Euromilhoes

domingo, agosto 05, 2007

Palavras em chinês

Palavras básicas
Sim: shì
Não: bú shì
Obrigado: xìe xìe
Muito obrigado: fei- cháng gàn xìe / henv gàn xìe
De nada: bu yong xie
Por favor: qíng
Desculpa: qivng ràng, dui bu qi
Oi: Ni hao
Adeus: zài jiàn
Bom dia: zaov an.
Boa tarde: wuv an.
Boa noite: wanv shàng haov.
Dias da semana
A maneira moderna de dizer os dias da semana em chinês, é simplesmente uma sequência numérica. A palavra para "semana" vai seguida de um número que indica o dia: segunda feira é literalmente: semana um,terça feira é: semana dois, etc. A exceção é o domingo, onde "tian" ou "ri", ambos significam dia, se utilizam em vez de um número ("ri" é mais formal que "thian"). O término oficial para semana é "xing-qi".
Segunda feira: xing- qi- yi-.
Terça feira: xing- qi- èr
Quarta feira: xing- qi- san-.
Quinta feira: xing- qi- sì
Sexta feira: xing- qi- wuv.
Sábado: xing- qi- liù
Domingo: xing- qi- rì / xing- qi- tiàn
Meses
A filosofía chinesa se desenvolveu 64 hexagramas (dispostos em 6 linhas de ying e yang) a partir de todas as combinações possíveis de pares de trigramas. Cada hexagrama tem uma interpretação específica diferente, que serve para determinar os efeitos das diferentes opções e mudanças na vida do adivinhador.
E de todos eles une 12 (Sovereign) aos 12 meses do ano, estes refletem o ciclo de Yin Yang, dado que aumenta e diminue durante o ano.
Dezembro: Fu (hexagram 24)
Janeiro: Lin (hexagram 19)
Fevereiro: T'ai (hexagram 11)
Março: Ta Chuang (hexagram 34)
Abril: Kuai (hexagram 43)
Maio: Ch'ien (hexagram 1)
Junho: Kou (hexagram 44)
Julho: Tun (hexagram 33)
Agosto: P'i (hexagram 12)
Setembro: Kuan (hexagram 20)
Octubro: Po (hexagram 23)
Novembro: K'un (hexagram 2)

Para comer
Pão: miàn bao-.
Refrigerante: yinv liào
Café: ka- fei-.
Chá: chá
Suco: guov zhi-.
Água: shuiv.
Cerveja: pí jiuv.
Vinho: jiuv.
Sal: yán
Pimenta: hú jiao-.
Carne: roù
Vaca: niú roù
Porco: zhu- roù
Peixe: yú
Aves: jia- qinv.
Vegetais: cài
Frutas: shuiv guov.
Batatas: mav líng shuv.
Salada: sa- là
Sobremesa: tián pinv.
gelado: bing- qi- lín / xuev gào
Familia
Mulher: qi- ziv.
Marido: zhàng fu-.
Filha: nüv er
Filho : ér zi
Madre: ma- ma
Pai: ba- ba
Amigo: péng youv.

Direções
Esquierda: zuov.
Direita: yòu
Recto: zhí
Acima: shàng
Abaixo: xià
Longe: yuanv.
Perto: jìn
Longo: cháng
Curto: duanv.
Mapa: dì tù
Na cidade
Informação turística: liuv yóu wèn xún chù
Correio: yóu jú
Museo: bó wú guanv.
Banco: yín háng
Policía: jingv chá jú
Hospital: yi- yuàn
Farmácia: yào fáng
Loja: diàn
Restaurante: jiuv lóu
Escola: xúe xiáo
Igreja: jiào táng
Banheiro: xiv shouv jian-.
Rua: jie-.
Praça: fang-, guang chang
Torre: tav.
Ponte: qiáo

Cores
heisè: preto
huisè: cinza
yínsè: prata
misè: bege
báisè: branca
hóngsè: vermelho
chéngsè: laranja
jinsè: ouro
huángsè: amarelo
lusè: verde
tianlán: azul céu
haijunlán: azul marinho
lánsè: azul
wèilán: azul celeste
fenhóngsè: rosa
zisè: roxo
zongsè: castanho

Sem comentários:

Enviar um comentário

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?