Euromilhoes

domingo, janeiro 28, 2007

MEDITAÇÃO


A meditação é um processo de contactar com o Ser Interior e canalizar as Energias Puras, num processo de Transcendência. Possui técnicas que vão permitir que a Vida Interior se desenvolva, proporcionando o caminho para uma percepção maior da Vida.
É a forma de despertar para a presença do Divino na creação e no nosso mais profundo Ser. Contribui de forma positiva para o desenvolvimento pleno e harmonioso.
É definido o estado da meditação por S. Paulo, na sua Epístola aos Efésios, Cap.4 - Ver.13.


A ANSIEDADE PELO DIVINO


A busca de Deus, o contacto com a Divindade, é algo intrínseco no Ser Humano.
O maior contacto com Deus é o que se estabelece pela prática da Meditação.
A natureza humana está sempre em busca do Contacto Maior.
A meditação assenta na natureza da vida como um todo, visto que o estado Transcendental da Consciência se relaciona com a natureza humana, sendo por isso, válida para toda a humanidade, sem consideração de cultura, nível educacional, religião ou filosofia.


A MEDITAÇÃO


Meditação não é pensamento, análise ou interiorização intelectual de algum texto, filosofia ou escritura Sagrada.
Vem do Sâncrito da palavra Dhyana, onde a mente transcende o pensamento discursivo. Tanto aquele que pensa, o processo de pensamento e o pensamento são absorvidos numa realidade suprema de consciência, o que é absolutamente indescritível.
A natureza da técnica da meditação é o aquietar ou o espontâneo refinar da actividade mental. É um método para experimentar a fonte do pensamento, o campo da pura inteligência criativa, de um modo sistemático, natural e sem esforço. Por uma forma automática, natural e muito espontânea, a actividade mental fica refinada, levando a que por fim a mente se instale num estado de não actividade, porém, completamente desperta. Digamos que a mente consciente assume o estado de Consciência Pura.
A Meditação está além das religiões, todas elas, porém é algo absolutamente ESPIRITUAL. A conquista da Consciência transcendente provoca um crescimento, uma expansão, na nossa totalidade. Vai unificar o nosso corpo, mente e espírito, colocando-nos em contacto com o nosso Ser Real. O Centro do nosso Ser é o ponto onde Deus nos toca, levando-nos ao despertar espiritual, produzindo mesmo várias experiências de carácter místico.
A Meditação traz sempre benefícios espirituais.
Em si a Meditação é o expandir para o inesgotável estado de conhecimento infinito. A alma ou consciência individual é absorvido pela consciência cósmica absoluta. Deve ser silenciada a mente pensante. O entendimento das coisas que não podem ser vistas pertence à consciência pura, não à consciência pensante. Fala-se de consciência pura quando o espírito habita a mais alta verdade, sem qualquer mistura de pensamento imaginativo. Para chegar a isto devem ser submetidas todas as memórias e ideias inquietas, silenciar o pensamento. Nenhum movimento na vida religiosa tem qualquer valor, a menos que seja um movimento para o interior, em direcção ao centro silencioso da nossa existência, onde está Cristo.


PASSOS PARA APRENDER A CONTROLAR A MENTE E PARAR AS IDEIAS

A primeira coisa a fazer é treinar a respiração. Uma respiração correcta, disciplinada e "mecanizada" como um processo natural, nunca nada que o próprio tenha de contar tempos, pois isso obrigaria a treino mental e..., como tal, fuga à meditação.
Para desentupir o nariz a fim de facilitar as respirações há uma série de exercícios, como as lavagens nasais e expulsão de qualquer obstrução das vias respiratórias. Os Yoguis têm várias práticas.
A respiração correcta chama-se de "pranayama".
Uma vez dominada esta, a segunda é a postura certa, procurar uma posição confortável, não forçada. Estas posturas são designadas de "asanas".
Agora há que desenvolver a concentração. Para isso procurar respirar, manter a postura e olhar em frente, para um ponto. Seguidamente desloca o ponto para si e olha para esse ponto, normalmente na testa, no centro entre as sobrancelhas. Fica aí, em silencio e espera. As ideias flúem à menta, mas se as não agarrar, se não lhes ligar, elas, por si mesmas passarão.
Assim será até a mente estar aquietada e consiga tocar a consciência pura - um estado de "estar".



Sem comentários:

Enviar um comentário

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?