Híbrido de PC e mesa permite comandar objectos e programas directo na tela
Com AP
SEATTLE, EUA - Um computador em formato de mesa de café, interactivo e sensível ao toque. Este é o novo conceito pela Microsoft e exibido em um evento patrocinado pelo jornal Wall Street Journal, nos EUA.
A máquina deve começar a ser comercializada a partir de Novembro e poderão ser vistas em lojas da operadora T-Mobile dos EUA, na rede de hotéis Starwood Hotels & Resorts Worldwide e serão utilizados também pela Harrah Entertainment.
Chamado de Surface (superfície, em inglês), o micro é um PC com o sistema operacional Windows Vista dentro de uma mesa brilhante, que fica embutida dentro de uma tela sensível ao toque com 30 polegadas (76 centímetros).
Uma rede de cinco câmeras ao redor do conjunto percebe os movimentos dos usuários e permitem que os toques dos dedos na superfície da mesa sejam interpretados como movimentos de clicar, seleccionar e arrastar objectos.
Com preço estimado entre US$ 5 mil e US$ 10 mil a unidade, os primeiros modelos do Surface serão utilizados na promoção de vendas e na oferta interactiva de produtos e serviços.
O Surface, contudo, não é a primeira experiência de ´mesa´ interactiva na área de computação. No ano passado, a HP já havia mostrado o Misto, um sistema híbrido entre um Tablet PC e uma mesa interactiva, nos mesmos moldes do Surface da Microsoft.
Híbrido de PC e mesa permite comandar objectos e programas directo na tela
Com AP
É um projecto que a empresa de Bill Gates tem vindo a desenvolver nos últimos cinco anos e que gera uma simbiose entre o virtual e o real.
Chama-se "Surface" e é, de facto, uma superfície, equiparada a uma mesa, mas com muito mais potencialidades.
O ecrã gigante permite uma total interacção entre os objectos que surgem no ecrã e o utilizador, que pode moldá-los, através de uma nova tecnologia, chamada de "domino tagging".
Esta inovação permite que um objecto real se torne virtual no ecrã do computador, que o identifica, permitindo depois interagir com ele.
A máquina integra um computador equipado com Windows Vista, com uma base sólida como a de uma mesa, e um ecrã táctil coberto de uma moldura de acrílico.
O aparelho possui ainda cinco câmaras, capazes de detectar objectos próximos. O utilizador pode interagir com este ecrã através do toque, ou com objectos como um pincel, sendo ainda possível colocar alguns objectos que fazem efeitos específicos, criando, por exemplo, imagens em movimento.
Diferente da maioria dos ecrãs tácteis, o "Surface" é capaz de reponder a mais de um toque de cada vez.
Com um preço a variar entre os 3700 e os 7400 euros, o equipamento destina-se, para já, a clientes empresariais, se bem que a empresa tenciona baixar o preço e desenvolver uma versão para utilizadores comuns.
O "Surface" deverá chegar às lojas americanas T-Mobile já no próximo mês de Novembro, e será adquirido pela cadeia de hotéis e resorts Starwood Hotels & Resorts Worldwide" e pela Harrah s Entertainment.
O VIDEO