Euromilhoes

quinta-feira, novembro 16, 2006

Ayurveda



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nagarjuna, um seguidor de Buda, foi um famoso fitoterapeuta que descobriu diversas fórmulas para o tratamento de doençasAyurveda é o nome dado à ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 5 mil anos atrás, o que faz dele um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser praticada regularmente na Índia e tem se difundido por todo o mundo como uma técnica respeitada de medicina tradicional.


A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. Houve um intercâmbio de informações com o Japão, que tinha a mesma necessidade dos indianos: criar uma medicina barata para atender às suas populações muito pobres e gigantescas, por essa razão existe muito da medicina japonesa nos conceitos de ayurvédica. As duas desenvolveram técnicas muito eficientes e de baixo custo para o tratamento.

A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la


Os cinco elementos e os doshas
A filosofia Ayurveda baseia-se nos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo.

São eles éter, ar, fogo, água e terra. Toda a matéria que existe no universo provém destes 5 elementos, inclusive o corpo humano (que além da matéria, também é formado por budhi - discernimento, ahamkara - ego e manas - mente). De acordo com a Ayurveda, quando algum dos 5 elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.

Segundo essa tradição, os seres humanos são influenciados pelos 5 elementos através do dosha. Os doshas são Vata, regido por ar e éter, Pitta, regido por fogo e água, e Kapha, regido por terra e água. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em diferentes proporções. No momento da nossa concepção a nossa constituição é definida, isto é, os doshas que estão presentes em maior quantidade no nosso organismo. Ao nascermos, tal proporção está em equilíbrio (prakrti), mas com o tempo e a vida desregrada surge o desequilíbrio em um ou mais desses doshas (vikrti), contribuindo para o surgimento e desenvolvimento de doenças.

Para o indivíduo ter o corpo saudável é necessário manter seus tecidos saudáveis e isso é possível por meio da alimentação, que deve ser feita de acordo com o estado atual do paciente, ou seja, de acordo com seu dosha predominante e com os desequilíbrios que ele possa apresentar. Os tecidos que formam o corpo humano são formados a partir dos 5 elementos, que consumimos em forma de alimento. Para a Ayurveda, literalmente você é o que come.

A massagem ayurvédica

Além de se utilizar de alimentação adequada, fitoterapia, yoga e outras técnicas, a massagem é uma das principais técnicas utilizada pelos médicos e terapeutas ayurvédicos, por ser de baixo custo e fácil aplicação. Surgida na cultura dos Vedas (antiga etnia indiana), não é apenas uma das mais antigas e sim uma das mais completas técnicas naturais para reestabelecer o equilíbrio físico e psíquico. Trata-se de uma massagem profundamente relaxante, atuando no campo físico e energético, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal. Tem como objetivo restaurar o bem-estar físico, mental, energético e emocional.

A massagem ayurvédica age nos sistemas: linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular) e energético (reequilibrando o chakra e atuando nos sete corpos - desfazendo bloqueios emocionais). Dessa forma contribuindo na cura das principais doenças.


Shirodhara, o uso de óleos numa das técnicas de tratamento da Medicina AyurvedaÉ importante ressaltar que, para uma massagem ser ayurvédica, deve levar em consideração os doshas do paciente, seus desequilíbrios e suas características. É uma prática individualizada, específica para cada tipo de pessoa. Não existe apenas uma técnica de massagem na Ayurveda, mas sim diversas delas, que são feitas com óleos medicados, de acordo com o dosha do indivíduo.

Fortalece o sistema imunológico aumentando a quantidade de glóbulos brancos e desentoxica o organismo.

É indicada como um dos tratamentos para quase todas as doenças, principalmente: dependência química, alergias, estresse, estafa, fadiga, depressão, fibromialgia, bloqueios emocionais, problemas musculares e de coluna, lembrando que na Ayurveda não se trata a enfermidade, mas sim o indivíduo. Deve ser ministrada com cuidado em gestantes.

Reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a massagem ayurvédica é utilizada por quase toda população da Índia e está sendo amplamente divulgada no mundo.

Befefícios proporcionados pelo tratamento com a massagem ayurvédica: Rejuvenescimento (melhora na pele), realinhamento as estruturas óssea e muscular, aumento da auto-consciência, fortalecimento do sistema imunológico, aceleração da circulação linfática e conseqüente desintoxicação do organismo; eliminação de bloqueios, prevenção de doenças, aumento de flexibilidade, reequilíbrio dos chakras, atuação nos sete corpos sutis, maior mobilidade das articulações e possibilita uma vida mais harmoniosa e feliz.


José Saramago


«PARABENS»
José Saramago nasceu na Azinhaga, concelho da Golegã, a 16 de Novembro de 1922. Trabalhou como jornalista em vários jornais, entre eles o Diário de Notícias, de que foi director. Fixou-se definitivamente na ilha de Lanzarote, arquipélago das Canárias. É um dos escritores portugueses mais lidos e traduzidos no estrangeiro. Em 1991 ganhou o Grande Prémio APE, com o romance O Evangelho Segundo Jesus Cristo, e o Prémio Camões em 1996 por toda a obra. Em 1998 ganha o Prémio Nobel da Literatura.
Obras: Terra do Pecado (romance, 1947; 2ª ed. 1997), Os Poemas Possíveis (poesia, 1966), Provavelmente Alegria (1970, Deste Mundo e do Outro (1971), A Bagagem do Viajante (1973), As Opiniões que o DL teve (1974), O Ano de 1993 (1975), Os Apontamentos (1976), Manual de Pintura e Caligrafia (1977), Objecto Quase (1978), Poética dos Cinco Sentidos (1979), A Noite (teatro, 1979), Levantado do Chão (1980); Que Farei dom este Livro? (teatro, 1980), Viagem a Portugal (1981), Memorial do Convento (romance, 1982), O Ano da Morte de Ricardo Reis (romance, 1984), A Jangada de Pedra (romance, 1986), A Segunda Vida de Francisco de Assis (1987), História do Cerco de Lisboa (romance, 1989), O Evangelho Segundo Jesus Cristo (romance, 1991), In Nomine Dei (teatro, 1993), Cadernos de Lanzarote (1994, diário I), Cadernos de Lanzarote (1995, diário II), Ensaio sobre a Cegueira (1995), Cadernos de Lanzarote (1996, diário III), Cadernos de Lanzarote (1997, diário IV), Todos os Nomes (romance, 1997), Cadernos de Lanzarote (1998, diário V), A Caverna (romance, 2000), O Homem Duplicado (romance, 2002), Ensaio sobre a Lucidez (romance, 2004).
Pequenas Memórias(romance)16 de Novembro de 2006.

Via Láctea tem 20 novos conjuntos estelares



Astrónomos chilenos e norte-americanos identificaram 20 novos conjuntos estelares na Via Láctea. Segundo o Observatório Óptico Nacional de Astronomia (NOAO) dos EUA, as estrelas são anãs vermelhas.
«Estes sistemas são excelentes alvos na busca de planetas extra-solares e, em última instância, para estudos sobre a possibilidade de planetas onde a vida seja possível», explicou o director do projecto, Todd Henry.

As anãs vermelhas, que constituem 239 dos 349 corpos conhecidos além do Sistema Solar, são «os objectos mais ténues porém os mais numerosos da Via Láctea, embora não seja possível ver nenhuma a olho nu», explicou.

A população (conhecida) da Via Láctea, num raio de 33 anos-luz de distância da Terra, aumentou 16% em apenas seis anos, com a descoberta de oito novos sistemas desde 2000.

As pesquisas começaram em 1999 pelo Consórcio de Pesquisa de Estrelas Próximas (Recons), utilizando telescópios da Fundação Nacional das Ciências, nos Andes chilenos.

VIAGEM Á CHINA ... (Video).....NESTE DIA...




16 de Novembro

1532. Francisco Pizarro, explorador espanhol, fez prisioneiro o chefe inca Atahaualpa, possibilitando o domínio espanhol do Perú.

1918. A Húngria tornou-se numa república independente, no seguimento da desintegração do Império Austro-Húngaro.

1940 - Os nazistas fecham acesso ao Gueto de Varsóvia, construindo um muro ao redor.

1972 - Realizada Convenção sobre a Protecção do Património Cultural e Natural.


Nasceram neste dia...


42 a.C. - Tibério, imperador romano (m. 37).
1717 - Jean le Rond d'Alembert, matemático francês (m. 1783).
1922 - José Saramago, escritor português.

Faleceram neste dia...


1272 - Henrique III de Inglaterra (n. 1207).
1885 - Louis Riel, ativista dos direitos dos métis (n. 1844).
1949. Morte do poeta popular António Aleixo (1899-1949), em Coimbra.
1978 - Candeia, cantor e compositor brasileiro (n. 1935).

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL
Loading...

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?