Euromilhoes

sábado, outubro 27, 2007

Obra-prima de Da Vinci ganha versão digital em alta definição;

A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, ganha uma versão digital em altíssima definição.

A partir deste sábado, um dos murais mais famosos do mundo poderá ser visto nos seus mínimos detalhes através de um computador, em qualquer parte do planeta. A obra-prima virtual foi realizada recompondo 1.677 imagens registradas com tecnologia de ponta.

O trabalho foi feito com a ajuda de uma técnica especial de iluminação criada para não danificar a pintura original.


O material pictórico é muito sensível à emissão de raios ultravioleta, assim como ao impacto térmico do flash.

A Última Ceia sobreviveu, sem nenhum arranhão, às nove horas de sessões fotográficas. Muito pouco perto dos quatro ou cinco anos gastos por Leonardo da Vinci para criar o original. O resultado é um quebra-cabeças de 16.945.790.099 pixels que, juntos, formam o mural falso mais verdadeiro da história.

Ela pode ser vista no site www.haltadefinizione.com.


Ao contrário do que muitos pensam, o artista desenhou o mural com uma técnica de pintura a seco e a óleo, e não a usada tradicionalmente em afrescos. Por isso ele tem a delicadeza e a fragilidade de uma aquarela.

Normalmente, A Última Ceia é exposta sob um tênue véu de luz indireta, apenas o suficiente para dar uma boa impressão a olho nu. E os visitantes estão proibidos de tirar fotografias, com ou sem flash. Eles devem guardar na memória as impressões e as emoções daquele momento único.

Todos os dias, quase mil admiradores desfilam diante do mural. Ele ocupa uma das paredes do refeitório do antigo convento Santa Maria delle Grazie, no centro de Milão.

Os visitantes formam grupos de 25 pessoas e somente podem ficar 15 minutos diante da parede pintada pelo gênio italiano.

A cena, descrita na Bíblia, mostra o último encontro de Jesus Cristo com os apóstolos e o anúncio da traição de Judas.

Esta não é a primeira vez que a obra é fotografada. No começo do século passado, A Última Ceia foi retratada em preto e branco através da proteção de grandes vidros. E durante os anos 80, sempre de acordo com as tecnologias mais avançadas da época, o mural também foi retratado em cores.

Desta vez a profundidade e nitidez cromáticas reveladas pela mega-fotografia supera em duas vezes a qualidade das imagens digitais convencionais.

Sofisticados programas de computador e processadores de última geração garantiram o sucesso da operação, impensável pouco tempo atrás por causa das dimensões do mural.

O mural mede 4,6 por 8,8 metros.

A obra-prima de Leonardo da Vinci foi feita entre os anos de 1494 e 1498. O mestre alternava momentos de intensa atividade com longas pausas.

Ao longo dos séculos as expressões e os gestos das figuras continuam a encantar gerações. A herança artística em versão digital irá proporcionar a cada curioso ou turista virtual uma visão tão próxima da realidade como se fosse um restaurador trabalhando no mural, a poucos centímetros da parede.

A última restauração foi feita entre 1977 e 1999, pela italiana Pinin Brambilla.

Ela foi passada a limpo e muitas partes originais foram reveladas depois de descobertas sob estratos de trabalhos anteriores. Outras foram irremediavelmente perdidas.

A Última Ceia, versão digital, é capaz de proporcionar ao pesquisador mais acurado a identificação dos traços intocáveis do mestre e aqueles retoques mais recentes, realizados para recuperar o conjunto. Somente não será possível respirar o cheiro da tinta e nem sentir mistério na pele.

A obra representa um dos patrimônios artísticos mais estudados em todo o mundo. O mural continua sendo uma fonte inesgotável de interpretações, leituras místicas ou não. Pesquisadores de fim de semana, diletantes, chegam até mesmo a encontrar partitura de música e diálogos “lendo” o posicionamento das figuras.

O best-seller mundial O Código da Vinci também tem com trama central a obra do artista.

A Última Ceia digital chega em boa hora. O original está sendo ameaçado pela poluição ambiental.

As partículas em suspensão são trazidas pelos próprios turistas, cerca de 350 mil ao ano.

E já se fala em fechamento por temporadas para a proteção da obra. Vê-la na tela do computador pode servir de consolo e cada um vai poder dar asas à imaginação diante de um dos murais mais enigmáticos já feitos.

O projeto foi financiado, em parte, pelo Ministério para os Bens e as Atividades Culturais da Itália.


Guilherme Aquino

Efemérides: 27 de Outubro na História do Mundo

- Principais acontecimentos registados a 27 de Outubro, Dia Mundial dos "Jornalistas pela Paz":

625 - Eleição do Papa Honório I.

1401 - Nasce Catarina de Valois, princesa de França, rainha consorte de Inglaterra.

1645 - Teodósio III de Bragança recebe o título de príncipe do Brasil do seu pai, João IV de Portugal, especialmente em sua honra.

1676 - Assina-se a paz de Zurewna entre a Polónia e a Turquia.

1728 - Nasce James Cook, explorador britânico.

1806 - Napoleão Bonaparte ocupa Berlim, Alemanha.

1807 - Napoleão assina o Tratado de Fontainebleau com a Espanha, durante a guerra peninsular.

1858 - Nasce Theodore Roosevelt, 25° e 26° presidente dos EUA.

1870 - A forças francesas rendem-se em Metz aos prussianos.

1904 - Inauguração do metro em Nova Iorque.

1917 - Nasce Oliver Tambo, político sul-africano.

1920 - A Liga das Nações tranfere a sua sede de Londres (Inglaterra) para Genebra, na Suíça.

1922 - Um referendo na Rodésia do Sul (actual Zimbabwe) rejeita a União com a África do Sul.

1943 - O general nazista Günther von Kluge, teórico e incentivador das Guerras Relâmpago, sofre um acidente de carro.

1945 - Nasce Luiz Inácio Lula da Silva, em Caetés, Pernambuco, presidente do Brasil.

1949 - O Prémio Nobel da Medicina é atribuído ao professor e investigador português Égas Moniz.

1951 - O Egipto revoga o tratado que estabelecera, em 1936, a aliança com a Grã-Bretanha e anula, simultaneamente, o acordo de 1899 sobre o Sudão.

1961 - Mauritânia e Mongólia são admitidos como Estados-Membros da ONU.

1971 - A República Democrática do Congo passa a denominar-se Zaíre.

1973 - Forças de manutenção da paz das Nações Unidas chegam ao Cairo (Egípto), para fiscalizar o cessar-fogo entre Israel e Países Árabes.

1977 - O presidente dos EUA, James Carter, rejeita qualquer tipo de embargo comercial norte-americano à África do Sul ou a suspensão de investimentos dos EUA naquele país como forma de protesto contra a política de segregação racial do governo de Pretória.

1978 - O presidente egípcio, Anwar Sadat, e o primeiro-ministro israelita, Menachem Begin, são galardoados com o Prémio Nobel da Paz.

1980 - Morre, no Rio de Janeiro, o antigo primeiro-ministro português, Marcelo Caetano, cujo governo foi derrubado em 25 de Abril de 1974.

- Sete elementos do Exército Republicano Irlandês (IRA) iniciam, numa cadeia da Irlanda do Norte, uma greve de fome, destinada a pressionar o governo britânico a reconhecer-lhes o estatuto de prisioneiros políticos.

1982 - O presidente dos EUA, Ronald Reagan, suspende às regalias aduaneiras concedidas as importações procedentes da Polónia, como forma de retaliação pela ilegalização do Solidariedade pelas autoridades de Varsóvia.

1984 - As autoridades polacas revelam que três funcionários do Ministério do Interior confessaram ter raptado o Padre Jerzy Popieluszko e que o “Cérebro” do rapto disse tê-lo morto.

1985 - Pela quinta vez desde a Independência e pela primeira vez sem Július Nyerere, os tanzanianos votam para referendar um presidente.

1986 - O Papa João Paulo II e líderes de mais de 11 das principais religiões não-cristãs do mundo, desde animistas a xintoístas, iniciam, na cidade italiana de Assis, um jejum e oração pela paz no mundo.

1990 - Morre o actor cinematográfico italiano Ugo Tognazzi, aos 59 anos de idade.

1991 - Askar Akayev é eleito presidente do Quirguistão.

- Nas primeiras eleições legislativas livres realizadas na Polónia desde 1936, os 460 lugares da direita são repartidos por 30 partidos, mas apenas dois ultrapassam os 10 porcento: A União Democrática, do ex-primeiro-ministro Tadeusz Mazowiecki, com 12,3 por cento e 62 lugares, e a Aliança da Esquerda Democrática, formada por ex-comunistas, com 11,98 e 60 lugares.

1993 - Morre o actor norte-americano Vincent Price aos 82 anos de idade.

1994 - Primeiro dia de eleições presidenciais e legislativas em Moçambique após 500 anos de colonialismo.

1995 - Um tribunal de Milão (Itália) condena 22 políticos italianos, incluindo o antigo primeiro-ministro Bettino Craxi, a penas de prisão por envolvimento no escândalo político-financeiro "Enimont".

1997 - Lança-se a sociedade desportiva do futebol clube do Porto.

- Crash na bolsa de Nova Iorque devido a crise financeira do sudeste asiático.

1998 - A União Europeia anúncia um embargo a carne de bovino portuguesa.

2002 - Lula é eleito presidente do Brasil.

2004 - Eclipse lunar total pôde ser avistado nas américas, Europa, África e Ásia Central.

===========================
Este é o tricentésimo dia do ano. Faltam 65 dias acabar 2007.

Pensamento do dia: "O que vemos depende, em grande parte, do que procuramos" - John Lubbock (1803-1865) - astrónomo britânico.

Jean-Paul Sartre


Jean-Paul Charles Aymard Sartre
Nascimento
21 de Junho de 1905Paris, França
Falecimento
15 de Abril de 1980Paris
Nacionalidade
Francês

Ocupação
Filósofo, escritor
Magnum opus
O ser e o nada
Escola/tradição
Existencialismo, Marxismo
Principais interesses
Epistemologia, Ética, Política, Ontologia, Metafísica, Fenomenologia
Idéias notáveis
"A existência precede a essência"
Influências
Kant, Marx, Nietzsche, Kierkegaard, Camus, Hegel, Heidegger, Husserl, Dostoievski

Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de Junho de 1905Paris, 15 de Abril de 1980) foi um filósofo existencialista francês do início do século XX. Dizia vir a existência antes da essência. Assim, no existencialismo (que começa com Kierkegaard, 1813-1855 - Ou até mesmo antes com Blaise Pascal, 1623-1662 ou Santo Agostinho 354-430), o papel da filosofia é invertido. Desde Platão, quando temos o nascimento da linguagem filosófica (em forma de diálogos), a preocupação desta é o universal em detrimento do particular. E, agora, a existência toma seu lugar na discussão filosófica, partindo de questões quotidianas, e caminhando em direcção à universalidade.



Nunca se é homem enquanto se não encontra alguma coisa pela qual se estaria disposto a morrer.

Cada homem deve inventar o seu caminho.


Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem.

O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.

Todos os homens têm medo. Quem não tem medo não é normal; isso nada tem a ver com a coragem.

A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.

Detesto as vítimas quando elas respeitam os seus carrascos.

Por mim, creio que estamos mortos há muito tempo: morremos no exacto momento em que deixamos de ser úteis.

O desejo exprime-se por uma carícia, tal como o pensamento pela linguagem.

O homem tem de poder escolher a vida em todas as circunstâncias.

A violência faz-se passar sempre por uma contra-violência, quer dizer, por uma resposta à violência alheia.

Não fazemos o que queremos e, no entanto, somos responsáveis pelo que somos: eis a verdade.

O homem não é nada mais do que aquilo que faz a si próprio.

Quando muitos homens estão juntos, é preciso separá-los pelos ritos, senão matam-se uns aos outros.

Um amor, uma carreira, uma revolução: outras tantas coisas que se começam sem saber como acabarão.

Nunca julgamos aqueles a quem amamos.

Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim.

O homem não é a soma do que tem, mas a totalidade do que ainda não tem, do que poderia ter.

Um homem não pode ser mais homem do que os outros, porque a liberdade é semelhantemente infinita em cada um.

Falamos na nossa própria língua e escrevemos numa língua estrangeira.

Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo.

Quando, alguma vez, a liberdade irrompe numa alma humana , os deuses deixam de poder seja o que for contra esse homem.

O homem deve ser inventado a cada dia.

Ser-se livre não é fazermos aquilo que queremos, mas querer-se fazer aquilo que se pode.

O que é terrível não é sofrer nem morrer, mas morrer em vão.

Um homem não pode ser mais homem do que os outros, porque a liberdade é igualmente infinita em todos.

Cada homem deve descobrir o seu próprio caminho.

O homem tem de se inventar todos os dias.

Ser homem é tender a ser Deus; ou, se preferirmos, o homem é fundamentalmente o desejo de ser Deus.

És livre, escolhe, ou seja: inventa.

O dinheiro não tem ideias.

Ainda que fôssemos surdos e mudos como uma pedra, a nossa própria passividade seria uma forma de acção.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?