Euromilhoes

segunda-feira, novembro 20, 2006

Aconteceu hoje

20 de Novembro :

•1459 - Guerra das Rosas: o parlamento de Inglaterra declara Ricardo de York traidor, assim como todos os seus apoiantes.
•1807 - Guerra Peninsular: tropas de Junot alcançam a fronteira portuguesa.
•1910 - Eclode a Revolução Mexicana.
•1992 - Um incêndio destrói parte do Palácio de Windsor.

Nasceram neste dia...

•1825 - António de Serpa Pimentel, político português (m. 1900).
•1889 - Edwin Powell Hubble, astrónomo dos Estados Unidos da América.
•1924 - Benoît Mandelbrot, matemático francês que desenvolveu uma nova classe de objetos matemáticos, os fractais.

Faleceram neste dia...

•1910 - Liev Tolstói (imagem), escritor russo (n. 1828).
•1975 - General Franco, político espanhol (n. 1892).

NOTICIAS


O abandono Escolar em Portugal

O abandono escolar aumentou em Portugal, em 2005, ao contrário do que se verificou na União Europeia (UE). Em Portugal, há cada vez menos jovens a concluir o ensino Secundário e os mais afectados são os rapazes. A análise é do economista Eugénio Rosa, que analisou ao pormenor os números revelados pelo Eurostat, o Gabinete de Estatísticas da União Europeia.
Os números, retirados do Eurostat, e referidos esta segunda-feira pelo «Jornal de Notícias (JN), mostram que, em dez anos, o abandono escolar em Portugal diminuiu 0,1%. Ou seja, de 40,1% em 1996, os números passaram para 40%, dez anos depois. Nos restantes países da União Europeia, e nos mesmos dez anos, a média de redução foi de 4,6%.
Feitas as contas aos dois últimos anos lectivos, verifica-se que o abandono escolar aumentou. Em 2005, a percentagem era de 38,6% e, em 2006, subiu para os 40%. Mais uma vez a média comunitária é diferente. O mesmo é dizer que também em 2005 e 2006 a percentagem de abandono escolar na UE continuou a descer, reduzindo-se em 0,1%.
Entre os jovens mais afectados, com idades que variam entre os 18 e 24 anos, estão os homens. Entre 1996 e 2006, o abandono escolar masculino aumentou 1,6%, de 45,6% para 47,2%, enquanto na UE diminuiu de 23,7% para 19,5%. O número de estudantes entre os 20 e os 24 anos que concluíram o Ensino Secundário diminuiu, em Portugal de 49,6% em 2004 para 49% em 2005. Já na UE, os números subiram de 77,1% para 77,5%.
Os adultos envolvidos em acções de formação e educação diminuiu 0,7%, em Portugal, entre 2000 e 2005. O estudo elaborado por Eugénio Rosa aponta para uma subida de 3,2%, na UE a 15, e de 2,7% na UE a 25, para o mesmo período de tempo.
Em declarações ao JN, o economista refere que tudo isto se explica «por um forte desinvestimento por parte do Governo na Educação e no Ensino Superior». Eugénio Rosa analisou os relatórios dos orçamentos de Estado e salienta que, entre 2006 e 2007, as verbas escritas no Orçamento para o ensino Básico e Secundário diminuem em 5,5% e para o ensino Superior em 11,5%.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»




Para que serve o musgo?


Centenas de actividades vão estar disponíveis a partir de segunda-feira em várias cidades portuguesas para assinalar a semana da Ciência e da Tecnologia, uma mostra à escala nacional a propósito do conhecimento e da investigação científica, escreve a Lusa.
Recordar Rómulo de Carvalho, inaugurar mais um centro Ciência Viva, saber a importância dos musgos para além de comporem presépios no Natal, conhecer melhor o planeta Terra ou o funcionamento do corpo humano são algumas das actividades abertas ao público até sábado.
Estas iniciativas vão ser coordenadas pela Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, assinalando pelo nono ano consecutivo a semana da ciência.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior salienta que este ano se comemora, no Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, o centenário do nascimento de Rómulo de Carvalho (António Gedeão), o professor, poeta e divulgador de Ciência.
Muitas instituições por todo o país vão homenageá-lo e em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, estará patente uma mostra com 73 experiências propostas pelo educador no seu livro «Física para Todos».
A Ciência Viva destaca também, de entre a programação que tem para oferecer este ano, a abertura de um novo Centro Ciência Viva em Sintra, a visita de uma professora do MIT a uma escola, no âmbito do programa MIT-Portugal e uma exposição de projectos europeus em que professores de ciências apresentam as suas experiências no Pavilhão do Conhecimento.
No Museu Botânico de Coimbra, uma oficina dirigida a crianças e jovens propõe-se a investigar os musgos e saber a importância que têm, já que estes densos tapetes de pequenas plantas passam normalmente despercebidos, excepto quando se aproxima o Natal e se quer fazer o presépio.

FAMILIA FARIA FRANCO



<

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL
Loading...

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?