Euromilhoes
segunda-feira, dezembro 31, 2007
Rumo ao Universo Paralelo, artigo de Michio Kaku
O Universo está fadado a acabar. Mas, antes que isso aconteça, poderia uma civilização avançada escapar para um uUniverso Paralelo através de um ‘buraco de minhoca’? A idéia soa como ficção científica, mas é compatível com as leis da Física e da Biologia
Michio Kaku é professor de física teórica na Universidade da Cidade de Nova York. Este artigo, adaptado de seu livro ‘Parallel Worlds’ e publicado na ‘Prospect’, foi traduzido e divulgado no caderno ‘Mais!’ da ‘Folha de SP’:
O Universo está fora de controle, em processo de aceleração desenfreada. Com o tempo, toda a vida inteligente se verá diante da perspectiva do fim: o grande congelamento. Uma civilização avançada precisa partir em sua última viagem, fugindo para um Universo paralelo.
Na mitologia nórdica, Ragnarok -a morte dos deuses- começa quando a terra é presa nas garras intransigentes de um frio de gelar os ossos. O próprio céu congela, enquanto os deuses caem mortos em grandes batalhas contra serpentes malignas e lobos assassinos.
O Sol e a Lua são devorados, e as trevas eternas descendem sobre a terra árida e congelada. Finalmente Odin, pai de todos os deuses, cai morto também, e o próprio tempo chega ao fim.
É possível que essa lenda antiga tenha previsto o futuro que nos espera? Desde o trabalho de Edwin Hubble, na década de 1920, os cientistas sabem que o Universo está se expandindo, mas a maioria deles acreditava que, à medida que o Universo envelhece, essa expansão desacelera.
Em 1998, astrônomos do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley e da Universidade Nacional Australiana calcularam o grau de expansão, estudando dezenas de explosões poderosas de supernovas em galáxias distantes, capazes de iluminar o Universo inteiro.
Eles não conseguiram acreditar nos dados que colheram. Alguma força desconhecida estava distanciando as galáxias, o que provoca a aceleração do processo de expansão do Universo.
Brian Schmidt, um dos líderes do grupo de cientistas, comentou: ‘Eu ainda estava relutando em acreditar, mas tínhamos checado tudo. Eu relutava muito em dizer às pessoas o que tínhamos verificado, porque achei realmente que seríamos massacrados’.
Os físicos voltaram correndo às suas pranchetas e se deram conta de que alguma ‘energia escura’ de origem desconhecida, algo semelhante à ‘constante cosmológica’ de Einstein, estava agindo como força antigravitacional.
Aparentemente, o próprio espaço vazio contém energia escura repulsiva suficiente para fazer o Universo expandir até explodir. Quanto mais o Universo se expande, mais energia escura existe, o que o leva a expandir ainda mais rapidamente, num processo que se intensifica sem parar.
Em 2003, esse resultado espantoso foi confirmado pelo satélite WMAP (Sonda de Anisotropia de Microondas de Wilkinson, na sigla em inglês).
Orbitando a 1,6 milhão de quilômetros da Terra, esse satélite detecta a fraca radiação de microondas que banha o Universo. Ele é tão sensível que é capaz de fotografar, com detalhes minuciosos, o brilho provocado pela radiação de microondas que sobrou do Big Bang.
O satélite WMAP resolveu a polêmica de longa data em torno da idade do Universo, que foi oficialmente determinada em 13,7 bilhões de anos.
O mais notável, porém, é que os dados indicam que a energia escura não é mera anomalia: ela compõe 73% da matéria e da energia do Universo inteiro.
Para aprofundar o mistério, os dados mostraram que 23% do Universo consiste de ‘matéria escura’, uma forma bizarra de matéria que é invisível, mas tem massa. O hidrogênio e o hélio compõem 4% dela, e os demais elementos, meros 0,03%.
A energia escura e a maior parte da matéria escura não são feitas de átomos, o que significa que, contrariamente ao que acreditavam os gregos e ao que é ensinado nos cursos de química, a maior parte do Universo não é composta de átomos.
À medida que o Universo se expande, seu teor de energia é diluído, e as temperaturas terminam por cair para quase o zero absoluto, na qual até mesmo os átomos param de se mover.
Uma das leis imutáveis da física é a segunda lei da termodinâmica, que afirma que tudo acaba por se esgotar, que a entropia (desordem ou caos) total do Universo sempre aumenta.
Isso quer dizer que o ferro oxida, nossos corpos envelhecem e decaem, os impérios desabam, as estrelas esgotam seu combustível nuclear e o próprio Universo vai se esgotar, na medida em que as temperaturas caírem, de maneira uniforme, para quase o zero.
A morte do Universo inteiro parece inescapável. Assim, em algum dia do futuro distante, a última estrela vai deixar de brilhar e o Universo inteiro será recoberto de destroços nucleares, estrelas de nêutrons mortas e buracos negros.
Como pessoas sem-teto, em farrapos, tentando se aquecer em volta de fogueiras minguantes, as civilizações inteligentes vão se reunir em volta das derradeiras brasas bruxuleantes.
Salvação nas cordas?
Embora a termodinâmica e a cosmologia apontem para a morte de todas as formas de vida no Universo, ainda existe uma saída possível.
É uma das leis da evolução que, quando o meio ambiente muda de maneira radical, a vida deverá se adaptar, fugir ou morrer. A primeira alternativa parece impossível. A última é indesejável. Isso nos deixa com uma escolha: deixar o Universo.
Embora o conceito de deixar nosso Universo moribundo para entrar em outro soe como maluquice total, não existe lei da física que nos proíba de entrar num Universo paralelo.
A teoria da relatividade geral de Einstein prevê a existência de ‘buracos de minhoca’, ou portais que interligam Universos paralelos, às vezes descritos como ‘pontes de Einstein-Rosen’. Mas ainda não se sabe se correções à teoria quântica possibilitam ou não uma viagem desse tipo.
Visto no passado como idéia despropositada, o conceito do ‘multiverso’ vem gerando muito interesse entre físicos de tendências diversas.
Em primeiro lugar, a teoria mais amplamente aceita que condiz com os dados obtidos pelo WMAP é a teoria dita inflacionária proposta por Alan Guth, do MIT, em 1979.
Ela postula uma expansão turbocarregada do Universo no início do tempo. A idéia do Universo inflacionário fornece uma explicação plausível para vários enigmas cosmológicos, incluindo a uniformidade e o formato plano do Universo.
Entretanto, como os físicos ainda não sabem o que moveu esse processo inflacionário rápido, ainda existe a chance de que ele poderia se dar novamente, num ciclo interminável.
Essa é a idéia inflacionária caótica de Andrei Linde, da Universidade Stanford, na qual ‘universos-pais’ geram ‘universos-bebês’, num ciclo contínuo e interminável, como bolhas de sabão que se dividem em duas bolhas menores.
Mas o que provocou o Big Bang e deu início a essa inflação? A pergunta permanece sem resposta. Como o Big Bang foi tão intenso, temos que abandonar a teoria da relatividade geral de Einstein, que forma a estrutura subjacente a toda a cosmologia.
A teoria de Einstein se desfaz no instante do Big Bang, e, portanto, não consegue responder às perguntas filosóficas e teológicas profundas suscitadas por esse evento. Nessas temperaturas incríveis, precisamos incorporar a teoria quântica, que governa a física do átomo.
A teoria quântica e a teoria da relatividade de Einstein são opostas. A primeira rege o mundo do muito pequeno, o reino subatômico peculiar dos elétrons e quarks. A teoria da relatividade rege o mundo do muito grande -dos buracos negros e dos universos em expansão.
Portanto, a relatividade não se presta a explicar o instante do Big Bang, quando o Universo era menor do que uma partícula subatômica.
Nesse momento, poderíamos prever que efeitos de radiação predominassem sobre a gravidade, e, portanto, precisamos de uma descrição quântica da gravidade. Um dos maiores desafios que confronta a física é o de unificar essas teorias numa única e coerente teoria de todas as forças.
Os físicos de hoje ainda tateiam à procura dessa ‘teoria de tudo’. Muitas propostas já foram feitas ao longo do último meio século, mas todas se mostraram inconsistentes ou incompletas. Até agora, a teoria mais largamente aceita – na realidade, a única – é a teoria das cordas.
A versão mais recente da teoria das cordas, a teoria-M, pode responder a uma pergunta que há um século atormenta aqueles que defendem a idéia da existência de várias dimensões: onde elas estão?
A fumaça pode se expandir e encher um cômodo inteiro sem desaparecer no hiperespaço; logo, as dimensões superiores, se é que existem, devem ser menores do que um átomo.
Se o espaço das dimensões superiores fosse maior do que um átomo, veríamos átomos vagando por aí e desaparecendo misteriosamente numa dimensão superior, coisa que não vemos acontecer em laboratório.
De acordo com a teoria das cordas mais antiga, era preciso ‘dobrar’ ou embrulhar seis das dez dimensões originais, de modo que sobrasse o Universo tetradimensional de hoje. Essas dimensões indesejadas eram apertadas dentro de uma bola minúscula, pequena demais para ser visível.
Mas a teoria-M acrescenta a essa idéia uma variante nova: algumas das dimensões superiores podem ser de tamanho maior, ou mesmo infinito. Imagine duas folhas de papel paralelas.
Se uma formiga vivesse sobre cada uma, cada formiga pensaria que sua folha era o Universo inteiro e desconheceria a existência de outro Universo bem próximo. Na realidade, o outro Universo seria invisível.
Cada formiga viveria sua vida, desconhecendo a existência de outro Universo a poucos centímetros de distância. Do mesmo modo, nosso Universo pode ser uma membrana que flutua num hiperespaço de 11 dimensões, enquanto nós desconhecemos os Universos paralelos que estão próximos de nós.
Uma versão interessante da cosmologia baseada na teoria-M é o Universo dito ‘ecpirótico’ (o termo deriva da palavra grega que significa ‘conflagração’). Ele parte da premissa de que nosso Universo é uma membrana plana e infinita que flutua num espaço de dimensão superior.
De vez em quando, porém, a gravidade atrai uma membrana vizinha. Esses dois Universos paralelos correm em direção um do outro até colidirem, liberando uma quantidade colossal de energia (o ‘Big Splat’, algo como o grande estalido).
Essa explosão gera nosso Universo conhecido e manda os dois Universos paralelos voando em direções opostas no hiperespaço.
Buscando dimensões extra
O intenso interesse pelas dimensões superiores gerado pela teoria das cordas foi chegando aos poucos até o mundo da física experimental. Algo que não passava de tema de conversas casuais em torno de uma mesa de jantar vem sendo traduzido em experimentos de física que custam muitos milhões de dólares.
Foi conduzido na Universidade do Colorado, em Denver, o primeiro experimento para procurar a presença de um Universo paralelo. Os físicos procuraram minúsculos desvios da lei da gravidade de Newton.
A luz de uma vela se dilui à medida que se espalha, reduzindo-se no inverso do quadrado da distância da separação.
Do mesmo modo, de acordo com a lei de Newton, a gravidade também se espalha e se reduz no espaço. Num Universo tetradimensional, porém, existe mais espaço para a luz e a gravidade se espalharem, de modo que elas decrescem ao inverso do cubo da distância.
Portanto, procurando desvios minúsculos da lei do inverso do quadrado, podemos captar a quarta dimensão. Até agora, esses experimentos só tiveram resultados nulos.
Outras possibilidades também vêm sendo exploradas. Em 2007 será ligado, perto de Genebra, o LHC (Grande Colisor de Hádrons), capaz de aplicar sobre partículas subatômicas a energia colossal de 14 trilhões de elétron-volts (10 trilhões de vezes a energia encontrada numa reação química típica).
Essa máquina, o maior colisor de átomos do mundo, que tem 27 quilômetros de circunferência e se ergue entre França e Suíça, vai vasculhar lugares 10 mil vezes menores do que um próton.
Os físicos prevêem encontrar todo um ‘zoológico’ de novas partículas subatômicas que não eram vistas desde o Big Bang.
Ademais, por volta de 2012 será posto em órbita o detetor Lisa (Antena Espacial de Interferômetros a Laser, na sigla inglesa) de ondas gravitacionais, baseado no espaço.
O Lisa será capaz de detectar as ondas de choque gravitacional emitidas menos de um trilionésimo de segundo após o Big Bang.
O Lisa é tão sensível -ele é capaz de medir distorções com diâmetro equivalente a um décimo de um átomo- que é possível que seja capaz de testar muitos dos cenários que estão sendo propostos para o Universo anterior ao Big Bang, incluindo a teoria das cordas.
Saída pelo buraco
Infelizmente, a energia necessária para manipular essas dimensões superiores está muito além de qualquer coisa que teremos à nossa disposição no futuro previsível: 1019 bilhões de elétron-volts, ou um quatrilhão de vezes a energia do Grande Colisor de Hádrons.
Para operar nesse nível será exigida a tecnologia de uma civilização superavançada.
Para organizar uma discussão das civilizações extraterrestres avançadas, os astrofísicos freqüentemente utilizam a classificação de civilizações em tipos 1, 2 e 3 introduzida nos anos 1960 pelo astrofísico russo Nikolai Kardashev, de acordo com seu consumo energético.
Seria possível prever que uma civilização do tipo 3, usando a plena potência de seus recursos galácticos, seria capaz de fugir do grande congelamento.
Os corpos de seus cidadãos, por exemplo, poderiam ser geneticamente modificados, e seus órgãos, substituídos por implantes computadorizados, representando uma fusão sofisticada de silício e carbono.
Mas mesmo esses corpos sobre-humanos não sobreviveriam ao grande congelamento.
Isso acontece porque definimos a inteligência como a capacidade de processar informações. O processamento de informações – logo, a inteligência – requer energia fornecida por máquinas e motores, o que se tornará impossível quando as diferenças de temperatura caírem para o zero.
De acordo com as leis da física, a inteligência não poderá sobreviver num mundo uniformemente frio.
Entretanto, como o grande congelamento provavelmente ainda está bilhões ou mesmo trilhões de anos no futuro, haverá tempo para uma civilização do tipo 3 planejar a única estratégia consistente com as leis da física: deixar este Universo.
Para isso, uma civilização avançada terá primeiro que descobrir as leis da gravidade quântica, que pode ou não ser a teoria das cordas.
Essas leis serão cruciais para calcular diversos fatores desconhecidos, tais como a estabilidade dos ‘buracos de minhoca’ que nos conectam a um Universo paralelo, e como vamos saber qual será a aparência desses universos paralelos.
Antes de dar um salto para o desconhecido, teremos que saber o que existe do outro lado. Mas como darmos esse salto? Seguem algumas formas possíveis.
Encontrar um portal
Uma civilização avançada que tenha colonizado a galáxia poderá, durante suas explorações, ter topado com resquícios primordiais e exóticos do Big Bang.
A expansão original foi tão rápida e tão explosiva que mesmo buracos de minhoca minúsculos podem ter sido esticados até um tamanho macroscópico.
Mas, se não forem encontrados tais portais naturais, a civilização terá que tomar algumas medidas mais complexas e difíceis.
Sonda num buraco negro
Hoje sabemos que existe fartura de buracos negros; há um escondido no centro de nossa própria galáxia da Via Láctea. Sondas enviadas por um buraco negro poderiam proporcionar respostas a algumas perguntas.
Em 1963, o matemático Roy Kerr mostrou que um buraco negro que gire rapidamente não irá cair num ponto, mas num anel, impedido de desabar pela força centrífuga.
Todos os buracos negros são cercados por um horizonte de eventos ou ponto além do qual não existe retorno possível. É possível conceber que, para que se pudesse fazer a viagem de volta, seriam necessários dois buracos negros desse tipo.
Mas, para uma civilização avançada que estivesse fugindo do grande congelamento, é possível que uma viagem apenas de ida seja o suficiente.
O que aconteceria se caíssemos pelo anel de Kerr é uma questão em aberto. Essa polêmica pegou fogo no ano passado, quando Stephen Hawking admitiu ter cometido um erro, 30 anos atrás, ao apostar na idéia de que os buracos negros engolem tudo, inclusive a informação.
Talvez a informação seja esmagada para sempre pelo buraco negro, ou talvez ela passe para o Universo paralelo do outro lado do anel de Kerr.
A idéia mais recente de Hawking é que a informação não se perde totalmente. Mas ninguém acredita que a última palavra sobre essa questão já tenha sido proferida.
Criar energia negativa
Em 1988, Kip Thorne e seus colegas no Instituto de Tecnologia da Califórnia mostraram que, se alguém possuísse matéria exótica ou energia negativa suficiente, poderia usá-la para criar um buraco de verme passível de ser atravessado – ou seja, pelo qual poderia ir e vir livremente entre seu laboratório e um ponto distante no espaço (ou no tempo).
A matéria/energia negativa seria suficiente para manter aberta a garganta do buraco de minhoca, possibilitando as viagens.
Infelizmente, ninguém nunca viu matéria exótica. Em princípio, ela deve pesar menos do que nada e cair para cima, em lugar de para baixo. Se ela existiu quando a Terra foi criada, terá sido repelida pela gravidade da Terra e se afastado no espaço.
Mas a energia negativa já foi vista em laboratório, sob a forma do efeito Casimir. Normalmente a força entre duas placas paralelas não-carregadas deve ser zero.
Mas, se flutuações quânticas fora das placas forem maiores do que as flutuações entre elas, será criada uma força de compressão líquida.
As flutuações que empurram as placas são maiores do que as que as empurram de dentro para fora, de modo que essas placas são atraídas entre si.
Isso foi previsto pela primeira vez em 1948 e medido em 1958. Mas a energia de Casimir é muito pequena -é proporcional ao inverso da quarta potência da separação das placas.
Outra fonte de energia negativa são os raios laser. Os pulsos de laser contêm ‘estados comprimidos’, que, por sua vez, contêm energia positiva e também negativa.
O problema consiste em separar a energia negativa da positiva dentro do raio. Embora isso seja teoricamente possível, é extremamente difícil. Se uma civilização sofisticada soubesse fazê-lo, então lasers poderosos poderiam gerar energia negativa suficiente.
Mesmo os buracos negros têm energia negativa que os cerca, perto de seus horizontes de eventos. Em princípio, isso poderia ser a garantia de quantidades imensas de energia negativa.
Mas os problemas técnicos relacionados à extração de energia negativa tão perto de um buraco negro são extremamente complexos.
Criar um universo-bebê
Segundo a teoria da inflação, talvez bastassem alguns gramas de matéria para criar um universo-bebê. Isso acontece porque a energia positiva da matéria zera a energia negativa da gravidade.
Se o Universo é fechado, as duas se cancelam com precisão. O Universo pode, sim, ser uma boca-livre em certo sentido, como já disse Guth.
Os universos-bebês são, em princípio, criados naturalmente, quando uma certa região do espaço-tempo se torna instável e entra num estado denominado ‘falso vácuo’, que desestabiliza o tecido do espaço-tempo. Uma civilização avançada poderia fazer isso propositalmente, concentrando energia numa região só. Para isso seria preciso ou comprimir a matéria até uma densidade de 1080 g/cm3, ou então aquecê-la até a temperatura de 1029 Kelvin.
Para criar as condições fantásticas necessárias para abrir um buraco de minhoca com energia negativa ou criar um falso vácuo com energia positiva, talvez fosse preciso dispor de um ‘quebrador cósmico de átomos’.
Os físicos estão tentando construir aceleradores ‘de mesa’ capazes, em princípio, de atingir bilhões de elétron-volts. Eles utilizaram raios laser poderosos para alcançar uma aceleração energética de 200 bilhões de elétron-volts por metro, um novo recorde.
Os avanços são rápidos, e a energia está aumentando num fator de dez a cada cinco anos. Embora problemas técnicos ainda não tenham permitido a criação de um verdadeiro acelerador de mesa, uma civilização avançada terá bilhões de anos para aperfeiçoar esse e outros artefatos.
Implosão a laser
Em princípio, pode ser possível criar raios laser de potência ilimitada; as únicas restrições são a estabilidade do material de laser e a energia da fonte.
Já são comuns em laboratório os laseres de terawatts (trilhões de watts), e laseres de petawatts (quatrilhões de watts) estão pouco a pouco se tornando possíveis (a título de comparação, uma usina nuclear comercial gera apenas 1 bilhão de watts de energia contínua).
Podemos até mesmo visualizar um laser de raios X movido pela energia de uma bomba de hidrogênio, que carregaria energia inimaginável.
No Laboratório Nacional Lawrence Livermore, uma bateria de laseres é disparada radialmente sobre uma pequena bolota de deutereto de lítio, o ingrediente ativo de uma bomba de hidrogênio, para ‘domesticar’ a potência da fusão termonuclear.
Nanobô recria a civilização
Se os buracos de minhoca criados nos procedimentos anteriores forem pequenos ou instáveis demais ou se os efeitos da radiação forem demasiado intensos, então talvez pudéssemos enviar apenas partículas do tamanho de átomos através de um buraco de minhoca.
Nesse caso, essa civilização poderia partir para a última solução possível: fazer passar pelo buraco uma ‘semente’ de tamanho atômico, capaz de fazer a civilização renascer do outro lado.
Esse processo é encontrado comumente na natureza. A semente do carvalho, por exemplo, é compacta, resistente e própria para sobreviver a uma viagem longa e a viver da terra. Ela contém toda a informação genética necessária para regenerar a árvore.
Uma civilização avançada pode querer enviar pelo buraco de minhoca informações suficientes para criar um ‘nanobô’, ou máquina auto-reprodutora de tamanho atômico, construída com a ajuda da nanotecnologia.
Ela seria capaz de viajar a uma velocidade próxima à da luz, porque teria apenas o tamanho de uma molécula. Ela aterrissaria sobre uma lua árida e utilizaria as matérias-primas para criar uma fábrica química que geraria milhões de cópias dela mesma.
Uma multidão desse robôs então viajaria a outras luas, em outros sistemas solares, e criaria novas fábricas químicas.
Esse processo todo seria repetido inúmeras vezes, gerando milhões e mais milhões de cópias do robô original. Começando com um único robô, haveria uma esfera de trilhões desses robôs se expandindo, colonizando a galáxia inteira.
(Essa idéia foi a base do filme ‘2001’, provavelmente o retrato fictício de maior precisão científica feito até agora de um encontro com uma forma de vida extraterrestre.
Em lugar de topar com seres alienígenas num disco voador ou na nave Enterprise, a possibilidade mais realista é que façamos contato com uma sonda robótica deixada numa lua por uma civilização do tipo 3 de passagem pelo local.
Essa possibilidade foi apresentada por cientistas nos minutos iniciais do filme, mas Stanley Kubrick cortou as entrevistas com eles da edição final do filme.)
Em seguida, essas sondas robóticas criariam enormes laboratórios de biotecnologia. As seqüências de DNA dos criadores das sondas teriam sido registradas cuidadosamente, e os robôs teriam sido desenhados para injetar essa informação em incubadoras que, então, clonariam a espécie inteira.
Uma civilização avançada poderia, também, codificar as personalidades e as memórias de seus habitantes e injetá-las nos clones, permitindo que a raça inteira fosse reencarnada.
Embora esse cenário seja aparentemente fantástico, ele condiz com as regras conhecidas da física e da biologia e estaria dentro das capacidades de uma civilização de tipo 3.
Não existe nas leis da ciência nada que impeça a regeneração de uma civilização a partir do nível molecular. Para uma civilização moribunda presa num Universo em processo de congelamento, essa talvez representasse sua última esperança. (Tradução de Clara Allain)
domingo, dezembro 30, 2007
O homem mais rico da Babilônia
ERA UMA VEZ, na antiga Babilônia, um homem muito rico chamado Arkad. Conhecido em toda parte devido a uma imensa riqueza, tornara-se igualmente famoso pela liberalidade. Mostrava-se generoso com os mais necessitados e com a família, sendo um homem pródigo em suas próprias despesas. Entretanto, a cada dia sua riqueza crescia mais rapidamente do que podia gastá-la. E houve alguns amigos da juventude que vieram até ele, dizendo-lhe:
— Você, Arkad, é mais venturoso do que nós. Você se tornou o homem mais rico de toda a Babilónia, enquanto nós lutamos para sobreviver. Pode usar as mais finas roupas e degustar as mais requintadas iguarias, enquanto nós devemos nos dar por satisfeitos se apenas propiciamos à família uma indumentária decente ou a alimentamos da melhor maneira possível. "Contudo, alguma vez fomos iguais. Tivemos o mesmo professor, participamos das mesmas brincadeiras, e nem nos estudos nem nas brincadeiras você se sobressaiu mais do que nós. E nos anos que se seguiram você foi um cidadão tão honrado quanto nós. "Tampouco trabalhou mais duro ou mais assiduamente, pelo menos até onde sabemos. Por que então deveria o caprichoso destino escolhê-lo para gozar de todas as boas coisas da vida e ignorar-nos, a nós que igualmente somos merecedores?
Após o que Arkad protestou com eles, dizendo por sua vez:
— Se vocês não adquiriram mais do que uma pobre existência desde os tempos em que éramos jovens, isso se deve a que não conseguiram aprender ou não observaram as leis que governam a acumulação de riqueza. "O 'voluntarioso Destino' é um deus cheio de malícia que não assegura um bem duradouropara ninguém. Ao contrário, ele traz ruína para quase todo homem sobre quem faz chover ouro não conquistado. Ele produz os gastadores libertinos, que logo dissipam tudo o que recebem e se deixam dominar pelos mais extravagantes apetites, que nem sempre podem satisfazer. Outros ainda, a quem esse caprichoso deus favorece, tornam-se avarentos e entesouram sua riqueza, temendo despender o que têm por saberem que não são capazes de repô-lo. São além disso assediados pelo medo de roubo e acabam construindo para si mesmos uma vida de necessidades e secreta tristeza.
"Há provavelmente outros que conseguem dinheiro fácil e o aumentam, sem deixar de se sentirem felizes e abastados cidadãos. Mas são tão poucos que só sei deles por ouvir dizer. Pensem nessas pessoas que de repente se viram herdando uma riqueza e confiram se as coisas não se passam assim."
Os amigos admitiram que a respeito dos conhecidos que tinham herdado uma fortuna aquelas palavras eram realmente verdadeiras e suplicaram-lhe que explicasse a eles como tinha conseguido juntar tantos bens.
— Ainda em plena juventude — continuou Arkad —, eu olhava em minha volta e observava todas aquelas boas coisas capazes de propiciar felicidade e contentamento. Percebi então que a riqueza aumentava ainda mais a potência delas.
"A riqueza é um poder. Com a riqueza, muitas coisas se tornam possíveis.
"Este pode embelezar sua casa com os móveis mais refinados.
"Aquele pode viajar pêlos mares distantes.
"Esse outro pode regalar-se com as finas iguarias de terras longínquas.
"Outro mais pode comprar ornamentos lavrados em ouro ou cravejados de pedras preciosas.
"Pode-se mandar construir templos magníficos para os deuses.
"E possível, enfim, fazer todas essas coisas e muitas outras, onde sempre haverá deleite para os sentidos e gratificação para a alma.
"E, quando percebi tudo isso, declarei a mim mesmo que reivindicaria o meu quinhão entre as boas coisas da vida. Não seria nenhum desses que se mantêm a distância, observando invejosamente os prazeres do outro. Não me contentaria em vestir roupas baratas que parecem respeitáveis. Não me daria por satisfeito com a parte que cabe a um homem pobre. Ao contrário,faria de mim mesmo um conviva nesse banquete de boas coisas. "Sendo, como sabem, filho de um humilde comerciante, membro de uma grande família sem qualquer expectativa de herança, e não me achando dotado, como me disseram vocês com tanta franqueza, de poderes superiores ou talentos especiais, decidi que, se realmente quisesse conseguir tudo o que desejava, precisaria basicamente de tempo e estudo.
"Todos os homens têm tempo em abundância. Cada um de vocês vem deixando escapar tempo suficiente para tornar-se rico. E ainda, como admitem, não têm nada para apresentar senão suas boas famílias, de que, aliás, podem com justiça orgulhar-se. "Quanto ao estudo, nosso sábio professor não nos ensinou que o aprendizado consistia em dois tipos: o primeiro cuidando das coisas que aprendíamos e sabíamos, o outro baseando-se na prática que nos ajuda a encontrar aquilo que não conhecemos?
"Assim, resolvi-me a investigar como alguém consegue acumular riqueza e, quando descobrisse, tornar tal coisa minha própria tarefa e realizá-la bem. Pois não é justo que devamos gozar enquanto permanecemos sob a brilhante luz do sol, compensando os sofrimentos que teremos de enfrentar quando par t irmos para a escuridão do mundo do espírito?
"Empreguei-me como escriba na sala de registros e todos os dias trabalhei horas sem conta sobre as tabuinhas de argila. Semana após semana, mês após mês, dei um duro danado sem que os meus vencimentos dessem mostras de crescer. Comida, roupa, os compromissos para com os deuses, além de outras coisas de que já não consigo lembrar-me, consumiam tudo o que eu ganhava. Mas minha determinação continuou de pé. "E um dia Algamish, o homem que empresta dinheiro, veio até a administração da cidade e solicitou uma cópia da Nona Lei, dizendo-me: 'Preciso disso em dois dias; se me entregar as cópias no prazo, pode contar com duas moedas de cobre pelo serviço.'
"Trabalhei arduamente, mas o texto da lei era muito comprido, e quando Algamish voltou eu ainda não tinha terminado a transcrição. Ele ficou uma fera e teria me dado uma boa surra se eu fosse seu escravo. Sabendo, porém, que não lhe era permitido agredir-me no prédio da administração, não senti qualquermedo e disse-lhe: 'Algamish, você é um homem realmente rico. Diga-me como posso também tornar-me rico, e prometo-lhe que passarei a noite em claro entalhando as tabuinhas. Assim que o sol nascer, estarão prontas.'
"Ele sorriu e respondeu-me: 'Você é um belo tratante, mas vamos considerar isso como uma transação.' "Gravei durante toda a noite, embora minhas costas doessem e o cheiro de óleo queimado do candeeiro fizesse minha cabeça latejar a ponto de deixar-me os olhos em frangalhos. Mas quando ele voltou, em plena alvorada, as tabuinhas estavam prontas. " 'Agora', disse-lhe, 'cumpra sua promessa.' " 'Você fez a sua parte em nossa transação, meu filho', disse-me ele, com benevolência, 'e estou pronto para fazer a minha. Vou lhe falar das coisas que deseja saber porque estou envelhecendo, chegando à idade em que já não se consegue segurar a língua. E quando a juventude busca o conselho dos mais velhos ela recebe a sabedoria dos anos. Muito frequentemente, porém, a juventude pensa que o idoso detém apenas a experiência dos dias que se foram e por isso não a aproveita. Lembre-se que o sol que brilha hoje é o sol que brilhou quando seu pai nasceu e que continuará brilhando quando seu último neto tiver passado para o mundo dos mortos.'
" 'Os pensamentos da juventude', continuou ele, 'são luzes resplandecentes que brilham como meteoros que muitas vezes tornam o céu reluzente, mas a experiência dos mais velhos assemelha-se a estrelas fixas que, sem mudar de lugar, auxiliam o marinheiro a orientar o seu curso.' " 'Guarde bem minhas palavras, pois do contrário deixará de assimilar a verdade do que lhe contarei e pensará ter sido em vão todo o trabalho que teve durante essa noite.'
"Então ele me olhou com perspicácia por baixo das peludas sobrancelhas e disse num tom lento e enérgico: 'Achei o caminho para a riqueza quando decidi que conservaria comigo uma parte de tudo que ganhasse. E assim fará você.'
"E continuou me olhando com uma insistência que parecia ir ao fundo de minha alma, mas nãodisse mais nada.
" 'É tudo?', perguntei.
" 'Foi o suficiente para transformar o coração de um pastor de ovelhas no coração de um emprestador de dinheiro', replicou ele.
" 'Mas tudo o que ganho não vem mesmo para o meu bolso?', perguntei.
" 'Nada mais falso', respondeu ele. 'Você não paga pelas roupas e pelas sandálias que usa?
Não paga pelas coisas que come? Consegue viver na Babilónia sem fazer despesas? O que tem para apresentar do que recebeu no mês passado? E de tudo quanto ganhou no último ano? Louco! Você paga a todo mundo, menos a si mesmo. Idiota, está trabalhando para os outros. Bem melhor do que isso faz o escravo, que trabalha para o seu dono em troca de roupa e comida. Se guardasse para si mesmo um décimo de tudo o que ganha, quanto teria dentro de dez anos?'
"Meu conhecimento dos números não me desamparou, e respondi: 'Ora, o equivalente a um ano de trabalho.'
" 'Pois está dizendo apenas meia verdade', retorquiu ele. 'Cada moeda de ouro que economizar é um escravo que pode trabalhar para você. Cada cobre que essa moeda produzir torna-se um filho apto a levantar mais fundos. Se quiser tornar-se rico, então tudo o que você economizar deve ser utilizado no sentido de proporcionar-lhe toda a abundância por que anseia.'
" 'Você pensa que o estou ludibriando por sua longa noite de trabalho', continuou ele, 'mas em minhas palavras há uma fortuna, se for suficientemente inteligente para perceber a verdade que acabo de pôr em suas mãos.'
" 'Uma parte de tudo o que ganha pertence exclusivamente u você. No mínimo, um décimo, mesmo nas ocasiões em que tiver recebido pouco dinheiro. Pode ser mais, de acordo com o que produzir. Pague a si mesmo primeiro. Não compre ao fazedor de roupas ou ao fazedor de sandálias mais do que possa pagar com o restante, devendo ainda separar o bastante para alimentar-se, ajudar o próximo e pôr em dia as obrigações com os deuses.'
" 'A riqueza, como uma árvore, cresce a partir de uma simples semente. A primeira moeda de cobre que economizar será a semente a partir da qual sua árvore da riqueza crescerá. Quanto mais cedo plantá-la, mais cedo a árvore crescerá. E quanto mais fielmente alimentar e regar essa árvore com economias constantes, logo chegará o dia em que poderá abrigar-se em pleno contentamento embaixo de sua sombra.'
"Tendo dito isso, pegou suas tabuinhas e foi embora.
"Pensei muito a respeito do que ele me dissera, e suas palavras me pareceram razoáveis. Assim, decidi fazer a experiência. Sempre que recebia um pagamento, tirava e guardava uma em cada dez moedas de cobre. E, estranho como possa parecer, não fiquei mais desprovido de fundos do que antes. Percebi pequena diferença quando comecei a me arranjar sem isso, mas freqüentemente me via tentado, à medida que minha reserva crescia, a utilizá-la para adquirir as boas coisas que os mercadores ofereciam, objetos trazidos por camelos e navios da terra dos fenícios.
Prudentemente, porém, consegui refrear o impulso. "Doze meses se tinham passado quando Algamish voltou a me procurar, dizendo-me: 'E então, meu filho, pagou a si mesmo não menos de um décimo sobre tudo quanto ganhou no ano passado?'
"Respondi todo orgulhoso: 'Sem dúvida, mestre, foi exata-mente o que fiz.'
" 'Ótimo', comentou, abrindo um largo sorriso para mim, 'e o que fez com essa reserva?'
" 'Entreguei-a a Azmur, o oleiro, que me disse estar viajando pelos mares distantes e que em Tiro compraria para mim jóias valiosíssimas, só encontradas na Fenícia. Quando voltar, poderemos vendê-las a preço bem mais alto e dividiremos os lucros.'
" 'Bem, os loucos precisam mesmo aprender', rosnou ele, 'mas por que confiar nos conhecimentos de um oleiro sobre jóias? Você procuraria o padeiro para colher informações sobre as estrelas? Não, por minha túnica, iria até um astrólogo, se pelo menos tivesse cabeça para pensar. Suas economias se foram, meu jovem, você arrancou sua árvore da riqueza pelas raízes. Contudo, plante outra. Tente novamente. E da próxima vez em que precisar de conselhos sobre jóias, corra até um ourives. Se quiser conhecer a fundo as ovelhas, procure o pastor que cuida delas. Conselho é uma coisa que se dá de graça, mas deve guardar consigo apenas o que lhe parece valioso. Aquele que aceita conselhos sobre suas economias junto a pessoas inexperientes em tais matérias pagará com essas mesmas economias para provar a falsidade da opinião dos outros.' Dizendo isso, Algamish partiu.
"E aconteceu realmente como ele tinha previsto. Pois os fenícios são salafrários e venderam a Azmur pedaços de vidro sem valor que pareciam pedras preciosas. Mas, seguindo as palavras de Algamish, voltei a economizar, mesmo porque já tinha formado o hábito e isso não constituía para mim nenhuma dificuldade.
"Mais uma vez, doze meses depois, Algamish apareceu na sala dos escribas e dirigiu-se a mim. 'Que progressos andou fazendo desde a última vez em que nos vimos?'
" 'Paguei a mim mesmo religiosamente', respondi, 'e confiei minhas economias a Agger, o fazedor de escudos, para comprar bronze. A cada quatro meses ele me paga uma parte dos lucros.'
" 'Ótimo. E o que tem feito com esse dinheiro extra?'
" 'Dei uma festa com mel, vinho e iguarias de primeira. E comprei também uma túnica escarlate. Qualquer dia desses devo comprar um burrico para os meus deslocamentos.'
"Algamish não disfarçou o riso: 'Você está comendo os filhos de suas economias. Como pode esperar que trabalhem para você? Como eles mesmos poderão ter filhos que venham a produzir mais renda para você? Primeiro reúna um exército de escravos dourados, e só então poderá refestelar-se com banquetes ricos sem sentir remorsos.' E, assim dizendo, partiu novamente.
"Não voltei a vê-lo durante dois anos, até que reapareceu, o rosto sulcado pelas rugas, os olhos visivelmente cansados, pois ele se achava então numa idade bastante avançada. Disse-me: 'Arkad, conseguiu afinal obter a riqueza com que sonhava tanto?'
"Respondi-lhe: 'Não ainda tudo que desejo, mas já tenho alguma coisa que rende muito bons lucros, que, por sua vez, fazem outro tanto.'
" 'E você ainda busca o conselho dos oleiros?'
" 'Bem, o que eles dizem sobre como fabricar tijolos é realmente muito bom', retorqui.
" 'Arkad', continuou ele, 'você aprendeu bem suas lições. Aprendeu primeiro a viver com menos do que podia ganhar. Depois aprendeu a aconselhar-se junto àqueles cuja competência deriva de suas próprias experiências. E, finalmente, aprendeu a fazer o ouro trabalhar para você.
" 'Você ensinou a si mesmo como adquirir dinheiro, poupá-lo e usá-lo. Reuniu, portanto, condições para ocupar uma posição de confiança. Estou me tornando muito velho. Meus filhos só pensam em gastar e não dão a menor importância aos ganhos. Meus negócios são grandes, e até grandes demais para que eu possa cuidar de tudo. Se você concordar em ir para Nippur, a fim de tomar conta das terras que possuo na região, torná-lo-ei meu sócio, e você participará de meu testamento.'
"Assim, fui para Nippur e comecei a administrar suas propriedades, que eram imensas. E como estivesse cheio de ambição e dominasse as três leis que nos ensinam a lidar de maneira exitosa com a riqueza, tive condições de aumentar ainda mais o valor de seus bens. Prosperei muito e, quando o espírito de Algamish partiu para a esfera da escuridão, vi-me como um beneficiário legalmente reconhecido de sua herança." Assim falou Arkad, e, quando terminou sua narrativa, um dos amigos ali reunidos disse:
— Você inclusive deu a sorte de que Algamish o tivesse nomeado um de seus herdeiros.
— Minha sorte limita-se ao fato de que desejava prosperar antes de tê-lo encontrado pela primeira vez. Não tive que provar durante quatro anos minha determinação de propósito, reservando para mim mesmo um décimo de tudo que auferia? Você chamaria de sortudo o pescador que, tendo passado anos estudando os hábitos dos peixes, por uma simples mudança do vento soubesse onde jogar sua rede? A oportunidade é uma deusa desdenhosa que não perde tempo com os que não estão preparados.
— Você teve uma tremenda força de vontade em continuar poupando depois de ter perdido as economias do primeiro ano. Nisso, foi extraordinário — disse um outro.
— Força de vontade! — retorquiu Arkad. — Bobagem. Você acredita que a força de vontade seja capaz de dar a um homem energia suficiente para erguer um peso que o camelo não pode carregar ou puxar uma carroça que os próprios bois não conseguem levar adiante? A força de vontade não passa de um propósito inflexível para dar conta de uma tarefa a que você mesmo se obrigou. Se eu determinar para mim mesmo uma tarefa, por mais boba que seja, terei de levá-la a cabo. Como poderia de outro modo ter confiança em mim para fazer coisas importantes? Se me dissesse:
"Durante cem dias, quando eu cruzar a ponte na cidade, apanharei uma pedra do chão e a jogarei dentro do rio", eu o faria. Se no sétimo dia passasse por ali sem me lembrar da resolução tomada, não diria: "Amanhã jogarei duas pedras em vez de uma." Ao contrário, voltaria e atiraria a pedra ao rio. Tampouco seria capaz de me dizer lá pelo vigésimo dia: "Arkad, isso não tem utilidade alguma. Que proveito tem para você atirar uma pedra ao rio todos os dias? Arremesse logo um bom número delas e acabe com isso." Não, também não conseguiria pensar desse modo. Quando me decido por uma tarefa, vou até o fim. Conseqüentemente, tomo muito cuidado para não começar tarefas difíceis e impraticáveis, porque tenho meu conforto íntimo em alta conta.
— Se o que diz é verdadeiro — aparteou um terceiro interlocutor — e parece, como afirmou, razoável, sendo tão simples, se todos os homens o fizessem não haveria bastante riqueza para todos.
— A riqueza cresce onde quer que os homens empreguem energia — replicou Arkad. — Se um homem rico constrói um novo palácio para si, o ouro despendido vai embora? Não. O oleiro, o operário e o arquiteto participam desse ouro. E quem quer que trabalhe na obra participa dele. Mesmo depois de construído, o palácio não vale tudo quanto custou? E o terreno sobre o qual se ergue não passa a valer mais pelo próprio fato de abrigá-lo? E os terrenos circunvizinhos não se tornam igualmente valorizados? A riqueza cresce através de meios mágicos. Ninguém pode estabelecer um limite para isso. Não construíram os fenícios grandes cidades em costas inóspitas com a riqueza proveniente de seus navios mercantes?
— O que poderia nos aconselhar para que também nós nos tornemos ricos — perguntou um outro dos amigos. — Os anos passaram, não somos mais jovens e não guardamos nada.
— Aconselho-os a fazer uso da sabedoria de Algamish e dizer a si mesmos: "Uma parte de tudo o que eu ganhar pertence a mim." Digam isso pela manhã assim que acordarem, à tarde, à noite, em todas as horas do dia. Digam isso a si mesmos até que as palavras se transformem em letras de fogo gravadas no céu.
"Impregnem-se com a idéia. Ocupem toda a alma com esse pensamento. E assimilem tudo que lhes pareça sábio. Separem não menos de um décimo e economizem. Façam todas as despesas necessárias, mas poupem primeiro essa pequena cota. Cedo vão experimentar a deliciosa sensação de um tesouro cuja posse cada um de vocês tem legitimamente condições de reivindicar. Quanto mais ele crescer, mais se verão estimulados. Vibrarão com uma nova alegria de viver. Encararão a possibilidade de maiores esforços para ganharem mais. Pois não estarão reservando, sobre os lucros maiores, a mesma percentagem?
"Aprendam portanto a fazer com que seu tesouro trabalhe para vocês. Tornem-no seu escravo. Façam seus filhos e os filhos de seus filhos trabalharem para vocês.
"Assegurem uma renda para o futuro. Olhem para os mais idosos e não esqueçam que dia virá em que também vocês estarão velhos. Por isso, invistam seu tesouro com toda a cautela do mundo. Taxas usurárias de retorno são sereias enganosas, que cantam, naturalmente, mas para lançar o incauto contra as rochas do desperdício e do remorso.
"Providenciem para que sua família não deseje que os deuses os chamem para o reino deles. E sempre possível garantir tal proteção com pequenos pagamentos a intervalos regulares. Por isso, o homem previdente não perde tempo esperando que apareça uma grande soma, a fim de utilizá-la em tão prudente propósito.
"Busquem o conselho dos homens sábios. Procurem informar-se com pessoas cujo trabalho cotidiano é o manuseio do dinheiro. Deixem que elas os protejam de erros como os que eu mesmo cometi ao entregar minhas economias a Azmur, o oleiro. Um retorno pequeno e certo é uma coisa mais desejável que o risco.
"Aproveitem a vida enquanto estiverem aqui. Não exagerem nem tentem economizar demais. Se um décimo de tudo que ganharem é o que vocês podem confortavelmente poupar, contentem-se com essa porção. Por outro lado, vivam de acordo com suas rendas e não sejam sovinas nem temerosos ao gastar. A vida é boa e rica com coisas que valham a pena e causem prazer."
Seus amigos agradeceram-lhe por aquelas palavras e se foram. Alguns mantiveram-se em silêncio, porque não tinham imaginação e não podiam entender. Outros mostraram-se sarcásticos, porque pensavam que um homem tão rico deveria compartilhar sua fortuna com velhos amigos menos afortunados. Um terceiro grupo, entretanto, parecia ter nos olhos uma nova luz. Perceberam que Algamish tinha voltado regularmente à sala dos escribas, porque estava observando um homem que por seus próprios esforços saía da escuridão para a luz. Quando esse homem achou a luz, um lugar esperava por ele. Ninguém podia ocupar esse lugar sem que pêlos próprios esforços chegasse à compreensão, ou seja, até que estivesse pronto para a oportunidade.
As pessoas desse terceiro grupo foram as únicas que, nos anos que se seguiram, continuaram visitando Arkad, que as recebia cheio de contentamento. Reunia-se com elas e transmitia-lhes de bom grado sua sabedoria, como gostam sempre de fazer os homens de grande experiência. E assistia-os quanto a investirem suas economias naquilo que trouxesse lucros com segurança, evitando que apostassem em coisas que não rendessem dividendos. O momento decisivo na vida desses homens ocorreu quando compreenderam a verdade que tinha passado de Algamish para Arkad e de Arkad para eles.
Texto extraído do excelente livro: O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason
O significado do sucesso como resultado dos esforços e aptidões está neste livro de George Clason, que tem sido considerado um guia para a compreensão financeira. Segundo o autor, o propósito é justamente este - oferecer àqueles que ambicionam o sucesso financeiro um insight para ganhar dinheiro, poupá-lo e fazer com seus lucros ainda mais dinheiro.
www.acasadoaprendiz.com
sábado, dezembro 29, 2007
EU PEDI...
Eu pedi sabedoria... e Deus deu-me problemas para resolver.
Eu pedi prosperidade... e Deus deu-me cérebro e músculos para trabalhar.
Eu pedi coragem...e Deus deu-me obstáculos para superar.
Eu pedi amor...e Deus deu-me pessoas com problemas para ajudar.
Eu Pedi favores... e Deus me deu oportunidades
Não recebi nada do que pedi, mas recebi tudo o que precisava."
Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar
sexta-feira, dezembro 28, 2007
O Impacto que causamos nas Pessoas
O impacto que causamos nos outros é importante em qualquer circunstância, pelo que só desenvolvendo um estilo congruente de presença pessoal se poderão melhorar as competências de liderança necessárias à criação dum ambiente de motivação e entusiasmo na respectiva equipa. Os impactos que causamos nos outros, incluindo aquele que decorre da nossa presença pessoal, poderão ajudar a superarmos situações difíceis.
No mundo empresarial actual é normal que cada um queira maximizar a sua presença, criando um impacto de vulto nas pessoas com que trabalha e se reúne. É neste contexto que a percepção que cada um tem de si próprio, desempenha um papel importante, para que cada pessoa possa ter a noção dos aspectos pessoais a melhorar em termos de estilo de comunicação e estratégia.
Adoptar uma atitude positiva, demonstrar confiança e utilizar um estilo de comunicação dinâmico, são aspectos que contribuem para reforçar a boa impressão que cada pessoa pretende causar nos outros, através da projecção duma imagem que reflecte os seus valores e pontos fortes. Estes aspectos transmitem aos outros uma ideia sobre aquilo que realmente nos inspira e motiva. Há que ter a noção da maneira como queremos que os outros nos vejam, bem como do que queremos efectivamente ser.
A nossa imagem e o modo como a utilizamos é fundamental para a percepção das nossas capacidades, competências e potencial, por parte dos outros. É impressionante a rapidez com que se pode causar uma impressão nos outros. Existe uma relação directa entre o impacto causado nos outros e o conceito que cada um tem a respeito de si próprio. Antes de se poder ambicionar a causar um impacto positivo, precisamos de ter uma clara noção daquele que pensamos ser esse impacto, para que se obtenham os resultados pretendidos. Neste contexto, a confiança demonstrada é contagiante, mas a falta dela também o é.
A capacidade de projectar a imagem adequada pode representar a diferença entre sucesso e insucesso. Cada um de nós é muito mais do que aquilo que faz e a nossa presença pessoal corresponde à experiência que os outros têm de nós e ao modo como somos recordados posteriormente. O impacto que a nossa presença causa nos outros é tanto sobre nós quanto o é pelo modo como parecemos.
O primeiro passo para desenvolvermos o nosso impacto pessoal e presença é o de identificar aquilo que efectivamente queremos projectar nos outros. Quais são os nossos pontos fortes? Quais são os valores que defendemos? Como gostamos que os outros nos vejam? Como queremos ser? A presença real e o impacto que essa presença causa nas outras pessoas resultam da nossa congruência relativamente a todos estes aspectos.
Mario Santos
Consultor de Liderança e Formador
10 dicas para viver com entusiasmo
2. Valorize suas idéias e intuição. Acredite em si!
3. Não reclame. Não fale mal dos outros;
4. Cultive o bom humor, o sorriso, a alegria;
5. Ouça agressivamente. Dê atenção às pessoas;
6. Estenda a mão aos outros. Coopere. Participe;
7. Comprometa-se. Faça mais do que esperam de si;
8. Faça tudo com atenção aos detalhes;
9. Cuide-se. Vista-se bem. Goste de sua imagem;
10. Não chore. Decida-se a mudar a realidade.
AS DIVISÕES DA VACA
1 - Cernelha (cachaço) - Estufar;
2 - Cernelha (acém redondo) - Assar, grelhar;
3 - Costeletas do lombo - Assar, grelhar;
4 - Vazia (rosbife) - Assar, grelhar;
5 - Alcatra - Grelhar, assar;
6 - Chã de fora - Grelhar, assar;
7 - Rabadilha - Grelhar, assar, fritar;
8 - Aba das costelas carregada - Grelhar;
9 - Peito - Estufar;
10 - Aba das costelas descarregada - Estufar;
11 - Aba descarregada (rolo) - Recheado e assar no forno;
12 - Jarrete (chambão, lagarto) - Estufar;
13 - Pá (espádua) - Grelhar, assar, estufar;
14 - Rabo - Estufar;
15 - Coelho - Assar no forno, grelhar;
16 - Nispo (gémeos) – Estufar;
A - Chã de dentro (pojadouro) - Grelhar.
A IDADE DE SER FELIZ
Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar,
fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.
Uma só idade para a gente se encantar com a vida, viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo, nem culpa de sentir prazer.
Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida, à nossa própria imagem e semelhança,
vestir-se com todas as cores, experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem em que todo o desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo Novo, de Novo e de Novo… e quantas vezes for preciso.
Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se
PRESENTE e tem a duração do instante que passa…
(Mário Quintana)
-TRUQUES PARA EMAGRECER SEM DIETAS
Diga não às Dietas e sim a reeducação alimentar (mudança nos hábitos).
Um corpo belo e esbelto é, hoje em dia , o objetivo de muita gente.Sem duvida alguma, as pessoas magras tem menos doenças e vivem mais tempo do que as que tem excesso de peso.As imprudentes dietas ditadas pela moda falham quase sempre. Por isso, emagrecer de maneira natural é a melhor e mais segura alternativa hoje.
Desde as dietas de elevado teor de proteínas as de baixo teor de gorduras, das dietas das fibras ou de um só alimento até combinações estranhas e refeições de leite batido. As pessoas que querem perder peso seguem uma multiplicidade de conselhos confusos.
Na maior parte dos casos esses conselhos são inofensivos- muitos são tão impraticáveis ou anti-sociais que ninguém consegue segui-los durante muito tempo-, mas, em alguns casos, podem ser perigosos para a saúde ou até levar a pessoa a aumentar o peso.
Felizmente , emagrecer não implica seguir as dietas da moda ou os padrões absurdos de alimentação. Com uma alimentação equilibrada de alimentos naturais, pobre em gorduras e açúcar , a maior parte das pessoas consegue perder peso com segurança e de maneira simples, estabelecendo padrões saudáveis de alimentação para a vida inteira.
No caso de algumas pessoas , a mudança para uma alimentação de baixo teor de gorduras e açúcar obriga apenas a pequenos ajustes em seus hábitos alimentares.
Para outras, significa uma mudança radical permanente. Pode ser necessário algum tempo para que a pessoa se habitue às mudanças, mas os efeitos em termos de saúde, o aumento de vitalidade e a perda de peso constituem um poderoso incentivo para insistir, mesmo que ocorram deslizes ocasionais
Tem pessoa que parece estar sempre de dieta. Numa semana anuncia , dize orgulhosa , que perdeu cinco quilos.,algumas semanas depois comenta, infeliz, que os recuperou.
Mas não se pode culpá-la, nem aos milhões de outras pessoas que lutam contra os quilos a mais. A culpa é de algumas dietas “ boas demais para ser verdade.” As pessoas fazem dietas drásticas , que proporcionam grande perda de peso em pouco tempo, quase sempre recuperam todos os quilos perdidos. “ E algumas adquirem mais do que perderam “ diz Stephen Fareli, diretor associado do Instituto Cooper de Pesquisa Aeróbica. Além disso, as versões exageradas dessas dietas não são saudáveis e podem fazer mal à saúde.
Se dissermos que temos um método para emagrecer sem passar fome e, o que é mais importante, sem comprometer a saúde e que impede a volta dos quilos perdidos , você pode até não acreditar , mas muita atenção porque vamos revolucionar o mundo da nutrição: nossa intenção é lhe convencer de que para emagrecer você deve mudar seus hábitos alimentares através da reeducação e esquecer a palavra DIETA.
Dieta da sopa, das proteínas ,dos carboidratos etc. A lista de tortura dietética é imensa. A cada dia surgem mais opções para fazer você passar fome e ficar semanas de mau humor. E o que têm em comum essas dietas? Três coisas: se você as seguir ao pé da letra o que é muito difícil, perderá quilos rapidamente; elas se espalham com rapidez com o boca a boca; e são incompatíveis com a alimentação normal e diária.
Mas vamos pensar um pouco: o seu peso vai se manter igual ao abandonar a dieta? Você seria capaz de viver toda sua vida fazendo a mesma Dieta? Achamos que não.
Deixe de destruir o metabolismo e aposte em perder peso de forma saudável, natural e sem fome. Você só tem que se educar ( mudar hábitos alimentares) para aprender a comer bem e riscar DIETA de seu vocabulário para sempre.
Praticamente todas as dietas atingem um único objetivo: a perda de peso. Mas no resultado final fracassam , porque os quilos perdidos voltam ao abandonar a dieta, que é substituída por uma alimentação normal e repleta de maus hábitos alimentares. Pense quantas pessoas você conhece que se submeteram a um regime restritivo durante meses , sem comer com a família e sem jantar com os amigos até alcançar o seu peso ideal.
E dessas pessoas , quantas você conhece que tenham recuperado o peso perdido? Na maioria das vezes isso ocorre logo após o sacrifício , porque tendo acabado a dieta, essas pessoas voltam à sua rotina normal, comendo errado o que sempre comiam e em quantidades exageradas, devido aos maus hábitos alimentares adquiridos durante toda a sua vida.
Quando a rotina da alimentação normal volta, os quilinhos perdidos são recuperados, pois a maioria das dietas é baseada na ingestão de alimentos diuréticos e laxantes e que fazem perder líquidos rapidamente. A simples reidratação dos tecidos faz o peso aumentar e, para piorar , o metabolismo se defende guardando reservas para si em caso de nova escassez de” combustível.” O peso pode até aumentar mais e você novamente corre em busca de nova dieta miraculosa,.quando o correto seria substituir os maus pelos bons hábitos alimentares.(reeducação.).
As dietas fazem sucesso por um período curto e emagrece momentaneamente , ao passo que com a reeducação alimentar( mudança dos hábitos), você permanece magro por toda sua vida e o que é mais importante com muita saúde, sem passar fome e comendo de tudo moderadamente..
As dietas ou regimes alimentares não funcionam porque tem que ser feita por um período curto. Você passa fome constantemente, pois a quantidade de alimentos oferecidos pelas dietas é pequeno. Além dos mais priva as pessoas dos alimentos essenciais para o organismo, prejudicando assim a sua saúde, pois nosso organismo necessita ingerir diariamente: carboidratos, gorduras e proteínas além vitaminas e minerais e quando na falta dos mesmos podemos ficar debilitados e doentes.
Outro fator que faz com que as dietas não funcione é, o rigorismo no controle da quantidade de calorias a serem ingeridas, além do que é muito complicado e difícil contar as calorias de cada refeição. As dietas normalmente já vem prontas ou relaciona os alimentos que devem ser consumidos e suas respectivas calorias, mas muita das vezes é difícil até mesmo achar o alimento indicado .
As pessoas só podem comer os alimentos/produtos escolhidos para aquela dieta e que muitas vezes não tem um bom sabor e a quantidade é insuficiente e o que é mais grave, algumas restringem alimentos essenciais ao bom funcionamento do organismo.
A maioria das dietas falha porque depois de determinado período a pessoa desiste, cansada de comer a mesma coisa todo dia, volta aos antigos e prejudiciais hábitos alimentares engordando novamente.
Curiosamente , todos terminam caindo na dieta do biquínis ao chegar o verão. Mesmo que nosso senso comum nos indique a impossibilidade de conseguir emagrecer com esses métodos, é surpreendente ver gente inteligente seguindo esses regimes pela obsessão de emagrecer e poder colocar um biquíni para ir a praia com uns quilinhos a menos (mais magra e com menos saúde.)
A tirania da moda nos faz acreditar que esbeltez é sinônimo de beleza e nos torna escravos do culto ao corpo, a qualquer preço. Não venda o corpo e a saúde ao diabo! Um corpo bonito é um corpo saudável
No lugar de dietas/regimes drásticos, a ABESO, propõe a reeducação alimentar ( mudança de hábitos alimentares.), em que se evitam os alimentos gordurosos e dá preferência as refeições com frutas , verduras , cereais e carnes magras. Ou então , depois das dietas, as pessoas voltam a comer errado e engordam tudo novamente.
UMA MANEIRA NOVA PARA EMAGRECER SEM DIETAS.
UM PLANO PARA TODA VIDA..
Para emagrecer de maneira natural e descomplicada, sem passar fome, você teria que pensar seriamente em mudar seus hábitos alimentares, substituindo os antigos alimentos que a fizeram engordar por outros que farão emagrecer. Como? Fazendo substituições inteligentes dos alimentos mais pelos menos calóricos.
Ao invés de fechar a boca , abra a sua mente. A melhor garantia para perder peso sem que ele volte é mudar os hábitos alimentares. Seguindo uma alimentação saudável, equilibrada, natural e de baixas calorias , fácil de fazer, adequada ao seu estilo de vida e o que é mais importante, você podendo escolher seus próprios alimentos ao contrário das dietas que são impostos. Livre-se da palavra DIETA. Para emagrecer é preciso mudar a sua despensa.( Tenha em casa somente alimentos saudáveis e de baixas calorias exemplos: grãos , frutas, legumes e verduras , cereais etc..).Evite todo e qualquer tipo de doce.
A maioria das pessoas que conseguem se manter durante toda a vida com um peso ideal e saudável não seguiu uma dieta especifica, aprendeu a comer como gente magra. São conscientes de seu peso e se mantêm na medida desejada porque ingerem com moderação os alimentos que se adaptam ao seu estilo de vida e ao gasto de energia que realizam.Exemplo: um esportista precisa ingerir bem mais calorias do que uma pessoa sedentária, pois ambos possuem estilos de vida diferentes e gastos de energias diferentes.
O segredo é gastar toda energia consumida através dos alimentos, caso contrário irá engordar.Comeu muito? Exagerou no almoço de domingo? Espere a fome bater para se alimentar de novo, pois enquanto ela não vem, ainda há energia em estoque para se gastar.Pense nisto e não coma só porque está no horário do almoço ou do jantar. Esse é o segredo para se manter magro: comer moderadamente e somente o necessário . PENSE NISTO: Coma para viver , não viva para comer.
Certamente, não vamos lhe apresentar nenhum segredo porque você já conhece: a atividade física diária, juntamente com uma alimentação de baixas calorias, são os maiores aliados para emagrecer , viver mais, melhor e com muita saúde. Evita ganho de peso com a idade e são essenciais para que seu corpo fique em perfeito funcionamento.PARA PENSAR: Vive muito quem come pouco.
POR QUE A MUDANÇA DOS MAUS PARA OS BONS HÁBITOS ALIMENTARES É IMPORTANTE PARA A SAÚDE E PERDA DE PESO.
Os hábitos alimentares saudáveis, melhora a saúde , evita várias doenças oriunda dos vícios alimentares arraigados e prejudiciais. A maioria das pessoas com excesso de peso nem se dão conta disso.
Além do mais mudando seus hábitos alimentares, você melhora sua qualidade de vida, perde peso e o que é mais importante não passa fome . Você pode comer de tudo moderadamente ( nada é proibido), apenas dando preferência para aqueles alimentos mais saudáveis/naturais, menos calóricos e assim mantém peso ideal durante toda sua vida, e o que é mais importante com muita saúde.
A prisão de ventre é uma conseqüência direta dos maus hábitos alimentares, pois os intestinos, responsável pela absorção dos alimentos, precisa funcionar de duas a três vezes ao dia para não comprometer a saúde. Se o intestino não vai bem, é sintoma de que alguma coisa está errada com o organismo.
A mudança mais radical e difícil ,para quem adora carnes vermelhas, é deixar ou reduzir seu consumo, sendo que o maior inimigo dos intestinos é o famoso churrasco de domingo.
A IMPORTANCIA E VANTAGENS DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR ( MUDANÇAS NOS HÁBITOS ) E EXERCÍCIOS:
Retarda o envelhecimento, melhora sua saúde , perde peso e não passa fome. Os alimentos indicados no site são energéticos , nutritivos e poderão ser consumidos à vontade , sem restrição de quantidades mas não abuse , todo excesso faz mal. Todos alimentos indicados possuem poucas calorias/ gorduras e os comendo moderadamente não engorda.
Importante: Alimentos muito calóricos é que engorda e calorias em excesso é que envelhece as pessoas, pense nisso na hora de se alimentar.
COMO SE MUDA OS HÁBITOS ALIMENTARES? É SIMPLES E FÁCIL.
Faça substituições dos alimentos perigosos para a saúde por outros benéficos e saudáveis.
Exemplos: substitua a carne vermelha pela carne branca (frango, peru etc.)
Substitua o açúcar refinado por frutas, adoçantes artificiais.
Substitua a manteiga pelo óleo de soja ou azeite de oliva.
Substitua doces, bombons por frutas.
Substitua massas por verduras e legumes,
Substitua refrigerantes, sucos artificiais por sucos naturais.
Substitua alimentos fritos pelos cozidos.
Substitua alimentos cozidos por crus quando possível.
Substitua o leite integral pelo desnatado.
Substitua a cerveja e bebidas alcoólicas pelo vinho.
Estes são apenas alguns exemplos de substituições dentre as muitas que podemos fazer para mudança de nossos hábitos alimentares, visando melhor saúde e maior qualidade de vida, sendo que o emagrecimento virá como conseqüência dessas mudanças (reedução alimentar).
TRUQUES PARA EMAGRECER SEM DIETA.
Pequenas mudanças conduzem a um corpo esbelto para toda a vida. Aprenda que comida é um prazer e que sabendo escolher bem os alimentos , não engorda.
VERDE QUE TE QUERO.
Poucos vegetais superam 100 calorias por 100g. Eles possuem fibras com efeito saciante: um prato de vegetal a cada refeição ajuda a esquecer a sensação de fome.
TEMPERE A VIDA
O tempero pode aumentar consideravelmente as calorias. Duas colheres de sopa de maionese acrescentam quase 300 calorias ao seu prato. Uma colher de molho de tomate tem 100 calorias e a mostarda , 75 .Portanto muito cuidado com os temperos. Saiba escolher os menos calóricos.
UM TOQUE DE ERVAS.
As gorduras dão sabor aos alimentos, mas as ervas frescas podem substitui-las com pouquíssimas calorias, além de serem boas fontes de vitaminas e minerais.
MELHOR CRU.
A digestão de alimentos crus é mais difícil , o que causa a queima de mais calorias, além de ter um efeito saciante maior. Quando possível tome sucos naturais.
MUITA ÁGUA.
Beber água durante todo dia ajuda a diminuir a fome e a acabar com as tentações. É também muito importante para evitar a desidratação durante os exercícios, seu melhor aliado para emagrecer.
USE A MATEMÁTICA.
Se gosta de cozinhar, terá mais facilidade para emagrecer, mas precisa ter cuidado para não fazer comida de sobra.Pode comer demais para não jogar fora.Procure ter em sua casa somente alimentos saudáveis e de baixas calorias. Envolva toda a família no cultivo dos bons hábitos alimentares, fica mais fácil manter uma alimentação saudável. quando todos estão comprometidos com o peso ideal..
EVITE FRITURAS.
Esqueça a frigideira da cozinha. Sempre há uma opção mais saborosa para cozinhar sem fritar os alimentos. As frituras multiplicam as calorias.Prefira sempre os alimentos cozidos.
ÓLEOS SAUDÁVEIS.
Não deve deixar de ingerir óleo. O que devemos fazer é escolher bem. Prefira os de origem vegetal, pelo ordem: azeite de oliva, de canola, de gérmen de cereais e soja.
SIGA O DITADO: Café da manhã como rei, almoço como príncipe e janta como mendigo.
Quanto melhor se alimentar pelas manhãs , menos fome vai ter durante a tarde e evitará ir para a cama com estômago cheio, retardando a digestão e o metabolismo energético e que é pior engordando.
COMA COM AMIGOS/FAMILIA.
Enquanto se fala não se pode comer. A conversação torna a refeição mais lenta e evita que você coma impulsivamente e depressa os alimentos .
A SOBREMESA AJUDA A ENGORDAR..
Evite esse mau hábito. Após as refeições sua taxa de glicose estará alta e qualquer beliscão na sobremesa, irá virar gorduras, além do mais , doce não combina com salgado..
CEDA MODERADAMENTE ÀS TENTAÇÕES DE VEZ EM QUANDO.
Sorvetes, chocolate, queijos....Cada pessoa tem uma fraqueza. Não é conveniente eliminá-la para toda a vida. É melhor quem, uma vez por mês você se dê de presente uma guloseima e que compense as calorias ingeridas com exercícios no dia seguinte.Lembre-se temos que gastar todas as calorias ingeridas , caso contrário podemos engordar.
Não pare de se mexer. Queimar calorias é fácil na academia. Mas há pequenos costumes que ajudam a perder peso. Além da sua hora no exercício diário, suba e desça escadas, passeie com o seu cachorro, cuide do jardim e vá andando fazer compras .
DICAS PARA MUDAR HÁBITOS E EMAGRECER .
O VALOR CALÓRICO DOS ALIMENTOS.
Conheça as calorias dos principais alimentos, principalmente aqueles do seu dia-a-dia, pois assim poderá fazer sempre a opção por aqueles menos calóricos. Faça sempre a troca dos mais pelos menos calóricos na hora de sua refeição. Este é o grande trunfo para mudar os hábitos alimentares e emagrecer de maneira natural e com saúde.( Você não deixa de comer, não passa fome, apenas substitui os alimentos calóricos que engordam e são ruins para a saúde , pelos menos calóricos.)
MUDANÇA DE MENTALIDADE.
Lembre-se de que o objetivo é estar magro a vida toda e você não pode fazer dieta indefinidamente. Eduque sua mente e mude seus hábitos para comer bem e, assim , não ganhará peso.
MODERAÇÃO:
Os extremos não são bons, a virtude está no meio, nem por excesso de comida nem por carência. Busque equilíbrio em seu prato para conseguir equilíbrio na balança.
SACIE A FOME COM FIBRAS
Á mesa, comece sempre sua refeição com um bela salada. Quanto mais fibra , melhor.
ADQUIRA BONS HÁBITOS.
Seja inteligente e coma com inteligência: evite a carne vermelha, coma carne branca, muita salada colorida, regada com bom azeite de oliva e uma taça de vinho para acompanhar.
VARIEDADE:
O metabolismo está designado a adquirir energia dos alimentos, mas se você ingerir sempre os mesmos , acabará engordando mesmo com uma salada de alface, por menos calorias que ela tenha. Compre alimentos da estação e enriqueça o seu cardápio.Você só terá a ganhar: saúde e mais anos em sua vida.
SAÚDE.
Esteja certo de que a alimentação indicada não irá prejudicar a sua saúde, ao contrário seu sistema imunológico ficará mais forte, evitando assim inúmeras doenças. Emagreça sem dieta e com saúde, essa é nossa missão e objetivo.
NÃO TENHA PRESSA, TENHA PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA..
Não se desespere ao pensar que é necessário um ano para perder 20 kg. O tempo em que você estiver emagrecendo vai lhe fazer bem e, com ele, terá a certeza de que os quilos perdidos não votarão mais. Um belo dia descobrirá sem perceber que atingiu o seu peso ideal e mudou seus hábitos alimentares .
UMA HORA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS.
Faça exercícios pelos menos três vezes por semana . É Imprescindível . É como uma religião, uma vez que começa, não pode abandoná-la. É para a vida toda. Quem fica parado é pedra , pense nisto. O exercício é a garantia do êxito e de seu caminho a um corpo harmonioso e definido. Para que você goste do que irá ver diante do espelho.obs: Excesso de exercícios fazem mal à saúde e envelhecem as pessoas, portanto moderação.
quinta-feira, dezembro 27, 2007
Apaixone-se
Apaixone-se
Apaixone-se definitivamente pelo SEU sonho.
(o sonho de ninguém deve ser mais apaixonante que o seu)
Apaixone-se por sua família.
(mesmo que ela não seja do jeito que você planejou, ainda assim, ela é a sua família)
Apaixone-se pelo SEU talento.
(mesmo que seu lado crítico insista para você escolher realizar outras coisas, mais convenientes).
Apaixone-se mais pela viagem do que pela chegada a seu destino.
(a primeira é garantida.)
Apaixone-se pelo SEU corpo.
(mesmo que ele esteja fora de forma, pois de qualquer forma ele é a única casa que você realmente possui)
Apaixone-se pelas suas memórias mais deliciosas.
(ninguém pode tirá-las de dentro de você e elas são excelentes fontes de inspiração em momentos de dor)
Apaixone-se por aquelas besteiras saudáveis que passam por sua mente entre um e outro momento de estresse
(elas ajudam a sobreviver!)
Apaixone-se pelas pessoas que estão ao seu lado na caminhada do dia-a-dia
(a pessoa certa é aquela que está definitivamente do seu lado)
Apaixone-se pelo sol.
(ele é fiel, gratuito, absolutamente disponível e dá prazer)
Apaixone-se por alguém.
(não espere alguém se apaixonar antes por você, só por garantia e segurança)
Apaixone-se pelo SEU projeto de vida.
(acredite, a vida é só sua!)
Apaixone-se pela dança da vida, que está sempre em movimento dentro da gente, mas que, por defesas nós teimamos em aprisionar.
Apaixone-se mais pelo significado das coisas que você conquistar do que pelo seu valor material.
Apaixone-se por SUAS idéias.
(mesmo que tenham dito que elas não serviam para nada)
Apaixone-se por SEUS pontos fortes.
(mesmo que os pontos fracos insistam em ficar em alto relevo no seu cérebro)
Apaixone-se pela idéia de ser verdadeiramente feliz.
(felicidade encontra-se de sobra nas prateleiras de seus recursos interiores)
Apaixone-se pela música que você pode ser para ALGUÉM.
Apaixone-se por SER HUMANO!
Apaixone-se definitivamente por VOCÊ!
APAIXONE-SE RÁPIDO! O PODER DE DECISÃO SÓ PERTENCE A VOCÊ!
(Fênix Faustine)
quarta-feira, dezembro 26, 2007
Medo de perder…
Sabe por quê o mar é tão grande?
Tão imenso?
Tão poderoso?
É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.
Sabendo receber, tornou-se grande.
Se quisesse ser o primeiro; estaria alguns centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas sim uma ilha.
Toda sua água iria para os outros e estaria isolado.
A perda faz parte.
A queda faz parte.
A morte faz parte.
É impossível vivermos satisfatoriamente.
Precisamos aprender a perder, a cair, a errar e a morrer.
Impossível ganhar sem saber perder.
Impossível andar sem saber cair.
Impossível acertar sem saber errar.
Impossível viver sem saber morrer.
Se aprenderes a perder, a cair, a errar,
ninguém mais o controlará.
Porque o máximo que poderá acontecer
a você é cair, errar e perder.
E isto você já sabe.
Bem aventurado aquele que já consegue
receber com a mesma naturalidade
o ganho e a perda…
o acerto e o erro…
o triunfo e a queda….
… a vida e a morte.
(Trecho do texto ” Medo de Perder “)
Antônio Roberto Soares
terça-feira, dezembro 25, 2007
Mensagem Urbi et Orbi: Papa pede solução justa para as guerras do Iraque e Afeganistão
Papa pediu tempo para Deus na Missa do Galo
O Papa Bento XVI celebrou ontem a tradicional missa do galo a partir do Vaticano, pedindo às pessoas que encontrem tempo e espaço para Deus, para os necessitados e para os que sofrem. O Sumo Pontífice celebrou uma eucaristia solene para cerca de 10 mil pessoas concentradas no interior da Basília de São Pedro e transmitida ao vivo para 42 países
O Papa Bento XVI afirmou hoje na tradicional mensagem natalícia Urbi et Orbi que espera que o Natal traga consolo para os que vivem rodeados de pobreza, injustiça e guerra e apelou a soluções justas para os conflitos do Iraque, da Terra Santa, Afeganistão e África.
O Sumo Pontífice pediu ainda que as sociedades modernas aceitem a “luz de Cristo” e alertou para o facto de muitas tragédias humanas são causadas por distúrbios ambientais.
“Que este Natal seja, para todas as pessoas, um dia de alegria, esperança e paz”, afirmou o Papa a partir da varanda da Basílica de São Pedro para os milhares de pessoas reunidas na praça central do Vaticano.
“Que a luz de Cristo, que chega para iluminar todo o ser humano, brilhe e traga consolo àqueles que vivem na pobreza, injustiça e guerra”, afirmou.
O Natal deverá trazer esperança para aqueles que “ainda lhes vêem negadas as suas legítimas aspirações para uma existência com mais segurança, saúde, educação, emprego estável, e com plena participação civil e política, livres de opressão e protegidos das condições que ofendem a dignidade humana”.
O Papa, que celebra o seu terceiro Natal enquanto líder da Igreja Católica mundial, afirmou sentir-se perto dos membros mais vulneráveis da sociedade, que muitas vezes são vítimas de conflitos e terrorismo – mulheres, crianças, idosos, migrantes, refugiados e deslocados.
Bento XVI alertou para o facto das “tensões, instabilidades, rivalidades e desentendimentos étnicos, religiosos e políticos estarem a destruir o tecido interno de muitos países e a contaminar as relações internacionais”
Num dia que significa paz, o Papa disse sentir-se próximo dos que vivem junto a locais onde “o som das armas continua a fazer-se ouvir”, nomeadamente o Darfur, Somália, a República Democrática do Congo, Eritreia, Etiópia, Iraque, Líbano, a Terra Santa, Afeganistão, Paquistão, Sri Lanka, Balcãs e “muitas outras situações de crise que infelizmente são muitas vezes esquecidas”.
O Papa fez ainda um apelo à protecção ambiental, afirmando que o número de migrantes, refugiados e deslocados “está a aumentar por causa dos frequentes desastres naturais, muitas vezes causados por distúrbios ambientais”.
domingo, dezembro 23, 2007
Países ex-comunistas de Leste sem fronteiras com a Europa Ocidental
O espaço europeu Schengen de livre circulação de pessoas, sem controlos nas fronteiras internas, é alargado a nove dos mais recentes Estados-membros da UE, oito dos quais ex-países comunistas do Leste da Europa (21 Dezembro 2007)
Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovénia, os três Estados bálticos - Letónia, Lituânia e Estónia - e a ilha mediterrânica de Malta alargam de 15 para 24 países o território europeu livre de controlos nas fronteiras terrestres, marítimas e aéreas, entre si, num acontecimento histórico encarado como a última etapa do desmantelamento da 'Cortina de Ferro' que separava o antigo Leste europeu comunista do Ocidente democrático.
Quatro cerimónias em outras tantas zonas fronteiriças entre os actuais e os novos países membros do Espaço Schengen decorrerão hoje e sábado, com a presença do primeiro-ministro português e presidente em exercício da UE, José Sócrates, e dos presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso, e do Parlamento Europeu, Hans-Gert Poettering, entre outros líderes europeus.
Nos seus últimos actos oficiais enquanto presidente do Conselho Europeu de Líderes da UE, José Sócrates participa hoje nas cerimónias de abolição de controlos em quatro pontos de fronteira: Alemanha-Polónia-República Checa, porto de Tallin (Estónia), Áustria-Hungria-Eslováquia e, finalmente, Itália-Eslovénia. O Espaço Schengen era composto até agora por 13 países da UE - Reino Unido e a Irlanda permanecem de fora -, além dos países terceiros Noruega e Islândia.
Chipre e a Suíça, outro país não membro da UE, deverão juntar-se ao agora "grupo dos 24" no prazo de um ano.
Também ficam fora de Schengen os dois mais recentes países a aderir à União (há um ano), Roménia e Bulgária, desconhecendo-se ainda o calendário previsto para a sua entrada no espaço.
O alargamento de Schengen a 'novos' Estados da UE ainda este ano era uma das prioridades da actual presidência portuguesa do bloco dos 27, que chega ao fim a 31 de Dezembro.
Além de Sócrates, Barroso e Poettering, as cerimónias contarão com a presença dos líderes dos países envolvidos, nomeadamente, a chanceler alemã, Angela Merkel, e os primeiros-ministros italiano, Romano Prodi, e eslovaco, Robert Fico, o chanceler austríaco, Alfred Gusenbauer, entre outros.
Este alargamento do Espaço Schengen, que, em contrapartida da abolição dos controlos internos, prevê o reforço das fronteiras externas da UE, só foi possível antecipar para hoje graças a uma solução técnica intermédia - SISOne4All - concebida por uma empresa portuguesa para o sistema de troca de informações entre as autoridades dos 24 países abrangidos, cuja versão definitiva se encontra muito atrasada.
O definitivo Sistema de Informação Schengen II (SIS II) será assim substituído provisoriamente pelo programa informático concebido em Portugal, o SISOne4All, que permitiu a abertura já este ano das fronteiras a nove dos mais recentes países a aderir à UE, em 2004.
A solução informática, fruto de uma parceria entre a empresa sedeada em Coimbra Critical Software e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), foi encomendada pelo Governo português como uma alternativa temporária, face ao atraso no Sistema de Informação Schengen de segunda geração (SIS II).
O SIS II, ainda em fase de desenvolvimento, está previsto oficialmente para 2009 e irá incluir novas funcionalidades de segurança, nomeadamente a inserção de dados biométricos. Oficialmente, a extensão de Schengen a mais nove países da UE ocorreu às 00h01 de hoje.
Eslováquia e Áustria iniciaram logo na quinta-feira as cerimónias que assinalam o alargamento do espaço europeu de livre circulação de pessoas, com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, e o chanceler austríaco, Alfred Gusenbauer, a serrarem simbolicamente, em conjunto, uma barreira alfandegária no posto de Berg-Petrzalka, antes de abrirem o champanhe sob uma grande bandeira europeia, decorada com a frase 'Natal sem fronteiras'.
«É um acontecimento histórico depois das destruições das duas Guerras Mundiais e da divisão do Continente pela Cortina de Ferro», sublinhou o chanceler Gusenbauer.
«Esta noite, a partir da meia-noite, os cidadãos europeus podem viajar quatro mil quilómetros, desde Tallin, Estónia, até Lisboa, Portugal, sem qualquer controlo fronteiriço», exemplificou o primeiro-ministro eslovaco.
-------------------------------------
Acordo de Schengen
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de livre circulação de pessoas no espaço geográfico da Europa. São 22 nações da União Europeia (Bulgária, Roménia, Chipre, Irlanda e Reino Unido não fazem parte) e mais outros três países europeus membros da EFTA (Islândia, Noruega e Suíça).
•
Definição
O Espaço Shengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países signatários sem ter que parar nas fronteiras e apresentar o seu passaporte. Porém, é necessário ser portador de um documento legal como, por exemplo, o Bilhete de Identidade. Além do mais, o Espaço Shengen não se relaciona com a livre circulação de mercadorias (embargos, etc.) cujo entidade mediadora é União Europeia e os outros membros fora do bloco económico.
O acordo foi originalmente assinado em 14 de junho de 1985 por cinco países (Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo e Países Baixos). A assinatura do tratado ocorreu a bordo do barco Princesse Marie-Astrid no rio Mosela, próximo de Schengen, um pequeno vilarejo do Luxemburgo na fronteira com França e Alemanha.
O acordo assinado em 1985 estabeleceu os passos a seguir para criar a área Schengen. Um documento adicional chamado Convenção de Schengen foi criado para pôr o tratado de Schengen em prática. Este segundo documento substituiu o primeiro e foi assinado por cada país nas seguinte ordem:
14 de junho de 1985: Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo e Países Baixos.
•27 de novembro de 1990: Itália.
•25 de junho de 1992: Portugal e Espanha.
•6 de novembro de 1992: Grécia.
•28 de abril de 1995: Áustria.
•19 de dezembro de 1996: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia.
•1 de Maio de 2004:República Checa, Estónia/Estônia, Hungria, Letónia/Letônia, Lituânia, Malta, Polónia/Polônia, Eslováquia, Eslovénia/Eslovênia (implementado em 21 de Dezembro de 2007[1])
•16 de outubro de 2004: Suíça (ratificado por referendo em 5 de junho de 2005).
•1 de Janeiro de 2007: Bulgária e Roménia.
.21 Dezembro 2007 alargado para 24 paises europeus(Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovénia e Letónia, Lituânia e Estónia - e a ilha mediterrânica de Malta)
O Mónaco, San Marino e o Vaticano estão dentro do Acordo de Shengen por serem enclaves
Excepções
Nos seguintes territórios de membros da área Schengen o tratado não vigora:
•Helgoland da Alemanha;
•Svalbard da Noruega (mas na Ilha de Jan Mayen sim);
•Groenlândia e Ilhas Faroé da Dinamarca.
PARA REFLECTIR:
Por isso, não entregue sua alegria, sua paz e sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém.
2 .Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade, ou dos sonhos de quem quer que seja.
3 .A razão da sua vida é você mesmo.
4 .A tua paz interior é a tua meta de vida.
5 .Quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, volte teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em si.
6 .Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você.
7 .Não coloque objetivos longe demais de suas mãos.
8 .Abrace os que estão ao seu alcance hoje.
9 .Você é o reflexo do que pensa diariamente.
10. Pare de pensar mal de você mesmo, e seja seu melhor amigo sempre.
11 .Sorrir significa aprovar, aceitar, então abra um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor.
12 .Trabalhe, trabalhe muito a seu favor.
13 ,Pare de esperar a felicidade sem esforços.
14. Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.
15. Critique menos, trabalhe mais.
16 .Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento, inclusive a dor.
Pois nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida.
PARA PENSAR:
“O gênio , esse poder que deslumbra os olhos humanos, não é outra coisa senão a perseverança bem disfarçada. (GOETHE)
"Pensar que É faz realmente SER
Martin Claret
PENSE QUE É MAGRO E SERÁ MAGRO
Durval
A vontade é aquela que todo homem precisa para viver e que ele não pode obter dos outros.Todo homem deve produzi-la sempre de novo, do seu próprio íntimo, senão ele se arruína."
Franz Kafka
Comece substituindo pequenos hábitos maus por outros mais saudáveis que no final fará grandes mudanças em sua vida .
Toda longa caminhada sempre começa com o primeiro passo.
AS PESSOAS MAGRAS COMEM O QUE PRECISAM, ENQUANTO AS PESSOAS GORDAS COMEM O QUE QUEREM.-
Do livro: Dietas não funcionam. Autor Covert Bailey
A natureza está sempre em movimento; o repouso é a morte.
Blaise Pascal- filósofo, matemático e físico francês.
Já ouviu essa frase? “Não tenho tempo para atividade física”
Se não consegue encontrar tempo para uma actividade física, então encontre tempo para ficar doente
( frase do famoso médico americano Kenneth Cooper , criador do teste Cooper.
“ Não basta acreditardes no êxito. Um esforço concentrado , ordenado e razoável deve pôr em acção a vossa fé na direcção do resultado.
Planear o quotidiano forma uma imagem daquilo que o esforço executa.
Henry Frank.
MADEIRA a Pérola do Atlântico
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.
RELÓGIO e CALENDARIO
HORAS NO MUNDO
Praias Brancas e Águas transparentes
Arquivo do blogue
- ▼ 2007 (551)
PAULOFARIA & C.ª®
BADEN-POWELL
PAULO FARIA
PAZ E TRANQUILIDADE
PAULO FARIA BLOG
COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!
Acerca de mim
- PAULO FARIA
- Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.
PAULO FARIA BLOG
sitios
- http://pt.uefa.com/index.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
- http://pt.wiktionary.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
- http://www.abola.pt/
- http://www.ciberia.aieou.pt
- http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=26
- http://www.cozinhajaponesa.com.br/
- http://www.futebol365.pt/directo/default.asp
- http://www.google.pt/
- http://www.portalfutebol.pt/
- http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
- http://www.youtube.com/
- www.acp-eucourier
- www.camarabrasileira.com/projetosaber
- www.digitaldrops.com.br/drops/
- www.hypescience.com/
- www.kuantokusta.pt/
- www.lastfm.pt/listen/artist/similarartists
- www.orbita.starmedia.com/~pruss/inicio.html
- www.rivalcir.com.br/
- www.translate.google.com/translate_t