São Martinho, freguesia que pertencente ao concelho do Funchal, com área de setecentos e oitenta e dois hectares, é composta pelos sítios de Ajuda, Areeiro, Igreja, Nazaré, Pico de São Martinho, Piornais, Quebradas, Virtudes, Amparo, Casa Branca, Lombada, Pico do Funcho, Pilar, Poço Barral, Vargem e Vitória.
A freguesia de São Martinho faz fronteira com as freguesias de Santo António a Norte, São Pedro e Sé a Este, o concelho de Câmara de Lobos a Oeste e o Oceano Atlântico a Sul.
Nos tempos primórdios da colonização, existia uma fazenda e uma capela com este nome, pertencente a Afonso Anes, sendo nela que se estabeleceu a sede da paróquia. Mais tarde, foi erguida a nova igreja sendo, no século XIX , iniciado a sua construção.
O orago desta bela freguesia é São Martinho, cuja festa se celebra a 11 de Novembro. São Martinho nasceu no ano de 367, na Sabária da Panónia, actual Hungria. Era filho de um oficial do Exército Romano e aos doze anos tornou-se cristão, mais tarde foi eleito Bispo de Tours, exercendo a sua função de forma admirável. Morreu no ano de 379.