Euromilhoes

quinta-feira, março 01, 2007

PRANAYAMA -- EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO


RESPIRAÇÃO LONGA E PROFUNDA & RESPIRAÇÃO DO FOGO.

Técnicas de Respiração

A maioria de nós não sabe respirar adequadamente Nós fazemos uma respiração curta e rasa como se tivéssemos medo de que a respiração fosse nos machucar. Mas, é claro, nada disso irá acontecer. Na realidade nossa respiração deveria ser longa e profunda para que pudéssemos energizar e alimentar o nosso corpo..

Quando pela primeira vez me chamaram a atenção sobre minha respiração, me ensinaram também a respirar contando até quatro um trabalho fantástico com resultados estupendos. Você começa a encher os seus pulmões....numa contagem bastante lenta até quatro. Expandindo a sua caixa toráxica com o objectivo de encher plenamente os seus pulmões, inclusive a parte superior que raramente se expande. Quando chegar ao quatro, quando você sentir que não pode mais tomar nem mais um pouquinho de ar, tome ainda mais uma rápida inspirada. Segure o ar na contagem de quatro e exale também na contagem de quatro...e quando você sentir que já retirou todo o ar dos pulmões, dê mais uma espremida para sair um pouco mais de ar.

Você logo perceberá o quanto isso poderá fazer por você.. As vezes , quando você começa a praticar mais intensamente a sua respiração você poderá se sentir um pouco tonto, mareado... mas saiba que isto é o efeito da energia já actuando em seu corpo.

Eu costumava caminhar e controlava minha respiração com os meus passos. E depois, quando comecei a perceber que já respirava tranquilamente e automaticamente nesta contagem de quatro, eu comecei a aumentar gradativamente a contagem para seis, depois oito. Você saberá o seu limite.

Na respiração do fogo é diferente. Nela, você se concentra nas exalações, em como o ar é expulso de seus pulmões com vigor, e como as inalações acontecem como uma resposta automática respiração correcta ainda é auxiliada pelos músculos de sua barriga a empurrar o ar para fora. Colocando suas mãos na barriga você perceberá o que eu estou falando. Na realidade suas mão agem com lembretes para usar aqueles músculos correctamente. Todo o seu abdómen é usado para expelir o ar de seus pulmões. Vigorosamente. Você deve até escutar o ar saindo, num jacto de ar.

Como o fogo na respiração do fogo está relacionado com o centro de poder ou terceiro chakra, é exactamente lá que a respiração acontece. Usando o seu diafragma e os músculos do estômago, você força o ar para fora.

A respiração alternativa pelas narinas é a seguinte a ser praticada depois das duas acima. Depois de fazer o primeiro exercício por algum tempo, leve sua mão até o seu rosto com a palma da mão voltada para você e coloque o seu polegar em uma narina e o indicador na outra. Pressione gentilmente uma narina com o polegar bloqueando a passagem de ar. Inale pela outra narina, usando a primeira técnica. Prenda o ar por alguns segundos e depois exale. Retire o polegar e coloque seu polegar na outra narina e inale, prenda, exale.

Continue alternadamente uma respiração completa (inalação/ exalação) por polegar/indicador. Repita de oito a dez vezes. Se sentirá se acalmando e ao mesmo tempo energizando os seus chakras.

Esta é uma técnica para familiariza-lo com a Kundalini Yoga. As vezes, estar consciente do movimento do diafragma requer alguma atenção até que consiga fazê-lo naturalmente para que a força e o fluxo do prana se estabilize.



Respiração Longa e Profunda

Esta respiração é ensinada primeiro porque com ela você pode tomar consciência da distensão e contracção do diafragma, e depois a respiração do fogo pode se tornar mais natural.

Sentando-se com as pernas cruzadas na respiração longa e profunda você preenche primeiro a área abdominal inalando o ar para baixo, pressionando o ar a cada vez mais para as áreas mais baixas. Arqueando o seu corpo um pouco para frente, com as mãos sobre os joelhos, com os braços estirados pressionando as palmas para dentro contra os joelhos. A cavidade do peito se abrirá para frente para que você possa por alguma pressão em seus pulmões, não só na área abdominal como também preencher a parte superior na área do peito e, finalmente, por causa do arco na coluna, a parte superior de seus pulmões serão inflados sem que você tenha a necessidade de abrir a caixa toráxica ou elevar os seus ombros.

Com os pulmões cheios, prenda a respiração e pressione seus ombros para trás para expandir o peito para fora para que a pressão total do diafragma seja sentida. E depois contraia todo o diafragma da parte superior do peito para o abdómen espremendo o ar para fora

Respirando desta maneira pelas narinas por várias respirações, o fluxo da consciência da energia (prana) pelo diafragma pode ser sentido pressionando para baixo e distendendo o ar para a região inferior dos pulmões, onde a maior parte do sangue circula, e então enchendo para cima a parte do peito e das costas para a frente e para a parte superior dos pulmões.

A pressão nos pulmões em todas as áreas também gera energia em todas as terminações nervosas, e assim, todo o corpo é afectado tanto com a respiração quanto com a pressão dos nervos.

Quando a Respiração longa e profunda é feita desta maneira, o foco nos músculos do abdómen, peito e ombros envolvidos na respiração começa a retroceder uqando o movimento de fole do diafragma é sentido.

Respiração do Fogo(Agni-Prasana)
Uma respiração de limpeza e energização movida pelas contracções abdominais

Depois que o diafragma é sentido na respiração longa e profunda, existem duas maneiras de se obter a Respiração do Fogo, onde o ar é inspirado e bombeado para fora com rítmo, como um fole sem que qualquer tensão seja sentida nos músculos abdominais, peito e músculos da caixa toráxica ou ombros que permanecem relaxados durante a respiração para que você consiga continuar no ritmo indefinidamente sem qualquer esforço.

Um modo bom para se começar a Respiração do Fogo é pela Respiração Longa e Profunda; e logo que os seus pulmões estão cheios e completamente estendidos, como descrito acima, para expulsar o ar imediatamente e assim que o ar estiver completamente fora, imediatamente expanda os seus pulmões novamente enchendo-os plenamente. E a cada vez, arqueando a sua coluna para frente e pressionando as palmas das mãos para dentro nos joelhos para que você sinta suavemente o diafragma enchendo os seus pulmões das costas para a frente, e depois, contraindo novamente.

A cada respiração você expande um pouco mais rápido e contrai um pouco mais rápido até, sem expandir ou contrair completamente, você sente um ritmo se estabelecendo e se firmando. Quando você pega este ritmo, você logo perceberá que ele se estabelece e você simplesmente "é respirado", i.e., a coisa acontece naturalmente sem qualquer esforço.

A Respiração do Fogo carregará 'por completo todo o seu sistema nervoso, forçando as glândulas a segregarem e a purificar o seu sangue. E quando isto é feito juntamente com determinadas posturas e movimentos que colocarão contracções (pressões) ou expanções ( liberação) nos plexos neurais e centros glandulares; o fogo terá sido produzido nestas áreas e você estará completamente carregado.

Quando uma área se torna carregada, o fluído seminal é liberado na corrente sanguínea e flúi para aquelas áreas para que elas , gradualmente, mantenham aquela carga e a pressão prânica levando-a para todo o corpo convertendo Bindu (energia Rajastica) em Ojas (energia Satívica), que enche e permeia todo o seu corpo e mente.

Gradativamente, em poucas semanas todo o seu corpo se torna equilibrado com uma força dinâmica interna. E à medida que esta carga é construída e polarizada, a mente se torna firme, límpida e brilhante criando uma sensação de 'radiação sentida dentro, em volta e por todo o seu corpo e cabeça. Sua mente se torna mais receptiva e aberta para você notar uma conecção automática entre seus objectivos e experiências e a plena satisfação delas. Um sentimento de Unicidade e completa começará a emergir como uma realidade cada vez mais clara e presente.

Aos poucos também, as tendências da mente em relação ao físico e ao mental começarão a desaparecer e você hospeda em sua presença satívica ( sem a noção egóica do "eu" ou "meu") o Coração Radiante Auto-Emanador, onde o "EU SOU" é a Verdade simples. e única.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?