Euromilhoes
sábado, novembro 24, 2007
RELIGIÕES
Hinduísmo
Princípios doutrinários: O panteão hindu é composto por diversas, singulares e individualizadas manifestações da divindade imanente em tudo o que existe e transcendente, porque o Hinduísmo não é um panteísmo.
Trimúrti é a tríade divina composta de Brahma (Princípio criador), Shiva (Princípio destruidor e regenerador) e Vishnu (Princípio conservador) que incarnou, ao longo dos tempos, assumindo individualidades diversas como Krishna e Rama . Existe o ciclo da existência com inumeráveis planos, e a eles está ligada a vida de todos os seres viventes que reencarnarão, depois da morte, em planos superiores ou inferiores em conformidade com os seus comportamentos ( karma ) durante a sua vida neste mundo. O conceito das castas, em que se subdivide a sociedade hindu, assenta numa condição de raiz primordialmente existencial e não de classificação social, em que a existência de todos os seres evolui, através das reencarnações, das formas impuras para as formas cada vez mais puras.
Fundador: Não se conhecem fundadores desta tradição religiosa, pois ela é considerada como o resultado de uma evolução sincrética dos cultos védicos (indo-europeus) com os cultos autóctones do vale do Indo, a partir de 1700 a .E.C.
Textos sagrados: Vedas (escritos em sânscrito, c. de 3100 a .E.C.), a que se juntou, entre os sécs. VIII e IV a.E.C., a Upanishads (tratados filosófico-metafísicos) em que se desenvolve o conceito de átma (consciência individual) como reflexo de brahma (consciência universal).
Língua sagrada: O Sânscrito em que estão escritos os Vedas.
Judaísmo
Princípios doutrinários: Deus ( YHVH ) é Único e Eterno Criador do Universo.
O homem foi criado por Deus. Tem uma alma que, depois da morte, gozará da recompensa ou sofrerá purificação, em conformidade com a existência virtuosa ou pecaminosa, neste mundo. O Povo Judeu (Israel) espera o Messias que o libertará da opressão e o governará como Povo Eleito entre as nações do mundo. O homem, segundo o calendário judaico, foi criado a 5 de Outubro do ano 3761 a .E.C.
Fundador: O Profeta Abraão (c. 2000 anos a.E.C.), que recebeu a promessa da Eleição; o Profeta Moisés (c. 1200 a .E.C.), que recebeu a Lei ( Tora ), no Monte Sinai.
Textos sagrados: Lei ( Tora : Pentateuco — 5 primeiros livros da Bíblia), livros dos Profetas e Escritos. A interpretação da Lei está reunida no Talmude , com duas grandes divisões: Mishná (que contém os 613 preceitos) e Guemará (estudos rabínicos).
Línguas sagradas: O Aramaico antigo e o Hebraico, em que está escrita a Tora .
Local Sagrado: Jerusalém, cidade onde foi eregido o Templo de Salomão.
Sábado ( Shabat ): é o dia de descanso semanal, correspondente ao 7.º dia da criação do Mundo, em que, segundo a Bíblia, o Senhor Deus descansou.
Crentes: Cerca de 14 milhões, residindo as duas maiores comunidades nos EUA (c. 6 milhões) e em Israel (c. 5 milhões).
Budismo
Princípios doutrinários: Ao contrário das outras grandes religiões — Cristianismo, Hinduísmo, Islamismo e Judaísmo — o Budismo não presta culto ou adoração a um Deus criador. Do conjunto de textos doutrinários que correm e alimentam as diversas tendências, destacam-se: o Tipitaka (Os Três Cestos) nas correntes oriundas do Sul e Sudeste asiático, tradição Theravada , e o Sutra de Lótus , nas correntes oriundas do Extremo Oriente. No entanto, o ensinamento fundamental, considerado por todas as tendências, expressas nas tradições dominantes — Mahayana (Grande Veículo), Theravada (Doutrina dos Anciãos) e Vajrayana (Veículo do Diamante ou da Visão Pura) —, foi apresentado no célebre Sermão de Benares, no qual Buda, depois da Iluminação, identificou o grande mal do mundo — o Sofrimento — e indicou o Caminho Óctuplo como meio para ultrapassar a Dor e atingir a Paz e a Serenidade. Esta é a base de todos os Veículos do Budismo.
Fundador: Siddhartha Gautama (Buda histórico), também conhecido por Shakyamuni (Sábio) ou Tathagata (Perfeito), oriundo de um clã nobre ( Shakya ), nasceu e viveu no Norte da antiga Índia (563- 483 a .E.C.)
Textos sagrados: Pelo facto de Buda não ter deixado quaisquer escritos, todos os textos considerados sagrados estão contidos na colectânea Sutta Pitaka , organizada pelos seus seguidores e passados a escrito em língua Pali , por volta do ano 100 a .E.C., onde estão reunidas mais de 10 000 suttas , que as diversas correntes e tendências entendem ter sido os ensinamentos.
Festas budistas: Os festivais budistas são, normalmente, pouco agitados e impera a preocupação de criar muitos espaços de silêncio, propícios à meditação. Em todos os dias de Lua Nova e de Lua Cheia ocorre a recitação do Patimokka (código monástico) e a cerimónia da confissão.
Dias de Uposatha : São dias relacionados com as fases lunares em que os leigos se dirigem aos mosteiros e ali, juntamente com os monges, entoam cânticos e meditam com o propósito de adquirirem méritos. Não há um calendário preciso e abrangente dos dias de Uposatha , pois cada corrente ou escola budista estabelece o seu próprio calendário, segundo os seus interesses, costumes ou tradições.
Peregrinações: Os budistas empreendem, com frequência, peregrinações a todos os locais que estejam ligados à vida de Buda.
Cristianismo
Princípios doutrinários: Estão reunidos no Credo, professado por todas as Igrejas cristãs. Estes princípios da fé cristã, também conhecidos por Símbolo dos Apóstolos, foram estabelecidos no Concílio de Niceia, no ano 325: Creio em Deus Pai , todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra. E em Jesus Cristo , seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso; de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja católica; na comunicação dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Ámen.
Fundador: Segundo a fé cristã, Jesus é o Cristo ( Messias ) anunciado nas Escrituras, no Antigo Testamento. É o Filho de Deus. É Deus encarnado. E é na sua Pessoa, e à volta de três grandes princípios — sua Divindade, portador da Salvação pela Graça e sua Ressurreição — que se consubstancia todo o Cristianismo, como caminho para a implantação universal do Reino de Deus. A pregação de Jesus, que viveu na Palestina, entre os anos — 4 e 29 da E.C.,
incidiu no anúncio desse Reino que se resume numa sua sentença: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.”
Textos sagrados: O Cristianismo tem como textos sagrados todos os livros do Antigo Testamento (textos bíblicos do Judaísmo, originalmente escritos em aramaico e hebraico) e do Novo Testamento (textos que relatam a vida e ensinamentos de Jesus e cartas dos principais Apóstolos, originalmente escritos em grego), reunidos na Bíblia.
Domingo (Dia do Senhor): é o dia de descanso semanal, pois, segundo os relatos evangélicos, a ressurreição de Cristo deu-se na manhã de domingo.
Islamismo
Princípios doutrinários: São os considerados cinco Pilares do Islão: 1) Não há deus a não ser Deus e Muhammad é o seu Profeta; 2) Orar cinco vezes ao dia; 3) Esmola obrigatória: dois e meio por cento por ano, sobre o ganho apurado livre de despesas; 4) Cumprir o jejum prescrito, especialmente o mês do Ramadan; 5) Fazer a peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida.
Proibições alimentares: carne de porco e seus derivados, bebidas alcoólicas, qualquer narcótico, droga ou intoxicante.
Fundador: Profeta Muhammad (c. 570-632 E.C./c. 52- 10 a .Hégira)
Textos sagrados: O Alcorão ( Al-Qu'ran ), revelado por Deus e os Ditos do Profeta ( Hadith ).
Língua sagrada e litúrgica: O Árabe em que está escrito o Alcorão.
Locais sagrados: Meca, Medina e Jerusalém.
Sexta-feira ( Jummâ ): é o dia semanal de congregação.
Crentes: Cerca de 780 milhões, concentrados essencialmente na Indonésia (c. 170),
Paquistão (c. 140), Bangladesh (c. 107) e Índia (c. 104).
Fé Bahá'í
Religião oriunda dos espaços culturais xiitas do Médio Oriente, a Fé Bahá'í assume-se como a continuação e término da linha de revelações que vem desde as mais antigas religiões da Humanidade, Buda, por exemplo, até Jesus e Maomé.
Nasce em meados do século XIX, pela acção do Báb (1819-1850), o Precursor de Bahá'u'lláh, o Manifestante de Deus, em pleno movimento de abertura do mundo, e tem como postura basilar a unidade da espécie humana, assim como a destruição de todas as barreiras, fronteiras e preconceitos que enfermam as relações da Humanidade.
Actualmente, está presente em quase todos os países e dedica especial atenção a todos os movimentos em prole da paz, do equilíbrio e das liberdades, em qualquer parte do Globo, especialmente, se sob os auspícios da ONU.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
MADEIRA a Pérola do Atlântico
MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.
RELÓGIO e CALENDARIO
HORAS NO MUNDO
Praias Brancas e Águas transparentes
Arquivo do blogue
- ▼ 2007 (551)
PAULOFARIA & C.ª®
Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL
BADEN-POWELL
PAULO FARIA
PAZ E TRANQUILIDADE
PAULO FARIA BLOG
COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES
Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!
Acerca de mim
- PAULO FARIA
- Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.
PAULO FARIA BLOG
sitios
- http://pt.uefa.com/index.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
- http://pt.wiktionary.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
- http://www.abola.pt/
- http://www.ciberia.aieou.pt
- http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=26
- http://www.cozinhajaponesa.com.br/
- http://www.futebol365.pt/directo/default.asp
- http://www.google.pt/
- http://www.portalfutebol.pt/
- http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
- http://www.youtube.com/
- www.acp-eucourier
- www.camarabrasileira.com/projetosaber
- www.digitaldrops.com.br/drops/
- www.hypescience.com/
- www.kuantokusta.pt/
- www.lastfm.pt/listen/artist/similarartists
- www.orbita.starmedia.com/~pruss/inicio.html
- www.rivalcir.com.br/
- www.translate.google.com/translate_t
Sem comentários:
Enviar um comentário