Euromilhoes

domingo, dezembro 03, 2006

Nunca diga Se Deus Quiser, Ele quer, será que também quer?


por Ricardo Jordão Magalhães

Um ano havia se passado desde que o médico de Judy Ruth Ashley havia explicado a ela e ao seu marido sobre os procedimentos da cirurgia considerada extremamente delicada que poderia acabar com a doença que a atormentava há mais de 20 anos. A operação consistia em fazer quatro buracos no crânio de Judy por onde seriam implantados tecidos neurais no seu cérebro para estimular as células a crescer, se desenvolver e reverter o curso da doença.

Portadora do mal de Parkinson, Judy se lembrou da entrevista quando abriu os olhos após a operação. Quando o efeito da anestesia passou, Judy Ruth Ashley já se sentia bem melhor.

Tudo parecia ter ido muito bem. Nos meses que se seguiram a operação, Judy, 65 anos, sentia-se cada vez menos e menos incomodada pela incontrolável e excessiva desordem progressiva dos seus movimentos - sintoma típico do Mal de Parkinson. "Hoje eu sou capaz de acordar sem dor, levantar da cama e ir até a casa de banho sem a necessidade de tomar remédios. Eu posso até conduzir um carro. A minha pressão sanguínea não baixa quando eu fico de pé. A minha voz está muito melhor, e eu sou capaz até de cantar novamente em um bar-karaoke perto de casa."

A história de Judy poderia ser apenas mais um caso de sucesso da medicina moderna se não fosse por um pequeno detalhe QUEBRA TUDO: Judy Ashley nunca chegou a receber o implante. Ela se internou no hospital, entrou no clima da cirurgia, foi levada até a sala de operações, tomou a anestesia, os médicos abriram a cabeça dela, mas nada foi colocado lá dentro.

Ela simplesmente melhorou.

Como?

Por que?

Alguns vão dizer que ela melhorou porque ela ACREDITOU que a operação seria um sucesso. Alguns vão dizer que ela melhorou porque os procedimentos técnicos foram bem sucedidos. Alguns vão dizer que ela melhorou porque um milagre divino baixou na menina.

Mas não, ela melhorou porque um Ser Humano disse a ela com MUITA HUMANIDADE que ela melhoraria. O Ser Humano pode curar. O Ser Humano pode resolver. Ela ACREDITOU no médico, no contacto humano, na voz humana, no olhar humano, no sorriso humano, na mente humana, na nova ideia humana, criativa, cheia de esperança, paciência e urgência.

E melhorou.

Simples assim.

"Eu trabalho em uma empresa multinacional cheia dos recursos e boa vontade em querer ajudar os seus funcionários a progredir. Todo trimestre eu tenho oportunidade de assistir a oradores engraçados, emotivos e técnicos que por algumas horas elevam a minha motivação, mas, infelizmente, eu me desmotivo muito facilmente. Programas de motivação, análise de competências e quadrantes neurolinguisticos, simplesmente não funcionam comigo. O que realmente funciona para mim é ser chamado pelo meu chefe para participar de uma reunião com um fornecedor que eu não conheço. O que realmente funciona para mim é ser convocado pelo meu chefe para participar da execução de algum projecto que será relevante para todos nós".
Pessoas precisam de pessoas. Pessoas fazem negócios com pessoas.

Se tem algum problema, na vida ou no trabalho, seja qual for a dificuldade, o melhor lugar para encontrar a melhor solução para si, chama-se NOUTRA pessoa. Ontem, Hoje, Sempre.

É claro que os humanóides vão dizer a que o melhor lugar para procurar a solução dos seus problemas é dentro de si mesmo. Mas infelizmente, é muito mais fácil dizer isso do que fazer. Vamos encarar a realidade: 90% da população não tem a mínima ideia do propósito de suas vidas. A semana é um vazio entre os finais de semana, um buraco negro até que a sexta a noite chegue . Mas isso não acontece porque existe má vontade ou preguiça, isso acontece porque falta uma VOZ HUMANA para dar direcção, um PULSO HUMANO para dar o empurrão.

É claro que a auto-motivação, a auto-estima e o amor-próprio depende de cada um de nós, é claro que todo mundo tem que vir motivado de casa, mas a VOZ humana de outra pessoa pode ACELERAR esse processo infinitas vezes. A propaganda na televisão jamais irá recomendar um livro relevante, o líder tem a responsabilidade de fazer isso; a auto-motivação jamais irá revelar os objectivos da empresa, o líder tem a responsabilidade de fazer isso.

Se o Paretto aplicasse a sua famosa regra, muito provavelmente ele diria que 20% dos funcionários que trabalham na sua empresa são talentosos, 80% não; 20% bate metas, 80% não.

Se esses são os números - muito provavelmente são mesmo - o que vai fazer com as pessoas que não são talentosas e com as pessoas que estão abaixo dos índices de performance?

Esta semana eu recebi um e-mail de um presidente de uma pequena empresa de 50 funcionários me perguntando o que ele deveria fazer com relação a um dos seus funcionários que vende DVDs Piratas livremente dentro da empresa no horário comercial. Ele estava em dúvida se deveria proibir o rapaz de vender DVDs piratas na empresa ou deixar a coisa correr solta. Ele estava com receio de parecer "piegas" e "do contra". Detalhe: os valores da empresa são: Honestidade, Responsabilidade e Integridade.

Eu disse a ele, "Meu amigo, é o Presidente dessa empresa ou não é? Como pode permitir que alguém faça algo que desaprova DENTRO DA SUA CASA? O que está em jogo aqui é a integridade DA SUA CASA! Permitiria a alguém riscar as paredes da sua casa?! O seu escritório é A SUA CASA! Toma vergonha na sua cara! Pegue as rédeas da empresa, na sua CASA.
Depois da minha gritaria inicial, eu pedi a ele que fizesse uma reflexão: "Não culpe o funcionário. Ele tem energia, ele tem iniciativa, ele tem empreendedorismo. Se o rapaz tem TEMPO para fazer algo que não é relacionado ao seu trabalho, é porque falta a ele uma VOZ HUMANA para dar direcção. Se ele tem TEMPO para fabricar DVDs Piratas é porque o líder não tem tempo para conversar com o rapaz sobre as suas metas, objectivos e responsabilidades. ENCARE A REALIDADE: a auto-motivação não vai aparecer, que precisa discutir AGORA os problemas de performance, descobrir as causas, identificar obstáculos que vão além do controle do funcionário, procurar juntos maneiras de melhorar as coisas, definir juntos uma agenda para voltar a conversar sobre a evolução das coisas.

Se Deus Quiser o funcionário vai melhorar? Deus tem mais o quê fazer! Na África onde farinha é comida de rei, no outro lado da galáxia onde ainda não tem Vida, no outro lado do planeta onde ainda se mata por um pedaço de pão.

Seja Humano. Livre-se da pirataria.

Ricardo Jordão Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?