Euromilhoes

quarta-feira, julho 04, 2007

Viver Com Objectivos


[ Lê estas linhas em voz alta e com lápis e papel à mão]

Na infância e na adolescência o homem é por excelência um ser em descoberta. Procura ter o conhecimento e saber a razão das coisas que o rodeiam. Nesta fase da vida é possível questionar alguns acontecimentos, acções ou atitudes, que durante o resto da vida se torna quase impossível questionar ou dá-se pouca importância. Agora tens um potencial a utilizar, uma força a desenvolver, uma semente para plantar. É agora que deves aproveitar este interesse, porque depois a energia esvai-se, a semente pode morrer. Aproveita esta sede de conhecimento que há em ti por satisfazer. Podes dedicar-te a outras actividades que existem na sociedade. Como por exemplo a rádio, os jornais, a política ou uma associação. E, a partir daqui, ganha entusiasmo para o teu estudo.
Nunca penses que há matérias que, por mais que queiras, não te "entram na cabeça"! Sendo tu o primeiro a derrotares-te ... quem te apoiará? Faz as coisas com empenho. Dedica-te ao estudo com coragem e não percas tempo com lamurias derrotistas.
Não te convenças que és pior que os outros e não passes a vida a pensar nos melhores da turma. Não te deixes abalar pelas críticas. A desilusão, o auto-derrotismo, o complexo de inferioridade, a mania das grandezas ou a falta de objectivos são algumas das causas do insucesso em matemática e provocam o desinteresse pelo estudo e pela sabedoria desta disciplina. Tens o teu próprio ritmo. Mas hás-de lá chegar! Se quiseres progredir há sempre alguém ao teu alcance que te pode dar apoio. Não culpes os outros pelos teus fracassos.
Certamente conheces colegas teus que estudam menos e, no entanto, tiram melhores resultados do que tu. Porquê? Porque alguns têm uma maior capacidade para memorizar textos; alguns têm uma maior capacidade para relacionar conceitos; alguns têm boa memória fotográfica. Alguns utilizam métodos de estudo. O importante é que cada um se conheça o suficiente para saber quando e quanto precisa de se esforçar para atingir um determinado objectivo. E saber de que forma o seu estudo é mais eficaz.

Utiliza o teu poder de crítica e autocrítica e assim
Conhece-te.
Identifica as tuas principais potencialidades. Avalia as tuas capacidades (mentais e físicas).
Tenta fazer um pouco mais do que já consegues.
Mostra, a ti próprio e aos outros, do que és capaz de fazer e que também és um vencedor.
Aproveita todas as oportunidades para ensinar.

E ajuda quem ainda não sabe fazer. Conhece-te.
Identifica as tuas principais dificuldades.

Avalia as tuas capacidades (mentais e físicas).
Põe em causa o que pensas que consegues fazer.
Reconhece, para ti próprio e para os outros, onde tens dificuldades.
Aproveita todas as oportunidades para aprender.
E pede auxílio quando precisares.

Tens que acreditar que consegues!!! Pensa: "Eu sou capaz!". Diz : "Eu quero saber". Diz isto tantas vezes quantas quiseres. O teu sucesso está nas tuas mãos.
Cada um tem as suas dificuldades em compreender a disciplina de matemática. Talvez porque nunca estudaram adequadamente; ou porque não gostaram de um professor; ou porque não compreenderam um capítulo e desistiram; ou ainda porque não tiveram possibilidade de estudar melhor. Começa por procurar em ti as razões do teu insucesso. Mas não tires conclusões precipitadas. Reflecte sobre a parte do estudo em que sentes mais dificuldades. Será na concentração? Ou na memorização? Ou na compreensão dos problemas? Tenta minorar essas dificuldades. Dedica-te a elas.
Olhas para aquelas pessoas famosas e pensas "que sorte elas têm!". Com excepção dos vencedores dos jogos de sorte, como por exemplo o totoloto, o sucesso acontece após uma grande dedicação e esforço. Foi um trabalho árduo, persistente e sistemático que fez com que essas pessoas fossem agora famosas. Até os futebolistas têm de treinar muitas horas e obedecer a certas regras e atitudes. Não são famosos por acaso. Tens capacidades para promover que só tu podes desenvolver. Se quiseres desenvolver. Se quiseres acreditar que consegues. Para conseguires chegar onde pretendes, tens de expandir a tua autoconfiança e dedicação.
O teu receio em mostrar do que és capaz pode trazer-te algumas desilusões. Por outro lado, se és irrequieto não te concentras o suficiente. Provavelmente precisas de gastar essa energia nos teus objectivos mais importantes. É fundamental que tenhas objectivos a concretizar, barreiras a ultrapassar, metas a atingir. E estudando com objectivos bem definidos consegues melhorar a tua concentração. Pois sabes que tens agora um esforço que mais tarde ou mais cedo dará alguns frutos. Ter objectivos bem definidos é uma valiosa ajuda muito a concretizá-los. De modo a fortalecer a tua convicção constrói uma imagem do que pretendes (por exemplo, tu com o teu teste na mão a exclamares: "Consegui!!").
Põe um lápis e uma folha branca na mão. Pensa no que é essencial que tu concretizes. Nesta semana, neste mês ou neste ano. Escreve os teus objectivos. Ordena-os por data de concretização. Ordena-os por prioridades. Pondera a viabilidade de cada um deles. Estás a ser muito ambicioso? Estás a subestimar-te? Todos estes objectivos são essenciais? Não esqueceste nenhum? Espero que não te tenhas esquecido de um objectivo muito importante: "Aproveitar todas as oportunidades para aprender". Parece simples, mas envolve toda a tua dedicação e o desenvolvimento dos teus métodos de estudo. Escreveste assim a tua LISTA DE OBJECTIVOS a médio prazo (próximos meses) e a longo prazo (próximos anos).
Apesar de não precisares de escrever os objectivos a curto prazo, são estes que permitirão concretizar os objectivos a médio e a longo prazo. Alguns exemplos de objectivos a curto prazo são: "resolver TPC"; "resolver três exercícios"; "actualizar os resumos"; "colocar as dúvidas ao professor"; "não me distrair nem distrair os outros"; "questionar-me sobre o que aprendo"; "participar na aula"; "conversar com os meus pais"; etc. Na verdades, são estas pequenas acções que te ajudam a mudar para melhor.
Os objectivos por ti traçados estão dependentes da tua motivação. Quanto maior for a tua motivação mais adequados e empreendedores serão os teus objectivos. A motivação promove a acção. Elabora estratégias de actuação para atingires os objectivos a que te propuseste. Mas há tempo para tudo! Os amigos ocupam um lugar muito especial na tua vida. Naturalmente que há momentos em que, para te poderes dedicares a esses objectivos, tens de prescindir de alguns prazeres (TV, amigos, jogos, etc). Pois já sabes que desejas o outro prazer: "Consegui!!".
De tempos a tempos revê a tua lista de objectivos e actualiza-a. Actua de acordo com ela. Se não conseguiste atingir os objectivos que previste, deves reflectir sobre as razões. Será que foste exigente demais? Cada dia é importante para ti, pois é único. Vais admirar-te depois com os teus próprios progressos.
A tua futura profissão é certamente uma preocupação para ti. Ora, os estudos determinam, de um modo ou de outro, a profissão que irás ter mais tarde. É estudando que atinges os teus objectivos. Considera o estudo na escola como uma fonte de riqueza interior e como um caminho para a vida, para o sucesso.
Repara que praticamente todas as profissões exigem conhecimentos de matemática; é usual as outras disciplinas exigirem, directa ou indirectamente, conhecimentos de matemática; no dia-a-dia encontras situações em que a matemática é um grande auxiliar (quer seja para interpretar gráficos eleitoralistas, quer seja para calcular a média de consumo de combustível de um automóvel, quer seja para revestir um corredor com tapete). Há assim urgência e necessidade de estudar matemática. Pois, a qualquer momento, tens que dar uma resposta adequada aos problemas que te vão surgindo na vida.
Se pretendes prosseguir os teus estudos, verifica se a matemática faz parte das disciplinas do curso. Se sim, fica consciente de que muito dificilmente terás positiva se não tiveres conhecimentos de matemática dos anos anteriores. Portanto, quanto mais cedo te aplicares, melhor será o teu sucesso.

Navegar num mar de incertezas ... com um rumo.

Actividades
1) Para reforçar o que aprendi, vou fazer agora mesmo o resumo deste capítulo.
3) Coloco uma cruz onde é mais adequado.

- - - - - - - - - - - - - - a definir objectivos - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - na concentração - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - na memorização - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - na minha organização - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - em ter um bom local de estudo - - - - - - - -
- - - - - - - - em definir o meu horário de estudo - - - - - - -
- - - - - - - - - em aprender na sala de aula - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - em ouvir com atenção - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - em falar o que pretendo - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - em ler - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - em resumir a matéria - - - - - - - - - - -
- - -- - - - - - - - - em resolver problemas - - - - - - - - - - -
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Portanto, tenho de procurar livros e pensar sobre aquilo que tenho dificuldades.
3) Indico as disciplinas que :
Tenho mais dificuldades : _______________________________________________.
Tenho menos dificuldades : _____________________________________________ .
Gosto mais : _______________________________________ .
Gosto menos : _______________________________________ .
Assim tenho de me dedicar mais às disciplinas de _______________________________ .


5) Escrevo palavras de modo a completar as frases. EU CONHEÇO-ME
Eu sou uma pessoa . . . Eu sou capaz de . . . Eu gosto de . . .
rigorosa trabalhos manuais música
. . . . . . . . .
6) Completo e coloco na minha estante num local visível a seguinte lista.
OS MEUS OBJECTIVOS
A curto prazo A médio prazo A longo prazo
_____________________ _____________________ _____________________

7) Pretendo no futuro ter a profissão de __________________________________
ou de ___________________________ ou de _____________________________ .
Estas profissões precisam de matemática? __________________________________ .
Algumas das razões que me levaram a fazer estas escolhas são . . . . .

Sem comentários:

Enviar um comentário

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?