Euromilhoes

domingo, fevereiro 17, 2008

Regras de Sobrevivencia


"Ser um aluno exemplar nem sempre significa ser exemplar"
Aqui tens algumas sugestões do Núcleo de Aconselhamento Psicológico que te podem ajudar a melhorar a tua estratégia de estudo.

Aprender a aprender

É consensual que todos temos capacidade para aprender. Aprender a estudar é como aprender outra coisa qualquer.
No Ensino Secundário, aquilo que se tinha de saber para atingir os objectivos propostos estava bem definido. Na Universidade, temos mais dificuldade em distinguir o essencial do acessório a partir das pistas que nos dão nas aulas, dos programas das cadeiras, dos exames de anos anteriores ou da bibliografia recomendada. Agora temos de descortinar o que vai ser exigido, temos de ser nós a fazer a construção do nosso conhecimento, seleccionando o importante do livro A, relacionando-o com o importante do livro B, formando um todo coerente muitas vezes a partir de visões discordantes.

Decidir com cada vez maior autodidactismo e com cada vez menor orientação do exterior é parte integrante do nosso processo de crescimento. E o primeiro passo de qualquer tomada de decisão é traçar objectivos, que, no nosso caso, são objectivos de aprendizagem.

Depois, é preciso organizar o estudo. Organizar não significa estudar o tempo todo. É importante planear intervalos e compensações (para uns será sair à noite, para outros será ver televisão, etc., etc.). O cumprimento dos objectivos do plano de estudo traduzir-se-á na sensação sempre satisfatória de que se está a progredir.

Outra parte importante do planeamento é a estratégia a utilizar. Falamos de decisões como: estudo primeiro a teoria ou a prática, leio o livro ou a sebenta, faço um resumo ou um esquema, faço uma leitura em diagonal ou uma leitura pormenorizada, sublinhando as partes essenciais. Claro que se o exame é essencialmente prático, fazer resumos e decorar textos é desadequado. Provavelmente é mais útil fazer exercícios e elaborar um esquema com as principais fórmulas a utilizar em cada caso específico.

É importante que se façam avaliações intermédias antes do exame final, para que se possam corrigir métodos ou estratégias pouco eficazes.

Não raro os estudantes questionam-se se têm a inteligência e a memória suficientes para aprender no IST. Hoje sabe-se que o que mais contribui para o (in)sucesso na aprendizagem são factores como o Esforço, a Estratégia e a Motivação.

Estudar no ensino universitário implica que o estudante adquira um controlo interno sobre a aprendizagem, que esteja menos dependente de factores externos (os professores, os materiais de estudo, as faltas) e que aprenda a auto-regular o seu comportamento e a assumir a sua própria responsabilidade de estudar e aprender.

Aprender a Pensar
No ensino secundário podemos ter muito sucesso se simplesmente memorizarmos conhecimentos, copiarmos métodos de outras pessoas ou se aplicarmos uma série de truques. Na Universidade, existem cada vez mais cadeiras em que esta estratégia não chega para passar no exame. Há que começar a perceber a matéria verdadeiramente. É preciso pensar por nós próprios. Há que ser activo e criativo.
Propomos-te 7 actividades que promovem o pensamento autónomo:

1º Tentar reinventar as coisas
2º Interrogar
3º Experimentar variações ao que foi proposto
4º Ser crítico e encontrar as lacunas dos modelos/teorias
5º Explicar aquilo que se aprendeu a outras pessoas.
6º Ser irreverente
7º Colocar novos problemas, experimentar o absurdo

O mais importante é aprendermos a pensar e que esta aprendizagem se torne um hábito. Esta aptidão, uma vez adquirida, será útil não só nos exames, mas também na carreira profissional ou na resolução dos diversos problemas com que nos enfrentamos ao longo da vida.
O que distingue um estudante eficaz?

· Emprega um estilo de aprendizagem que lhe é adequado. Se utiliza um estilo de aprendizagem que não lhe agrada, transforma-o e/ou adapta-o às suas necessidades; se o professor não explica bem, tenta tirar dúvidas no fim; se o livro é incompreensível, associa-se aos seus colegas.

· Envolve-se activamente no seu processo de aprendizagem, cria situações que lhe permitem aprender coisas novas, procura detectar os seus problemas e tenta solucioná-los.

· Tenta compreender os assuntos e utilizar estratégias de aprendizagem, em vez de decorar ou mecanizar sem compreender. Procura pistas para compreender os assuntos, questiona-se e coloca hipóteses.

· Aceita que aprender pode não ser fácil e ultrapassa a frustração e a falta de confiança. Sabe que a aprendizagem pode demorar muito e que pode ser aborrecida. Aprende a lidar com os seus sentimentos.

Para muitas pessoas, a crise provocada pela passagem do Ensino Secundário para o Superior é facilmente resolvida e integrada no processo de crescimento. Para outras, trás mais sofrimento e é mais prolongada. Nestes casos, pode ser importante recorrer a ajuda especializada, como por exemplo à que é cedida pelo Núcleo de Aconselhamento Psicológico. Quando quiserem ou precisarem, podem passar pelo NAP ou enviar um e-mail para hanswelling@yahoo.com ou sap.sasist@ist.utl.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?