Euromilhoes

sábado, outubro 27, 2007

Efemérides: 27 de Outubro na História do Mundo

- Principais acontecimentos registados a 27 de Outubro, Dia Mundial dos "Jornalistas pela Paz":

625 - Eleição do Papa Honório I.

1401 - Nasce Catarina de Valois, princesa de França, rainha consorte de Inglaterra.

1645 - Teodósio III de Bragança recebe o título de príncipe do Brasil do seu pai, João IV de Portugal, especialmente em sua honra.

1676 - Assina-se a paz de Zurewna entre a Polónia e a Turquia.

1728 - Nasce James Cook, explorador britânico.

1806 - Napoleão Bonaparte ocupa Berlim, Alemanha.

1807 - Napoleão assina o Tratado de Fontainebleau com a Espanha, durante a guerra peninsular.

1858 - Nasce Theodore Roosevelt, 25° e 26° presidente dos EUA.

1870 - A forças francesas rendem-se em Metz aos prussianos.

1904 - Inauguração do metro em Nova Iorque.

1917 - Nasce Oliver Tambo, político sul-africano.

1920 - A Liga das Nações tranfere a sua sede de Londres (Inglaterra) para Genebra, na Suíça.

1922 - Um referendo na Rodésia do Sul (actual Zimbabwe) rejeita a União com a África do Sul.

1943 - O general nazista Günther von Kluge, teórico e incentivador das Guerras Relâmpago, sofre um acidente de carro.

1945 - Nasce Luiz Inácio Lula da Silva, em Caetés, Pernambuco, presidente do Brasil.

1949 - O Prémio Nobel da Medicina é atribuído ao professor e investigador português Égas Moniz.

1951 - O Egipto revoga o tratado que estabelecera, em 1936, a aliança com a Grã-Bretanha e anula, simultaneamente, o acordo de 1899 sobre o Sudão.

1961 - Mauritânia e Mongólia são admitidos como Estados-Membros da ONU.

1971 - A República Democrática do Congo passa a denominar-se Zaíre.

1973 - Forças de manutenção da paz das Nações Unidas chegam ao Cairo (Egípto), para fiscalizar o cessar-fogo entre Israel e Países Árabes.

1977 - O presidente dos EUA, James Carter, rejeita qualquer tipo de embargo comercial norte-americano à África do Sul ou a suspensão de investimentos dos EUA naquele país como forma de protesto contra a política de segregação racial do governo de Pretória.

1978 - O presidente egípcio, Anwar Sadat, e o primeiro-ministro israelita, Menachem Begin, são galardoados com o Prémio Nobel da Paz.

1980 - Morre, no Rio de Janeiro, o antigo primeiro-ministro português, Marcelo Caetano, cujo governo foi derrubado em 25 de Abril de 1974.

- Sete elementos do Exército Republicano Irlandês (IRA) iniciam, numa cadeia da Irlanda do Norte, uma greve de fome, destinada a pressionar o governo britânico a reconhecer-lhes o estatuto de prisioneiros políticos.

1982 - O presidente dos EUA, Ronald Reagan, suspende às regalias aduaneiras concedidas as importações procedentes da Polónia, como forma de retaliação pela ilegalização do Solidariedade pelas autoridades de Varsóvia.

1984 - As autoridades polacas revelam que três funcionários do Ministério do Interior confessaram ter raptado o Padre Jerzy Popieluszko e que o “Cérebro” do rapto disse tê-lo morto.

1985 - Pela quinta vez desde a Independência e pela primeira vez sem Július Nyerere, os tanzanianos votam para referendar um presidente.

1986 - O Papa João Paulo II e líderes de mais de 11 das principais religiões não-cristãs do mundo, desde animistas a xintoístas, iniciam, na cidade italiana de Assis, um jejum e oração pela paz no mundo.

1990 - Morre o actor cinematográfico italiano Ugo Tognazzi, aos 59 anos de idade.

1991 - Askar Akayev é eleito presidente do Quirguistão.

- Nas primeiras eleições legislativas livres realizadas na Polónia desde 1936, os 460 lugares da direita são repartidos por 30 partidos, mas apenas dois ultrapassam os 10 porcento: A União Democrática, do ex-primeiro-ministro Tadeusz Mazowiecki, com 12,3 por cento e 62 lugares, e a Aliança da Esquerda Democrática, formada por ex-comunistas, com 11,98 e 60 lugares.

1993 - Morre o actor norte-americano Vincent Price aos 82 anos de idade.

1994 - Primeiro dia de eleições presidenciais e legislativas em Moçambique após 500 anos de colonialismo.

1995 - Um tribunal de Milão (Itália) condena 22 políticos italianos, incluindo o antigo primeiro-ministro Bettino Craxi, a penas de prisão por envolvimento no escândalo político-financeiro "Enimont".

1997 - Lança-se a sociedade desportiva do futebol clube do Porto.

- Crash na bolsa de Nova Iorque devido a crise financeira do sudeste asiático.

1998 - A União Europeia anúncia um embargo a carne de bovino portuguesa.

2002 - Lula é eleito presidente do Brasil.

2004 - Eclipse lunar total pôde ser avistado nas américas, Europa, África e Ásia Central.

===========================
Este é o tricentésimo dia do ano. Faltam 65 dias acabar 2007.

Pensamento do dia: "O que vemos depende, em grande parte, do que procuramos" - John Lubbock (1803-1865) - astrónomo britânico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?