Euromilhoes

sábado, julho 28, 2007

Especialidades da Natureza

Cães



1. Dar o nome científico do cão doméstico.

Canis Familiaris



2. Mencionar cinco características peculiares do cão doméstico.

Todos os cães domésticos são: Amigos, Companheiros, Leais, Fiéis, adestráveis, têm excelente audição e olfato e infelizmente, vivem pouco (em relação ao homem). Os ariscos são decorrentes da má criação.



3. Identificar a partir de fotografias/figuras, ou ao natural, 5 membros selvagens da família dos cães.

Das 37 espécies, os mais conhecidos são: Lobo-cinzento, Lobo-guará, Chacal, Dingo, Raposa, Coiote, etc.



4. Identificar a partir de fotografias/figuras, ou ao natural, 25 diferentes raças de cães com pedigree.

Afegão, Basset, Beagle, Boxer, Bulldogue, Chihuahua, Chow-chow, Cocker, Collie, Dálmata, Dobermann, Dogue Alemão, Fila Brasileiro, Fox Terrier, Husky Siberiano, Labrador, Mastin Napolitano, Mastiff, Pastor Belga, Pitt Bull, Poodle, Rotweiller, São Bernardo, Setter Irlandês, Sheepdog e Yorkshire.


5. Mencionar 5 contribuições da família dos cães ao homem.

Guia de cegos, farejador de drogas, guarda residencial, pastor de ovelhas, auxiliar de polícia e companheiro para pessoas mais solitárias ou idosas.



6. Dar o nome da menor da maior raça de cães.

A menor é sem dúvida o Chihuahua.

A raça que atinge a maior estatura é o Dogue Alemão. Não é o Mastiff ou São Bernardo.



7. Escrever ou descrever oralmente o valor para o homem, dos seguintes cães: guia de cegos, São Bernardo, pastor, collie e esquimó.

Ao que se pode entender é para ser feita a associação do Pastor Alemão como guia para cegos e o São Bernardo como auxiliar para os esquimós. Daí você pode descrever as utilidades destes cães para estes fins e os benefícios que se pode trazer esta associação com o homem. Assim como o Collie como pastor de ovelhas. Visto que não existe cão da raça esquimó ou guia de cegos.



8. Escrever ou apresentar oralmente que contribuição os cães deram ao homem em tempo de guerra.

Em guerra os cães podem farejar bombas, servir de mensageiros, cuidar de armazéns, saltar de pára-quedas no campo inimigo, além de combater diretamente no front.



9. Identificar pessoalmente, ou por fotografias/figuras, 5 cães classificados como “toy” (anões).

Poodle toy, Schnauzer, Pintcher, Chihuauhua, Dachshound, Lulu da Pomerânia e Yorkshire Terrier



10. Qual o único cão que tem a língua inteiramente azul ou preta?

Chow-Chow. Na verdade ela é encontrada também no Shar-pei, ambos chineses.



11. Qual o cão mais rápido?

Greyhound ou Galgo Espanhol.



12. Que cão dentro os tipos “toy” tornou-se mais popular?

O Poodle, por ser afetivo, brincalhão e bonitinho. Antigamente era o pequinês, hoje está um pouco sumido.



13. Qual o cão tem sido muito útil em seguir e encontrar criminosos?

Bloodhund. O Retriever do Labrador e o Pastor Alemão também são ótimos farejadores.



14. Escrever ou contar uma história sobre um cão.

Vai da sua criatividade.



MAMÍFEROS

1. Relacionar cinco caracteristicas de um mamifero, e mencionar quinze espécies
de mamiferos do mato que observou e pode indentificar em espaço aberto, cinco
cinco dos quais devem estar na selva.

2. Relacionar Quatro mamiferos uteis, e dizer porque são uteis.

3. Relacionar algumas das coisas que os mamiferos fazem e que são prejudiciais.

4. Citar uma ou mais espécies em cada uma das seguintes ordens e saber alguma
coisa sobre seus hábitos: Carnivoros, Roedores, desdentados, Paquidermes, Insetivoros
,Quirópteros e Quadrumanos.

5.Escrever ou dar oralmente aos examinadoresum relatório breve sobre o assunto :
"Animais do Mato Que Observei".

(Em breve as respostas)

ANFÍBIOS

1. Quais as características dos anfíbios?
Os anfíbios são animais de duas vidas, uma na água quando girinos, outra na terra quando adultos. Quando estão na água, respiram por meio de branquias, e na terra por meio de pulmões.
2. Citar duas ordens principais de anfíbios e dizer como distinguí-las.
Ao passo que as rãs pulam mais alto e em maior distancia por terem as pernas mais compridas.
Andam aos pulos. Os sapos por possuírem as pernas mais curtas pulam em pequenas distancias,
3. Distinguir entre sapos e rãs.
Descrição: Os sapos e as rãs possuem: cabe-a, quatro patas, não possuem rabo e também não tem costela. A pele do sapo e rugosa e ele possui glândula de veneno, paratoides. As rãs tem a pele lisa e úmida e não possuem glândula paratóide.
a. OS ANUROS (sapos e rãs): Cada um tem quatro pernas, não possuem cauda.
b. AS HILAS (pererecas): Também tem quatro patas e não tem cauda.
c. OS URUDELOS (camaleão e salamandras): Tem a pele furta-cor, quatro patas e cauda.
4. Como os anfíbios se protegem?
Tem a cor do ambiente onde vivem. As rãs saltam para o fundo d'água, se escondem também no lodo. As pererecas vivem escondidas atras das prateleiras ou atras do lavatório nos banheiros. Os sapos se entrometem nas moitas e buracos.
5. fazer uma relação de anfíbios que se encontram em sua localidade. identifique cinco deles e dizer onde os encontrou.
Isso é com você


6. Descrever a história (ciclo) da vida de alguns anfíbios.
isso é com você (Se puderem criar girinos arranjem um aquário).
7. Explicar o valor econômico dos anfíbios.
Os anfíbios tem grande valor para os agricultores, porque comem insetos nocivos. Não devem maltratá-los ou tirar-lhes a vida.
8. onde os sapos passam o inverno?
Os anfíbios passam o inverno escondidos, por terem o sangue frio. Hibernam quando desce a temperatura. No verão ou já na primavera, ao esquentar o tempo, eles saem dos esconderijos e reúnem-se para a festa das núpcias.
Os sapos dormem de dia e saem a noite para se alimentar.
Se vocês quiserem, observem onde o sapo dorme, e Muito interessante.
9. Como coaxam as rãs e os sapos? O que torna tão alto o som? Quais deles coaxam com a boca fechada?
Os sapos e as rãs, depois da hibernação, formam uma orquestra ou coral na primavera. Só os machos cantam ou coaxam, as fêmeas escutam porque a festa e para elas. Quando eles coaxam, a bolsa de ressonância infra; conforme a espécie, as vezes fica debaixo do queixo e as vezes fica perto da boca.
Os sapos coaxam: du...du...du...du... e a perereca: roque.. roque...roque..., as gias: ur...ur...ur A rã preta e esverdeada: foi...foi...foi...foi...
10. Observar um sapo em seu quintal ou nas vizinhanças para descobrir:
a. onde e quando dorme.
b. quando deixa seu abrigo para alimentar-se.
c. quão rápido se movimenta.
d. quão distante pode saltar e tantas outras coisas interessantes que se pode descobrir a respeito dele, ou incubar ovos de rã num aquário e observar o desenvolvimento das larvas.


Reino animal:
Filo: vertebrados Classe: anfíbios Ordem: anuros
Famílias diversas:
Bufunideos: sapos
Ranides: rãs
Hilideos: pererecas








ANIMAIS DOMÉSTICOS

1. Distinguir entre o cavalo de tração e o cavalo de corrida.
0 cavalo de tração é robusto, corpulento. O cavalo de corrida e mais esbelto, mais delgado, mais comprido. Para corridas o indicado é o puro sangue Inglês.
2. Dar a altura, peso, cor e características de 4 das seguintes raças de cavalo: Normando, belga, cavalo de tiro, árabe, zelandês, manga larga crioulo?
a) 0 cavalo Formando e forte, grosso, tem o peito largo, a altura ate a cernelha e de 1.72 cm., e cavalo de tração, garupa dupla, cor negra.
b) 0 cavalo Belga de tração atinge 1.70 cm. de altura, a pelugem e ruã, ou alazã. f de_ um porte belo e firme.
c) 0 cavalo de tiro - é de 1.70 cm, pesa 700 a 800 Kg. tem a cabeça quadrada, olhos vivos, garrotes direitos, garupa ovalada, a pelugem varia de castanho e baio.
d) Cavalo árabe - pelagem baia, cavalo de montaria, fogoso e esbelto com altura de 1.65 cm.
3. Citar quatro característicos físicos da mula.
Quatro características de uma mula: cabeça grande, orelha comprida e moveis, corpo mais curto do que o do cavalo, e sisudo e tem a mania de ser baba de tirar as crias das éguas quando estas são novinhas. Possui o passo firme, e prudente, não passa o pântano ainda que a matem. É boa para montaria e para viajar.
4. Descrever o burro quanto às dimensões, cor a utilidade.
O burro tem as mesmas características da mula. Serve de tração, é híbrido. Serve para carga e tração. Mede 1.60 cm. Pelagem fina serrada, da cor castanha; exibe uma lista negra no fio do lombo da espádua ate a cauda, e outra na espádua. Passa em lugares onde o cavalo não consegue passar. Isto e por caminhos escabrosos.
5. mencionar duas espécies gerais de gado e dar quatro exemplos de cada.
O burro tem as mesmas características da mula. Serve de tração, é híbrido. Serve para carga e tração. Mede 1.60 cm. Pelagem fina serrada, da cor castanha; exibe uma lista negra no fio do lombo da espádua ate a cauda, e outra na espádua. Passa em lugares onde o cavalo não consegue passar. Isto e por caminhos escabrosos.
6. Escrever um relatório de duzentas palavras, ou descrever oralmente as características e qualidades de duas raças: leiteira e de corte.
Essa é com você.
7.Dar a diferença entre cabras Angorá e leiteiras. Mencionar a cor que distingue a Saanan, a crioula e as nubianas.
Essa é com você.
8. Identificar quanto à produção de lã e de carne, tamanho, características e aparência geral, as seguintes espécies de carneiros: Merino, Rambouillet, Shropshire, Hampshire e Lincoln.




ARACNÍDEOS


1. Colecionar, (o ideal seria desenhar), ou identificar e fazer mostruário de pelo menos quinze espécies de aranhas. Devem estar bem arrumadas num quadro de insetos imediatamente depois de mortas, porque se contraem muito mais que os insetos comuns. A coleção deve incluir a aranha dourada dos jardins (Argiope aurantia) e a tipula ou cafeteira.
Os estudantes devem tentar desenhar as seguintes aranhas: Lince, Viúva-Negra (Latrodectus), Ventre Negro (Ctenus Nigerven ter), Licose raptoria, Caranguejeira (Migala), Argiopa Arantes, Meirinha caçadora de moscas, Gasterocanta. 0 escorpião, o carrapato, os ácaros e os sarcóptos da sarna são da família dos aracnídeos.


2. Qual o maior membro da família das aranhas?
A maior aranha e a caranguejeira, e mansa e não tece teia para apanhar insetos; os apanha com as patas anteriores .
Os aracnídeos são diferentes dos insetos, pois não sofrem metamorfose, como os insetos. Os aracnídeos tem o com dividido tem duas partes: cefalotórax e abdome, ao passo que os insetos possuem três divisões: cabeça, tórax e abdome, e só possuem seis patas e na cabeça antenas.
3. Fazer uma descrição(quarenta palavras) da espécie viuva negra e tarântula.
A aranha mais perigosa e a vulgarmente conhecida por Viuva Negra, do Gênero Latrodectus nactana e da família Tiridídeos; com variedades espalhada no mundo inteiro que ocorre no Brasil, do Sul ate o Rio de Janeiro. A Viuva Negra e fiandeira, tem o corpo arredondado com pernas longas, com manchas nos lados e embaixo no_ abdome.
A Tarântula ou Ventre Negro também e venenosa e agressiva, vive nos porões e debaixo de pilhas de madeira. Possui o corpo alongado e tem as queliceras rubras; a cor geral e cinza com desenhos mais escuros no dorso, as pernas são longas e o ventre negro.
4. Citar três pontos porque as aranhas diferem dos insetos.
As aranhas são animaizinhos interessantes; com diversos apêndices, sendo quatro pares de patas, dois pedipalpos e duas quelíceras.
Alguns são deveras venenosas, outras tem o veneno como se fosse uma picada de abelha e outras não tem veneno.
5. Fazer cuidadoso desenho (cerca de um quarto do tamanho natural) de uma teia de aranha.
Essa é com você
6. Que outras espécies de teias ha, alem da comum?
A teia de aranha, por ser Muito fina, e utilizada na Cruz de Mira , do campo visual dos instrumentos óticos.
7. De que se alimentam as aranhas? Fazer uma relação das vitimas encontradas nas teias.
Essa é com você.
8.Qual a utilidade da teia de aranha?
Ha muitos tipos de teia de aranha, e todas elas são verdadeira obra de arte que só é atribuída a sabedoria do Criador. Porem, essas teias só tem um fim, são armadilha para capturar insetos e outros animaizinhos de que se alimentam. Elas fabricam fios pegajosos. algumas aranhas fazem teias só para abrigar os ovos; es as caçam com as patas dianteiras e os pedipalpos.
Nas teias das fiandeiras pouco podem fazer relação dos insetos mortos, porque depois de sugarem as vitimas as aranhas cortam o fio e os derrubam ao solo. Em geral elas não deixam lixos em sua casa.
9 .Achar duas referencias na Bíblia de aranhas e teias.
Em Jó 8: 4 e Isaias 59:5 temos belas referencias sobre as teias das aranhas.
10. Quais os principais inimigos das aranhas?
Os maiores inimigos das aranhas são as vespas, as aves e o homem.
11.Que fazem as aranhas e explique:

a) Ajudam-nos?

Éssa é com você

b) ferem-nos e estragam o que e nosso?

Éssa é com você




CACTOS
1-Mencionar as principais características do cacto.
Famílias das Cactáceas. Formam um família singular de plantas suculentas, espinhosas ou pilosas. Podem assemelhar-se a ouriços, bastões espinhosos, minúsculas pás, vasos decorados. Muitos podem ser cultivados em casa. Habitam nas regiões áridas ou semi-áridas. Seus espinhos são folhas atrofiadas, e serve para que eles não percam água inexistentes em seu interior.


2-Mecionar três utilidades do cacto.
Figo da Índia é um cacto comestível. O Alois (babosa) usado para dar beleza ao cabelo. O agave na fabricação de cordas devido a suas fibras.
3-Em que Estados são mais abundantes os cactos, Por quê?
Os cactos são mais abundantes em lugares áridos ou onde há pouca chuva. Abundam mais nos Estados do nordeste brasileiro e nos desertos de outros lugares do mundo.
4-Conhecer e identificar quinze espécies de cactos.
Figo da Índia, Castelinho, Mandacarú, agave, havortia,Mamilaria, echeveria, gasteralingua, calanchoo, dedinho de moça, rabo de gato, orelha de urso, zigocactos (flor de maio), filocactos, echinocactos, e noctocactos.

5-Fazer uma coleção de pelo menos cinco espécies de cactos e classificá-los.
Podem ser em vasos com plantas ornamentais e se encontram em qualquer casa do ramo. Há um cacto do gênero cereus que tem os frutos comestíveis; eles usam para suporte de enxerto. Eles sobem em árvores emaranham as raízes de suporte, matando-as em pouco tempo. Quase todos os cactos têm propriedades medicinal.







CUIDADO DE UMA CASA



1. Fazendo a planta de uma casa e escolhendo o local, quais os requisitos a serem considerados.
Tipo do terreno, a localização com relação ao sol, iluminação pública, água potável, ou encanada etc.
2. Desenhar uma planta baixa de uma casa ou apartamento (imaginário) a ser construído em sua localidade para uma família de quatro membros, e fazer a lista dos móveis para cada cômodo.
Desenhar em escala 1:100 ou seja cada cm. da régua eqüivale a um metro da casa. Os quartos deverão estar na face norte que receberão muito sol no inverno, nem tanto no verão.
3. Escolher um sistema de aquecimento e dar a razão da escolha.
O aquecimento pode ser solar (o mais caro para instalar porem o mais econômico em manutenção, o ideal) o elétrico central ( manutenção cara) a gás (o mais barato e econômico porem mais perigoso)
4. Como conseguir água? Que precauções devem sempre ser tomadas no suprimento de água e pôr que?
Se morar no campo, furar poço em ponto mais alto em relação à fossa e mais de 20 metro de distancia entre eles. Na maioria das cidades é servida por rede pública, porem prever um reservatório de água em torno de 1000 litros para uma família de 4 ou 5 membros. Nos dois casos cidade ou campo é necessário o reservatório em causa de pane nas bombas, ou na manutenção da rede de água.
5 .Que espécie de iluminação terá a casa? Que espécie de ventilação?
De dois tipos, a natural (sol) e artificial (energia elétrica). A ventilação ideal é a natural, cada janela tem que ter de ventilação 50% da iluminação.
6 Dizer como fazer o acabamento das paredes, soalho e forro, e por que?
Os acabamentos podem ser nas áreas secas como salas, dormitórios em reboco, massa corrida e pintura látex. piso em carpete ou madeira, o forro na própria laje de cobertura revestido do mesmo material das paredes. Nas áreas molhadas como banheiros e cozinhas as paredes receberão azulejos e os pisos cerâmicas.
7. Descrever um fogão, um refrigerador ou geladeira e a melhor maneira de conserva-los limpos.
Essa deixamos pra você, pergunte a mamãe.
8. Explicar como conservar alimentos frescos sem geladeira.
Poderão ser colocados em lugares frescos de preferencia embalados e colocados sob a água fresca.
9. Fazer uma lista dos utensílios necessários para a conservação e limpeza de uma casa.
Pergunte para a mamãe
10 Mostrar porque e necessário conservar limpo o porão, as privadas, os armários, os guarda-louças, os lavatórios e pias. Explicar como limpa-los.
Para não juntar insetos, ratos e ......................
11. Indicar a maneira mais própria de lavar louças, e a ordem em que se devem lavar talheres, cristais, louças de mesa e utensílios de cozinha.
Essa também é com você
12. Como se devem limpar tapetes, colchões, travesseiros e moveis estofados, paredes forradas de papel , janelas e tapetes podem ser aspirados? mãe me ajude nessa que eu te ajudo na limpeza...

13 .Como conservar roupas de inverno e cobertores durante o verão? Que fazer com a roupa sua antes de se lavar?
Em lugares arejados, ...................
14. Qual e a maneira mais econômica de comprar farinha, açúcar, cereais, manteiga e verduras Como se devem guardar em casa?
Saia com sua mãe e veja.
15. Quais são as exigências legais do lugar que você mora, quanto ao lixo e escoria?
Na maioria das cidades é recolhido o lixo pela prefeitura, em algumas mais modernas é separado os material orgânicos, papel e vidro/plástico.
16. Como cuidará disto em sua casa? Se não existir lei o que fará com isso e pôr que?
Os materiais orgânicos poderão ser enterrados..........
Essa é com você
17. Sob que condição se desenvolvem com mais facilidade os germes e os vermes? Como se pode evitar o contagio de ambos?
Estude com cuidado esta pergunta
18. Planeje o seu trabalho domestico de uma semana com um programa diário, incluindo todos os pormenores necessários.
Mamãe vai gostar muito disso.







ESTRELAS BÁSICA



VISÃO DO CONJUNTO:
Imaginemos que num dia sereno. ao cair da tarde nos encontramos numa elevação de onde se descortina o horizonte em todas as direções. 0 sol esta a ponto de ocultar o seu disco dourado. Aquela parte por onde desaparece o sol, constitui um dos pontos cardeais 0 POENTE OU OESTE(O). A medida que o sol vai desaparecendo abaixo do horizonte, começaram a aparecer no firmamento pequeninos pontos brilhantes que vão aumentando, ou seja, se tornando mais visível a medida que a noite vem chegando. Observaremos em quase todos eles rápidas variações de luz, a chamada (CINTILAÇÃO: são as já conhecidas ESTRELAS; outros pouquíssimos astros aparecem com luz inalterável: são os PLANETAS. As estrelas são globos de dimensões colossais, dotados de luz própria; os planetas ao contrario são globos de dimensões mais modestas, situados a distancias relativamente pequenas e alem disso escuros, uma vez que a luz que nos enviam é refletida do sol. Se observássemos as estrelas e os planetas no decurso de varias noites, veríamos que as estrelas conservam sempre as mesmas posições relativas, razão pela qual se chamam FIXAS. Os planetas todavia, se deslocam em relação as estrelas e por isso são chamados errantes. Excepcionalmente se divisam no céu outros astros errantes de forma caprichosa, que consistem em uma luminosidade acompanhada por um amplo e tênue resplendor: são os COMETAS. Por outro lado se observarão, com bastante freqüência uns súbitos clarões que desaparecem logo em seguida: são as ESTRELAS CADENTES ou FUGAZES, devidas a pequeninos fragmentos de astros que se tomam incandescentes ate se volatilizarem ao tocar a atmosfera terrestre. Pode-se alem disso, observar no firmamento uma imensa faixa irregular, esbranquiçada, que abrange todo o céu: e a La LACTEA ou (GALAXIA ou CAMINHO DE SANTIAGO. Os Antigos a chamaram de VIA LACTEA, na Espanha (CAMINHO DE SANTIAGO, porque durante toda a época em que os peregrinos de toda a Europa se reuniam para visitar a sepultura do Apostolo em Santiago de (Compostela, parecia-Ihes que a Via Láctea os orientava na direção desta cidade. Atualmente chama-se GALAXIA (do grego galais, lácteo). No espaço Celeste tudo e imenso; assim foi necessário uma medida especial para essas distâncias. Adotou-se então o ANO-LUZ, isto é. a distancia que a luz percorre em um ano. A VELOCIDADE DA LUZ é: 300.000 km por segundo. Desta forma o ano luz tem 9.460.800.000.000 km. ou seja a distancia que a luz percorre em um ano. Costuma-se arredondar o ANO-LUZ para 9,5 trilhões de quilômetros para efeito de cálculos.
Agora que você já tem uma noção de tamanho e distancia no espaço celeste, pudera imaginar melhor o que seja a VIA-LACTEA: seu comprimento e de 130.000 anos-luz e a sua largura máxima 20.000 anos-luz. Em seu centro costa a constelação de Sagitário, e o nosso sistema solar dista deste ponto 27.000 anos-luz.

1.Que se compreende por sistema solar?
A idéia atual do nosso sistema solar é relativamente recente, pois na antiguidade pensava-se que a Terra era o centro do nosso Universo.
Essa teoria foi aceita até 1543, quando o polonês Nicolau Copérnico elaborou o SISTEMA HELIOCÊNTRICO (Helios = Sol), considerando como centro do nosso sistema.
Completou-se assim a atual concepção que é a seguinte:
O Sol- o centro do nosso sistema e ao seu redor giram os nove planetas.
O Sol é uma simples estrela amarela de 5.a grandeza com uma temperatura de 6.000º C na superfície. Parece-nos imensa devido à sua proximidade, pois a Terra tem somente 150 milhões de kms. e o sol é 1.300.000 vezes maior que a terra.

2.Fazer um diagrama mostrando posições relativas e movimentos da terra, Sol e lua. Que governa a maré? Qual é a causa dos eclipses? Que é um cometa? Uma estrela cadente? Uma mancha solar?

Eclipses:

Observando Eclipses
Podemos dizer que ocorre um eclipse de duas maneiras:

Eclipse do Sol - quando a Lua passa exatamente na frente do Sol;
Eclipse da Lua - quando a Terra está entre o Sol e a Lua ;
Os eclipses solares ocorrem sempre na fase da Lua nova , quando o cone de sombra da Lua atinge uma pequena parte da superfície terrestre.
Os eclipses lunares ocorrem sempre na fase da Lua cheia , pois nessa fase a Terra se encontra entre a Lua e o Sol.
Eclipse parcial ocorre quando a Lua não passa exatamente em frente ao Sol ( eclipse solar ), ou quando a Lua não passa totalmente dentro do cone de sombra da Terra ( eclipse lunar ).

Observando um eclipse da Lua
Para observar um eclipse lunar não é necessário nenhum instrumento óptico , mas é desejável utilizar um binóculo ou um telescópio com a ocular que proporcione o menor aumento , permitindo assim que a Lua seja vista por inteiro. Num eclipse total, logo de início manifesta um escurecimento na borda da Lua, este escurecimento só pode ser visto por telescópios, e após uns 30 minutos torna-se visível a olho nu.
Nesta fase com um binóculo percebe-se o contorno da sombra e sua cor cinza. Quando a sombra atinge a metade do globo lunar assume-se a coloração avermelhada característica dos eclipses lunares. Após a sombra atingir o outro lado do disco lunar temos então o eclipse total. O tempo decorrido num eclipse lunar entre a entrada da Lua na penumbra , passagem pela sombra e saída da penumbra demora aproximadamente 05 horas e 30 minutos.
Vejamos as características de um eclipse lunar total de acordo com a escala de Danjon:
0 - eclipse muito sombrio , Lua quase que invisível;
1 - eclipse sombrio , cinzento ;
2 - eclipse vermelho-sombrio ,bordos da sombras muito claros;
3 - eclipse vermelho, sombra bem clara ou com tonalidade amarela;
4 - eclipse muito claro, com tom alaranjado e bordas da sobra levemente azulada;








Eclipse total da lua

Observando um eclipse do Sol
Para observarmos um eclipse solar precisamos de , por exemplo , um vidro de máscara de soldador ( que é fácil de encontrar em casas de ferragens ) para proteger os olhos durante a fase parcial , porém é mais seguro ultizarmos o método por projeção da imagem do Sol em um cartão branco . NUNCA aponte um binóculo ou luneta para o Sol , isso pode cegar ou trazer sérias consequencias para seus olhos.
Uma ligeira deformação do disco solar nos indica que o eclipse começou , na fase total que pode durar no máximo 07 minutos e 30 segundos ( na região equatorial do nosso planeta ) a sombra da Lua cobre uma região de 270 Km . Na fase total vemos a coroa solar e também podemos ver as estrelas mais brilhantes , bem como os planetas Mercúrio , Vênus ou até um cometa brilhante que se encontre próximo ao Sol. O fenômeno da totalidade só se repete num mesmo ponto a aproximadamente 360 anos , e a temperatura ambiente pode chegar a cair entre 1-3 graus centígrados. Os eclipses parciais podem ser vistos em várias regiões do planeta mas não possuem a mesma beleza de um eclipse total. Já os eclipses anulares ocorrem quando a Lua se encontra bastante distante da Terra e ao invés de termos um eclipse total vemos um círculo do Sol envolvendo o círculo lunar.

Eclipse total do sol

Cometa: São astros constituídos na maioria das vezes de núcleo, cabeleira, cauda. São astros errantes que giram em torno do Sol descrevendo órbitas eclípticas. O cometa mais famoso é o Halley que leva 700 anos e meio para completar seu caminho em volta do Sol.
Meteoro: São substâncias minerais atraídas pela Terra inflamam-se ao entrar em nossa atmosfera.(estrela cadente) Ex. O de Bedengó com 5360 quilos encontrado na Bahia.
Mancha Solar: São as partes mais frias e escuras do Sol.


3.Mencionar os planetas na ordem de sua proximidade do Sol. Qual é o planeta mais próximo da terra? Dar a distância.

4. Com velocidade viaja a luz?
A VELOCIDADE DA LUZ é: 300.000 km por segundo
5. Qual é a diferença entre planetas e estrelas fixas? identificar 8 destas.
Veja acima na VISÃO DO CONJUNTO
6. Que é constelação? Citar e identificar seis. Citar duas que são visíveis durante o ano todo.
Os astrônomos, para facilitar seus estudos, agrupam as estrelas que parecem próximas umas das outras em Constelações. Tais constelações são divididas em três grupos, segundo a posição que ocupam no céu.
a) CONSTELAÇÕES BOREAIS -_São visíveis apenas no hemisfério Norte, com as constela da Lira Ursa Maior e Menor.
b)CONSTELAOES ZODIACAIS -São visíveis da linha do Equador. São em numero de 12 a saber: Carneiro, Touro. Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes
c) CONSTELAÇÕES AUSTRAIS - São visíveis apenas do hemisfério Sul, como as do Cruzeiro do Sul, Cão Maior, Centauro, Mosca, Triângulo Austral, Orion, Navio, etc.
Bayer em sua Uranometria, introduziu o costume, ainda hoje seguido de designar as estrelas de uma mesma constelação e por ordem de brilho ou grandeza, com as letras do alfabeto grego chamando (alfa) a mais brilhante, (beta) a que segue em brilho (gama) a terceira e assim por diante.
Os árabes, sobretudo foram pródigos em dar nomes as estrelas, e a eles Deneb, Zuben-el-Genubi, etc.
7. Desenhar um mapa da constrelação do Cruzeiro, Centauro e Mosca com intervalos de três horas durante um noite toda, usando uma armação fixa e desenhando sempre do mesmo ponto.
Temos no desenho acima três constelações requisitadas no nosso curso:
ALFA CENTAURO - CRUZEIRO DO SUL - MOSCA.
Elas estão exatamente posicionadas da mesma forma como se encontram no céu.
Memorizem bem pois terão que identificá-las.
8. Observar o nascer do sol e o pôr do sol, descrevendo-os.
Faça você mesmo, observe e verá uma das coisas mais bonitas da natureza.
9. Que é via láctea? Indicar seu curso através do céu.
Veja acima na VISÃO DO CONJUNTO
10. Que é estrela matutina? Que é a estrela vespertina?

11. Explicar Zênite e Nadir.
ZÊNITE: Ponto em que a vertical de um lugar vai encontrar a esfera celeste, acima do horizonte, auge, apodeu, culminância e festígio.
NADIR: Ponto do céu oposto ao zênite; ponto mais baixo, tempo ou lugar onde ocorre a maior depressão.
12. Que é a aurora boreal?
Correntes de prótons e de elétrons chocam-se continuamente com nossa atmosfera, desalojando elétrons das moléculas de nitrogênio e dos átomos de oxigênio e dando origem a energia para o FANTÁSTICO ESPETÁCULO CELESTE que ocorre no hemisfério norte e é conhecido pelo nome de AURORA BOREAL.
As cortinas da Aurora revelam o alinhamento das correntes invisíveis do campo magnético estendendo-se em direção da terra. Em médias latitudes são algumas vezes observadas auroras que tomam o aspecto de finos véus avermelhados a cobrir o firmamento.



ESTRELAS AVANÇADA

1.Como explicar o aparente movimento diário das estrelas?
Não são as estrelas que se movimentam, mas sim a terra, por movimento de rotação e translação.
2.Que são os seguintes corpos celestes; um planeta, um satélite, um cometa, um meteoro, uma nebulosa, uma constelação, urna estrela fixa, uma mancha solar? Ser capaz de mostrar onde encontrar um exemplo de cada um.
Planeta: são astros que não tem luz própria que giram em torno de uma estrela descrevendo órbitas.
Satélite: São astros iluminados que giram em tono de um planeta.
Cometa: São astros constituídos na maioria das vezes de núcleo, cabeleira, cauda. São astros errantes que giram em torno do Sol descrevendo órbitas eclípticas. O cometa mais famoso é o Halley que leva 700 anos e meio para completar seu caminho em volta do Sol.
Meteoro: São substâncias minerais atraídas pela Terra inflamam-se ao entrar em nossa atmosfera.(estrela cadente) Ex. O de Bedengó com 5360 quilos encontrado na Bahia.
Nebulosa: São aglomerados de matéria cósmica que contém grande quantidade de gás e poeira e em geral luminescentes. Ex. Nebulosa de Orion.
Constelação: É um grupo de estrelas reunidas artificialmente pelo homem formando desenhos ( ver na especialidade básica). Ex. Cruzeiro do Sul.
Estrela Fixa: São luminosos fixos e cintilantes.(palpitantes)
Mancha Solar: São as partes mais frias e escuras do Sol.
3.Que se entende pelas palavras: esfera celeste, polo celeste, equador celeste, horizonte, ascensão reta, declinação, transita, conjunto e ecliptica.
Esfera Celeste: O céu é considerado uma esfera enorme, infinita, sobre o observador, com esses objetos na superfície interna desta esfera.
Polo Celeste: São os pontos (Norte e Sul) em que o eixo se encontra na esfera.
Equador Celeste: É o circulo resultante da interseção da esfera celeste do plano que passa pelo centro da Terra e perpendicular ao eixo.
Horizonte: É o círculo que resulta da interseção com a esfera celeste do plano que passa por nossos pés e na vertical que também passa por nossos pés. Horizonte é aquilo que está ao alcance de nossas vistas.
Ascensão Reta: É quando o Sol ou outro corpo celeste faz sua órbita no equador celeste sendo que este entra no 0º.
Declinação: É quando o Sol declina para mais o menos.
Trânsito: É o deslocamento em ascensão reta e, declinação pela revolução da terra.
Conjunção Eclíptica: É o plano de órbita traçado pela terra em torno do Sol. Durante um ano.
4.Explicar as principais diferenças entre um telescópio do tipo refrator e o refletor. Descrever como armar um equipamento telescópico equatorial.
Refrator: Telescópio pelo qual concentra grande parte da luz diretamente para a face.
Refletor: É aquele que a luz é refletida por um espelho.
Deve-se mover o eixo vertical até que ele fique paralelo ao eixo da terra, então o fixamos nesse ângulo, a simples rotação do telescópio em torno desse eixo ( o eixo polar) permitirá que o observador siga uma estrela.
5.Em que cores se decompõe a luz solar ao passar através de um prisma? Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul escuro e violeta. De que modo se usam as cores das estrelas para indicar a temperatura? As estrelas quentes são azuis e as frias são vermelhas.
6.Que ligação ha entre a ecliptica e os equinócios vernais e outonais? É no equinócio que o Sol fica no equador celeste. Que datas se associam geralmente aos equinócios. 21 de março a 23 de setembro.
7.Aprender num almanaque as doze constelações designadas pelos signos do zodíaco. Formar um grupo no céu, no qual a Lua e os planetas sempre se encontram.
A faixa do zodíaco desenvolve-se ao longo da Eclíptica. Cada constelação ocupa 30 graus e, portanto, para completar todo círculo de 360 graus da eclíptica há 12 dessas constelações. O seus nomes são: Aries, Taurus, Gemini, Leon, Virgo, Libra, Scorpius, Sagitarius, Capricornus, Aquarius e Pisces.
A eclíptica é o caminho do sol, lua e planetas.
8.Mencionar as constelações que se podem ver por toda a noite ou em noite clara em seu hemisfério.
Cruzeiro do Sul, Centauru, Navio, Mosca, Triângulo.
9.Citar cinco constelações visíveis entre o por do Sol e a meia-noite em seu hemisfério durante os meses do verão. Também as visíveis durante os meses da inverno.
Câncer, Leo, Gemini, Cruzeiro do Sul, Folso.
Cruzeiro do Sul, Folso, Escorpião, Pisces, Touros, Pleiades.
10.A constelação do Orion e a mais bela do céu. Em que tempo do ano e vista. Citar e localizar as três estrelas mais brilhantes dessa constelação.
Vista em abril e maio. Beteljeuse, Belatriz e Rigel.
11.Como se usam as letras do alfabeto grego para designar estrelas numa constelação. Dar cinco ilustrações do emprego das letras do alfabeto grego na designação de estrelas de uma constelação.
Essa é com você
12. Aprender a localizar a medida em que aparecerem durante o ano as quinze estrelas de primeira grandeza.
O meio mais fácil de conhecer as constelações é descobrir duas ou mais constelações imediatamente reconhecíveis e usá-las como referência para as outras.
13.Utilizando-se de uma laranja, uma noz e uma bola de gude, ou objetos do mesmo tamanho, demonstrar a posição e os movimentos da Terra, do Sol e da Lua quando acorre eclipse do Sol; e quando se da eclipse da Lua. Demonstrar como um planeta pode estar em conjunto com o Sol, a Lua ou alguma estrela. Demonstrar as posições bem como as condições das mares alta e baixa.
Essa é com você
14. Citar os planetas na ordem de sua proximidade do sol. Descrever suas características individuais. O que se pode ver sem auxílio do telescópio? Quais os dois planetas que se vêem somente perto das rotas do nascer e do por do sol? Mercúrio e Vênus ( Se, portanto, observar um planeta à meia noite no céu, você sabe que pode ser somente Marte, Saturno ou Júpiter).
Essa é com você
15. Onde e de que maneira a Bíblia se refere a Orion, às Plêiades e a Arcturus?
Jó 9:9, Jó 38:31, Amós 5:8
16. Citar com exatidão a declaração feita em Primeiros Escritos, pág. 21, concernente a Orion.
A 16 de dezembro de 1848, o Senhor me deu uma visão acerca do abalo das potestades do céu. Vi que quando o Senhor desse céu, ao dar os sinais registrados por S. Mateus, Marcos e Lucas, Ele queria dizer céu, e quando disse "Terra", queria dizer terra. As Potestades do céu são o sol, Lua e estrelas. Seu governo é no firmamento. As potestades da terra são os que governam sobre a terra. As potestades do céu serão abaladas com a voz de Deus . Então o sol , lua as estrelas se moverão de lugares. Não passarão, mas serão abalados pela voz de Deus. Nuvens negras e densas subiam e chocavam-se entre si. A atmosfera abriu-se e recuou: aonde vinha a voz de Deus. A santa cidade descerá por aquele espaço aberto. Vi que as potestades da Terra estão sendo abalados agora, e que os acontecimentos ocorrem em ordem. Guerra e rumores de guerra, espada, fome e pestilência devem primeiramente abalar as potestades da Terra, e então a voz de Deus abalará o sol, a lua e as estrelas como também a terra. Vi que a agitação na Europa não é como alguns ensinam, o abalo das potestades do céu, mas sim o abalo das nações iradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?