Euromilhoes

sexta-feira, agosto 31, 2007

TUNGUSKA

Pouco depois das 07:00 horas da manhã do dia 30 de Junho de 1908, algo extraordinário aconteceu na remota região siberiana de Tunguska, no norte da Rússia. Um morador local explicou que, momentos antes de acontecer o incidente, ouvira um som parecido ao "bater de asas de uma pássaro assustado" seguido de um grande estrondo. Essa vaga descrição revela muito pouco sobre o que havia ocorrido realmente: uma enorme explosão que devastou uma ampla região do bosque e enviou ondas de choque para o mundo inteiro.

Outro homem, Sergei Semenov, informou que antes da explosão tinha visto um grande objecto brilhante que atravessava o céu, deixando para trás um rastro de poeira e fumaça. Semenov disse que foi "produzido um grande clarão. Fazia tanto calor que não pude permanecer onde estava. A camisa queimava as minhas costas". Continuou dizendo que uma grande bola de fogo pareceu subir a partir do ponto de impacto, adquirindo em seguida a forma de um enorme cogumelo negro. A cabana de Semenov estava em Vanavara, a aproximadamente 60 quilómetros do centro da explosão.

Outro fazendeiro descreveu que "o céu partiu-se em dois e que a porção norte estava em chamas". Protegeu os seus olhos e, enquanto procurava abrigo, foi atingido por uma forte onda expansiva que arrastou por dois metros ao longo de seu alpendre. Enquanto isso, a 22 quilômetros ao norte, três nômades viram como o vento levantava a sua tenda pelos ares. O calor e a onda expansiva incendiaram e arrasaram o bosque em um raio maior que 30 quilómetros ao redor do impacto. Por sorte, Tunguska é uma das regiões menos povoadas da Terra e, fora algumas queimaduras, ninguém sofreu ferimentos graves.

A detonação foi tão intensa que pôde ser ouvida a centenas de quilómetros de distância, inclusive no Círculo Polar Árctico. De fato, os tremores circularam duas vezes pelo mundo inteiro até se extinguirem. Em Tunguska não anoiteceu e, em toda a Europa ocorreu o fenómeno das "noites brancas". Esse fenómeno foi ocasionado pelos milhões de toneladas de poeira projectadas na atmosfera pela bola de fogo que funcionaram como um reflector gigante iluminando os céus como a lua cheia.

Cinco horas depois da explosão, a Grã-Bretanha testemunhou fascinada a um deslumbrante pôr-de-sol. Cartas publicadas no London Times falavam do "brilho incomum dos céus" e de como era possível ler o jornal à meia-noite na rua, sem a necessidade de iluminação artificial. Além do mais, a Sra. Katherine Stephen de Godmanchester, Huntingdon (Inglaterra), escreveu que na noite do dia 30 de Junho "o céu estava tão azul quanto o dia, com faixas de nuvens luminosas que o atravessavam em intervalos. Nunca tinha visto algo parecido em toda a minha vida".

Enquanto isso, a brilhante luz nocturna confundia os astrónomos de Glasgow, que mal podiam distinguir as estrelas mais brilhantes através da luminosidade do céu. Os habitantes da cidade russa de Novrochat também ficaram surpresos ao verem que uma fotografia tirada à meia-noite parecia ter sido feita em um dia ensolarado. O fenómeno continuou durante os meses seguintes e pôde ser testemunhado no mundo todo. No hemisfério norte as pessoas assistiram a espectaculares pores-do-sol que não ocorriam desde a erupção do vulcão Krakatoa em 1883.

Em Tunguska a extensão dos danos foi enorme. Muitas casas foram destruídas e os nómadas informaram que centenas de renas haviam morrido e boa parte das sobreviventes tinham sofrido queimaduras graves. Atribuíram o desastre a Ogda, seu deus do fogo e do trovão que acreditavam ter descido dos céus.

Inacreditavelmente, a história não foi mencionada em nenhum dos jornais russos, como se fosse algo absurdo demais para se acreditar. Essa falta de interesse somado às agitações políticas russas da época ajudam a explicar porque, em 20 anos, não empreendida nenhuma pesquisa séria sobre a catástrofe.

Uma das mais consistentes teorias que apareceram para explicar a explosão dizia que o desastre foi causado pela queda de um meteorito gigante. Baseando-se nessa teoria, em 1927 uma pesquisa dirigida pelo meteorologista russo Leonid Kulik foi organizada.

Kulik soube dos acontecimentos através de uma narração que falava do descarrilamento do transiberiano no momento da suposta queda de um grande meteoro em Tunguska. Membro da Academia Soviética das Ciências, Kulik era especialista em pedras espaciais e resolveu pesquisar o que havia de verdadeiro na narração sobre o trem. Porém, ao chegar na região, percebeu de imediato que o suposto meteorito que tinha provocado o descarrilamento do trem e possivelmente gerado a explosão era apenas uma rocha terrestre. Kulik não desanimou e voltou aos relatos das testemunhas oculares, convencido de que a explosão fora causada por um meteorito.

Depois de duas semanas, Kulik chegou à cadeia de montanhas que antecipava o local da explosão. Do cume dessas montanhas viu que todo o bosque, até onde a vista podia alcançar, fora destruído. Todas as árvores estavam caídas na mesma direcção, indicando que ele encontrava-se na periferia da devastação e que só estava vendo um dos lados do impacto. A potência da explosão de Tunguska superava as mais ousadas especulações.

Kulik tinha certeza de que um meteorito provocara a explosão e que no seu epicentro encontraria uma cratera. Porém, encontrou uma cadeia de colinas baixas que formavam um anfiteatro de 1,5 quilómetros de diâmetro. Deduziu que esse era o ponto de impacto porque todas as árvores caídas apontavam para a sua periferia e chegou à conclusão de que o meteorito tinha explodido antes de chegar no solo. Dedicou-se a procurar fragmentos do meteorito, chegando a drenar grandes depressões na esperança de encontrá-los, mas não obteve sucesso.

Mesmo que Kulik nunca tenha encontrado nenhum fragmento do meteorito, sua teoria foi considerada correcta quando, mais tarde, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o objecto tinha explodido vários quilómetros acima do bosque. Isso tornou a questão ainda mais complexa, pois não se tinha conhecimento de algum caso de meteorito que explodira no ar.

Depois da Segunda Guerra Mundial surgira outra teoria. A nuvem em forma de cogumelo que apareceu em cima do local da explosão e as queimaduras das pessoas e animais das redondezas lembravam os efeitos de uma explosão nuclear. As pesquisas também demonstraram que o incidente em Tunguska tinha gerado um impulso magnético semelhante ao das bombas nucleares. A força estimada da explosão foi de 12 megatons.

Nos meses que se seguiram à explosão foi relatado que na região ocorreram várias mutações de plantas e animais, outra semelhança com os efeitos de uma explosão nuclear. Portanto, teria sido uma bomba atómica a causadora da explosão? Os pesquisadores acham difícil de acreditar nessa ideia, mas apareceu outra teoria, ainda menos plausível, propondo que o objecto seria uma nave extraterrestre que explodira ao entrar em contacto com a atmosfera terrestre. Contudo, as provas actuais apontam para uma causa menos espectacular. Em 1977, uma pesquisa confirmou que a poeira de partículas de rocha espalhada pela camada de carvão vegetal de 1908 tinha a mesma composição da poeira interestelar recolhida pelos cosmologistas soviéticos nos anos sessenta. A camada da região pode ter milhões de toneladas, provando que o objeto era enorme.

Considerando essas novas informações, surgiu outra teoria que supõe que o objecto seria um pedaço do comete Encke, que passou perto da Terra na época da explosão. Contudo, excepto algumas diferenças (os cometas costumam ser bem maiores que os meteoritos), essa é basicamente a mesma ideia de Kulik, ou seja, que uma rocha espacial chocara-se contra a Terra.

Em 1937, Kulik deu uma conferência expondo o que teria acontecido se o objecto de Tunguska tivesse caído sobre Nova Iorque. Segundo ele, toda a cidade teria desaparecido rapidamente, provocando milhões de mortes. Certamente, isso é assustador, especialmente quando a Terra passa pela nuvem de meteoritos das Táurides no dia 30 de Junho de cada ano. Considerando isso, todos os anos, nessa mesma época, deveríamos cruzar os dedos e esperar que Tunguska II não interrompa a nossa trajectória.

Por Renata Ardions, Elizabeth Ardions e Francisco T. de Castro
O que ocorreuO evento ocorrido em Tunguska, segundo alguns cientistas, pode ter sido algum fragmento de antimatéria destruído em energia ao se deslocar na atmosfera Terra lançando raios gama.O que contradiz esta teoria é a ausência de radioatividade residual em quantidade significativa.Alguns físicos postulam a passagem de um minúsculo buraco negro pela Terra, porém não existem registros de ondas de choque provenientes do Atlântico Norte.Existem aqueles que acreditam ter sido uma nave espacial alienígena que se desintegrou. Porém, não existem vestígios que comprovem tal coisa.Pode-se dizer que existe uma unaminidade no evento: "a gigantesca explosão seguida de uma monumental onda de choque e incêndio na floresta."Também não existem vestígios de cratera de impacto na região.Segundo muitos cientistas, a única explicação aceitável é a provável queda de um pedaço de cometa atingindo uma velocidade de entrada em torno de trinta quilômetros por segundo. Pode-se aceitar que seu tamanho poderia ter algo em torno de cem metros de comprimento, pesando cerca de um milhão de toneladas.Registra-se porém que na noite de 30 de junho de 1908, no fuso horário de Nova York, o cientista Nikola Tesla fazia um teste na torre do seu laboratório de Wardenclyffe em Long Island do que seria um Raio da Morte.Naquela época Robert Peary fazia sua segunda tentativa de chegar ao pólo norte e já havia sido avisado por Tesla para ficar atento a qualquer evento anormal, pois eles estariam tentando fazer contato com sua expedição.Tesla apontou seu raio para o Ártico, num ponto calculado como estando a oeste da expedição de Peary e excetuando-se uma luminosidade fracamente percebida na extremidade do equipamento e uma coruja que teria sido desintegrada ao sobrevoar proximo a torre de Wardenclyffe nada mais foi relatado, nem em jornais nem em respostas aos telegramas que Tesla havia enviado a Peary.Pronto para considerar o teste como um fracasso Tesla recebeu noticias de um estranho evento ocorrido na Sibéria, uma explosão equivalente a quinze megatons de TNT. Tesla desmontou o raio imediatemente pois acreditava que ele era perigoso de mais para continuar existindo.Como os princípios por trás do Raio da Morte nunca foram compreendidos totalmente e por ter inventado a Corrente Alternada e formas de transmissão de energia sem fio, sendo responsável pelo recorde em uma descarga elétrica artificial fica o relato de, no mínimo, uma coincidência a ser considerada.A possibilidade de um cometaOs indícios encontrados por Emlen V. Sobotovich levam a crer que realmente o evento de Tunguska foi a queda de um pequeno cometa.Os cometas são formados principalmente de gelo de metano (CH4), gelo de amônia (NH3), e gelo de água (H2O). Entrando na atmosfera da Terra com uma velocidade de 30 km por segundo, um objeto deste produzirá uma enorme bola de fogo que irradiará muita luz e energia, causará uma onda de vento de grande intensidade e temperatura que queimará instantaneamente árvores e o que estiver em seu caminho.Causará uma onda de impacto que será sentida em todo o planeta e não fará cratera alguma. Pois se atingir a superfície da Terra, apesar do impacto, a massa será aparentemente líquida. Porém haverá indícios cometários espalhados pela superfície na forma de micro-diamantes.Estes diamantes são formados pela enorme pressão e temperatura no momento de reentrada e no impacto com a superfície. A matéria prima é o carbono do metano do próprio cometa que se aquece rapidamente e não se dispersa, ao contrário do hidrogênio. Foram estes minúsculos diamantes que Emlen V. Sobotovich encontrou na região do suposto impacto cometário.Outros diamantesEstudiosos têm encontrado freqüentemente micro-diamantes em regiões impactadas por meteoritos que provavelmente se formaram em interiores cometários e sobreviveram à entrada na atmosfera.Estas descobertas tem grande probabilidade de demonstrar a teoria de que foi uma impactação cometária que causou o evento de Tunguska.

quarta-feira, agosto 29, 2007

TORRES CURIOSAS

TORRE COBRA Koweit




TORRE AGBAR - Barcelona


Sem medo de ser feliz


Contam que certa vez 2 moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente, assim logo ao cair nadou até a borda do copo, mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída ela desmaiou, parou de nadar e de se debater, afundou e morreu. Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte era tenaz e, por isto, continuou a se debater, se debater por tanto tempo que aos poucos o leite ao seu redor, c/toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca tenaz conseguiu c/muito esforço subir e dali levantar voo p/um lugar seguro.
Durante anos ouvi esta 1a parte da história como um elogio à persistência, que sem dúvida, é um hábito que nos leva ao sucesso. No entanto...
Tempos depois a mosca tenaz, por descuido ou acidente, caiu novamente no copo, agora com água. Como já havia aprendido com a experiência anterior, se debateu na esperança de que com o devido tempo, se salvaria.
Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: "Tem um canudo ali, nade até lá e suba pelo canudo!". Mas a mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se somente na sua experiência anterior continuou se debatendo até que exausta afundou no copo de água.
Quantos de nós baseados em experiências anteriores deixamos de notas as mudanças no ambiente, ficamos nos esforçando p/alcançar resultados esperados até afundarmos na nossa própria falta de visão? Fazemos isto quando não conseguimos ouvir aquilo que quem está fora da situação nos aponta como solução mais eficaz e assim perdemos a oportunidade de "reenquadrar" nossa experiência e ficamos paralisados, presos aos velhos hábitos, com medo de errar. "Reenquadrar" é permitir-se olhar a situação actual como se ela fosse inteiramente diferente de tudo que já vivemos. "Reenquadrar" é procurar ver através de novos ângulos, de forma a perceber que, fracasso ou sucesso, tudo pode ser encarado como APRENDIZAGEM.
Desta forma, todo o medo se extingue e toda experiência é como uma nova porta que pode nos levar à energia que precisamos motivação de continuar procurando o que queremos, à auto-estima que nos sustenta.
ESTE ARTIGO É DEDICADO A TODOS QUE QUEREM VENCER, QUE TÊM MEDO DE ERRAR E FRACASSAR, PORTANTO, A TODOS NÓS!!!

terça-feira, agosto 28, 2007

SE

Se consegues manter a calma
quando à tua volta todos a perdem
e te culpam por isso.
Se consegues ter confiança em ti
quando todos duvidam de ti
e aceitas as suas dúvidas
Se consegues esperar sem te cansares por esperar
ou caluniado não responderes com calúnias
ou odiado não dares espaço ao ódio
sem porém te fazeres demasiado bom
ou falares cheio de conhecimentos
Se consegues sonhar
sem fazeres dos sonhos teus mestres
Se consegues pensar
sem fazeres dos pensamentos teus objectivos
Se consegues encontrar-te com o Triunfo e a Derrota
e tratares esses dois impostores do mesmo modo
Se consegues suportar
a escuta das verdades que dizes
distorcidas pelos que te querem ver
cair em armadilhas
ou encarar tudo aquilo pelo qual lutaste na vida
ficar destruído
e reconstruíres tudo de novo
com instrumentos gastos pelo tempo
Se consegues num único passo
arriscar tudo o que conquistaste
num lançamento de cara ou coroa,
perderes e recomeçares de novo
sem nunca suspirares palavras da tua perda.
Se consegues constringir o teu coração,
nervos e força
para te servirem na tua vez
já depois de não existirem,
e aguentares
quando já nada tens em ti
a não ser a vontade que te diz:
"Aguenta-te!"
Se consegues falar para multidões
e permaneceres com as tuas virtudes
ou andares entre reis e pobres
e agires naturalmente
Se nem inimigos
ou amigos queridos
te conseguirem ofender
Se todas as pessoas contam contigo
mas nenhuma demasiado
Se consegues preencher cada minuto
dando valor
a todos os segundos que passam
Tua é a Terra
e tudo o que nela existe
e mais ainda,
tu serás um Homem, meu filho!

(Tradução de Vitor Vaz da Silva do poema "IF" de Rudyard Kipling

segunda-feira, agosto 27, 2007

Carne do sol com couve-flor gratinada e arroz de cenoura


COMO SE PREPARA A CARNE-DE-SOL • Primeiro, escolha um pedaço de carne da sua preferência: recomenda-se picanha, contra-filé ou filé. • Lave e depois faça alguns talhos verticais, acompanhando a fibra da carne. • Cubra com bastante sal grosso e deixe exposta, ao sol e ao vento, por 24 horas,virando umas 4 vezes. UMA RECEITA Ingredientes: 1kg de carne-de-sol, 2 litros de leite, 2 cebolas cortadas em rodelas, manteiga de garrafa. PREPARAÇÃO: • Deixe a carne-de-sol no leite, durante 4 horas, para retirar o excesso de sal. • Escorra o leite e enxugue a carne. • Frite a carne com cebolas - colocando nela, de vez em quando, manteiga de garrafa. Quando estiver quase no ponto, leve ao forno por 15 minutos. • Sirva com farofa de jerimum, purê de batata-doce e feijão verde; se quiser mais acompanhamentos, use macaxeira e banana prata, ambas fritas. FAROFA DE JERIMUM • Descasque 2 kg de jerimum, tire as sementes e corte em pedaços grandes. Cozinhe em água e sal. Escorra e amasse com garfo. • Junte manteiga e farinha de mandioca em pequenas quantidades, para que a farofa fique úmida. Salpique coentro picado. PURE DE BATATA-DOCE • Coloque na batedeira 1 ½ kg de batata doce, cozida e espremida. • Junte, aos poucos, 1 lata de leite condensado e 100 gr. de manteiga derretida. • Bata até que a mistura fique homogénea. Caramelize uma forma de buraco, coloque o purê e leve ao forno, em banho-maria, por 20 minutos. Desinforme e sirva.

Para acompanhar fiz couve-flor gratinada. Enquanto ela cozinhava no vapor por alguns poucos minutos, eu preparei um bechamel (1 colher de sopa de farinha de trigo + 1 colher de sopa de manteiga mexendo vigorosamente no fogo baixo até derreter, depois é só ir juntando o leite necessário até o ponto desejado - é bom deixar mais ralo pois esse molho mesmo depois de desligado o fogo continua a engrossar). Juntei uma pitada de noz-moscada ao bechamel, forrei o fundo da refratária, dispus a couve-flor, cobri com o molho, salpiquei bastante queijo ralado e levei ao forno para gratinar. Para não ficar boboca, acrescentei pimenta do reino moída na hora já no prato.

E para esse arrozinho delicioso, é só acrescentar cenoura raladinha na hora em que estiver refogando cebola, alho e óleo. Depois joga o arroz lavado e escorrido, recheia ali um pouco, acrescenta água e deixa cozinhar em fogo baixo.

domingo, agosto 26, 2007

Dicas para ler um livro com eficiência

Conselhos que podem ajudar a ler um livro com real efectividade. Conselhos que, admito, eu mesmo deveria seguir com mais frequência. Se você observá-los, certamente vai entender o texto e lembrar do que leu com muito mais facilidade:
1. Pesquise a vida do autor: antes de começar a ler um livro, principalmente um clássico, dê ao menos uma olhada em um artigo de enciclopédia sobre a vida do autor. Não precisa ser uma pesquisa longa. Saber a época em que ele nasceu, com quem o sujeito andava, quem eram os seus conterrâneos e contemporâneos já vai ajudar bastante.
2. Pesquise a época em que o livro foi escrito: mesma coisa. Situe-se no tempo. Se você começar a ler um livro sem ter a noção do que se passava historicamente quando ele foi escrito será como se você começasse um voo no escuro e sem descolagem. A situação histórica motivou o autor a escrever sua obra de um jeito e não de outro.
3. Saiba onde o autor vive e como: se for um autor contemporâneo, pesquise rapidamente sobre o lugar onde ele vive. Vá ao mapa, coloque o dedo sobre a cidade em que ele nasceu. Acredite. Vai ajudar. Você sabe onde fica Lanzarote, nas Ilhas Canárias? Pois é. É onde José Saramago vive hoje.
4. Leia uma sinopse: essa é controversa. Há quem não recomende. Deixo para que você opte. Mas em alguns casos, esse instrumento pode ajudar a preparar você para o que vai encontrar durante a leitura. Se você for uma pessoa crítica, saberá quando o autor da sinopse tiver se equivocado completamente. Mesmo nesse caso, a sinopse ajudará em seu entendimento.
5. O livro anterior e o livro posterior: o autor teve outras obras? Qual veio antes e qual veio depois. Situar o livro na bibliografia do escritor é outra forma de entender aquilo que se vai ler.
6. Com que outras obras o livro se relaciona: em uma época, mesmo que então não se perceba, os livros dialogam entre si e também com livros de épocas anteriores e posteriores. Descubra mais sobre isso e entender e lembrar o que você leu será muito mais fácil.
7. Enquanto lê, escreva sobre o livro: tudo aquilo para que se dá um uso, ainda que subjectivo e íntimo, tem mais valor. Temos uma tendência a assimilar apenas as coisas a que damos valor. Escrevendo sobre o livro, ainda que apenas um parágrafo, você notará uma sensível diferença. O que ele significou para você? O que se passava em sua vida enquanto você o lia? Esse livro, agora, faz parte de sua própria biografia. Ele é importante. Desde que comecei este blog, lembro com mais facilidade dos livros que li.
8. Anote no livro: essa eu considero a mais importante. Se você não gosta da idéia de escrever nas páginas de um livro, sugiro que compre dois. Um para guardar e outro para anotar.
conselhos para ler mais e com mais prazer, você deve ter os seus e o Rodrigo Stulzer, do Empirical Empire, tem também 10 dicas para você ler mais livros por ano. Leia Livros do Seu Interesse
Parece idiotice falar isso, mas quanto mais você ler livro que te interessam, maior será o seu prazer na leitura e mais livros lerá por causa disso. Sim, é verdade. Tem muita gente que tenta ler livros de que não gosta e por isso demora tanto tempo para acabá-los. Siga meu conselho. Se você chegou a um terço do livro e não está gostando do conteúdo, largue-o e comece outro. É melhor ficar vermelho uma vez do que amarelo para sempre.
Gosta de aviação? Então leia livros de aviões ou de guerra. É fanático por sexo? Existem óptimos livros de acção recheados de sexo. Gosta de bandas de rock? Leia as biografias dos monstros sagrados como o Led Zeppelin.
Vale a pena a visita, afinal, não é todo dia que um site brasileiro aparece no Boing Boing. O Rodrigo Stulzer foi o primeiro cara a me falar da possibilidade de anúncios contextualizados e do problogger.net, site que, se lido e usado com bom senso, é útil não importa qual o tema de seu blog.
9 modos simples de evitar erros ortográficos de português, escrever certo e nunca mais passar vergonha
Quando em dúvida sobre a maneira correcta de escrever uma palavra, você pode usar os seguintes recursos:
1. Consultar um dicionário online - Eu sugiro o dicionário de Língua Portuguesa Priberam, que é grátis. Além disso, ele oferece a conjugação de 13 mil verbos.
2. Consultar a Academia Brasileira de Letras - A maior autoridade ortográfica da Língua Portuguesa no Brasil é o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de responsabilidade da Academia Brasileira de Letras. O que está ali é lei. Não há o que discutir. A academia também tem um serviço de respostas a dúvidas relativas à língua.
3. Aprenda o básico de ortografia - Existem algumas regras - bem como suas muitas exceções - que facilitam sua vida se aprendidas. Procure dicas de ortografia, o sentido e o significado de ortografia, o uso correcto das consoantes e vogais e suas combinações e tudo o mais que você puder encontrar e então você passará a cometer cada vez menos erros.
4. Consultar o Google - Se estiver em dúvida sobre o modo certo de escrever a palavra, o Google pode sugerir a forma certa de escrevê-la, às vezes, no topo dos resultados. Já achei esse recurso um tanto intrometido, mas depois de ele ter me tirado de algumas cruéis encruzilhadas ortográficas, mudei de ideia.
5. Coloque as palavras para brigar no Googlefight - Se a sua dúvida for entra duas formas de se escrever uma palavra, coloque-as para brigar no Googlefight. Em geral, a vencedora é a correcta. O que prova que a maioria das pessoas ainda cuida de escrever com correcção. Além disso, é divertido. Veja o resultado da luta entre a palavra exceção e a palavra excessão. Se a vitória for apertada, desconfie. Algumas palavras têm mais de uma forma correta de serem escritas e algumas grafias dão significados diferentes às palavras, como sessão e secção.
6. Consultar um dicionário físico - Pode ser, por exemplo, o Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Não entrarei em picuinhas para discutir se esse ou aquele dicionarista é melhor.
7. Instalar um dicionário electrónico no computador - O Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa tem uma versão electrónica que se integra a outros programas se o usuário quiser. Mais confiável que o corretor ortográfico que vem de fábrica nos editores de texto.
8. Pergunte a alguém - Se esse alguém não souber, ao menos você vai instaurar a dúvida e outra pessoa além de você aprenderá algo.
9. Use sempre mais de um dos métodos sugeridos - Só assim você terá certeza e ainda terá a oportunidade de fazer descobertas inesperadas

sábado, agosto 25, 2007

TV mais fina do mundo é lançada, com 29 mm de espessura

Modelo exibe nova TV da Sharp, que ainda não têm preço nem data para comercialização

Sharp anunciou novo produto no Japão, que também é o mais leve e económico já fabricado

TÓQUIO - A Sharp anunciou nesta quarta-feira, 22, o lançamento da TV de cristal líquido mais fina, leve e económica do mundo, com apenas 29 milímetros de espessura. O monitor tem 25 quilos, mais ou menos metade de televisores em LCD comuns, e consome cerca de 75% menos energia que uma de plasma, segundo a fabricante.

Em um museu de Tóquio, a empresa demonstrou como os novos painéis podem facilmente ser pendurados na parede ou pendurados, para criar efeito artístico.

Executivos da Sharp esperam que o novo modelo de TV seja popular nos Estados Unidos e Europa, onde as casas tendem a ser mais espaçosas que as japonesas.

A empresa, localizada em Osaka, não informou preço, prazo para entrar no mercado ou detalhes tecnológicos do painel. O presidente da Sharp, Mikio Katayama, disse que parte das novas tecnologias (uma combinação de diversos materiais, filtros de cores e luz de fundo) serão introduzidas gradualmente nos produtos da companhia.

Ele afirmou também que espera ter em Março de 2010 as TVs prontas para comercialização em massa. Os monitores, que em alguns pontos têm 20 milímetros, mostrou imagens da Terra vista do espaço e flores tropicais coloridas para ilustrar a fantástica resolução e contraste da tela.

"Vocês experimentarão cores tão vivas como nunca se viu em LCDs", disse Shigeaki Mizushima, director-geral da Sharp.

PAPAS DE SARRABULHO


1/2 Galinha gorda
1/2 kg costeletas de Porco frescas, magras (peso c/ osso)
125 g de Presunto
1/2 kg de carne de Vaca (ganso redondo)
1/2 kg de sangue de Porco
1/4 kg de miolo de Pão de regueifa
Sal, pimenta, cominhos q.b.

Numa panela com 2,5 litros de água fria, põe-se a cozer a galinha, as costeletas, o presunto e a carne de vaca, devendo ficar tudo muito bem cozido para que, no final, todas as carnes se possam desfiar à mão. Toda a espuma que se vai formando à superfície tem de ser retirada com cuidado. Côa-se o caldo obtido com a cozedura das carnes, e deita-se o miolo do pão de regueifa e as carnes desfiadas indo novamente ao lume, mexendo sempre, com uma colher de pau até ficar uma açorda relativamente consistente.
Num tacho, à parte, coze-se o sangue de porco em 1 litro de água com sal até estar o sangue bem cozido por dentro. Retira-se o sangue, que se aperta entre dois pratos para largar a água toda, e deixa-se arrefecer.
De seguida, junta-se o sangue, bem esfarrapado à mão, na panela onde estão o pão e as carnes. Deixa-se levantar fervura em lume brando, tendo o cuidado de não deixar pegar ao fundo.
Caso seja necessário, conforme a consistência desejada, acrescenta-se água de cozer o sangue. Rectifica-se de sal e pimenta e juntam-se os cominhos. Quer a pimenta quer os cominhos devem sentir-se bem.

Fonte: In «A Boa Mesa do Alto Minho», Francisco Sampaio, RTAM, 2003

sexta-feira, agosto 24, 2007

Passeio fora do corpo


Agência FAPESP – Com o uso de realidade virtual para misturar sinais sensoriais que chegam ao cérebro, cientistas europeus induziram voluntários a experiências extra corpóreas, sugerindo uma explicação científica para o fenómeno normalmente considerado produto de ilusão ou de ficção.
A visão de seus corpos transferidos para outro local – graças ao equipamento – associada à sensação de serem tocados simultaneamente fez com que voluntários sentissem que estavam se movendo fora de seu corpo físico, de acordo com dois artigos publicados na edição desta sexta-feira (24/8) da revista Science.
Uma desconexão entre os circuitos cerebrais que processam esse tipo de informação sensorial pode ser responsável por algumas das experiências extra corpóreas, segundo os autores.
“Estamos interessados nas razões pelas quais sentimos que cada ‘eu’ está dentro de nossos corpos, ou, em outras palavras, por que temos uma experiência intra corpórea”, disse o autor de um dos estudos, Henrik Ehrsson, da Universidade College London, na Inglaterra, e do Instituto Karolinska, na Suécia.
Tanto Ehrsson como a equipe liderada por Olaf Blanke, da Escola Politécnica Federal de Lausanne e do Hospital Universitário de Genebra, ambos na Suíça, utilizaram câmaras e óculos de realidade virtual para exibir aos voluntários imagens de seus próprios corpos a partir da perspectiva de alguém posicionado atrás deles. Ao mesmo tempo, os pesquisadores tocaram os corpos dos voluntários, tanto os reais como os virtuais.
Os voluntários do estudo de Ehrsson viram, por meio dos óculos especiais, imagens gravadas por câmaras. No trabalho de Blanke e equipe, o vídeo foi convertido em simulações computacionais semelhantes a holografias.
O primeiro grupo movimentou um pino de plástico logo abaixo das câmaras, enquanto os voluntários eram tocados no peito no ponto correspondente. Questionários feitos em seguida indicaram que os voluntários sentiram que estavam sentados no local em que estavam as câmaras e observavam diante de si um manequim ou um corpo que pertenceria a outra pessoa.
“Essa experiência sugere que a perspectiva visual de primeira pessoa é criticamente importante para a experiência intra corpórea. Ou seja, sentimos que nosso ‘eu’ está localizado onde estão nossos olhos”, disse Ehrsson.
O cientista sueco também fez os voluntários olharem um martelo que era balançado em direcção a um ponto abaixo da câmara, como se estivesse batendo em uma parte do corpo virtual fora do campo de visão.
Medições de condutividade da pele, que reflectem respostas emocionais como o medo, indicaram que os voluntários sentiram que seu “eu” havia deixado o corpo físico e se movido para o corpo virtual.
Para os pesquisadores, casos que envolvem a sensação de sair do corpo e vê-lo a partir de uma perspectiva externa podem estar relacionados, em parte, com o uso de drogas, ataques epilépticos e outros tipos de distúrbios cerebrais.
Ao projectar a consciência de uma pessoa em um corpo virtual, as técnicas utilizadas nesses estudos poderiam, segundo os autores dos estudos, ser úteis para treinar em delicadas tarefas de “tele operação”, como a realização remota de cirurgias.
As conclusões das pesquisas também poderiam ajudar a eliminar o estigma imputado a pacientes de distúrbios neurológicos que têm essas experiências, frequentemente atribuídas a uma imaginação activa ou a algum tipo de fenómeno paranormal. De acordo com os pesquisadores, os estudos têm potencial de ajudar a resolver antigas questões sobre como o ser humano percebe seu próprio corpo.


Disfunções cerebrais
A equipe de Blanke utilizou uma instalação semelhante para criar experiências extra corpóreas. Nesse caso, as imagens em vídeo foram convertidas em simulações tridimensionais e homográfica.
Depois da experiência de realidade virtual, um pesquisador vendava os voluntários e os conduzia mais para trás. Quando era pedido que voltassem à posição inicial, eles demonstravam tendência a se dirigir ao local em que haviam visto seu corpo virtual.
Os dois estudos concluíram que o “conflito multi sensorial” é o mecanismo-chave na base da experiência extra corpórea. “As disfunções do cérebro que interferem nos sinais de interpretação sensoriais podem estar na origem de certos casos clínicos de experiência extra corpórea. No entanto, não sabemos se todas essas experiências são provenientes das mesmas causas”, disse Ehrsson.
Além dos sinais sensoriais, de acordo com Blanke, a consciência do corpo poderia também implicar uma dimensão cognitiva: a capacidade de distinguir o próprio corpo de outros objectos.
Sustentando essa ideia, os autores relataram que, quando os voluntários viram uma coluna de tamanho humano, no lugar da imagem de um corpo humano, puderam voltar a seu local inicial, indicando que a ilusão de experiência extra corpórea não ocorria mais.
“A consciência do corpo parece requerer não apenas o processo ‘ascendente’ de correlacionar a informação sensorial, mas também o conhecimento ‘descendente’ do corpo humano”, disse Blanke.
Algumas experiências extra corpóreas que haviam escapado anteriormente a qualquer explicação científica poderiam estar relacionadas com uma percepção corporal distorcida, de acordo com Blanke. Segundo ele, os sistemas de realidade virtual talvez poderão trazer novas respostas no futuro.
“Tivemos décadas de pesquisa intensa sobre a percepção visual, mas não se avançou muito sobre a percepção corporal. No entanto, isso poderia mudar, agora que a realidade virtual oferece um meio mais sistemático para manipular a percepção do corpo inteiro e para testar de uma nova forma as experiências extracorpóreas, assim como a consciência corporal”, disse o cientista suíço.
Os artigos The Experimental induction of out-of-body experiences, de Henrik Ehrsson, e Video ergo sum: Manipulating bodily self-consciousness, de Olaf Blanke e outros, podem ser lidos por assinantes da Science em www.sciencemag.org

quarta-feira, agosto 22, 2007

ANEDOTAS III

Salmo 129

Um padre está-se dirigindo para sua paroquia quando vê na estrada uma freira. Ele pára e diz:
- Irmã, suba que te levo ao convento.
A freira sobe e senta no banco do passageiro, cruza as pernas e o hábito se abre e deixa a perna a mostra. O padre olha e continua dirigindo.
Numa troca de marcha ele coloca a mão sobre a perna da freira que lhe diz:
- Padre, lembre-se do salmo 129.
O padre pede desculpas e continua dirigindo.
Mais adiante em outra troca de marcha ele coloca a mão sobre a perna da freira que repete:
- Padre, lembre-se do salmo 129.
O padre pede desculpas e continua dirigindo.
Mais adiante em outra troca de marcha ele coloca a mão sobre a perna da freira que repete:
- Padre, lembre-se do salmo 129!
O padre se desculpa dizendo:
- Perdoe-me irmã, mas você sabe que a carne é fraca.
Chegando no convento a freira desce. O padre logo chega à sua igreja e corre até a Bíblia para ler o tal salmo 129.
Estava escrito:
"SIGA PROCURANDO, QUE LOGO ACIMA ENCONTRARÁS A GLORIA..."
MORAL DA HISTÓRIA:
Na sua profissão deve estar sempre bem informado ou pode perder uma grande oportunidade.
________________________________________________________

___________________________________________________
Tarefas Domésticas

Um certo advogado, especialista, não quis saber de outra função que não fosse a sua especialidade.
Um dia em casa sua esposa reclamou:
- Querido, o ferro não aquece. Dá uma vista de olhos, por favor...
- Querida, eu não sou electricista.
No outro dia:
- Querido, a pia entupiu. Dá uma olhadinha?
- Querida, acorda! Eu não sou canalizador.
Na segunda-feira seguinte:
- Querido, a torradeira está pegando lume!
- Querida, vê se acordas! Eu não sou bombeiro, eu sou advogado.
No fim de semana, descansando, o marido descobre que tudo o que a esposa havia reclamado estava em perfeito funcionamento.
Ele perguntou:
- Querida, quem fez todos essas reparações?!
- Ora, querido, lembras-te daquele seu amigo engenheiro que trouxestes para jantar aqui no sábado passado?
- Sim, lembro-me.
- Então, ele se prontificou a concertar tudo.
- Como assim?! Ele fez tudo de graça?
- É claro que não! Ele me disse que eu poderia pagar de duas formas:
Eu faria outro prato igual ao que ele jantou aqui ou iria com ele ao seu apartamento.
- E o quê que fizestes?..
- Querido, acorda! Eu não sou cozinheira!...
------------------------------------------------
-----------------------------------------
Engenheiros...

Três engenheiros, um americano, um mocambicano e um português vao parar a Casa Branca, pois um muro precisa ser construido.
O gerente da Casa Branca leva os tres para o local da construcao do muro e pede que cada um faca o orcamento.
O americano olha, mede, faz alguns calculos, e diz:
- O meu orcamento fica em 1000 dolares. 400 de material, 400 de mão de obra de 200 de lucro.
O mocambicano faz o mesmo e diz:
- O meu orcamento fica em 700 dolares. 300 de material, 300 de mão de obra e 100 de lucro.
Chega a vez do Portugues. Ele olha, olha, olha, não mede nada, não se mexe do lugar e diz:
- O meu fica em 2700 dolares. 1000 pra mim, 1000 pra você e a gente contrata o mocambicano para fazer o servico!
____________________________________________________
_________________________________________________

Vaca!!!

Um homem vai a conduzir numa estrada. Uma mulher vai a conduzir na mesma estrada mas no sentido oposto. Ao cruzarem-se, o homem baixa o vidro e grita: "VACA".
A mulher imediatamente baixa o vidro e responde; "CABRÃO".
Cada um continua o seu caminho mas a mulher, ao virar a primeira esquina, estampa-se contra uma vaca que estava no meio da estrada.

Conclusão: As mulheres nunca dão ouvidos aos homens!!!!
_____________________________________________
___________________________________________________

23 Coisas que não se pode morrer sem saber...

01- O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck.
02- Em 1997, as linhas aéreas americanas economizaram US$40.000 eliminando uma azeitona de cada salada.
03- Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua.
04- Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde as esconderam.
05- Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.
06- As formigas se espreguiçam pela manhã quando acordam.
07- As escovas de dente azuis são mais usadas que as vermelhas.
08- O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.
09- Ninguém consegue lamber o próprio cotovelo, é impossível tocá-lo com a própria língua.
10- Só um alimento não se deteriora: o mel.
11- Os golfinhos dormem com um olho aberto.
12- Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de baunilha.
13- As unhas da mão crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido que as unhas do pé.
14- O olho do avestruz é maior do que seu cérebro.
15- Os destros vivem, em média, nove anos mais que os canhotos.
16- O "quack" de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê.
17- O músculo mais potente do corpo humano é a língua.
18- É impossível espirrar com os olhos abertos.
19- "J" é a única letra que não aparece na tabela periódica.
20- Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.
21- Os chimpanzés e os golfinhos são os únicos animais capazes de se reconhecer na frente de um espelho.
22- Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.
23- Aproximadamente 70 % das pessoas que lêem este texto, tentam lamber seu
cotovelo!!!

terça-feira, agosto 21, 2007

Como controlar o apetite

Seguramente já lhe aconteceu ter a sensação de ter uma fome terrível e uma certa ansiedade por consumir determinados alimentos e quase sempre doces. Pode-se dizer que existem situações em que estes ataques ou desejos por alimentos aparecem com maior frequência. As pessoas que estão stressadas ou deprimidas costumam ser mais susceptíveis, visto a comida poder servir de apoio emocional.


Os homens são menos propensos a esta incómoda sensação do que as mulheres. Estas quase asseguram que se multiplica na semana antes da menstruação. Durante este período o apetite aumenta, enquanto o gasto metabólico diminui. Pensa-se que as mulheres têm nestes momentos, grandes flutuações de glucose, devido às alterações hormonais. Do mesmo modo, as grávidas vêem o apetite aumentado devido, provavelmente a alteração hormonal que sofrem.


As situações em que se cai com maior facilidade na tentação de comer um alimento pouco saudável e muito calórico, são muito frequentes. As festas e os jantares ou almoços (muitas vezes de trabalho ou de compromisso) são frequentes no nosso dia-a-dia. Nesses momentos, em que nos sentamos à mesa, a tentação começa a surgir e para a evitar, deve seguir alguns conselhos:


Quando pedir uma bebida, opte por água mineral com ou sem gás, ou sumo light. No restaurante, tente retirar o pão e a manteiga e as entradas do seu lado e escolha do menu os alimentos que irão sacia-la/o.


Um dos truques que deve ter em conta para não ficar com uma fome irresistível é evitar que ela apareça. Se espera para sentir essa sensação, pode acabar sentindo-se deprimida/o e acaba por comer de uma forma compulsiva. Por outro lado, quando ingerir os alimentos, é importante que o faça de modo calmo e paciente, nunca como se estivesse realmente faminta. Assim dá tempo ao organismo e o apetite acaba por desaparecer. Não deve comer até sentir que não pode mais. Simplesmente coma o suficiente.


Mas, paradoxalmente, quando essa fome se apodera de nós, a tentação não nos inclina para comer alimentos saudáveis, mas sim outros mais processados e calóricos. Os doces – principalmente o chocolate – e os alimentos com elevado teor em gordura, são os eleitos.


Há alimentos que conseguem acabar com essa sensação de apetite sem aumentar um grama a mais no nosso corpo. São alimentos basicamente saudáveis; produtos ricos em fibra. Temos por exemplo a fruta, graças aos açúcares que contém. Outros alimentos saciantes são as verduras, os legumes e os cereais integrais. A cozedura ao vapor não tem de ser sem sabor, muito pelo contrário. Os alimentos mantêm o seu sabor e para dar um pouco mais de graça, pode acompanhar com um número indeterminável de guarnições, apenas faz falta um pouco de imaginação.


Quais são os alimentos mais saciantes?

O tomate

É o alimento que com maior facilidade consegue acabar com essa desagradável sensação, além de que se torna fresco. Neste caso, pode consumir em qualquer hora. Outra opção é o sumo, que é igualmente hipocalórico, mas sacia menos.


Os citrinos, como as laranjas e os limões

Dentro de todas as frutas, as laranjas e os limões são as mais apropriadas.


Morangos

Podem ser consumidos fora do horário das refeições, sós ou com suco de laranja, também conseguem encher o estômago com facilidade. Outra fruta muito boa para estas ocasiões é o melão.


As couves e a alface

Além do tomate, há outros produtos que também provocam a sensação de saciedade. As couves temperadas com azeite e vinagre, apenas fornecem energia e acaba com o apetite. O mesmo acontece com a alface, a qual se pode juntar um pouco de cebola e tomate.


Espargos e cogumelos

Em numerosas dietas de emagrecimento, recomendam-se os espargos porque são ricos em fibra, provocam um favorável efeito diurético e ao mesmo tempo são saciantes. Isto se os cozinhar sem gordura, e o mesmo acontece com os cogumelos. Então, ambos os alimentos podem ser ingeridos em grandes quantidades.

Ovos e mexilhões

Além das frutas e das verduras, estes alimentos também ajudam a combater a fome. Isto se os ovos estiverem cozidos e temperados com um pouco de sal, e os mexilhões cozinhados ao vapor.


Do mesmo modo, há determinados alimentos de que não devemos abusar. O pão, as bolachas, o arroz, os doces em geral, a manteiga e o açúcar, são alguns desses alimentos. Em contrapartida, as batatas, ainda mais se são fritas, têm de estar fora da nossa dieta habitual, inclusive se estão apenas a acompanhar os pratos principais.

Comece hoje mesmo o seu Plano Personalizado! ajude-se eliminar esses quilos a mais e a conseguir um estilo de vida mais SAUDÁVEL!

Ratatouille


Rendimento: 8 porções
Ingredientes:
- 2 unidade(s) de berinjela
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca
- 6 colher(es) (sopa) de azeite
- 2 unidade(s) de cebola em rodelas
- 2 unidade(s) de pimentão vermelho sem casca(s) e sem semente(s)
- 2 unidade(s) de pimentão verde sem casca(s) e sem semente(s)
- 3 unidade(s) de abobrinha em cubos médios
- 2 dente(s) de alho amassado(s)
- 200 gr de tomate sem casca(s) e sem semente(s)
- 2 colher(es) (sopa) de manjericão
- 2 colher(es) (sopa) de salsinha

Preparação:
Corte as berinjelas em fatias grossas e salgue, deixando por uma hora num escorredor, com um peso em cima. Esquente o leite numa frigideira. Junte a cebola e o pimentão (verde e vermelho), as abobrinhas, o alho e misture bem. Enxágüe a berinjela em água, seque e leve ao fogo com os outros ingredientes. Tampe a panela e cozinhe em fogo brando por cerca de uma hora, até que os legumes estejam macios. Junte os tomates 15 minutos antes do término do cozimento. Tempere bem com sal e junte as ervas picadas. Sirva quente ou fria, como entrada. Se for servir como prato principal, acrescente carne de frango cozida e sirva quente.

Inglesa de 15 anos cria acesso inovador sem necessidade de abrir programa

Uma adolescente inglesa de 15 anos criou um acesso inovador ao Second Life (SL) que não necessita de instalação e abertura do complexo programa informático que suporta o mais famoso mundo virtual em três dimensões.

O anúncio da criação do protótipo "AjaxLife" foi feito pela adolescente, Katharine Berry, no seu blog (http://blog.katharineberry.co.uk/) e rapidamente se espalhou por toda a blogosfera ligada ao SL, motivando pedidos de entrevistas e elogios de utilizadores e programadores informáticos de todo o Mundo.

Katharine Berry está há dois anos no SL, mas, devido à idade, utiliza apenas a versão para menores de 18 anos ("Teen Grid") deste mundo virtual.

A versão principal do SL é reservada a adultos, como forma de tentar evitar casos de pedofilia e o acesso de adolescentes a conteúdos não recomendados para a sua idade.

Nas primeiras entrevistas que concedeu, ambas por e-mail, segunda e terça-feira, aos repórteres da New World Notes e da Reuters no SL, Katharine referiu que tem uma vida igual à dos outros adolescentes, numa "minúscula aldeia a cerca de uma hora de distância de Londres".

Está a estudar Inglês, Francês, Alemão, Física, Química, Biologia, Computação, Geografia, História e Matemática, e desde os nove anos que desenvolve programas para a web.

Katharine explicou que resolveu desenvolver o seu protótipo porque queria ter acesso à informação principal do SL sem necessidade de estar no mundo virtual.

A adolescente planeia melhorar o protótipo, resolvendo algumas falhas que persistem, e depois abri-lo através de uma licença de fonte livre ("open source").

A invenção de Katharine permite visualizar os mapas do SL e utilizar as ferramentas de comunicação instantânea e de "teletransporte" (transferência imediata de uma região para outra), evitando a necessidade de instalar no computador um programa que exige grande capacidade de processamento da placa gráfica.

Jorge Lima, o português há mais tempo (quatro anos) no SL, disse à agência Lusa que o protótipo de Katharine "é mais uma tentativa de integrar o SL como web, o que é, por certo, o caminho a seguir".

"De um ponto de vista puramente técnico, não é uma coisa muito complicada de fazer. Dá muito trabalho, tem muita utilidade, mas não substitui o SL", salientou o programador informático.

A própria Beta Technologies, empresa de "arquitectos do mundo virtual" co-fundada por Jorge Lima há um ano, já tem desde Outubro de 2006 um sistema de comunicação instantânea entre avatares (personagens virtuais) do SL.

Jorge Lima realçou que a Linden Lab, empresa norte-americana proprietária do SL, disponibilizou em "open source" todos os dados de programação do mundo virtual, permitindo que qualquer utilizador possa desenvolver aplicações relacionadas.

"A Linden Lab quer continuar a focar-se no desenvolvimento da tecnologia do SL e delegar o mais possível as funções periféricas nos seus utilizadores", referiu.

Na actualização do SL programada para hoje, a Linden Lab vai dar mais um passo nesta abertura, permitindo que diferentes gerações do programa possam funcionar em simultâneo na grelha de servidores ("grid") do SL.

O programador destacou que esta alteração vai possibilitar também a entrada no mundo virtual através de uma versão antiga, mesmo nos períodos em que o SL está "em baixo" para actualização, o que tem acontecido quase todas as quartas-feiras durante períodos de várias horas.

"A partir de hoje, vai ser possível às pessoas fazer as suas próprias versões do SL", afirmou Jorge Lima, notando que esta relativa autonomia já tinha sido dada à empresa que lançou e gere a versão brasileira do SL.

Versões mais leves (para quem não está interessado em construir objectos ou edifícios, por exemplo) ou com anúncios integrados são alguns desenvolvimentos que Jorge Lima antevê nesta progressiva integração do SL na web.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A

SOMBRAS


GREAT Shadow Puppetry - Awesome video clips here

POLIGLOTA


Poor Kid Speaking Many Languages - Amazing - Funny bloopers are a click away

ANEDOTA

Certo dia, o abade resolveu aplicar um teste em seus três melhores seminaristas.

Amarrou um sininho no bingolim de cada um deles, pegou uma revista Playboy e foi chamando um a um em sua cela.
Assim que mostrou a capa para o primeiro, ouviu-se um tlim-tlim-tlim. — Meu filho, acho que precisa meditar mais sobre sua vocação. Vá tomar um banho frio!

Chamou o segundo, mostrou-lhe a capa da revista, nada. Começou a folheá-la e tlim-tlim-tlim. — Meu filho, acho que ainda não está pronto para o chamadodo Senhor. Vá tormar um banho frio!

Chamou o terceiro, mostrou-lhe a capa, nada. Começou a folhear arevista, nada! Mostrou-lhe o poster central, nada!— Muito bem, meu filho! Meus parabéns! Vejo que tem uma vocação muito nobre. Vá tomar um banho com os seus amigos.Tlim-tlim-tlim!

segunda-feira, agosto 20, 2007

Plano para alcançar o sucesso pessoal

1-Torne o seu pensamento cristalino. Determine qual a meta específica que deseja atingir, dedicando-se com firmeza e devoção.
2- Desenvolva um plano para alcançar a sua meta e estabeleça um prazo para a atingir. Planeie o seu progresso cuidadosamente, hora a hora, se necessário for. A actividade organizada e o entusiasmo constante são a fonte do seu poder.
3- Desenvolva um desejo sincero pelas coisas que pretende alcançar. Um forte desejo motiva todas as acções humanas.
4- Desenvolva uma suprema confiança em si mesmo e nas suas capacidades. Leve a cabo todas as actividades sem reconhecer a possibilidade de falhar. Concentre-se nas suas forças e não nas suas fraquezas.
5- Desenvolva uma concentração persistente para chegar ao fim sem se desviar do seu plano. Fique indiferente aos obstáculos, às críticas, às circunstâncias ou ao que os outros digam ou façam.
6- Construa a sua determinação com um esforço constante, uma atenção controlada e uma energia concentrada. As oportunidades nunca surgem aos que por elas esperam, mas são atraídas por aqueles que ousam agir.


Como garantir a excelência nos serviços


1- Sinta-se bem consigo mesmo. Quando sabemos que estamos a fazer o melhor possível em relação aos clientes e colegas, sentimo-nos muito melhor.
2- Pratique hábitos de cortesia. Esquecer as regras da boa educação e da cortesia é sinónimo de arrogância e indiferença. Quanto mais cortesia oferecer, maior cortesia receberá.
3- Empregue a comunicação positiva. Esta transmite o dom dos bons sentimentos e evidencia a sua consideração.
4- Trabalhe para os clientes. Eles têm direito a esperar serviços de qualidade.
5- Ouça cuidadosamente. Concentre-se em cada cliente. Sintonize as suas necessidades e atitudes. Antecipe-se. Leia nas entrelinhas. Faça perguntas que demonstrem que você se importa.
6- Aprenda e cresça no seu trabalho. Todos os dias você tem uma escolha: crescer ou declinar. Se optar pelo crescimento, aprenda sobre os seus clientes, sobre os seus produtos e serviços. Procure conhecer a sua empresa e como melhorar a sua função.
O resultado cifrar-se-á num sentimento de auto-realização.

domingo, agosto 19, 2007

A aula do futuro

Computadores em lugar de cadernos e quadros com imagens são novidades em colégios particulares

Ao contrário de muitos adolescentes de sua idade, Carlos Eduardo Montovani, o Cadu, 15 anos, adora ir à escola. Às 7h30 ele já está no colégio COC, no Morumbi, bairro nobre de São Paulo, onde cursa o primeiro ano do ensino médio. O segredo para o entusiasmo de Cadu está nos avanços tecnológicos utilizados pela indústria do entretenimento que, agora, começam a invadir as escolas particulares. Realidade virtual, salas de aula onde o computador substitui o caderno e quadros-negros que mostram imagens saltando do ecrã em terceira dimensão servem para atrair o interesse dos alunos e estimular o ensino. Graças à parafernália electrónica de sua escola, Cadu pôde fazer passeios inimagináveis na época dos estudos de seus pais, como visitar o interior de uma célula. Para isso, bastaram óculos de realidade virtual que escondem pequenos monitores plugados a um computador manejado por professores. A aula acontece em uma sala escura que mais parece saída de um conto de ficção científica. Os óculos, dependurados no teto por fios, levam os alunos a passeios pela Mata Atlântica, jornadas pelo interior de uma colmeia e visitas a museus, entre outras possibilidades.
Outro ambiente que nada lembra escolas tradicionais é a chamada sala do futuro. Lá, cada carteira traz um computador com ecrã de cristal líquido. O professor dá aula em um quadro de computorizado, sensível ao toque de uma caneta especial. Tudo que é escrito nela surge no terminal do aluno e pode ser gravado em um disquete. Para ter acesso a todas essas maravilhas tecnológicas. Os avanços não param por aí. A presença dos alunos é controlada por meio de leitores de cartões magnéticos. Trabalhos escolares em cartolina, nem pensar. Hoje, Cadu maneja com destreza o programa de apresentação PowerPoint, da Microsoft, ou cria sites na internet para mostrar o que aprendeu aos professores e colegas. “Gasto menos tempo, menos dinheiro e me divirto mais”, comemora. No recreio, nada de confusão: é hora de procurar os e-mails nos computadores. Em casa, ninguém abre livros, mas CDs Rom para estudar. “Os alunos encontram agora as mesmas tecnologias com as quais vão se deparar no mercado de trabalho”, diz Mário Guio Júnior, director pedagógico do COC. Uma editora ligada ao colégio é que desenvolve a tecnologia que cativa 80 mil alunos espalhados por 80 escolas do País. Em breve, pretende-se introduzir nas salas de aula o quadro com projecção de imagens estereoscópicas – aquelas que saltam do ecrã em terceira dimensão e só são visíveis com auxílio de óculos especiais. Outra novidade são as cadeiras de realidade virtual, que mexem de acordo com a imagem vista através dos óculos. “O educador tem de ser multimédia, ou seja, utilizar os melhores meios disponíveis para prender a atenção do aluno e ajudá-lo”, explica o coordenador pedagógico da editora, Zelci de Oliveira. Ele lembra que o professor nunca deve ser substituído pela tecnologia, mas apenas utilizá-la como ferramenta de apoio.

Henrique Fruet

10 mandamentos para se criar um delinquente

1.Comece na infância a dar ao seu filho tudo o que ele quiser.
Assim quando ele crescer, acreditará que o mundo tem a obrigação de lhe dar tudo o que deseja...
2.Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso fará considerar-se interessante.
3.Nunca lhe dê qualquer orientação religiosa. Espere até que ele chegue aos 2 anos e decida por si mesmo...
4.Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas.
Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar aos outros toda a responsabilidade...
5.Discuta com frequência na presença dele. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde...
6.Dê-lhe todo o dinheiro que ele quiser. Nunca o deixe ganhar seu próprio dinheiro. Por que terá ele de passar pelas mesmas dificuldades que você passou?
7.Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto.
Negar pode acarretar frustrações prejudiciais...
8.Tome o partido dele contra vizinhos, professores, policiais...
Todos têm má vontade para com seu filho...
9.Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê esta desculpa: nunca consegui dominá-lo...
10.Prepare-se para uma vida de desgosto. É o seu merecido destino...


(Fonte: Departamento de Polícia de Houston, Texas, Estados)

Os Dez Mandamentos do Matrimónio.

1. Amarás nas suas quatro dimensões.

- Dimensão afectiva.
- Dimensão espiritual
- Dimensão da amizade.
- Dimensão sexual.

2. Respeitarás o teu conjugue.

O respeito perde-se:
- Pela palavra.
- Pelo silêncio (silêncios que matam)
- Pelos gestos: (quando se chega a gestos violentos, acaba-se o matrimónio).

3. Conversarás com o teu conjugue. Saber escutar e falar. Não é mera tagarelice, mas partilha de tudo o que há no interior.

4. Gastar-te-ás em detalhes para com o teu conjugue (essa flor, esse gesto, essa palavra que sabes que lhe agrada).

5. Cultivarás o sentido do humor. A vida não é uma comédia, mas também não uma tragédia. É um drama, com coisas boas e más.

6. Oferecerás ao teu conjugue um dia de passeio por mês, a sós, sem os filhos.

7. Viverás o matrimónio não como uma meta, mas como um caminho. Se o consideras uma meta, é como dizer “já cheguei”, então já tudo terminou, canso-me, aborreço-me, apoltrono-me e termino com outra.

8. Não falarás das ofensas, defeitos e falhas a cada momento. O que passou, passou.

9. Saberás perdoar, inclusivé a infidelidade.

10. Confiarás no teu conjugue. Os ciúmes matam o matrimónio.

Estes Dez Mandamentos devem sustentar-se em Deus, caso contrário são muito difíceis de cumprir.

Decálogo para ser fiel

1) Reflectir sobre o sagrado do matrimónio aos olhos de Deus

É um caminho de realização pessoal e é sagrado porque vem de Deus, e o que Deus quer é sempre bom. É sagrado porque Cristo o elevou à dignidade de sacramento. É o símbolo do amor de Deus à humanidade. É muito proveitoso ler a carta dos Efésios.

2) Estar disposto a dar e a receber

Cada um tem um tesouro que deve estar disposto a compartilhar com o outro, cada um tem características próprias que deve por ao serviço do outro. A mulher é mais intuitiva, generosa, delicada, terna, com mais tacto. O homem é mais pragmático, racional, firme. Mutuamente devem compenetrar-se e complementar-se nas carências de cada um. Há que dar e receber. Se só damos, esvaziamo-nos, se só recebemos, somos egoístas. O amor é dar e receber.

3) Gastar-te-ás nos detalhes para com o outro.

O detalhe é a essência, o extracto do amor. “Diz-me que detalhes tens com o teu esposo/a e dir-te-ei como é o teu amor”.

Detalhes que uma mulher pediria ao seu esposo:

· Não te queixes por estares esgotado pelo trabalho
· Não me interrompas quando estou a falar
· Depois de uma discussão, não passes três dias sem me falar, zangado
· Não me lembres continuamente as minhas faltas passadas
· De vez em quando diz-me que estou bonita e atraente
· Durante as refeições, presta-me atenção porque não sou uma parede
· Fala-me um pouco do que vais fazer, ainda que seja trivial
· Preocupa-te com os teus filhos quando chegas a casa
· Colabora nas tarefas domésticas
· Nalgum dia especial, leva-me a jantar fora
· Dá-me um beijo ao despedir-te

Detalhes que um esposo pediria à sua mulher:

· Enche os meus tempos de descanso com paz e sossego e fala-me dos gastos no momento oportuno
· Gasta menos, sê mais económica
· De vez em quando elogia-me, elogia a minha carreira pois “o meu triunfo é também teu”
· Nunca compares o nosso matrimónio com outros
· Sê oportuna quando tiveres de me corrigir e nunca diante dos nossos filhos e amigos
· Não te queixes por tudo nem discutas por insignificâncias
· Não rejeites sistematicamente os meus programas de televisão, os meus gostos

4) Respeitar as características do outro

Não podemos mudar as características do outro, pelo contrário, devemos enriquecermo-nos com elas. O outro é diferente de ti, por isso respeita-o. O respeito significa capacidade de perdoar, abertura, não reparar nos defeitos do outro, compreensão. O respeito pode quebrar-se de três maneiras: com a palavra (dura, grosseira, ordinária), por actos (agressão física) ou com gestos (caras largas, desprezos, silêncios eloquentes). Há que saber ver as virtudes do outro e lisonjeá-las.


5) Evitar discussões desnecessárias

As discussões desnecessárias desunem e destroem a harmonia familiar. Não se deve discutir, deve-se analisar. Com as discussões ganham-se aborrecimentos, nervos, maus exemplos para os filhos, idas ao psicólogo ou ao psiquiatra.

6) Superar o passado para não voltar a antigos episódios de ofensas.

”Fugiste, disseste-me, deixaste de fazer, dizia-te”, são frases de censura. O passado há que perdoá-lo com magnanimidade. Sobre o passado deve-se construir um futuro de amor e perdão. Se se fala continuamente das ofensas, a ferida não cura, não cicatriza, continua a supurar e termina com lesões.

7) Dominar a tendência para controlar, vigiar o conjugue

“Que fizeste, com quem estiveste?”. O matrimónio tem de ter como base a confiança no outro. Se continuamente se desconfia do conjugue, se se tem medo da infidelidade, se se vive com zelos, esse matrimónio é um tormento. O conjugue não deve ser nunca polícia do outro conjugue, mas companheiro e amigo.

8) Cultivar o sentido do humor

O bom humor oxigena o matrimónio. A vida não é uma tragédia nem uma comédia, é um drama com coisas boas e más. O humor alcança um bom nível de higiene mental. A pessoa sem humor torna-se desconfiada, mal-humorada, susceptível. O bom humor faz crescer o matrimónio em harmonia e paz.

9) Gratifica o teu esposo/a com um dia azul e cada ano com um bom presente

Há que romper com a monotonia, a rotina. Há que sair para passear com a esposa e filhos, levá-los a almoçar fora, oferecer-lhes algo de surpresa, sem ter de esperar por comemorações, aniversários, etc.

10) Integrar todos os aspectos do amor (afectivo, amistoso, sexual, espiritual)

Afectivo: o amor afectivo comunica ternura. O que é a ternura? É esse meter-se no estado de ânimo do outro, partilhar esse ânimo. Como é possível que o esposo/a não se dê conta que o outro conjugue está doente, triste? Porquê? A ternura acerca-se da alma para dar compreensão ao outro, é altruísta, é desejo de compreensão, de aceitação do outro. Pelo contrário a sensualidade é egoísta, busca o seu próprio prazer, o seu próprio interesse de gozo. O amor efectivo no matrimónio manifesta-se através de uma carícia nobre, um sorriso. É desinteressado.

Sexual: O sexo é um instrumento que Deus criou com duas finalidades: procriar (comunicar a vida) e para crescer no amor, na entrega dentro do matrimónio. Deste modo o sexo converte-se numa linguagem interior profunda com a ânsia de transmitir ao outro o que somos. É a entrega de toda a pessoa, se não se dá isto, é pura satisfação. A pornografia distorce o sentido do sexo.

O corpo não é um bem de consumo, é instrumento de diálogo profundo de duas pessoas. Freud disse: “todos os males que nos acontecem, vêm-nos por reprimir o sexo” e aconselha dar-se o prazer. É evidente que esta afirmação é errada.

Mas por sua vez a Igreja tem a sua regra sobre a vida sexual a qual deve ser: serena, equilibrada, sã e dentro dos limites da dignidade humana. O sexo dentro do casal, não deve ser o mais importante, o único. Se estas relações começam assim vão por mal caminho já que divinizam, entronizam o sexo. O sexo é um meio para o fim que já explicámos antes. Converter o sexo num fim em si mesmo é um erro.

Amistoso: amar o outro como pessoa, respeitá-lo como tal. Encontrar no outro um outro eu com o qual partilhar alegrias, tristezas, consolos, dúvidas. É o amor que se dá ao outro na intimidade da pessoa. Revelamo-nos à pessoa a quem nos damos. Amar o outro buscando, querendo, protegendo, defendendo o bem do outro. O amor de amizade diz: eu quero-te porque és tu, faço-te feliz porque te quero, enquanto que o egoísta diz: fazes-me feliz porque me satisfazes. O egoísmo é o verme do amor. Ter um amigo é ter um tesouro, quem o encontre que não o perca. É um amor firme quando estamos débeis, alegre quando estamos tristes. Cristo é o nosso melhor amigo, logo deve seguir o conjugue com o qual vamos partilhar a nossa existência.

Espiritual: Amar o outro porque é filho de Deus, é irmão em Cristo e temos que o amar com as mesmas características do amor divino: com amor de perdão, aberto, que anima, que reparte tudo o que tem, que sabe ver detrás não só o esposo/a mas um filho de Deus. Deus ama a todos com amor espiritual e transmitiu-o à humanidade através de Cristo para que assim possamos amá-lo melhor e amar os Homens por amor a Deus. Este amor aumenta-se com oração e sacramentos. Quem mais ora, mais amor espiritual terá. Se não se dá esta dimensão espiritual, as outras dimensões caem.

P. Antonio Rivero

Os 10 mandamentos do homem casado

O QUE TODA MULHER GOSTARIA QUE SEU AMADO FIZESSE (OU NÃO) - Com esta sensível e bem-humorada versão dos dez mandamentos, o jornalista e poeta FABRÍCIO CARPINEJAR* dá um recado aos homens, revelando uma incrível intimidade com a alma feminina
foto Karine Basilio
1. NÃO TERÁS OUTRAS DEUSAS DIANTE DE
TI

Você, como a maioria dos homens, encontra uma colega de trabalho, percebe imediatamente que ela mudou o cabelo e a elogia. Mas, quando é a sua mulher que faz poses, desfila, o beija, dança tango, chama a atenção, nada de reparar na chapinha ou no corte novo. Que tremenda injustiça! Será que é necessário acender letreiros luminosos? Nas outras, você assimila rapidamente os mínimos detalhes. Na própria mulher, nem a mudança de voz pela gripe é identificada. Que tal não criar deusas só porque estão fora de sua casa? O casamento, definitivamente, não é uma religião, é um modo de rezar acompanhado. E há coisas piores acontecendo. Depois de dias, o marido nota o penteado diferente e recrimina:" O que você fez com o cabelo?" Se não há elogios a fazer, é providencial se calar, porque a pergunta é ofensiva e mais parece uma resposta do tipo "não poderia ter ficado mais estranho". Quando sua amada compra uma roupa, seja generoso, sem rebater: "Deve ter custado uma fortuna". Convide-a para estrear o vestido. OUTRA LIÇÃO: nunca esfregue o passado dela na cara. Saiba que sua companheira contou lembranças e segredos para serem guardados, não para serem devolvidos na primeira briga. Finalmente, anote uma tática infalível para o casamento dar certo: pedir conselhos aos amigos solteiros e fazer tuuudo ao contrário.

2. NÃO TE CURVARÁS AO EGOÍSMO. PROCURARÁS A EMPATIA

Comida pronta se tolera. Mas respostas prontas enjoam o paladar. Não existe manual para montar um relacionamento. Não há desenho para o encaixe das peças. Cabe descobrir o ritmo do casal diariamente, dar espaço para a empatia e a compreensão. Em alguns momentos, sua mulher pode não ter razão, mas tem desejo, que é uma razão mais forte do que a razão. Ou o sentimento não é uma verdade? Claro que sim, o sentimento é o corpo pensando em voz alta. Toda circunstância exige uma leitura nova. É arrogância supor que qualquer problema tem a mesma solução, é egoísmo praguejar que ela costuma inventar tempestades em copo de água, que faz drama. Quando a mulher que você ama chega em casa abalada e desconsolada, sua primeira reação será questionar: "O que aconteceu?" Mas, muitas vezes, não aconteceu nada que possa ser resumido, explicado, esclarecido. Não ocorreu um acidente, um terremoto: as vítimas são apenas impressões desarrumadas e confusas. E, diante da falta de resposta dela, você já deduzirá uma traição, uma ofensa, uma quebra de confiança. Em vez de ajudar, passará a cobrar a ausência de resposta. Atacará um corpo ferido. Puxará uma briga em pleno cansaço dela. Agravará o mal-estar com a tendência de se colocar sempre no centro do mundo, não admitindo que alguém possa se encontrar pior. Com a mania de adaptar a realidade às suas necessidades, vai ficar cego para os desejos do outro, não percebendo que sua companheira está precisando unicamente de silêncio.

3. NÃO PRONUNCIARÁS O NOME DELA EM VÃO

Não narre aos amigos fatos íntimos do casal nem enumere os defeitos da cara-metade. Sarcasmo deve ser usado contra inimigos. Vale a pena tomar cuidado com o veneno, desistindo, por exemplo, de falar mal de sua mulher em jantares. Não deboche da ansiedade dela por causa da TPM - a bruxaria acabou na Idade Média. Amores terminam por palavras certas nos lugares errados. Ou palavras erradas nos lugares certos. Tudo o que você contar ao colega será contado à esposa desse colega. O telefone sem fio é sempre a conta mais cara a pagar. Em tempo: o que salva o casamento é o humor e a autocrítica. A imperfeição pode tornar a vida ainda mais engraçada se os dois estiverem propensos a rir juntos (rir um para o outro, não um do outro). Se o homem broxa e começa a brincar, volta a ficar excitado. Caso ele leve a situação muito a sério, como uma competição (que não é), se deitará novamente, só que no divã do terapeuta.

4. LEMBRARÁS DO DIA DO SÁBADO PARA O SANTIFICAR

Que homem não gosta de jogar futebol com os amigos? Tudo bem. O impasse está na "concentração, preparação e continuação". Você se dedica, na véspera, a telefonar para o time a fim de confirmar o jogo, acorda cedo para ir ao campo, passa a tarde envolvido com os resultados, depois ainda há a conversa para comentar os melhores momentos. E aporta em casa exausto e acabado, louco para dormir. A partida, que era para durar uma hora, acaba durando o dia todo, afora os efeitos colaterais da recuperação física. O.k., pode jogar à vontade, desde que volte inteiro e amoroso. Não vá aterrissar na cama de casal para lamber o controle remoto e assistir ainda à reprise das partidas do fim de semana. A exclusividade do assunto é que cansa. Somente boneca inflável não se sentiria ultrajada. Pensando bem, até ela.

5. HONRARÁS O PAI E A MÃE DELA

Esse ponto é crucial: nada de pensar que a sogra é a sua mulher com os defeitos ampliados. Para que dificultar o relacionamento da sua companheira com a família dela? Nunca faça a advertência: "Uma visita rápida, está bem?" Não existe visita rápida para a sogra. Sogra não é caixa automático, para se sair correndo. Pense na sua mãe, que é a sogra dela. Tenha a mesma paciência.

6. NÃO MATARÁS O ASSUNTO NEM FALARÁS SÓ DE TI

Não mude de assunto de repente, porque não lhe interessa. Não parta do princípio de que já sabe tudo o que sua mulher tem a dizer. A onisciência é burrice. Agradeça o que não sabe dela, para descobrir aos poucos, devagar, sempre atento. Aparecerá na conversa uma lembrança engraçada, um detalhe caprichoso, uma frase memorável. Num filme, quando se perde um trecho, se volta atrás. No mundo real, é mais difícil repetir uma cena. O lapso sacrifica todo o sentido. Não viva um filme sem nexo, um filme pela metade, ainda mais quando é a sua vida. Ajude sua mulher a enterrar o passado e outros relacionamentos com direito a uma cruz e a um nome. E a ajude a desenterrar o futuro. Outro problema masculino é que falar de si é o assunto preferido. Ouvir? Nem pensar... Um conselho: não repita um trechinho do que ela disse, pois atesta que você não estava escutando. A tática de reiterar a última frase para fingir atenção não funciona mais. É cansativo, para a sua amada, voltar ao ponto de partida, como se nada tivesse existido antes. Ela termina enfastiada com a idéia de reafirmar toda a ladainha. Fingir o entendimento é o mesmo que não ouvir. Cuidado: quando a mulher se irrita calada, não lhe faltam argumentos, ela apenas desistiu de falar.

7. NÃO ADULTERARÁS. SERÁ SÓ AMANTE DE TUA PRÓPRIA MULHER

Descubra a parte do corpo dela que exala o perfume mais forte. Será o ponto de maior excitação. Use a respiração como voz. Não atalhe, não abrevie, não resolva. Mas avance e recue. Faça o que mais quer para logo mudar de idéia. Volte atrás como quem deixou de lado algo importante. Não pense muito, apenas o suficiente para não ser refém do corpo. Assista a si mesmo mais do que atuar. Namore as regiões de que ela tem mais vergonha. No fundo, a vergonha é discreta vaidade. Não ataque, converse com as mãos, converse pelas mãos, conserve a atmosfera sem as mãos. Defenda-se para mostrar sua vulnerabilidade. Escute o que ela não disse. Não tenha pudor. Fome é desejo. Exponha-se. Acaricie as costas dela com a cabeça e o rosto. Concentre-se na dispersão. Não banque o sério, pois entedia. Combine tranqüilidade (estar à vontade) com insegurança (não saber o que vai acontecer). Despiste sua movimentação. Quanto maior a espera, maior será a eletricidade. Não aguarde respostas rápidas. Desprendimento é diferente de descompromisso. É doação. Não durma depois. Não se afaste com pressa. Continuem se beijando mansamente. Não questione se ela gozou. Ela vai detestar ou mentir.

8. NÃO FURTARÁS O MELHOR TEMPO DA VIDA DELA

Sei, o homem se arruma em 15 minutos e ela está ainda provando o terceiro andar do guarda-roupa. Não há elevador dentro de casa, então o jeito é subir a escada da paciência degrau por degrau. Esqueça o horário do compromisso. Apenas participe da cena como se fosse uma peça de teatro. Faça de conta que ela é a atriz de um monólogo moderno. Uma mulher escolhe inúmeras, inúmeras vezes a roupa, não porque seja volúvel ou tenha dificuldades na hora da decisão, mas para ver seu corpo em seqüência. E, no momento da prova, não acaricie a barriga dela se ela não estiver grávida! Será letal.

9. NÃO DARÁS FALSO TESTEMUNHO, NÃO MENTIRÁS

Não adapte a história de acordo com as suas intenções. A omissão é uma mentira ainda mais grave. Toda mentira é detalhista, enquanto a verdade é rápida e crua. Não finja reuniões quando está bebendo com os amigos. Se o homem começa a dar muitos pormenores, é porque está mentindo. Não use jogo baixo, transformando o respeito e a preocupação dela em cobrança. Se precisar, peça desculpa. Desculpa não dói, o que dói é a falta de desculpa. Arrepender-se do que foi feito é aceitar a contradição, a oposição, a experiência negativa dentro da gente. Não há culpa onde houve vontade de acertar.

10. NÃO COBIÇARÁS A MULHER DO PRÓXIMO

O homem parte do princípio de que indivíduos do sexo masculino são todos iguais, imutáveis, enquanto as mulheres são todas diferentes. Por isso, um cara esperto não poderá deixar de conhecê-las, "perdendo sua vida" apenas com uma delas. Essa é uma das teorias mais machistas que existem. Igualmente equivocado é definir amizade como um amor sem sexo; e amor como uma amizade com sexo. Liberdade na vida é ter um amor para se prender.

* CASADO HÁ DEZ ANOS COM ANA LÚC I A , FABRÍCIO CARPINEJAR É AUTOR DOS LIVROS COMO NO CÉU/LIVRO DE VISITAS (2005) E CINCO MARIAS (2004), AMBOS DA EDITORA BERTRAND BRASIL

Acordemos

É sempre fácil

examinar as consciências alheias,

identificar os erros do próximo,

opinar em questões que não nos dizem respeito,

indicar as fraquezas dos semelhantes,

educar os filhos dos vizinhos,

reprovar as deficiências dos companheiros,

corrigir os defeitos dos outros,

aconselhar o caminho reto a quem passa,

receitar paciência a quem sofre

e retificar as más qualidades de quem segue conosco.



Mas enquanto nos distraímos,

em tais excursões a distância de nós mesmos,

não passamos de aprendizes que fogem, levianos,

à verdade e à lição.



Enquanto nos ausentamos

do estudo de nossas próprias necessidades,

olvidando a aplicação dos princípios superiores

que abraçamos na fé viva,

somos simplesmente

cegos do mundo interior

relegados à treva...



Despertemos, à nós mesmos,

acordemos nossas energias mais profundas

para que o ensinamento do Cristo

não seja para nós uma benção que passa,

sem proveito à nossa vida,

porque o infortúnio maior de todos,

para a nossa alma eterna

é aquele que nos infelicita

quando a graça do Alto passa por nós em vão!...

André Luiz

Os 10 Mandamentos da Boa Convivência

I - Tenha controle de sua língua. Sempre diga menos do que pensa. Cultive
uma voz baixa e suave. A maneira como se fala muitas vezes impressiona
muito mais do que aquilo que se fala.


II - Pense antes de fazer uma promessa e depois não de importância ao
quanto lhe custa.


III - Nunca deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e
animadora a uma pessoa ou a respeito dela.


IV - Tenha interesse nos outros, em suas ocupações, seu bem-estar, seus
lares e famílias. Seja alegre com os que riem e lamente com os que choram.
Deixe cada pessoa com quem encontra, sentir que você lhe dispensa
importância e atenção.


V - Seja alegre. Conserve para cima os cantos da boca. Esconda as suas
dores, deus desapontamentos e inquietações sob um sorriso. Ria de
historias boas e aprenda a contá-las.


VI - Conserve a mente aberta para todas as questões da discussão.
Investigue, mas não argumente. E marca de ser superior... discordar e
ainda conservar a amizade.


VII - Deixa as suas virtudes falarem por si mesmo e recuse a falar das
faltas e fraquezas dos outros. Desencoraje murmúrios. Faca uma regra de
falar coisas boas aos outros.


VIII - Tenha cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e humor não
valem a pena e freqüentemente magoam quando menos se espera.


IX - Não faca caso das observações mas a seu respeito. Só viva de modo que
ninguém acredite nelas. Nervosismo e indigestão são causas comuns para
maledicência.


X - Não seja tão ansioso a respeito de seus direitos. Trabalhe, tenha
paciência, conserve seu temperamento calmo, esqueça de si mesmo e recebera
a sua recompensa.


Caridade: benevolência para com todos, indulgência para
as imperfeições dos outros, perdão das ofensas. (LE, 886)




Os dez mandamentos da serenidade

1-Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver o problema da minha vida, todos de uma vez.


2- Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros.
delicado nas maneiras, não criticar ninguém senão a mim.

3- Só por hoje me sentirei feliz com certeza de ter sido criado para ser feliz,não só no outro mundo, mas também neste.

4- Só por hoje dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é precioso comer para sustentar meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma.


5- Só por hoje me adaptarei às circunstancias, para pretender que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos.

6- Só por hoje farei uma coisa de que não gosto e se for ofendido nos meus sentimentos procurarei que ninguém o saiba.

7- Só por hoje praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguem.


8- Só po hoje farei um programa bem completo do meu dia.
Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo o caso, vou fazê-lo.
E me guardarei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão.


9- Só por hoje ficarei bem firme na fé, de que a divina providência se ocupa de mim como que as circunstâncias manifestem o contrário.


10-Só por hoje não terei medo do que é belo e não terei medo de crer na bondade.
Durante doze horas de um dia posso fazer o bemo que me desanimaria se pensasse que teria que fazê-lo durante toda minha vida.


Papa João XXIII

Tenha sempre um sonho!


E tente esquecer os dias nublados e sombrios,
mas não esqueça nunca das horas de sol,
nem das tuas noites de estrelas...

Esqueça os momentos em que houve derrotas,
mas nunca se esqueça das batalhas
que já tenha ganho...

Esqueça os erros que não pode evitar,
mas não esqueça das lições que
tenha aprendido com eles,
nem o que eles possam ter lhe ensinado...

Esqueça os dias em que a tristeza
lhe tenha batido à porta,
mas nunca se esqueça dos sorrisos
que tenhas encontrado,
e nem daqueles que ainda encontrará...

Esqueça os planos que lhe falharam,
porém jamais deixe de sonhar!

Que a sua semana seja abençoada!

sexta-feira, agosto 17, 2007

A GRANDE VERDADE!!!!

"A grande verdade é que você é a pessoa que resolve ser.
Todos os dias você decide se continua do jeito que é ou se muda.
A grande glória do ser humano é poder participar de sua autocriação"

Roberto Shinyashiki

A GRANDE VERDADE!!!!

Quem escreveu isto é um génio!

DURANTE A CAMPANHA:

O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar os nossos ideais
Mostraremos que é uma grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo da nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as sacanices da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com a corrupção e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
as nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
compreendam que
somos a nova política.


DEPOIS DA POSSE:
Basta ler o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA
KAMELOT - MEMENTO MORI



Who wants to separete
The world we know from our beliefs
And who sees only black and white
Distinguish loss from sacrifice
Some day we may come to peace
With the world within ourselves
And I will wait you
until I close my eyes

When your time has come
you know you'll be lonely once again
And the final winter comes to us all
Life is treacherous
But yore not the only who must pretend

We're a second in time
We're the last in the line
Of the prey that walks the earth
Good and Evil combined

I am the god in my own history
the master of the game
I may believe if she would come to me
and whisper out my name
Sometimes I wonder where the wind
has gone
The life has ever been
Sometimes I wonder how belief alone
Can cut me free from sin

When you close your eyes
Mementos of summer retrieves your mind
Like drizzle after nood cleans the air
when the winter blows
you’re glad you remember you really tried

And it comes to an end
Even winter…like fall
And we all have our beliefes
Pray for mercy for all

I am a man without a mistery
The deal is done within
I will embrace the coldest winter breeze
And pray for every sin

(Helena)
VICTORIA, NON PRAEDA
MEMENTO MORI

(Mephisto)
UNA VOCE… VOLO, NON VALEO
DULCE ET DECORUM EST
PRO PATRIA EST
PRO PATRIA MORI
MEMENTO MORI

(Ariel)
So subservant in your embrace
No more denial
No run away
This is the final
My last recall
And that’s the price for what we learn
The more we know the more we yearn
Cause we’re so alone

I am a man without a mistery
The deal is done within
I will embrace the coldest winter breeze
the journey can begin
I'm still the god in my own history
I still believe that she will come to me
And wishper out my name

Someday we may come to peace
and reach beyond behind the lies
And I will await you
untill I close my eyes

________________________________________




Memento Mori (Lembrança da Morte)

Quem quer separar
O mundo que conhecemos de suas crenças
E quem vê apenas o negro e o branco
Distinguindo a perda do sacrificio
Algum dia nós poderemos aproximar-nos da paz
Com o mundo dentro de nós mesmos
E eu esperarei por você
Até eu fechar meus olhos

Quando chegar sua hora
Você saberá que você estará sozinha
E o final do inverno virá par nós todos
A vida é traiçoeira
Mas você é a única que deve fingir

Nós somos um segundo no tempo
Nós somos os últimos na fila
Da presa que anda na terra
Bem e mal combinados

Eu sou deus em minha própria história
O senhor do jogo
Eu poderia acreditar se ela se deixasse vir para mim
E sussurrar meu nome
Ás vezes pergunto-me onde o vento tem ido
Que a vida tem sempre visto
Ás vezes pergunto-me como acredito sozinho
Que posso libertar-me do pecado

Quando você fecha seus olhos
Lembranças do verão recobram sua mente
Como chuviscos que depois limpam o ar
Quando o inverno sopra
Você está alegre e você lembrou que realmente tentou

Ele vem para o fim
O inverno exatamente...como outono
E nós todos temos nossas crenças
Rezo por misericórdia à todos

Eu sou um homem sem um mistério
O trato é feito internamente
Eu abraçarei a fria brisa do inverno
E rezo por todo pecado

(Helena)
À Vitória, não à pilhagem!
Lembre-se da morte

(Mephisto)
A uma só voz... Quero,[mas] não estou bem.
É doce e belo.
É pela Pátria,
Pela Pátria morrer,
Lembrar-me de morrer

(Ariel)
Tão subservante em seu abraço
Sem mais negação
Sem correr para longe
Este é o final
Minha última recordação
E este é o preço pelo qual pagamos
Quanto mais nós sabemos, mais temos saudades
Porque nós estamos tão sozinhos

Eu sou um homem sem um mistério
O trato é feito internamente
Eu abraçarei a fria brisa do inverno
A viagem pode começar
Eu ainda sou deus em minha própria história
Eu ainda acredito que ela virá para mim
E sussurrar meu nome

Algum dia nós poderemos aproximar-nos da paz
E alcançar além de por trás das mentiras
E eu esperarei por você
Até eu fechar meus olhos

Estratégia para alcançar a felicidade

Costumamos achar que as pessoas felizes e infelizes já nascem feitas. Mas não é assim. Tanto as pessoas felizes quanto as infelizes fazem coisas que criam e reforçam seus estados de espírito. As pessoas felizes permitem-se ser felizes. As pessoas infelizes continuam a fazer coisas que as aborrecem, prejudicam, contribuem para sua infelicidade.
Qual é a primeira condição para que um negócio dê certo? Um plano de negócios bem feito. Este é o argumento defendido pelos técnicos do Centro de Administração Estratégica, uma firma de consultoria empresarial. Eles acreditam que cada negócio precisa definir seu objetivo e em seguida criar uma estratégia para alcançá-Io.
O mesmo acontece com as pessoas. Defina o que você quer e então use uma estratégia para consegui-Io.
Por incrível que pareça, as crianças são melhores nisso do que os adultos. As crianças pequenas sabem muito bem qual é o momento e o modo de fazer pirraça para conseguir um sorvete. E sabem qual é o nível de gritaria que provocará uma reprimenda dos pais. As crianças compreendem que há regras e padrões previsíveis na vida e usam uma estratégia para conseguir o que querem.
Viver uma vida feliz na idade adulta é como tentar conseguir aquele sorvete em criança. Você precisa saber o que quer e usar a melhor estratégia para consegui-lo. São pequenas' coisas e pequenas atitudes, que, somando-se, vão construindo a felicidade. Quando eu estudava na universidade, fazia muito calor durante uma aula e o professor não tomava qualquer iniciativa para ligar o aparelho de ar condicionado. Os alunos começaram a resmungar, murmurando coisas do tipo "que calor infernal", "que sujeito sovina". De repente, uma das alunas, com um sorriso amável, disse em voz alta: "Por favor, o senhor poderia ligar o ar condicionado?" Ato contínuo, o professor se levantou e acionou o aparelho. Houve protestos: "Ela é a queridinha dele." O mestre olhou para a turma e afirmou serenamente: "Não, ela foi a única que pediu." Situações como essa se multiplicam pela vida afora. Pense nas coisas que você realmente deseja e na melhor forma de consegui-las. Descubra as que lhe causam tristeza e procure conscientemente a melhor maneira de evitá-Ias.
As pessoas felizes não têm um sucesso após o outro, e as pessoas infelizes, um fracasso após o outro. As pesquisas mostram que as experiências de vida das pessoas felizes e infelizes tendem a ser muito semelhantes. A diferença é que a pessoa infeliz (não estamos falando de grandes desgraças) passa boa parte do tempo pensando no que lhe acontece de negativo, ou mesmo nos aspectos negativos de acontecimentos positivos, enquanto que as pessoas felizes tendem a valorizar tudo o que lhes acontece de positivo ou a extrair o aspecto positivo de todas as suas experiências.
Ser Feliz é...


ACEITE-SE TAL COMO É, INCONDICIONALMENTE
Não é do tamanho da sua conta bancária,
o bairro onde mora, a roupa que usa
ou o tipo de trabalho que faz.
é, como toda a gente,
uma mistura extremamente completa
de capacidades e limitações.

GOSTE DAQUILO QUE VOCÊ TEM
Valorizar o que se tem – em vez de lastimar-se
pelo que não se tem ou não se pode ter
– leva a uma felicidade maior.

COMPREENDA QUE A SATISFAÇÃO COMPLETA NÃO EXISTE
Se você acha que é possível ter uma vida perfeita,
viverá em eterna frustração.
Altos e baixos, alegria e tristeza,
entusiasmo e decepção são partes integrantes da existência.
Lute sempre para melhorar e alegre-se com suas conquistas.

OS ACONTECIMENTOS SÃO TEMPORÁRIOS
O tempo realmente cura tudo.
Nossas decepções são importantes e sérias,
mas a tristeza passa
e a vida nos leva por novos caminhos.
Dê tempo ao tempo.

NÃO SE ESQUEÇA DE SE DIVERTIR
Reserve, todos os dias,
algum tempo para se divertir, dizer asneiras, rir...

ABRA-SE PARA NOVAS IDÉIAS
Nunca pare de aprender e se adaptar.
O mundo está sempre mudando.

NÃO DEIXE SUA VIDA GIRAR EM TORNO DE UMA COISA SÓ
A vida é feita de muitas facetas diferentes.
A obsessão por alguma coisa nos torna incapaz de usufruir
outras e nos faz perder oportunidades de beleza e alegria.

PRESTE ATENÇÃO. VOCÊ TALVEZ TENHA O QUE DESEJA
A tendência humana é sempre querer mais.
Por isso é tão importante nos darmos conta
do que temos e do que conseguimos alcançar durante a vida.

TENHA UMA BOA NOITE DE SONO
Não economize sono.
As pessoas descansadas sentem que trabalham melhor
e chegam mais dispostas ao fim do dia.

(Extraído do livro: “Os 100 segredos das pessoas felizes”,
de David Niven – Ed. Sextant)

Não deixe que pequenas imperfeições representem o todo

"Quando lhes perguntam sobre seus parceiros, as pessoas que vivem juntos há muito tempo não recitam uma enorme lista de reclamações. Não porque consideram seus parceiros perfeitos. Elas apenas não tendem a prender-se aos defeitos. Na verdade, essas pessoas passam mais tempo pensando nos aspectos positivos de seu parceiro e tendem até a relevar as falhas".

Senso de humor ajuda

Já ouviu dizer que sorrir é o melhor remédio para tudo? E é mesmo. Pode salvar uma relação.
"Uma boa piada pode abrilhantar o dia, trazendo alegria a quem conta e a quem escuta. Num relacionamento, um bom e saudável senso de humor torna mais alegres os dias comuns e diminui o fardo dos dias ruins. Mas, atenção: piadas negativas e sarcásticas só servem para alimentar as tensões”.

Antecipe-se a acontecimentos marcantes

"Muitas vezes é preciso que haja acontecimentos marcantes para nos levar a uma mudança. Esses eventos estimulam a olhar para nós mesmos e para os nossos relacionamentos, muitas vezes levando-nos a questionar o caminho que escolhemos. Dedique algum tempo para reflectir sobre sua vida, sem esperar que algum acontecimento marcante obrigue você a isso".

Dividam as tarefas domésticas

"Ninguém as elege como actividade predilecta. Mas as tarefas domésticas precisam ser feitas. Os relacionamentos funcionam melhor quando ambos os parceiros reconhecem este simples fato e assumem uma parcela dessa carga de trabalho".

Goste da sua aparência

"Se você não se sente bem com sua própria imagem física, não consegue imaginar o que as outras pessoas apreciam na sua aparência. Isso pode abalar a sua autoconfiança, gerando dificuldades para encontrar ou manter um relacionamento. Aquelas que têm uma auto-imagem positiva confiam
mais em seu poder de atracção".

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?