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quarta-feira, novembro 05, 2008

GILCLÉR REGINA

Gilclér Regina
Consultor de vendas, motivação, gestão e recursos humanos há 20 anos, tendo atuado também como executivo.
Articulista de vários jornais e revistas. É formado em Administração de Empresas com especialização em Dinâmica Humana pelo The National Value Center, em Denton, Texas (EUA).
Site: www.gilclerregina.com.br

A motivação é o seu limite!

O mais famoso presidente norte-americano dos tempos modernos, John F. Kennedy disse a seguinte frase: “O limite do homem é o limite de seus sonhos”. Se você tem um objetivo, acredita de verdade nele, é disciplinado, tem motivação, ponto final, você é dono do seu destino.
Você não faz nada na vida sem motivação. Dê uma olhada em sua volta e analise as pessoas de sucesso... São altamente motivadas, parecem possuir um dínamo de entusiasmo e energia, simplesmente fazem e acontecem.
O resumo da ópera é: Você é do tamanho dos seus sonhos... Isso quer dizer também que você é aquilo que pensa, que come, que vive. Você é que faz a sua vida ser um sucesso ou deixá-la cair no limbo do fracasso.
A linha que separa o sucesso do fracasso é mesmo muito estreita... A mesma engrenagem que constrói o sucesso também pode levar ao fracasso. Onde se concentra o divisor de águas? Qual caminho seguir nesta encruzilhada? A palavra simples que muitos falam e poucos praticam chama-se ATITUDE, e a energia que faz essa atitude tomar forma, ter um sentido prático chama-se MOTIVAÇÃO.
As empresas estão investindo milhões para motivar seus profissionais. O Presidente das empresas Nissan e Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, capa da Revista Exame desta semana – Edição 889 de 28/03/2007 – tem como lema a seguinte frase: “A única coisa que faz a diferença é a motivação. Se você perde a motivação, aos poucos você perde tudo”.
Quero lembrar aqui que estas duas montadoras juntas faturaram 135 bilhões de dólares em 2006 e lucraram cerca de 8 bilhões de dólares neste ano (dados da revista Exame citada) com um contingente de 300 mil funcionários. Vale lembrar que este executivo tirou a Nissan da falência há seis anos atrás a colocando no topo do ranking mundial das montadoras.
A motivação do ser humano estabelece o limite dos seus resultados. Tanto faz, para cima ou para baixo. O escritor americano Robert Half disse: “A persistência é que torna o impossível em possível... O possível em provável e o provável em definitivo”.
Leia a matéria de capa na Revista Vencer – Edição Nº. 90 de março/07 sobre motivação pela Jornalista Margot Cardoso, uma aula de motivação e sobre o que essa motivação pode fazer por você.
Qual o grande segredo para romper os limites e fazer sucesso? A resposta ainda é simples: A união da forma de pensar e o planejamento. Todo bom pensamento do mundo não terá valor se não for colocado em prática.
Alerta: 90% das pessoas sabem o que fazer... Mas não fazem!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
O “impossível” torna-se realidade!
Começo essa reflexão fazendo uma pergunta: “O que é hoje impossível na sua empresa ou na sua vida, mas que se fosse possível, mudaria fundamentalmente a maneira como você a administra?”.
No ano de 1993 a empresa Ypiranga comprou a Atlantic. Todo mundo comentava que uma vez mais uma empresa americana havia comprado uma empresa brasileira. Ledo engano, era justamente o contrário, uma empresa brasileira, gaúcha, com capital argentino também havia acabado de comprar a Atlantic, uma empresa americana.
Na verdade o fato em si foi a quebra de um paradigma, afinal, na cabeça de qualquer brasileiro só podia acontecer de uma empresa americana comprar uma brasileira.
Por mais que se admire o grande mercado corporativo dos EUA, a maior empresa do mundo em eventos corporativos é do Brasil – A HSM Cultura e Desenvolvimento, que nasceu em 1987 e em 1993 também teve aporte financeiro dos hermanos e hoje tem operações além de Brasil e Argentina, no México, Espanha, Itália, Alemanha, EUA e Portugal.
Quando você diz: “Eu nunca vou conseguir comprar essa casa”, o seu cérebro imediatamente para de trabalhar... E por conseqüência, você não planeja mais, não acredita mais...
Não basta apenas sonhar dormindo, tem que sonhar com olhos bem abertos e preparados para dar a virada... Uma empresa que possui uma rede de 50 lojas planeja, acredita, faz o seu plano de expansão e no ano seguinte já está inaugurando a sua filial 120.
Loucura? Imprudência? Não! A resposta é crença nos seus princípios, no seu potencial e no potencial de mercado, no comprometimento de pessoas, uma equipe motivada, planejamento e ação.
Uma grande obra aos olhos do mundo é uma grande imprudência! Chamo isso de paradigma negativo. Não irá vencer o jogo da vida aquele que simplesmente for o maior ou mesmo o mais rápido... Vai vencer aquele que acreditar na sua equipe, no seu potencial, no seu planejamento, na sua vitória!
Nós, seres humanos, só acreditamos que paradigmas existem quando mudamos os paradigmas... O “impossível” só é possível quando alguém vai lá e faz!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

O caminho dos mais fortes

Nos Jogos Olímpicos de 2004, a canadense Perdita Felicien, campeã mundial dos 100m com barreiras, era a favorita absoluta para a medalha de ouro.
Na prova final ela tocou no primeiro obstáculo e caiu feio. Nem completou a prova. Extremamente abalada, ficou lá chorando sem acreditar no que havia acontecido. Passara os quatro anos anteriores se preparando, seis horas por dia, sete dias por semana.
Na manhã seguinte na entrevista coletiva dos atletas ela disse: “Não sei por que aconteceu, mas aconteceu, e eu vou aprender com isso. Estou decidida a me concentrar mais e trabalhar mais nos próximos quatro anos. Quem sabe qual seria o meu caminho se eu tivesse vencido? Talvez eu perdesse o ímpeto de competir. Não sei, mas a minha gana de vencer é agora maior do que nunca. Voltarei ainda mais forte.”.
Nos programas esportivos quando entrevistam os atletas após uma derrota da equipe, se ouve normalmente expressões como: “Vamos esquecer esse jogo, aprender com esta derrota, treinar durante a semana e nos concentrar para a próxima partida para buscarmos a vitória”. Pode até soar como um “clichê de atleta” que sempre dão as mesmas respostas, mas esse é o pensamento dos campeões.
Também no jogo da vida as coisas funcionam assim, afinal ela é feita de vitórias e derrotas e saber extrair o exemplo do fracasso ajuda muito a construir o sucesso.
O escritor Og Mandino, autor de vários best sellers e que ficou ainda mais conhecido quando escreveu o livro O maior vendedor do mundo disse: “O fracasso jamais me surpreenderá se minha decisão de vencer for suficientemente forte”.
Como sempre falo em minhas palestras o mundo que vivemos é de escolhas e são dois os caminhos: positivo x negativo ... otimista x pessimista ... motivado x desmotivado... A escolha é de cada um!
Os que escolhem o caminho da desmotivação e acredito que uma imensa maioria trilha por essa estrada cheia de poeira que causa uma conjuntivite mental que provoca em vez de coceiras nos olhos, um sentimento que causa vontade de criticar e em vez de ardência, um sentimento de frustração.
Nós aprendemos com os campeões. Nós aprendemos com as pessoas otimistas e realizadoras. Quando você anda com os desanimados você também aprende. Neste caso você aprende como não fazer, aprende que o mundo inteiro está errado e somente você está correto, em suma aprende como ser um parasita.
Diga-me com quem andas... E te direi quem és!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Desenvolver uma equipe de sucesso!
Na minha atividade como escritor e mesmo como profissional de palestras, mostro que o ser humano estará sempre viajando por dois caminhos, ou seja, os motivados que fazem... E os desmotivados que reclamam. Há pessoas que ouvem bons conselhos e pessoas que os desprezam.
A liderança hoje precisa saber conviver com as diferenças individuais e saber trabalhar o potencial de cada um. A falta de motivação é hoje apontada por 85% dos líderes como o grande desafio para atingir metas e objetivos.
Existem empresários que investem no CGC, isto é, na pessoa jurídica, no seu negócio e outros no CPF, isto é, na pessoa física, desviam para o particular. A conseqüência da decisão e atitude de cada um vai determinar e dar o tom de sucesso ou fracasso do negócio. O mundo que vivemos é um mundo de escolhas.
Eu penso assim: Viver não dói: O que dói é a vida que não se vive. Isto é, vivemos num mundo de oportunidades e o meu conteúdo mostra ao ser humano a viabilidade de praticar resultados com qualidade de vida.
Se por um lado o “amor” não enche barriga, não constrói empresas, pontes ou hospitais, todo o “dinheiro” do mundo também não constrói nada disso se não houver esse nobre sentimento. Equilíbrio é a palavra certa!
Qualidade de vida é se colocar em ação, em movimento. O que não pode é ficar sentado esperando a vida acontecer, até porque, o sucesso ou a felicidade não caem de paraquedas no quintal de ninguém.
Motivar é mostrar um caminho real para as pessoas, dar sentido às coisas e apontar metas.
A qualidade não começa com algo, começa com alguém... O caminho é a liderança ser mais humana, enxergar o potencial dessas pessoas e trabalhar a longo prazo na definição do seu negócio e na definição da carreira dessas pessoas... Por conseqüência, o mercado.
Não existe mercado parado... Existe gente parada!
A gestão de pessoas, hoje, é um caminho de mão dupla: Tem que ter ação e estratégia das empresas... E motivação das equipes. Quando uma das partes falha, compromete resultados.
Palavras são palavras, desculpas são desculpas, promessas são promessas... Nós vivemos de resultados!
Nós propomos uma visão além do horizonte:
• Não há sucesso sem comprometimento
• Não há comprometimento sem motivação

Pense nisso, um forte abraço e fique com Deus!
O Universo gosta de Velocidade
A lei da atração é: Um imã atrai outro imã. Como seres humanos precisamos deixar isso claro na mente, ou seja, semelhantes atraem semelhantes fortalecendo a posição de que você se torna naquilo que pensa.
Tudo o que se passa na sua mente é atraído até você!
Um pensamento é medido quando você pensa na mesma coisa por várias vezes, você fixa a imagem na sua cabeça, seja aquele carro novo, o dinheiro que está precisando, a construção daquela empresa, a sua cara metade...
O problema maior das pessoas é que fixam o pensamento naquilo que “não” querem e acabam se perguntando por que essas coisas acontecem com elas!
A maioria das pessoas sabe o que “não querem” e têm dificuldade em manifestar o seu desejo, seu sonho e mesmo o seu ideal.
É mais fácil ser desmotivado do que motivado e a própria mídia contribui muito para isso, explorando programas televisivos que falam da violência.
Ser capa de jornal com notícia boa é sempre mais difícil. O positivo faz sucesso duradouro, ao contrário do negativo que é capa, mas vai para a cadeia.
Por que você acha que 1% da população mundial ganha cerca de 96% do dinheiro que é gerado em todo o planeta? Você acha que isso é um acidente? Não, isso não é um acidente! É a conjugação de dois fatores: A forma de pensar e o planejamento. Parece simples? Não só parece, como é.
Os seus pensamentos são a causa de suas emoções... E estas são sentimentos que trazem esperança, felicidade, amor e mostram que o seu pensamento está alinhado com o que você realmente quer.
A vida pode ser absolutamente fenomenal e você pode ser o criador desta realidade.
O universo gosta de velocidade, portanto não adie, não pense duas vezes, não duvide... O sucesso é de quem se coloca em ação!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
O Fim da Acomodação
Ninguém pode parar. Está decretado o fim da acomodação! Parado você não ficará: Ou estará melhorando ou piorando... A notícia boa é que tudo isso depende exclusivamente de você.
Tenha um ser humano, 20 ou 90 anos de idade, estará sempre em dois momentos: Estará “verde” crescendo, tendo sempre o desejo de aprender, de inovar... Ou estará “maduro” morrendo. A decisão? Mais uma vez é de cada um, isto é, sua.
Agora é assim: Anúncios de emprego pedem dois idiomas e até o impensável mandarim (leia-se: chinês) tem sido requisitado no mundo dos negócios.
A graduação simples não garante mais as oportunidades de outrora e a obsolescência chega cada vez mais cedo.
Hoje, um taxista de sucesso é aquele que tem o carro limpo, um som de primeira, é cordial, cheiroso, pontual... E se tudo isso era diferencial, tem gente do ramo ganhando muito dinheiro porque também se diferencia falando outros idiomas, indo além do mero transporte e fazendo muito sucesso num mercado cada vez mais crescente de executivos e empresários.
O mercado não permite acomodação. Sempre existe algo novo, supostamente melhor nos desafiando. O próprio paradigma da fidelidade mudou. As donas de casa estão variando de marcas, produtos e supermercados em busca de novidades e mesmo pelo prazer maior de comprar.
Qual é o grande erro daqueles que não estão se ajustando às novas regras do mercado? A resposta é única: Acham que os acertos duram para sempre!
Falando sobre as empresas, do ponto de vista profissional, adianta fazer o que todo mundo faz? Será que as empresas não estão precisando de gente que contesta e que traga algo novo? Como inovar sem mentes que pensem diferente? Como criar sem que alguém visualize uma nova oportunidade? Como tirar as pessoas da “telinha” de sempre?
Uma regra simples para perder dinheiro e mercado é: Fazer as mesmas coisas do mesmo jeito, sempre!
Quando uma maçã caiu na cabeça de Isaac Newton, ele descobriu a “lei de movimento”. Isto é, as coisas só tem valor quando estão em movimento. A falta de uso enferruja e atrofia!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

A Criação de Riquezas
A forma de pensar que se traduz na busca do conhecimento e a motivação que se pode despertar dentro do ser humano cria uma imensa riqueza, inclusive material ou o seu oposto, a consolidação da pobreza.
Consegui chegar ao meu primeiro milhão falando para mim mesmo que eu já tinha esse milhão, mesmo quando ele ainda era muito distante.
Quem tem o foco de sua vida para o fracasso financeiro, a pobreza, diz assim: “o dinheiro não é mais importante do que o amor”. Trata-se de uma comparação no mínimo, equivocada, afinal, o que é mais importante: o seu braço ou a sua perna? É obvio que ambos têm importância.
Eu tenho percebido que a única coisa que diferencia o rico do pobre é que o rico tem mais dinheiro.
Ele não é melhor e nem pior por ter dinheiro, apenas tem mais dinheiro porque acreditou no seu potencial, no mercado, nas suas idéias, trabalhou muito e muitas vezes pagou um preço alto pelo seu sucesso, o que a maioria das pessoas não consegue enxergar.
Não é preciso pedir desculpas pelo seu sucesso!
Vale lembrar que o mais importante é o bom senso e o equilíbrio, pois se é o amor que faz o mundo girar, certamente não é ele que constrói casas, estradas, empresas, hospitais... E também não enche a barriga de ninguém!
Por outro lado, nada disso é construído se não tiver amor e ter todo o dinheiro do mundo e não ter amor deve ser muito triste...
Vale dizer também que a pessoa que diz que dinheiro não é importante é porque não tem nenhum.
É hora de resgatar a sua vida e reconhecer que você cria tudo o que existe e o que não existe na sua vida. Você produz a sua riqueza, a sua falta de riqueza e todas as possibilidades que estão no meio do caminho.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Foco em Resultados
A maioria das pessoas cultiva a mania de falar em problemas. De cada “dez” conversas “sete” são sobre problemas. Nos tempos atuais a palavra de ordem é resultado, e torna-se vital as pessoas pararem de reclamar, achando que a culpa é sempre dos outros.
Ao invés de sonhar alto, muito alto, com metas impossíveis aos olhos do mundo, muitas pessoas e muitas empresas também preferem apenas melhorar o que têm e passam o tempo todo olhando o concorrente do lado. Isto não é sucesso e nem leva ao sucesso.
As chamadas "feras", como diz o escritor Roberto Shiniashyki, te puxam para cima, mas nem sempre com carinho. A idéia é: faça a sua parte e pense na do outro, isto é, tenha o foco no resultado.
Não é problema ter números ruins, pois devemos mesmo enfrentar momentos difíceis e isso vai ocorrer sempre. O problema é ter números não confiáveis. Eu e você precisamos ajudar a mudar este país, com ações, com educação, com vontade de participar, com vontade de fazer a diferença.
Quando uma idéia nova aparece, ela é recebida assim: "É um fato novo, não vai funcionar!" Depois de um tempo: "... está funcionando, mas até quando?" ... depois de um bom tempo: "Lógico que está funcionando, isto não é novo!”
O que atrapalha a vida são os erros repetitivos, o passado foi feito para ser lembrado e não para ser repetido. O amanhã será sempre melhor, se eu e você acreditarmos nisso. Se tivermos consciência daquilo que “não é certo fazer”, já é 50% do problema resolvido, isto é, “meio caminho andado”.
Meu bom amigo Eduardo Botelho e que Deus o tenha porque era uma pessoa muito amável, disse pra mim certa vez: “Gilclér, para resolver o problema é preciso assumir que ele existe”. O medo do problema é pior do que o próprio problema.
Como dizia o poeta Fernando Pessoa: "O início da cura é a consciência da doença. Tudo vale a pena se a alma não é pequena".
Herói é aquele que vence a si mesmo, tem coragem para mudar e jamais perde a alegria de viver. O ser humano precisa ter coragem para mudar o que pode e serenidade para aceitar o que não pode.
Procure enxergar os seus problemas como pedregulhos e a solução poderá vir em forma de uma grande montanha.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
O caminho que leva ao cliente!
Num dia chuvoso, uma senhora idosa entrou em uma loja de decoração para abrigar-se e esperar a chuva passar.
Os vendedores, concluindo que ela nada queria comprar, não lhe deram atenção.
Um deles, porém, aproximou-se dela e ofereceu-lhe uma cadeira, um café e disse-lhe que ficasse à vontade e, caso precisasse de mais alguma coisa, era só chamá-lo. A chuva passou, a senhora pediu um cartão do jovem, agradeceu e partiu.
Um ano depois, o dono da loja recebeu um telefonema daquela senhora solicitando que o educado vendedor fosse à Europa redecorar um castelo de sua propriedade, exigindo, porém, que ele oferecesse sociedade ao rapaz.
A compra seria tão grande que o lojista não hesitou em fazer do jovem vendedor seu sócio e enviá-lo ao castelo.
Naquele dia de chuva, o jovem vendedor foi educado e cortês como faria a qualquer outra pessoa, prestando um bom serviço sem nenhum tipo de interesse à senhora Carnegie, mãe de Andrew Carnegie, um dos homens mais ricos do mundo na época, conhecido como o rei do aço.
A vida vai lhe dar o que eu você der a ela. É como um eco de montanha, se você gritar amor vai retornar amor e se gritar tristeza vai voltar tristeza.
Profissionais de sucesso tem o desejo de fazer as pessoas felizes. O verdadeiro pedreiro não é aquele que simplesmente levanta a parede, e sim o que sente alegria em construir uma casa.
As pessoas estão cansadas de serem vistas como um simples cifrão e de serem enganadas no mundo dos negócios.
Fazer sucesso em vendas é conseguir ver o que todo mundo vê... Mas enxergar diferente! A vida não é uma coincidência... É uma conseqüência!
Qual é o caminho que leva ao cliente? Quem é o vendedor de sucesso? Quem é o profissional que se destaca na multidão? O caminho é conhecer o seu produto, se especializar naquilo que faz e mais que tudo, ter uma atitude de ajudar pessoas.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!



O segredo do Bom Atendimento ao Cliente
Nos dias atuais, a capacidade de aprender sobre clientes de uma forma mais rápida que o concorrente e transformar esse conhecimento em ação faz uma diferença muito grande na vida do profissional de vendas e da empresa que atua ou representa.
Toda empresa tem problemas e comete erros. A diferença é como o atendimento trabalha esses momentos, seja numa assistência técnica, reparo, devolução ou troca de um produto ou mesmo uma reclamação por negligência, falta de atenção e até mesmo um mau atendimento.
Numa pesquisa da Datacenso com 1800 entrevistados eles perguntaram o que seria necessário para que uma empresa respeite o consumidor. 46% optaram pelo atendimento, 29% pela qualidade e apenas 9% escolheram o preço. Nessa mesma pesquisa perguntaram o que levaria uma empresa a perder clientes: 40% apontaram para a falta de atenção com o cliente e 26% por preços abusivos.
O cliente bom é o que está na sua frente agora e não aquele com quem você vai negociar amanhã. O cliente bom é o que está na sua loja hoje e não o que entrar amanhã.
Qual atitude você tem tomado para seduzir seus principais clientes? A resposta para os problemas da empresa está sempre no mercado. A chave para manter uma boa rede de clientes fiéis é identificar os pequenos problemas antes que se tornem grandes.
O cliente que está em jogo é o que gosta de comprar na sua empresa e não o que deixa de negociar com você por cinco centavos. O diferencial não pode ser o preço porque sempre vai ter alguém com um preço menor que o seu.
O cliente fiel permite aumento e 75% dessa clientela valoriza antes do preço a confiabilidade, o relacionamento e a qualidade de produtos e serviços.
O segredo do bom atendimento é ter uma equipe treinada, motivada e comprometida. Se você não pode confiar na sua equipe então troque um a um.
A empresa precisa ser clara e sincera, pois só assim encanta as pessoas. Os funcionários têm valores e sonhos e irão usar essa empresa para atingir seus sonhos. A pessoa que está “de bem” com a empresa é a mesma que está “de bem” com a vida. A empresa faz parte de sua vida assim como sua família.
Uma equipe comprometida e cheia de combustível sabe identificar onde a empresa estava, onde está e onde quer chegar. O segredo é simples e só funciona se colocar em prática.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!



O Sagrado Segredo dos Vencedores
Para fazermos parte da sociedade atual e alcançar o status social, desde pequenos somos estimulados a disputar um lugar especial no universo.
Basta ligar a televisão para constatarmos esse fato e na ótica dessa publicidade, sinônimo de sucesso profissional e pessoal é ser um consumista insaciável, ter muita grana e poder, dirigir carrões importados, malhar na melhores academias, vestir roupas da moda, usar os melhores perfumes e manter relações afetivas com as pessoas mais bonitas.
A vida hoje é tão competitiva que descobri esses dias numa palestra de um banco sobre expectativas econômicas que até dinheiro bom estressa. O consultor citou que o dólar, no auge do seu “stress”... Então pensei comigo mesmo que até dinheiro entra em depressão.
Somos predestinados a trabalhar como mouros para “chegarmos lá”, onde quer que este lugar esteja. Não entra sequer nesta discussão se seremos felizes ou não com isso.
Não vejo nada contra buscar o sucesso, galgar o Olimpo do topo e pelo contrário, vejo isso como algo saudável, a busca pelo melhor. Mas a pergunta que se faz é: Vou ser feliz quando chegar lá?
O segredo dos vencedores é a paixão. Conquistar um lugar ao sol é apenas conseqüência dessa paixão. Para fazer as escolhas certas você precisa entrar em contato com a sua alma e é nesta solidão pessoal que você encontrara as respostas para a sua vida.
No início do século passado por ocasião da Guerra da Coréia a frota russa viajou quase um ano para guerrear com o Japão e perderam a guerra num dia de batalha. O vaidoso Czar Nicolau II queria a vitória a qualquer custo para desviar a atenção de suas dificuldades econômicas domésticas.
Assim também é quem busca desesperadamente o sucesso esquecendo-se que a vida não é uma emergência e sim uma maratona, ou seja, a vida não é uma coincidência e sim uma conseqüência.
Ser feliz não é conseqüência de ter sucesso assim como ter sucesso não é garantia de ser feliz. Este é o sagrado segredo dos vencedores.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


O sucesso não cai de pára-quedas
Um homem responsável pela própria sorte foi Ranulf Flambard. Ele construiu a Torre de Londres e teve a infelicidade de ser o primeiro homem encarcerado naquela que era considerada uma fortaleza inexpugnável; mas ele escapou porque, como arquiteto, conhecia uma saída secreta.
Quando se estudam as pessoas de sorte, um fato salta aos olhos: sua perspectiva otimista, que as faz trabalhar com mais afinco e inteligência para conseguir o que querem e também por possuir um tipo de personalidade que faz os outros terem vontade de lhes oferecer oportunidades.
Pesquisadores da Universidade de Hertfordshire convidaram cinqüenta pessoas que se consideravam pessoas de sorte e outras cinqüenta que se consideravam azaradas a tomar parte de um teste de “sorte” em computador: cada um devia escolher cara ou coroa quando uma moeda era lançada para o alto na tela.
Com a análise dos resultados, chegou-se a uma conclusão interessante: a média era mais ou menos a mesma, portanto os que se consideravam afortunados não tinham mais sorte do que os que se consideravam infelizes.
O estudo concluiu que o que faz as pessoas se considerarem afortunadas é sua atitude positiva e que esse comportamento contribui para que se esforcem mais na busca de suas metas e as pessoas que se lembram mais de episódios tristes e ruins tendem a cometer erros ou desistir.
O primeiro romance de John Grisham intitulado “Tempo de Matar” foi rejeitado por 16 agentes e 12 editoras e quando finalmente a Wynwood Press resolveu publicar 5.000 exemplares em 1989, as vendas foram muito fracas. Esse mesmo escritor tornou-se o bem-sucedido autor de “O Dossiê Pelicano”, um grande sucesso de vendas transformado em filme em 1996.
Terminado o almoço, o editor apertou a mão da autora e disse: “Livro para crianças não dá dinheiro, Jô”. Estou falando da escritora Joanne Rowling que naquele momento havia escrito Harry Potter e a Pedra Filosofal que no ano seguinte já recebia seu primeiro milhão de dólares em direitos autorais e que depois a este milhão tem somado vários milhões por ano e seus livros são sucesso em todo o mundo e transformados em filmes de sucesso mundial de bilheterias.
E o que dizer de Elvis Presley que estudou música na Humes Hugh School em Memphis, Tennessee, EUA. O professor lhe deu conceito C e aconselhou-o a desistir de cantar. Elvis tornou-se o rei do rock”n roll, vendendo mais de 600 milhões de discos até sua morte em 1977 e seus cd’s continuam vendendo milhões mesmo todos esses anos após sua morte.
Todos esses exemplos podem ter sorte como pano de fundo, mas o ingrediente principal chama-se atitude e o foco é ter o pensamento positivo e estar sempre pronto para agir. O sucesso não cai de pára-quedas no quintal de ninguém. A sorte até existe, mas na verdade é aquilo que sobra de dedicação e esta tem nome: trabalho!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!



O termômetro das vitórias!
Muitas pessoas tacham um otimista de irresponsável, mas a realidade dos fatos é bem outra. A regra é sempre buscar oportunidades onde os outros enfrentam ameaças, dificuldades.
Quem acredita que sonhar é tão importante quanto agir é vencedor que constrói o mundo com paixão e emoção.
O desejo das pessoas que negociam com você leva você e o seu negócio à estratosfera.
O que mais me faz compreender o sucesso de empresas em todo o mundo é a expressão que está invariavelmente na boca das pessoas que trabalham lá: "amo essa empresa".
Mas não há otimismo que sobreviva se não houver ambição. Não entenda ambição como uma coisa ruim. É diferente de ganância. A ambição é o termômetro das vitórias.
No trabalho aprendemos a amar as pessoas e fazer amigos para a vida toda e esse universo é encantador.
O vice-presidente executivo da Toyota Motors Corporation disse: "Toda vez que nos deparamos com obstáculos e dificuldades, sempre digo a mim mesmo: Ouça o mundo, ouça a voz do cliente. Essa é a essência do nosso negócio".
Nesta comunidade do "ser otimista" acho legal a busca do caminho diferente que alguém falou: "meu instinto sempre me disse para fazer zigue, quando todo mundo faz zague". A melhor maneira de você não ser o último é buscar ser o primeiro. Quase sempre quando o negócio é bom prá todo mundo não é bom para ninguém e o Brasil provou deste remédio em alguns planos mirabolantes de governos. É ver o que todo mundo vê, mas enxergar diferente. Time que entra para empatar quase sempre perde o jogo.
Entender a liderança é fundamental. Se um bom guerreiro já nascesse feito, o cacique seria destituído e o pajé morreria de fome.
O otimismo é primo do bom-humor, mas o alerta é que o fracasso e o sucesso também são primos e em primeiro grau. O que irá diferenciar é a atitude, o caminho escolhido quando chegar na encruzilhada da vida. É por isso que o humor pode quebrar impasses tanto nos relacionamentos pessoais como nos profissionais.
Grandes idéias podem vir de qualquer lugar, mas a maneira delas surge no limite, isto é, na ação, nos lugares ativos e incansáveis, nos lugares que não entendem a frase: "não pode ser feito". É livrar-se da convicção corrosiva de que tudo o que é grandioso já foi feito. Porém grandes idéias também nascem e morrem todos os dias. O problema é que as pessoas não têm um plano, muitas empresas não têm o planejamento que implemente as idéias, traçando um caminho real que saia do imaginário, da prancheta, da teoria.
Tudo o que preciso fazer é sonhar e não jogar o coração pela janela. Os realistas estão a caminho, os sonhadores já estiveram "lá". Acreditar nisso é acreditar que a vida é possível, que a tecnologia veio para mais ajudar do que atrapalhar. Os saudosistas que me desculpem!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

A Construção do Sucesso
O pensamento do sucesso começa com idéias, sonhos, atitudes, educação e planejamento. Tem muita gente que defende a idéia de que para alcançar o sucesso profissional basta querer e querer intensamente. É isso, provavelmente, a primeira atitude de um vencedor. Mas de nada vai adiantar desejar, se os planos não saírem do papel. Grandes idéias nascem e morrem todos os dias por falta de um plano de ação que dê sustentação à idéia. São as atitudes que escrevem a nossa história, e não nossas expectativas.
Muitos dos que fazem sucesso afirmam todos os dias que não ficam esperando o sucesso bater às suas portas. Gosto sempre da afirmação do Abílio Diniz: “Enquanto alguns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo para fazê-lo”. Ninguém chega onde quer chegar profissionalmente por um golpe de sorte.
Foi-se o tempo que um currículo recheado de excelentes universidades e MBAs eram certeza de boa colocação profissional. Não faltam exemplos hoje de pessoas com cursos, digamos aqui, apenas razoáveis, que conseguiram encontrar o caminho do sucesso até com mais solidez do que outros que vieram de grandes escolas. Não há crítica aqui ao conhecimento ou a qualidade real das grandes escolas, mas sim a atitude do ser humano ou a falta dela, a diferença está nas decisões e na postura que a pessoa toma em sua vida.
A maior carência no mundo profissional não é de conhecimento e sim de atitude. As pessoas sabem o que tem que fazer, mas não fazem.
Também existem outros ingredientes para se atingir o topo. Segundo meu colega Eugênio Mussak, as pessoas costumam encarar a vida profissional separada da vida pessoal, como se isso fosse possível! Essa é uma visão de curto alcance porque não se pode desenvolver alguém pela metade. Ele ainda fecha essa posição com três pontos estratégicos: 1. Onde se está. 2. Onde se quer chegar e 3. O que se está fazendo para chegar lá.
O ser humano é o animal mais frágil do planeta. Ele só consegue ter força quando se une aos seus pares. Essa é uma visão filosófica, mas também muito utilitária. É por essa e por outras que as empresas programam as suas convenções e nós os profissionais somos chamados para realizar palestras que proporcionem reflexão maior sobre o tema da convenção.
Mas é preciso sair do discurso para a ação. Não basta apenas trocar cartões. É necessário cultivar amizades e estabelecer vínculos. Não basta rezar... É preciso ir ao encontro de Deus!
E quando você estiver no topo, lembre-se das palavras do dramaturgo americano Wilson Mizner: “Seja simpático com as pessoas à medida que você for subindo, porque você encontrará com elas à medida que você descer”. Ou seja, humildade não faz mal a ninguém!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus

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Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
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Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

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