Euromilhoes

domingo, junho 01, 2008

Efemérides: 01 de Junho na História do Mundo

- Principais acontecimentos registados no dia 01 de Junho, Dia Mundial da Criança:

1946 - O comissário francês na Indochina, Thierry d`Argelieh, apoia em Saigão a proclamação da República da Conchinchina.
1967 - Edita-se o disco "SGT. Pepper`s Lonely Hearts Club Band", dos Beatles, considerado o melhor álbum de sempre da música popular anglo-saxónica.
1973 - O primeiro-ministro grego, George Papaddopoulos, abole a monarquia.
1976 - Com o pretexto de por termo a Guerra Civil no Libano, uma força S­ria de mais de 30 mil homens invade o paí­s, capturando no caminho para Beirute, posições muçulmanas e cristãs.
1977 - O Iémen do Norte corta relações diplomáticas com Portugal, protestando contra o estabelecimento de relações entre Lisboa e Telavive.1980 - Yasser Arafat é reeleito, por unanimidade, presidente do Comité Central da "Al Fatah", uma das Organizações da Organização de Libertação da Palestina.
1985 - Morre o actor inglês Richard Greene, famoso no desempenho de "Robin Hood", uma série de televisão com 143 episódios.
- Morrem, pelos menos, 88 pessoas e centenas de edifí­cios são arrasados pela violência de tornados que atingem dois Estados do Nordeste dos Estados Unidos da América e o Oeste do Canadá.1987 - Morre, vít­ma de atentado, o primeiro-ministro libanês, Rashid Karami, aos 66 anos de idade.
1988 - O dirigente Soviético Mikhail Gorbachov e o presidente dos Estados Unidos da América, Ronald Reagan, trocam, no Kremlin, os instrumentos de ratificação do tratado "INF" de eliminação dos mí­sseis de alcance intermédio.
1989 - As autoridades chinesas pro­íbem os jornalistas estrangeiros de efectuarem reportagens, sem autorização prévia, sobre os protestos estudantis e a aplicação da lei marcial em Pequim, China.
1990 - No final da cimeira Bush-Gorbachov, em Washington, os presidemtes norte-americano e soviético assinam uma série de acordos, com destaque para um que prevê a eliminação da maioria das armas quí­micas.
1992 - Em referendo, os dinamarqueses dizem "não" ao tratado de Maastricht, provocando um forte abalo na Comunidade Europeia.
1996 - O Partido Cí­vico Democrático do primeiro-ministro Vaclav Havel, vence as eleições legislativas na República Checa.
1997 - Na segunda volta das eleições legislativas antecipadas em França, a esquerda obtém a maioria absoluta, elegendo Lionel Jospin para o cargo de primeiro-ministro.- No Canadá, Eleiçoes Gerais antecipadas dão a primeira maioria absoluta, em 44 anos, ao Partido Liberal.
1999 - Nelson Mandela termina o seu mandato de cinco anos no cargo de presidente da África do Sul, ao mesmo tempo que decorrem eleições para um novo Parlamento, o qual, por sua vez, aprova a investidura de Thabo Mbeki, como novo chefe de Estado, Thabo Mbeki.
2000 - Termina o sequestro das crianças no Luxemburgo, quando a polí­cia abate a tiro o sequestrador, Neji Bejaoui, cidadão de origem tunisina.
2004 - Forças de Paz da ONU, liderado pela ONU, iniciam uma missão de Paz no Haiti.- As guerrilhas curdas-turcas anunciam o fim da trégua unilateral dos últimos cinco anos e alertam os estrangeiros e investidores para evitarem o paí­s.
2005 - Mark Felt, número dois do FBI na década 70, confessa a revista "Vanity Fair" ser o "garganta profunda", desencadeador do "escândalo Watergate" que levou a demissão do então presidente norte-americano, Richard Nixon.
- Um grupo armado degola mais de 46 pessoas na Cotê d`Ivoire.Este é o centésimo quinquagésimo segundo dia do ano.

Pensamento do dia: "Cuidado com a fúria de um homem paciente" John Dryden (1631-1700) - poeta inglês

Pesquisar a Lua e Marte a partir da internet

Observatório Astronómico de Braga pode ser controlado remotamente

O Observatório Astronómico a construir em Braga tem como mais-valia a possibilidade de os telescópios poderem operar via internet em qualquer zona do país ou do estrangeiro, disse um dos promotores.
O presidente da Sociedade Científica de Astronomia do Minho, João Vieira, adiantou à Lusa que o Observatório terá dois telescópios com capacidade para a realização de imagens astronómicas, planetárias, solares e ainda abordagens a campos como a espectroscopia solar.
O equipamento, que fica sedeado em Gualtar, arredores de Braga, será inaugurado até ao Verão, a tempo de integrar o projecto "Astronomia no verão" que decorre a nível nacional.
Orçamentado em 60 mil euros, conta com o financiamento do programa Ciência Viva (que disponibiliza 45 mil euros), da Junta de Freguesia de Gualtar (na construção) e ainda de mecenas que contribuem em investimentos nas áreas da informática, do mobiliário e dos arranjos exteriores.
João Vieira sublinhou que, "embora existam quatro observatórios em Portugal com capacidade para serem operados via Internet, nenhum deles, está, de momento a funcionar em pleno".
"Este observatório astronómico será um dos mais bem equipados do país, apto para diversos trabalhos de astronomia, para ser utilizado no ensino das ciências e na realização de alguns trabalhos científicos em parceria com instituições de ensino superior e não só", assinalou.
A associação Orion, que tem hoje 100 associados entre investigadores e professores de diversos graus de ensino da região minhota, nasceu a partir da actividade de vários clubes escolares: "havia clubes em escolas de Barcelos, Taipas, Arcos de Valdevez, entre outras, que, acabavam, deixando os equipamentos sem utilização", sublinhou.
O organismo, que desenvolve regularmente actividades científicas de divulgação junto do público e das escolas, vai aproveitar o nascimento do Observatório para participar, em 2009, nas actividades nacionais do Ano Internacional da Astronomia.

Tecnologia -

Computador mais rápido da Europa na Alemanha
O Centro Alemão de Aeronáutica e do Espaço colocou em funcionamento, a 13 de Maio, o computador mais rápido da Europa, que está ligado a um sistema de simulação aérea e é capaz de realizar 46,6 bilhões de operações por segundo.
"O sistema permitirá verificar as características e os riscos técnicos, económicos e ecológicos dos aviões durante o processo de desenho", assegurou Joachim Szodruch, da direcção da instituição, que tem sede em Braunschweig, no centro da Alemanha.
O computador, que representou um investimento de 30 milhões de euros, é propriedade do Centro Alemão de Aeronáutica e do Espaço, da companhia Airbus e do estado federado alemão da Baixa Saxónia, estando integrado no sistema do Centro para Aplicações Informáticas na Engenharia Aero-Espacial.
"Com este computador, coloca-se à disposição de cientistas e engenheiros uma plataforma de investigação única para o futuro do tráfego aéreo", assinalou ainda Joachim Szodruch.
O sistema, que tem uma capacidade equivalente à de seis mil computadores pessoais, foi fabricado pela T-Systems e apenas é superado por um simulador colocado em funcionamento pela companhia Boeing na Índia.

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?