Euromilhoes

sábado, agosto 04, 2007

Violência nas escolasFear Not!, um programa interactivo para combater o "bullying"

Fear Not! é o nome de um programa interactivo que recria situações de violência escolar ("bullying") e que leva as crianças a interagir com os personagens, como se fosse um jogo de computador. Foi desenvolvido pelo INESC-ID, um laboratório associado do Instituto Superior Técnico, numa parceria europeia em que estão envolvidas universidades inglesas, alemãs e italianas.
"É um jogo, mas não é bem um jogo. Não há vencedores. É um 'software' em que a criança está à frente do computador, num ambiente 3D, que a vai ajudar a lidar com situações de 'bullying'. A criança entra em diálogo com as personagens", disse ao PUBLICO.PT Ana Paiva, a coordenadora do projecto em Portugal.No programa, os personagens vão lidar com situações de "bullying" que se desenvolvem consoante as respostas e conselhos que as crianças, sem formulários predefinidos, lhes forem submetendo."As situações foram inspiradas em situações reais, mas não estão predefinidas. Há técnicas de inteligência artificial, é um 'software' dinâmico", explica a coordenadora.De acordo com os autores, as crianças estabelecem uma relação com as personagens, no contexto de um drama virtual, porque são sintéticas, isto é, apesar de não serem reais, conseguem ser credíveis. As crianças reagem emocionalmente e, por isso, mostram que são capazes de perceber e interpretar os estados emocionais das personagens.Ana Paiva avança que tem havido muito interesse neste "software", porque há interesse em combater o "bullying". "O problema do 'bullying' é conhecido pelos pais e professores europeus. Entre outros problemas, uma situação de 'bulliyng' prolongada pode causar problemas de saúde, depressões, desistência escolar e até suicídio", frisam os autores."O objectivo é ajudar as crianças que são vítimas de 'bullying'. Como as crianças gostam de jogar, este pode ser um instrumento importante. Confrontados no computador, mesmo aquelas que não são vítimas ficam a saber como intervir", disse Ana Paiva.O INESC-ID foi o principal responsável pelo desenvolvimento tecnológico deste "software", que ainda não foi experimentado pelo público em geral. "Fizemos experiências para resolver questões técnicas, para tirar os 'bugs'. Os psicólogos que trabalham connosco vão desenvolver questionários para ver se o software reduz ou não as situações", disse Ana Paiva. Ainda só foram concluídas as versões em inglês e alemão, que vão começar a ser testadas nas escolas do Reino Unido e da Alemanha a partir de Setembro. Em Portugal ainda não há data para o lançamento do Fear Not!. O Fear Not! é o resultado do trabalho de investigadores europeus no âmbito de dois projectos da União Europeia: o VICTEC (Virtual ICT with Empathic Characters) e o eCIRCUS (Education through Characters with emotional-Intelligence and Role-playing Capabilities that Understand Social interaction).

Marta Ferreira dos Reis(Publico)

Sem comentários:

Enviar um comentário

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?