e custou 133 milhões de dólares.
A máquina será utilizada para realizar simulações que permitam atestar a fiabilidade do arsenal de armas nucleares norte-americanas sem ter de recorrer a testes nucleares subterrâneos, noticia a Reuters.

Para além da utilização para fins militares, o Roadrunner irá também «contribuir para resolver os desafios mundiais da energia, e abrir novas janelas de conhecimento nos campos básicos de pesquisa científica», afirma o Departamento de Energia em comunicado.

De acordo com o departamento, se cada uma das 6 mil milhões de pessoas na Terra pegasse numa calculadora e trabalhasse em conjunto num cálculo 24 horas por dia, 365 dias por ano, demoraria 46 anos para conseguir fazer o que o Roadrunner faz num dia.

Segundo a IBM, o Roadrunner é o primeiro supercomputador híbrido do mundo, incluindo 12.960 processadores que são versões modificadas do Cell que equipa a PlayStation 3, que trabalharão em conjunto com 6.948 processadores AMD Opteron.

O poder de processamento do IBM Roadrunner é equivalente ao de 100.000 computadores portáteis e é mais de duas vezes superior ao do antigo detentor do título de computador mais rápido do mundo, o IBM BLueGene/L, afirma a empresa.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?